Como usar o GA4 para monitorar o tráfego orgânico e melhorar o SEO?

Saber como usar o GA4 (Google Analytics 4) é essencial para qualquer site que deseja aumentar seu tráfego orgânico, otimizar o SEO e diversos outros pontos necessários para a eficiência do endereço eletrônico. Através do bom uso desse recurso, é possível saber se a maneira através da qual o site se dirige é a mais adequada.

O GA4 teve uma grande atualização em 2020 e sua versão anterior, o Universal Analytics, será ainda desativada em julho deste ano, em 2023. Devido a isso, diversas pessoas vão ter de se adaptar ao uso da nova plataforma que possui uma interface bem diferente da anterior.

Com essa atualização e alterações, saber como usar o GA4 e monitorar o tráfego orgânico, assim como otimizar a estruturação do seu SEO, se torna de grande importância para qualquer empreendedor ou administrador que deseja ter autoridade dentro da internet.

O que é o GA4?

O GA4 é uma sigla para uma ferramenta chamada Google Analytics 4, capaz de analisar os dados de sites, páginas, plataformas, dispositivos e afins. Com os dados obtidos na análise, a ferramenta pode mostrar métricas e, dessa forma, permitir que seja feita a devida análise e verificação da eficiência do SEO naquele endereço.

O GA4 também consegue analisar, conforme já dito, dados de aplicativos que rodam tanto em IOS como em Android. Para todos os casos, é preciso conhecer a estrutura do que se quer analisar e, após isso, aplicar o GA4 para medir os dados e avaliar as métricas.

O que é o GA4
Fonte/Reprodução: original

Você com certeza conhece ou já passou pela história de alguém que tentou iniciar um negócio online, mas não sabia por qual motivo o site não possuía muitas visitas, certo?

Atualmente, como a disputa por público se torna cada dia mais complexa na internet, caso essa pessoa do exemplo soubesse como usar o GA4, seria possível que ela tivesse diagnósticos e propostas essenciais para aplicar em seu site. Dessa forma, melhorando a sua divulgação e autoridade dentro dos mecanismos de busca.

Como o GA4 funciona?

Funciona por meio da coleta de dados e de sua análise através de eventos, utilizando as respectivas interações dos usuários com a página como métrica. Isso, inclusive, é a principal novidade para quem quer aprender como usar o GA4, em relação ao seu antecessor, que fazia as análises através do uso de cookies.

Através da coleta de dados e análise de eventos, o GA4 consegue estruturar padrões dos usuários e montar as previsões que possuem maiores índices de precisão.

O uso do Machine Learning (aprendizado de máquina se traduzido literalmente) é a base para que o GA4 possa analisar os padrões e oferecer as melhores soluções. Isso significa que a ferramenta vai julgar inúmeros dados existentes e propor que o usuário do GA4 monte um raciocínio preciso sobre os acontecimentos naquele site.

Navegação na conta

A parte de navegação na conta se encontra na opção administrador no painel lateral e é neste local que o usuário vai administrar todos os dados pessoais da conta. Lá, é possível criar novos acessos, gerenciar o login atual e analisar outras informações como histórico e configurações.

Navegação analítica

A navegação analítica se trata de todas as opções existentes no painel lateral do GA4 responsáveis pela análise de dados e execução das métricas. Existem as seguintes opções principais:

  • Painéis;
  • Atalhos;
  • Eventos de inteligência;
  • Tempo real;
  • Público;
  • Aquisição.

A leitura dos painéis permite que você analise, de maneira geral, como sua conta anda e também oferece dados gerais sobre o endereço. Com isso, é possível ter uma ideia de onde começar as análises e, assim, já iniciar sua presença online de maneira mais prática e eficiente.

Os atalhos, como o nome sugere, são responsáveis por facilitar a ida para determinadas funções sem precisar buscar por estas. Utilize isso para otimizar seu tempo e buscar informações desejadas sem muito trabalho.

Os eventos de inteligência são os avisos que o sistema do GA4 pode mandar para você. Geralmente, eles mostram pontos onde o SEO deve ser revisto e ajudam bastante na manutenção da estabilidade. Você pode, ainda, personalizar as notificações e até configurar a ferramenta para receber um e-mail quando o aviso chegar.

O tempo real é um recurso interessante, já que ele informa quantas pessoas, naquele momento da análise, visitam o site. Essas informações também incluem qual página é visualizada e por quanto tempo isso ocorre.

O público é a opção na qual o GA4 oferece informações preciosas sobre os usuários que visitam seu site. Isso inclui localização geográfica e dispositivo tecnológico utilizado pela maior parte para acessar o seu conteúdo (computador, celular e afins). Dê bastante atenção para este tópico e adapte seu site conforme os dados obtidos nessas análises para oferecer uma experiência de navegação mais adequada.

Por último, a aquisição é um tópico bastante interessante, pois indica de qual local o seu público vem. De maneira bem rápida, é possível saber de onde os usuários encontram o seu site e utilizar isso a seu favor nas campanhas de marketing, investindo nestas de maneira mais consciente e assertivas.

Quais são as métricas do GA4?

As métricas do GA4 são caracterizadas como a interpretação que a ferramenta tem de um conjunto de dados responsáveis por dizer se seu site está bem posicionado ou não. O GA4 apresenta diversas mudanças em relação ao seu antecessor, mas se destacaram 4 novas métricas que são utilizadas na análise dos dados.

