Link Building interno: Saiba como otimizar a estrutura do seu site

Utilizar de link building interno é uma das melhores e mais eficientes formas de impulsionar o alcance e autoridade do próprio site. Logo, o que os donos de sites mais desejam é, sem dúvidas, garantir que a plataforma tenha uma boa visibilidade para atrair anunciantes, ganhar mais autoridade e afins.

Os links, de maneira mais geral, sempre possuem essa função de ligação entre diferentes fontes de conteúdo. Devido a essa característica, pode-se usar esse recurso para aumentar a visualização tanto de seu site como de algum conteúdo específico.

Apesar de toda essa importância, muitos sites cometem o erro de somente utilizar os links externos e outras estratégias para aumentar a visibilidade. Por isso, entenda como funciona o link building interno e as vantagens que esse recurso oferece para o crescimento do seu site.

Afinal, o que vamos aprender nesse conteúdo?

O que é o Link Building Interno?

O link building interno é um conjunto de técnicas voltadas para a criação de links internos pertencentes a um mesmo site para seccionar páginas e direcionar para outras áreas com informações e categorias.

O que é o Link Building Interno
Fonte/Reprodução: original

Com certeza você já esteve em um site e clicou em algumas partes da barra superior para conhecer mais os serviços, as pessoas que trabalham lá, etc. Este é um exemplo de link building interno, já que o seu clique levou a um novo local que continua dentro daquele endereço.

Para um bom posicionamento, os sites precisam contar com diversas características que o Google e outros motores de busca vão julgar e determinar se o site é relevante. O estudo e aplicação dessas características é nomeado SEO e os links internos fazem um grande papel nessa área: aumentar a autoridade e potencial do site.

Para que serve o Link Building Interno?

O link building interno serve para redirecionar um usuário para uma página de seu site e isso pode ocorrer de diversas formas. Um redirecionamento para artigos, produtos da casa e qualquer outro link que leve a algum local dentro do site.

Para que serve o Link Building Interno
Fonte/Reprodução: original

Perceba que para os links internos, a prioridade sempre será guiar o leitor para dentro da casa. Com ele lá, é possível executar com bem mais facilidade as etapas do marketing.

Qual a importância do Link Building Interno?

É possível concluir que o link building interno tem a principal função de garantir que vários conteúdos de seu site sejam visitados mesmo que não sejam pesquisados diretamente. Foi o caso do exemplo anterior, no qual o usuário buscava um conteúdo e encontrou outro semelhante.

É possível utilizar dessa grande capacidade que os links internos permitem e obter 3 grandes vantagens para o seu site. Todas elas levam um certo tempo e exigem constância para aparecer, mas os resultados não demoram muito.

Maior alcance de seu site

O uso de bons links internos favorece a posição de seu site nos mecanismos de busca, ou seja, o SEO de seu site ganha bastante com o uso do recurso. Quando se trabalha na internet, conforme já dito, sabe-se muito bem da importância da visibilidade e da necessidade de estar entre os primeiros das páginas de pesquisa sempre que um assunto é selecionado.

O aumento do alcance é uma das melhores características do link building interno, principalmente para os sites que estão no começo. Através dele, você garante que bons conteúdos do seu site sejam lidos e, consequentemente, satisfaz as exigências do SEO.

Imagine a seguinte situação: você está à procura de conteúdos sobre carros e vai até um site. Durante a leitura, você encontra o que queria e percebe que precisa de uma informação ligada às peças de um carro. Sabiamente, o criador daquele conteúdo adicionou um link building interno que leva a outro texto do mesmo site, do mesmo tema.

Percebe como a utilização do link interno permite um maior tempo do usuário no site? Também se teve o cuidado de, no exemplo, mostrar que os links internos devem ser utilizados em boas situações.

Necessidade de organização do site

Ao aderir uma estratégia de links internos, a equipe se vê obrigada a organizar os conteúdos postados no endereço. Isso ajuda o time a ter uma noção do que produzir e de como realizar essa produção a fim de fazer a estratégia dar certo.

Geralmente, é comum sites antigos terem dificuldade de saber quais conteúdos já foram postados devido ao excesso de posts. Por isso, considere que é preciso saber o que o site já tem para se postar conteúdos mais relevantes.

Também é possível notar erros durante o processo de busca por conteúdos para realizar as ligações. Todo esse conjunto de revisões que os links internos exigem que o site faça, como consequência, a reorganização e até alteração de etapas para o bom funcionamento do site.

Maior satisfação dos usuários

Utilizar de bons links permite que os usuários se sintam mais satisfeitos e fique mais tempo no seu site. Um maior tempo de permanência em seu site fará com que ele tenha mais influência e, por consequência, seja bem-visto pelos motores de busca.

Esse tempo de permanência aumentará porque o bom uso de link building internos leva o usuário a páginas de seu site com conteúdo muito relevante para ele. Caso o seu site envolva a venda de produtos, é possível utilizar isso a fim de converter mais vendas.

Os detalhes são essenciais no marketing. Logo, por que o usuário deveria buscar por outro site se naquele já estão disponíveis diversas informações interligadas que vão ajudá-lo? Essa é a grande jogada dos links internos.

