Planejamento estratégico de SEO para alavancar seu site

O planejamento estratégico de SEO é fundamental para levar seu site a um novo patamar! Se você ainda não conhece as práticas SEO, tem um site, e se pergunta como conseguir resultados melhores, mais visitas e mais acessos, então este conteúdo pode ser útil para você! Aqui você conseguirá um guia introdutório que pode te colocar no caminho certo para conseguir mais acesso.

Um site está na internet e para o usuário, como um produto está na prateleira para quem compra em um estabelecimento. E, assim como a posição de um produto pode impactar em suas vidas, a posição de um site nos parâmetros da internet também impacta em seus acessos. Vamos conhecer o planejamento estratégico de SEO que certamente trará os maiores e melhores benefícios para o seu site!


O que é um planejamento estratégico de SEO?

Para entendermos o que é planejamento estratégico de SEO temos que conhecer bem o assunto do qual tratamos, o que é o SEO.

Essa sigla tão especial que toma conta das discussões a respeito de como melhorar algumas características de sites resume o termo Search Engine Optimization que, por sua vez, em tradução literal significa algo como “otimização de mecanismo de busca”.

O que é um planejamento estratégico de SEO
Fonte/Reprodução: original

Mas, o que é de fato otimizado não é o mecanismo de busca em si – aliás, isso seria ridículo uma vez que o mecanismo de busca são programas por plataformas como o Google – mas sim o site, para se adequar aos buscadores como o Google, por exemplo, que analisa a qualidade de sites disponíveis na internet e, então, os oferece para quem pesquisa diariamente algumas palavras no buscador.

E por que isso é relevante para o planejamento estratégico de SEO? Antigamente era normal que sites fossem acessados diretamente por seu endereço. Por conta dos poucos sites oferecidos e acessíveis, era muito mais fácil decorar alguns endereços úteis ou utilizá-los de maneira mais literal, salvando cada endereço separadamente para utilizá-los no momento oportuno.

Com tantos sites disponíveis hoje em dia, essa prática é praticamente impensável e todos nós recorremos ao Google para conseguir acessar as informações, serviços ou produtos que queremos. E, claro, o Google não é o único mecanismo de busca do mercado, mas é certamente o líder absoluto deles.

O site mais acessado no mundo e também o mais acessado pelos brasileiros que, diariamente, bilhões de vezes, literalmente, acessam o buscador para procurar pelos sites que desejam.

E, assim como comentamos em nossa analogia da internet como uma imensa prateleira de supermercado, há produtos que estão na nossa cara e em nosso campo de visão que são naturalmente favorecidos pela disposição dos produtos e favorecem suas vendas, o Google também organiza seus resultados de modo a favorecer alguns sites em relação a outros.

Claro, esse favorecimento não é um definido por motivo pessoal, nem mesmo de modo arbitrário, mas segue regras bastante firmes, baseadas, na verdade, pelo que chamamos de algoritmo.

Uma inteligência artificial, que analisa, segundo parâmetros técnicos, quais sites são mais relevantes e combinam com determinadas palavras pesquisadas pelos internautas que acessam diariamente o Google para fazer suas buscas.

O planejamento estratégico de SEO visa, em primeiro lugar, conseguir aparecer nesses resultados do Google, principalmente entre os melhores resultados, baseado na matéria e na categoria ao qual o site atende.

No caso, há uma série de esforços que, quando adotados de maneira rotineira e serializada, conseguem trazer para um site o melhor resultado possível nas buscas do Google, mas isso só é possível caso o planejamento estratégico de SEO seja feito com qualidade.

Como funciona um planejamento estratégico de SEO

O Google é um site com inúmeros recursos diferentes que começam a trabalhar a partir do momento que um site é criado. Isso faz com que o planejamento estratégico de SEO possa entrar, o mais rápido possível, em processo, para que o site desde o começo já esteja apto a receber a visita dos robôs do Google e, assim, se sair bem no ranqueamento da página de resultados da plataforma.

Quando um site é criado, ele deve passar por um processo chamado de indexação. Esse processo serve para dar o “tom” do site, ou seja, definir um tema, um assunto que o site irá girar em torno e que servirá para que o Google oriente os primeiros resultados até o site. Esse assunto não deve ser nem definitivo e nem pautado por um assunto apenas, mas sim uma série de conceitos que estejam mais ou menos dentro do mesmo grupo.

Isso deve ser feito, pois, a partir do momento que um site é hospedado na internet, ele já começa a receber os primeiros robôs do Google que buscam exatamente isso, a indexação do site.

Caso o site esteja sem isso, será difícil para o Google entendê-lo como um site real e relevante, entender a qual assunto o site se refere e a que conteúdo está voltado. E sem conteúdo um site também não pode ter um público.

Por isso é importante que as práticas de um bom planejamento estratégico de SEO já sejam utilizadas desde o começo, para garantir que um site seja bem visto aos olhos da plataforma do Google e já receba sua atenção de modo positivo.

A indexação, por mais que esteja entre os primeiros passos, é uma das mais importantes estratégias, pois uma indexação incorreta pode levar um site a ser recomendado incorretamente pelo Google, o que vai atrapalhar se tráfego.

Uma vez indexado, o site deve começar a receber os primeiros conteúdos, sempre com boas palavras-chave, que remetem de fato ao conteúdo do site, e ao que o site planeja ser e crescer.