Quais são as métricas do GA4
Fonte/Reprodução: original

Cada uma delas terá uma explicação separada, apesar de não serem muito complicadas de se entender, a fim de organizar melhor o conteúdo necessário para se aprender, confira:

Sessões engajadas

As sessões engajadas são os momentos nos quais os usuários realizam interações com o site aberto em primeiro plano. Essas sessões são uma das bases para a grande inovação do GA4 por revelar com maior precisão o grau de interação dos usuários com o site e por eliminar grande parte da taxa de rejeição das sessões.

A taxa de rejeição é, basicamente, quando um usuário não interage com nada na página clicada. Com essa nova maneira de julgar, os dados tendem a ter mais precisão do que na versão anterior e por isso é uma métrica bem positiva.

Sessões engajadas por usuários

Esse tópico se trata das sessões nas quais os usuários engajam um site, ou seja, interajam diversas vezes em páginas diferentes do mesmo endereço. O GA4 utilizará essa métrica para análise da quantidade de vezes que um endereço IP apareceu em um site.

Taxa de engajamento

A taxa de engajamento é uma porcentagem, calculada a partir da divisão das interações pelo número total de sessões disponíveis no site, a fim de expressar o quanto os usuários interagiram com o site. O GA4 padronizou o engajamento como uma interação com o navegador em primeiro plano por, no mínimo, 10 segundos.

Tempo médio

O tempo médio é um recurso capaz de medir quanto tempo um usuário esteve com o site aberto em primeiro plano. Isso também vale para as páginas do site e é uma das principais inovações do GA4. Com todas essas informações em mãos é possível saber bastante coisa sobre o andamento do negócio na internet.

Métricas fundamentais para avaliar o tráfego orgânico

Em relação ao tráfego orgânico, é possível levar em consideração todas as novas métricas citadas anteriormente. Afinal, todas as quatro dizem a respeito a como as pessoas vêm para seu site, o nível de interação e o tempo que passam no local.

Quando for julgar o tráfego orgânico, o seu interesse deve ser ter conhecimento de como as pessoas encontram o seu site e a qualidade das suas interações com a plataforma. Por isso, saber como usar o GA4 pode ser uma grande ajuda para o entendimento dessa etapa.

No GA4 é totalmente possível acessar informações detalhadas do tráfego orgânico através do painel de navegação, já explicado anteriormente. Para isso, vá até a sua conta e clique na opção aquisição, depois em aquisição de tráfego e pesquisa orgânica. Vale lembrar que os nomes podem estar na língua inglesa.

Como usar o GA4 para otimizar o SEO?

Como explicitado até aqui, a maneira mais correta de utilizar o GA4 para otimizar o SEO é aproveitar as análises que esse recurso proporciona. Dessa maneira, você conseguirá notar se seu site está com uma boa quantidade de acessos e de onde eles vêm. Para julgar todas essas informações de SEO, o GA4 utiliza de:

  • Análises de palavras-chave;
  • Cliques;
  • Impressões;
  • Posição média;

A análise de palavras-chave é o ponto de partida para toda a análise de SEO que a plataforma faz com bastante competência. Para consultar esse dado, basta entrar na conta do GA4, pesquisar por Search Engine Optimization e clicar em consultas (ou Queries). Nesse local é possível descobrir as palavras-chave que mais geram tráfego.

Os cliques, conforme o nome sugere, são a quantidade de vezes que uma página de seu site teve acessos após pesquisas com uma palavra-chave em específico. Utilizar isso também é interessante para se ter mais informações sobre a eficiência das palavras-chave utilizadas.

As impressões são a quantidade de vezes que a página de seu site com determinada palavra-chave foi exibida na barra de pesquisa. Esse dado é ótimo para mostrar mais a respeito do alcance de seu site e, mais uma vez, da qualidade da palavra-chave.

A posição média, por fim, é o posicionamento da página de seu site de acordo com uma pesquisa de uma palavra-chave. É quase como o resultado dos 3 dados anteriores.

Durante a leitura deste tópico em específico, você pode perceber uma forte semelhança com o anterior que se fala em tráfego orgânico. Isso não é à toa, já que as técnicas de favorecer o SEO envolvem muito o desenvolvimento do tráfego orgânico. É dessa maneira que os usuários terão mais chances de chegar ao seu site e serem fidelizados pelo conteúdo.

Por fim, o que se deve fazer com todas essas métricas analisadas? Bem, após obter todas essas informações, é interessante garantir que os conteúdos de seu site respeitem o que esses dados mostram. Um exemplo disso seria investir mais em pesquisas de palavras-chave eficientes antes de escrever um conteúdo sobre algum tema.

Note também que, para pessoas donas de muitos sites, saber como usar o GA4 é mais interessante ainda. Com a correria para administrar diversas coisas, ter uma ferramenta que mostra se as estratégias rendem o resultado esperado é bem interessante.

No fim, trata-se muito mais de se capacitar para usar bem a ferramenta e, através disso, guiar a produção de conteúdo, fazendo com que esta respeite os dados analisados.

Estar preparado para as inovações tecnológicas, como usar o GA4, oferece leva um certo tempo e é necessário atenção para as atualizações feitas na ferramenta, a fim de evitar confusões. Com todo o conhecimento adquirido, resta que você o aplique de maneira inteligente para o negócio começar a avançar.

Conhecer como usar o GA4 permite que o dono de um site observe como o seu endereço está em relação ao público e obtenha diversas informações preciosas para o negócio. Através deste artigo você pôde conhecer a maneira como o GA4 trabalha e como o seu uso auxilia no negócio. Prossiga com mais leituras e se capacite o máximo que puder para usar dessa ferramenta com o máximo de aproveitamento possível.

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