04 principais vantagens do guest post para link building

No meio do marketing de conteúdo, muitos fatores comprovam que uma das maiores vantagens do guest post é a possibilidade de fazer link building de uma forma bem natural. Transmitir conteúdo de valor na internet envolve dois elementos: qualidade do material e autoridade do transmissor.

Os blogs, cujos produtos são os artigos, servem para demonstrar a autoridade de uma pessoa ou marca no mundo que pertence a um determinado assunto. Por exemplo, uma marca de produtos naturais para emagrecer faz um blog sobre saúde e bem-estar, e nele, todos os temas pertinentes a esse mundo são explorados em forma de texto, isto é, de artigos.

Através dos textos, ou seja, da informação de qualidade, é possível que uma marca obtenha autoridade. É nesse contexto que as vantagens do guest post devem ser compreendidas.

A autoridade que uma marca constrói a partir do marketing de conteúdo deve refletir tanto nas pessoas que acessam o blog quanto nos mecanismos de busca. Mas qual é a relação entre o guest post, a técnica do link building, a construção de autoridade e o ranking nos mecanismos de busca online, como o Google?

Veja a seguir em detalhes o que é guest post e para que serve, assim como o que é link building e porque é tão usado. Confira também quais são as vantagens do guest post para o link building no mundo do marketing de conteúdo.

O que são Guest Post?

Em termos gerais, guest post é uma prática feita entre administradores de blogs diferentes, mas que tratam do mesmo assunto ou possuem algo em comum. O dono da página oferece espaço em sua página para o artigo cujo autor é do outro blog.

O que são Guest Post
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Guest Posts: O que é e como alcançar excelentes resultados?

A palavra “guest” significa “convidado”, dessa forma, um guest post é uma publicação de um blog convidado pela página anfitriã. Uma das vantagens do guest post é justamente a facilidade para fazer link building, como será visto adiante.

Para que serve Guest Post?

Entender a utilidade de um guest post envolve compreender como funciona um blog. Basicamente, o blog é feito de artigos sobre um determinado assunto ou pessoa. No marketing de conteúdo atual, essas páginas servem para construir autoridade das marcas.

Na prática, o público interessado digita a sua busca em sites como o Google e a página de resultados mostra os sites e blogs que tratam do assunto buscado.

Para que serve Guest Post
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Entenda como conseguir Guest Posts de alta qualidade para o seu blog

O problema é que existem milhares de sites e blogs que fazem isso ao mesmo tempo, o que gera uma concorrência absurda. É preciso usar técnicas para que um blog seja visto por quem procura pelo assunto de seu domínio.

Essa realidade se exemplifica no fato de que as pessoas quase nunca avançam da primeira página de resultados da busca.

A fim de tornar um blog mais visível e ter a possibilidade de que uma página seja descoberta por novos públicos, os webmasters, administradores das páginas, fazem parcerias entre si. Logo, as vantagens do guest post se desdobram para que a parceria seja um bom negócio tanto para o blog anfitrião quanto para o que redigiu a publicação.

O blog que recebe a publicação, demonstra para as pessoas que já é uma autoridade em seu nicho. O que o público percebe é que outras páginas querem aparecer como convidadas. Por outro lado, o dono do guest post tem a chance de demonstrar todo o seu domínio no assunto, o que dá a impressão ao público de que o blog convidado é uma fonte confiável de informação.

O blog conhecido ganha mais autoridade e o, até então, desconhecido, atinge pessoas novas, que já o conheceram sob a chancela da página que o recebeu. Isso causa boa impressão no público para ambas as páginas.

O que são link building?

Mas o marketing digital, especialmente o de conteúdo, não implica apenas em agradar o público. É preciso pensar no veículo de comunicação. Qual é o meio pelo qual, as pessoas buscam informações sobre assuntos de seu interesse? É o mecanismo de busca, onde o Google tem proeminência.