Depois desses primeiros passos que, reforçamos, são essenciais para o desenrolar do planejamento estratégico de SEO, chega o momento de apostar em novas práticas para garantir o bom ranqueamento do site nos resultados das buscas.

É aqui onde o planejamento estratégico de SEO começa a assumir aspectos cada vez mais complexos, com processos diferentes de site para site, mas sempre com o mesmo objetivo: garantir para o site o bom ranqueamento no Google. Nesse momento entram as estratégias de SEO que são as mais diversificadas e personalizadas para atender sites diferentes, de natureza e categorias distintas.

Existem ramos do SEO específicos para sites que sofram com problemas de ranqueamento de imagens, outros com problemas no ranqueamento de conteúdo, e outras estratégias baseadas em observar as mudanças dos parâmetros do Google e planejar possíveis intervenções no site para se adequar a essas mudanças.

Seja como for, o planejamento, quando chega nessa parte do processo, a atividade costuma mostrar a que veio e fica cada vez mais fácil identificar o que o site necessita e as possíveis mudanças que devem ser feitas para conseguir melhores resultados no Google. Sem o planejamento estratégico de SEO, um site dificilmente conseguirá os melhores resultados da plataforma.

Ficará para sempre relegado aos resultados mais baixos, menos visíveis e, consequentemente, sempre caiá em acessos e em capacidade de se alavancar. O planejamento estratégico de SEO, portanto, é mais que uma prática avançada de ranquear site, é uma necessidade urgente que deve ser aplicada e replicada a todo site para sua manutenção.

Quais os benefícios do planejamento estratégico de SEO?

Bem, o objetivo de um planejamento estratégico de SEO, como definimos, é trazer o site para os principais resultados do Google, para que ele seja mostrado em primeiro lugar para quem pesquisar por seu conteúdo.

O Google é o site mais acessado do mundo e geralmente é o primeiro lugar ao qual nos voltamos para acessar um novo site e, claro, para procurar por algo que nos interessa.

Quais os benefícios do planejamento estratégico de SEO
Fonte/Reprodução: original

Mas qual seria, então, o benefício do planejamento estratégico de SEO e de um site sempre aparecer nos primeiros resultados do Google? Aqui é bom lembrarmos novamente de nossa analogia com uma prateleira. Você provavelmente já teve a experiência de procurar por um item no supermercado, mas ter uma imensa dificuldade de encontrá-lo, pois estava em um local pouco acessível e visível.

Talvez até mesmo tenha buscado a ajuda de um funcionário do estabelecimento para saber onde estava o item que tanto queria, e verificou que de fato ele estava em uma posição pouco visível e pouco acessível. Pois o mesmo pode ocorrer com seu site nos resultados do Google.

Mesmo que alguém busque por um tema relacionado ao seu site na plataforma e, de fato, o Google apresente ele nos resultados, ainda assim pode acontecer de seu site só aparecer entre os resultados mais baixos do buscador, o que irá desfavorecer assim em muito seu endereço e dar muito menos chances de acesso para seu site. Pense, quantas vezes você desceu até os últimos resultados do Google?

No geral, quando procuramos alguma coisa, nos contentamos apenas com os primeiros resultados, quando muito, descemos até alguns dos 5 ou 10 primeiros resultados, caso a pesquisa seja naturalmente mais complicada. Mas raramente sequer abrimos a segunda página de resultados.

Então, os primeiros resultados apresentados pelo site sempre são muito mais importantes e relevantes para o público. Uma vez que o site já consegue o primeiro acesso, fica muito mais fácil para reter qualquer internauta.

Aí entramos em mais um aspecto positivo sobre o planejamento estratégico de SEO: o de tornar as páginas mais agradáveis e mais capazes de reter possíveis acessos. Nem toda página é adequada para reter internautas, pois muitas apresentam mau desempenho ou uma interface ruim.

O planejamento estratégico de SEO também entra em campo para mudar isso e tornar as páginas com uma interface mais capaz de agradar o cliente e deixar todo o aspecto do site pronto para receber novos acessos e para ser mais agradável e cômodo a um usuário que deseje acessar e navegar dentro do site.

Ou seja, ao mesmo tempo que o planejamento estratégico de SEO leva um site para os melhores resultados do Google, ele também deixa uma página capaz de reter os novos clientes que chegaram até a página, depois que ela alcançou os melhores resultados! Quando bem feito, um planejamento estratégico de SEO é simplesmente imbatível para popularizar qualquer site na internet.

Como fazer um bom planejamento estratégico?

Mesmo com tantos benefícios, realizar um bom planejamento estratégico de SEO pode não ser uma tarefa fácil, nem simples. Na verdade, por conta da complexidade e dos inúmeros processos e recursos envolvidos nesse planejamento, o que nós temos hoje é uma verdadeira profissionalização do SEO, que já é uma das profissões mais promissoras da atualidade, com uma ótima perspectiva de futuro.

Então o melhor meio e método de realizar um bom planejamento estratégico de SEO é contratar um profissional da área que irá orientar e dar todo o suporte possível para fazer com que seu site seja uma autoridade na internet.

Vale a pena?

Mas claro, por se tratar de uma profissão “nova”, é necessário que alguns cuidados sejam tomados. O principal deles é procurar sempre por novos profissionais e preços, comparar os serviços, recursos e suporte dado por esses profissionais para que, assim, você opte pelo serviço que mais vale a pena.

O que não pode acontecer é não utilizar uma boa estratégia de SEO no seu site, e não ter os benefícios de estar entre os principais resultados do Google, com um site adequado para seus usuários!

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