Nova atualização Google Search: Transformação com Core Web Vitals e IA Generativa

Com a nova atualização Google Search, os criadores de conteúdo podem entender melhor o que é solicitado pela ferramenta e como as mudanças atingem diretamente a navegabilidade e a funcionalidade de seus sites.

Através das mudanças propostas, os usuários que realizarem pesquisas pelo Google encontrarão informações relevantes e completas sobre o que precisam saber, sem haver a necessidade de abrir o site apenas para ler a respeito de determinada informação.

Para quem trabalha com a estratégia de SEO e ficou sabendo da atualização Google Search, é fundamental estar preparado para modificar o site e adequá-lo ao novo formato que está por chegar na internet. Por isso, confira as principais novidades disponíveis nessa nova atualização!

O que mudou com a nova atualização Google Search?

A característica mais notória proporcionada pela atualização foi a interface, que proporciona no ato da pesquisa respostas elaboradas por inteligência artificial que aparecem acima dos resultados de busca. 

O que mudou com a nova atualização Google Search
Fonte/Reprodução: original

Para uma pesquisa simples sobre como funciona o SEO, o Google apresenta uma caixa com a resposta desejada e uma mensagem acima do texto com os dizeres “Generative AI is experimental”. O buscador menciona cada um dos sites que a IA usou para responder àquela dúvida, disponibilizando os links para você clicar e verificar mais a respeito do tema. 

Caso você clique no botão de “expandir”, novas respostas são mostradas e estas são mais completas feitas pela inteligência artificial generativa do Google, que possibilita a você aprender mais a respeito da ferramenta de SEO, assim como funciona e a sua principal utilidade. 

Atualizações do Core Web Vitals

A atualização do Core Web Vitals tem a finalidade de entregar dados adequados e corretos sobre análises, fornecendo dados objetivos que mostrem integralmente como se encontra a qualidade de navegação do site aos usuários.

Dentre os principais comentários e preocupações dos desenvolvedores, está o de melhorar o design inteiro do site, desde a paleta de cores até as fontes, tipos de imagens e como devem ser postadas na página para melhorar a interação dos usuários (FID).

É obrigatório ter atenção quanto ao espaço de anúncios (CLS) que não podem ficar em qualquer área do site. A intenção é tornar a experiência das pessoas sempre agradável, sem ser intrusivo por ser um problema negativo que o Google deseja impedir.

Além disso, a velocidade de carregamento (LCP) de qualquer página do site precisa ser rápida. Sites que levam mais de cinco segundos para abrir, são fechados imediatamente pelos usuários que procuram conteúdos que não os façam esperar demais, se tornando mais um critério avaliativo do Google.

Introdução da interação para NextPaint (INP) nos Core Web Vitals

O Interaction to Next Paint (INP) se trata de uma estratégia do Search Console que analisa toda a experiência dos usuários em sites. Através do INP, ocorre a medição do tempo em que essa pessoa se relaciona com a página, indicando quais as interações mais longas.

Após a atualização Google Search, a métrica INP substitui o First Input Delay (FID) na seção de relatórios do Core Web Vitals, que atua como um teste desde o final de 2022 e se tornará obrigatório para todos os sites em março de 2024. 

Quais são as novidades da nova atualização Google Search para os sites de notícias?

Dentre as novidades apresentadas, há uma das mais importantes que é manter o site organizado e com visual amigável, organizado e intuitivo aos leitores. Obrigatoriamente, o seu conteúdo deve ser rápido e apresentar informações imediatas aos usuários, sem que eles encontrem dificuldades na navegabilidade. Entenda as novidades:

  • Largest Contentful Paint (LCP): tem a função de medir o desempenho de carregamento da página. A novidade é que se a métrica apresentar um número de 4 segundos, significa que o desempenho é ruim, sendo obrigatório que as páginas carreguem em até 2,5 segundos;
  • First Input Delay (FID): esta é a capacidade de resposta das páginas quando um usuário realiza qualquer interação. Além de carregar com agilidade, é fundamental que ele responda imediatamente aos comandos do usuário;
  • Interaction To Next Paint (INP): o INP se torna o substituto do método FID, pois esta métrica apresenta limitações. De acordo com Rick Viscomi, engenheiro dev do Google, usar o INP é a maneira mais eficiente de se obter informações adequadas sobre a resposta das páginas;
  •  Cumulative Layout Shift (CLS): esta é a prática que analisa a quantidade de vezes que o layout passou por mudanças que não eram esperadas.

A atualização Google Search possibilita que os criadores acompanhem todo o desempenho do site, que entendam os números com mais praticidade e tenham controle pleno sobre o que acontece no momento das pessoas acessarem e interagirem com os posts.

Normalmente, sites que visam informar os leitores precisam de organização integral por toda a página. Afinal, muitos leitores acessam o conteúdo por meio de celulares e a prática responsiva deve permanecer a mesma, mas ser integrada às modificações propostas.

Inteligência Artificial Generativa (Generative AI): O que mudou com a nova atualização Google Search?

Na atualização do Google Search, as pessoas que fazem pesquisas encontram com agilidade respostas geradas pela IA do buscador, que ajuda a entender diversos assuntos sem haver, necessariamente, o acesso a um site. 

O conteúdo é feito pela inteligência artificial do Google mediante pesquisas acerca dos sites-base, que entregam os dados relevantes para a pessoa entender o que precisa. E, se for preciso, existem sugestões disponíveis que apresentam as opções para fazer uma consulta completa.

A atualização Google Search não permanece apenas na página de buscas de sites, mas para os produtos do shopping. Isto é, quando o usuário quiser pesquisar a respeito de mercadorias, o buscador entrega as melhores ofertas, além de explicar brevemente sobre o item pesquisado e os benefícios.