Conforme seus usuários ficarem mais satisfeitos, as chances deles se tornarem clientes aumenta bastante. Os mecanismos de busca, através de seu funcionamento, ao notarem que um conteúdo é bem construído, o recomendará mais e assim o seu site terá mais acessos. Percebe como é um monte de transformações que ocorrem ao mesmo tempo?

Quais são os tipos de Link Building Interno?

Para entender melhor como aplicar o link building interno, saiba que há dois tipos principais: o Contextual e o Navegacional. Através deles é possível montar toda a estrutura de links internos necessária para um site ser bem posicionado no ranking. Cada um deles terá uma explicação própria. Confira com mais detalhes:

Links internos contextuais

Os links internos contextuais são os que, conforme o próprio nome sugere, aparecem em um determinado contexto. São muito comuns nas páginas de comércios eletrônicos em que se mostra o produto e, durante a sua descrição, associam-se vários links internos a respeito da composição.

Links internos navegacionais

Os links internos navegacionais são aqueles que servem para você conhecer o site ou “navegar” se assim preferir. Logo, eles fazem parte daqueles exemplos já citados que te direcionam a páginas de vendas, conhecimento da estrutura do site e afins.

link building

4 Dicas para estruturar um bom link building interno

Com a explicação sobre o que é e a importância do link building interno, outro ponto relevante é a sua estruturação. Assim, conheça 4 dicas essenciais para ter um bom link interno e alavancar seu site.

Separe os conteúdos populares

Recomendar os artigos populares, garante uma leitura do usuário, seja por interesse do tema ou interesse do motivo daquele conteúdo estar na aba de populares. Ao utilizar isso, você pode atrair a atenção do usuário para que ele dê uma chance aos conteúdos de seu site.

É interessante manter a qualidade em todos os artigos produzidos, para identificar o que estará em popularidade no período seguinte. Com essa manutenção de qualidade, é praticamente garantido que o usuário goste do trabalho feito naquele site.

Escolha conteúdos relacionados com o tema

Escolher um link interno que leve a um conteúdo parecido ou complementar ao atual garante a curiosidade do leitor. Caso o artigo seja de qualidade, ele efetuará a leitura do outro tema.

Além disso, isso mostra preocupação por parte do redator em garantir que o conteúdo vai complementar o do artigo atual, fato revelador de competência. Essa dica deve ser aplicada nos conteúdos. Não tente utilizar o link interno sem examiná-lo, visto que colocar temas que não tenham relação com o atual só vai prejudicar a impressão que o leitor tem.

Caso o seu site já possua muitos artigos produzidos, mapeie e atualize-os para garantir que o conteúdo esteja atualizado para o momento e use os links nos textos mais adequados. Você pode adicionar mais parágrafos, informações extras e outras coisas que melhorem a qualidade daquele conteúdo.

Caso seu site não tenha conteúdos prontos, garanta rapidamente que sua equipe de produção os faça para garantir a execução da estratégia. Escolha temas que agradam a muitos usuários e aplique esses conhecimentos.

Use de bons textos âncora

Os textos âncora são de grande importância para chamar o usuário a ler o seu conteúdo e os motores de busca levam muito isso em consideração na hora de ranquear o texto. Existem dois tipos de texto âncora:

  • Correspondência exata;
  • Correspondência parcial.

O primeiro tipo são os textos âncora que são iguais à palavra-chave principal do tema, enquanto o segundo contém a palavra-chave principal acompanhada de uma frase. Os dois recursos podem ser utilizados para garantir ao usuário que ele saberá o que ele encontrará no conteúdo quando clicar.

Vale informar sobre um cuidado importante: nunca utilize somente um texto âncora para seu site. Isso precisa ser evitado, pois, o Google pode confundir com tentativas de manipulação do algoritmo, a exemplo da técnica de Black Hat, muito usada nos anos 2000. Fique bem atento para seu site não receber punições e despencar no ranking.

Por fim, tome bastante cuidado com chamadas muito utilizadas como “clique aqui”, “confira aqui”, pois o Google pode interpretar como SPAM e diminuir o ranqueamento do texto. No mais, para a composição de um bom texto âncora o foco sempre deve ser a persuasão e uso da palavra-chave.

Tome cuidado com a quantidade links internos

Apesar de não existir uma quantidade exata de links internos, é interessante selecionar apenas o suficiente que pode complementar aquele conteúdo. Essa relevância será considerada pelo Google na hora de avaliar o seu artigo e deve-se ter muita atenção para escolher corretamente as páginas que serão ligadas.

Como deu para notar, utilizar de link building interno é uma tarefa que rende bons frutos para o site e, consequentemente, para o negócio por trás dele, pois com uma boa construção e organização interna, é possível desenvolver autoridade e competência de forma evidente tanto para o visitante quanto para os buscadores. Porém, também é notável a necessidade de fazer bom uso dela a fim de não se prejudicar com sua aplicação.

Usar de link building interno é um ótimo recurso para melhorar a visibilidade de seu site e, apesar de não ser tão complexo de se compreender, a estratégia possui seus detalhes. Através dos conhecimentos postos neste artigo se espera que você possa utilizar a estratégia para garantir que seu site alcance os resultados desejados.

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