Um blog que não é bem ranqueado pelo algoritmo do Google, infelizmente não será visto, isto é, descoberto pelo público. Bom conteúdo é essencial, mas é apenas uma parte da fórmula de sucesso aqui. É necessário usar técnicas que otimizem o blog, de forma que ocupe as primeiras posições nas páginas dos mecanismos de busca.

O que são link building
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Como fazer Link Building? 11 estratégias que geram resultados

Aí entra o link building, que nada mais é do que uma das técnicas de otimização de página para os mecanismos de busca. Nessa prática, a ideia é construir uma rede de links que levem até o blog, que podem ser internos ou externos.

Os links internos são feitos dentro da própria página, ao mencionar um artigo (através do endereço) em outro, já os externos envolvem outros sites. Por exemplo, se você tem um blog e quer fazer link externo, precisa de parcerias, para que outras páginas mencionem a sua em suas próprias publicações.

Para que serve link building?

A construção de um link building forte entra nos critérios usados pelos mecanismos de busca para que seu algoritmo ranqueie uma página na melhor posição possível. Em suma, o Google “entende” que um blog é de qualidade quando oferece bons artigos e quando demonstra um relacionamento com outros blogs e autoridade em seu meio.

A rede de links deve ser pensada em quantidade e qualidade. Em primeiro lugar, quanto mais links que apontam para o seu blog o algoritmo detecta, melhor a sua posição no ranking.

Por outro lado, o aspecto da quantidade levou a muitas páginas a incorrerem em práticas fraudulentas para conseguir grandes quantidades de links. Com isso, o Google também colocou mais critérios, de maneira a filtrar páginas legítimas, de bom conteúdo.

Hoje em dia, o contexto dos links é quase tão importante quanto sua quantidade. Por isso que uma das vantagens do guest post é uma rede de links saudável e genuína.

Quais as vantagens do Guest Post para link building?

Uma vez compreendidos os conceitos e utilidades tanto do guest post quanto do link building, torna-se possível traçar as vantagens que um traz para o outro.

Uma das maiores vantagens do Guest Post é o alcance, pois com essa estratégia, você pode atingir um público que nunca ouviu falar de sua página. Em uma publicação, você expõe seu blog a uma nova audiência, mas é importante caprichar e mostrar todo seu domínio no assunto.

A segunda da lista de vantagens do guest post é a formação de parcerias a longo prazo. É a ideia de networking, de travar relacionamentos com pessoas que atuam na mesma área que você e de encontrarem ajuda mútua.

A autoridade, é claro, não pode deixar de ser mencionada entre as vantagens do guest post. De fato, essa é uma consequência das duas vantagens mencionadas anteriormente. É uma forma de se tornar uma referência em seu mercado, em seu nicho.

Oportunidade de trazer sua marca à memória do público que já conhece sua página e os que ainda conhecerão.

Por fim, a quarta vantagem é o já citado link building. Criar uma rede de links em torno de sua página, de forma que ela seja facilmente detectada pelo Google e colocada nas primeiras posições da página de resultado de busca.

É o nome da sua página que surgirá mais bem posicionado toda vez em que alguém buscar pelo assunto que o seu blog domina.

Agora que você já sabe a importância dos guest post para criar estratégias de link building e ranquear o seu site no Google, não deixe de conferir outros artigos importantes para o seu conhecimento de SEO:

Como colocar meu site no topo do Google sem pagar por campanhas?

Sites que aceitam Guest Post: + de 4 mil sites e blogs esperando você!

Guia Definitivo para Iniciantes: O que é Guest Blogging?

Como conseguir backlinks de qualidade?

Até mais 🙂

guest-posts-newsletter

Insights relevantes para maximizar o posicionamento da sua marca na internet

    Deixe um comentário

    © Copyright GuestPosts 2019 - 2022. Todos direitos reservados.

    Desenvolvido por E-Inov, Layout by Agência WN