Como funciona a experiência de geração de pesquisa (SGE) na nova atualização Google Search?

A proposta do Search Labs é a de tornar a experiência dos usuários mais rápida e eficiente, facilitando que verifiquem diversas informações, além de ajudar indiretamente o próprio Google a melhorar cada vez mais os métodos de busca.

O usuário tem a liberdade para procurar por mais respostas e se aprofundar no tópico conforme faz perguntas ao Google. Com um método de busca mais inteligente, as páginas devem se organizar para atender esta necessidade e permanecer com relevância nas SERPs.

Para diversas pessoas da comunidade, esta é uma iniciativa interessante, mas diferente de tudo o que já foi apresentado até o momento. Muitos criadores de conteúdo desejam que o Google realize os devidos ajustes na ferramenta para torná-la mais simpática antes de fazer o lançamento.

Quais são as novidades da nova atualização Google Search Console?

O principal destaque das novidades do GSC é a praticidade em editar os códigos testes para obter informações organizadas e ricas em dados relevantes para melhorar o site e adequá-lo com as novas estratégias.

Além disso, o próprio Google informa que começou a avançar cada vez mais com a IA para criar produtos e uma diversidade de recursos relevantes, como é o caso das ferramentas para editar fotos, assim como recursos para trabalhar no Workspace.

Quem realiza o envio de vídeos frequentemente receberá relatórios de indexação dos conteúdos através do GSC e a intenção é entregar aos criadores de conteúdo melhores insights a respeito do desempenho dos vídeos através do buscador.

Com os devidos feedbacks, você acompanha a performance dos vídeos através de dados concisos, completos e atualizados em tempo real. Esta é uma das principais novidades para quem cria e posta diversos vídeos na internet frequentemente.

Inclusive, conforme explicado pelo Google, a grande maioria dos Sitemaps não são autenticados e sequer apresentam utilidade. Por esta razão, o buscador o descontinuará por gerar muitos spams e o endpoint para de funcionar no período de seis meses.

O Google Search beneficia mais os usuários?

A questão levantada pelo Google é justamente para gerar uma navegação polida e agradável aos usuários. Existem muitas páginas na internet inadequadas, lentas, desorganizadas e com milhares de anúncios que atrapalham a experiência dos leitores.

Como uma forma de manter a organização em cada página, a atualização Google Search chega para exigir dos donos de sites que melhorem os próprios conteúdos para entregar sempre o melhor às pessoas que navegam na internet.

Isto não significa que a sua página seja prejudicada. Na verdade, ao adequar o site aos novos parâmetros, tudo o que deve ser mantido é a qualidade nos artigos, trazendo sempre informações relevantes para tirar as dúvidas dos usuários, mantê-los mais tempo ativos e consumindo o seu conteúdo ao invés dos materiais concorrentes.

Destaques da comunidade na nova atualização Google Search

Além de ter feito um post falando a respeito da inteligência artificial do Google, Lily Ray – uma renomada especialista em SEO -, participou de um vídeo no canal de tecnologia Siege Media para conversar a respeito da preocupação que acompanha a IA e o SEO e como todos devem se preparar. Você pode conferir o conteúdo na íntegra pelo YouTube.

Na videochamada, Ray ainda comenta com o apresentador sobre como os criadores de conteúdo e como os jornalistas se sentem com a chegada da atualização Google Search, e como isso poderia impactar na rotina deles – afinal, há muitos que acreditam que o novo mecanismo as farão perder o que construíram ao longo de anos na internet.

Vale ressaltar que nesta conversa a respeito das modificações do GSC, a intenção é explicar aos espectadores que as atualizações não devem ser levadas ao grau de periculosidade. As novas metodologias solicitam que os donos de site organizem a página e a mantenham mais acessível aos usuários, evitando queixas ou problemas de links quebrados.

Novidades bônus da nova atualização Google Search

Através do rastreamento genérico você verifica informações a respeito da indexação da página, se possui erros ou está inadequada. Quando ela está correta, você recebe informações a respeito das melhorias e se não estiver indexada, você verifica por meio de um relatório completo.

Periodicamente, você analisa quantas mensagens de filtro de spam o Google marcou, localizando as informações através de um relatório presente no painel de controle. Para ter acesso pleno dos dados, você verá estas opções:

  • Tudo: mensagens recebidas são encaminhadas para a caixa de entrada de usuários ou são vistos como spams;
  • Phishing: você pode ver a forma como os conteúdos de phishing passam pelo roteamento;
  • Malware: as mensagens com malware são marcadas, permitindo que você as veja rapidamente.

Para checar mais esta atualização Google Search, basta logar no Admin Console com uma conta de administrador, não sendo possível trabalhar com a sua página pessoal. Veja como proceder:

Novidades bônus da nova atualização Google Search
Fonte/Reprodução: original

Com a atualização Google Search, se tornou mais fácil entender como o mecanismo funciona e o que ele exige dos criadores de conteúdo ao apresentar o caminho que deve ser seguido.

Além disso, as principais alterações começam a entrar em vigor nos próximos seis meses e em 2024. Por isso, o ideal é começar a preparar o seu site e mantê-lo adequado às novas solicitações do Google para você não precisar realizá-las em cima do tempo.

Acompanhar todas as novidades do mecanismo de buscas para manter o seu site organizado é essencial porque, dessa forma, você previne que qualquer alteração prejudique a sua posição no ranqueamento e o seu site sempre se mantenha em evidência e autoridade no nicho.

banner guestposts

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas