4 Maneiras de escolher o parceiro para troca de backlinks

Um parceiro para troca de backlinks para ser ideal, deve ser aquele que faz um conteúdo relevante, transparece autoridade no assunto e é um verdadeiro diferencial no nicho em que atua. A sua escolha deve ser criteriosa, exigente e analítica, para fazer a parceria certa, que forneça resultados positivos e traga mais leitores ou novos clientes ao seu site.

Este é um processo que necessita de mais calma, uma vez que a escolha sem análise pode levar a um trabalho com marcas que não são tão boas quanto pareciam. É por este motivo que você e toda a sua equipe necessitam ser mais observadores e criteriosos na busca por essas parcerias.

Como funciona um Backlink?

O backlink funciona através da inserção de um link em uma palavra-chave do seu post que faça referência a ela de maneira natural. Trata-se de um conteúdo que tenha ligação com o material preparado no seu artigo, que possua informações úteis que agreguem na leitura de qualquer pessoa que frequente o seu blog ou site.

Como funciona um Backlink
Fonte/Reprodução: original

Neste mesmo conteúdo, quando a pessoa clicar no backlink, haverá o redirecionamento para o post de um parceiro, cujo conteúdo tenha uma riqueza de informações sobre o tema. Fazer esta prática demonstra ao Google que a sua marca recomenda aquele blog e o colocará no topo do ranqueamento de buscas pelo tema trabalhado nele. O mesmo acontece com o seu trabalho quando uma pessoa usa links de posts para redirecionar ao seu material.

Por mais que você tenha diversos backlinks disponíveis para uso, a recomendação é evitá-los em quantidades excessivas. Você deve usá-los de maneira inteligente e estratégica, para nutrir os leitores com dados úteis, que transmitam a eles que você tem propriedade para falar acerca de determinado assunto.

Assim, os leitores verão que existem mais sites que fornecem dados complementares sobre o assunto pesquisado, dos quais eles não sabiam, e farão o acesso. Com isso, os leitores entenderão que o seu site é uma excelente fonte de informações, principalmente por conseguir complementar a pesquisa com novos dados de sites parceiros.

Não esqueça que os links não podem ser usados de maneira errônea dentro do post, ou seja, precisam ser checados, para garantir que são verídicos, úteis e de sites que existam, de fato, sem serem controlados por robôs.

Há os backlinks ruins, conhecidos como “tóxicos”, que prejudicam todos os blogs quando não se pesquisa antes de colocá-los em uma palavra do artigo. Utilizar esses backlinks faz com que o algorítimo entenda que o seu conteúdo quebrou as regras exigidas pelo SEO.

O que são backlinks ruins?

Os backlinks ruins são domínios que não tem informações adequadas, os quais são incômodos e redirecionam as pessoas a sites de compra-venda, por exemplo. Muitos dos links foram feitos para farmar visualizações, outros são considerados verdadeiros spams que violam todas as diretrizes do Google, o que os leva a serem penalizados e banidos.

Existem os links 404 Not Found (não encontrado) que possuíam conteúdo, porém não existe mais naquele domínio, ficando fora do ar. Isto faz com que seja considerado um péssimo backlink, porque desperdiça o tempo do leitor que clicou no link e não encontrou nada.

Como conquistar backlinks?

A conquista de bons backlinks virá através de ótimos conteúdos, que transmitam valores aos leitores e demonstrem propriedade ao falar de todos os temas abordados. Quanto mais você e a sua equipe realizarem o trabalho com eficiência, maiores as chances de atrair a atenção dos donos de domínios que você tenha o interesse para fazer a linkagem.

Consiga Backlinks com a Plataforma Guest Posts

Além de um bom conteúdo, é importante encontrar parceiros que tenham o nicho que façam sentido para troca de Backlinks. A Ferramenta Guest Posts é a maior ferramenta de parcerias de backlinks do Brasil. São mais de 6.900 sites cadastrados para você encontrar seu parceiro de Backlinks ideal.

O que a ferramenta disponibiliza:

  • Parcerias de Guest Posts
  • Parcerias de Invite Posts
  • Listagem de Backlinks Públicos gratuitos
  • Monitoramento de Site
  • Monitoramento de Parceria
  • Programa de afiliados

Fique tranquilo se não entender para que serve esses recursos pois a plataforma disponibiliza módulos explicativos para que consiga utilizar e aplicar sua estratégia de backlink eficaz e com isso alavancar seu site nas redes de pesquisa.

Veja como funciona na prática para publicar artigos na Plataforma Guest Posts e encontrar parceiros de Backlinks:


Crie materiais ricos em dados

Os dados dos materiais não precisam ser apenas textos longos, nos quais você e a sua equipe trazem conteúdos dentro daquele post. A inserção de tabelas para organização de informações, sobretudo comparativas, auxilia na compreensão do leitor, o que torna o conteúdo mais atrativo.

Além disso, outros elementos, como gráficos, listas, etc., chamam atenção de diversos sites que não adotaram a prática, e alguns tendem a solicitar o uso de backlinks que redirecionem ao seu conteúdo através dos deles, para complementar as informações relacionadas a determinada pesquisa.

No entanto, não é necessário usar apenas as tabelas e outros elementos gráficos para auxiliar o texto. Quando você tem o poder de criar vídeos didáticos com a sua equipe, que falem de maneira prática e compreensível acerca de um tema específico e ligado com o post, o conteúdo fica potencializado.

Além disso, você ainda pode apostar em infográficos interativos, planilhas e até calculadoras, que são bons métodos para conquistar backlinks. Assim, você abre portas a novas possibilidades e faz com que um número maior de leitores e novos parceiros cheguem até o seu conteúdo.

Lembra que todo o seu material precisa ser completo e apropriado? O mesmo deve acontecer ao procurar por um parceiro para troca de backlinks. Ou seja, os conteúdos destes domínios precisam ser ricos em dados verdadeiros que agreguem informações para o leitor.

Você não pode, nem deve, fazer a sua pesquisa de qualquer jeito, pois aplicar um parceiro ruim atrairá muitos problemas e dores de cabeça.

Para ter um bom controle e cuidado em suas pesquisas, você deve ser muito mais criterioso. Quando você se torna exigente e observa os conteúdos com um olhar mais analítico e crítico, as chances de atrair péssimos parceiros é diminuída, e você tem a oportunidade de abrir portas às parcerias de qualidade.

Confira os diferenciais

Encontrar o parceiro para troca de backlinks não precisa ser um trabalho complicado de realizar, visto haver a oportunidade de conduzir uma investigação básica sobre os conteúdos da futura parceria. Neste caso, você precisa entender o que aquele domínio oferece aos leitores, qual o seu diferencial e o que faz com que as pessoas queiram ler os conteúdos abordados.

Se tanto você quanto o futuro parceiro trabalham na construção de ótimos materiais, você sabe que pode confiar e conversar para explicar o seu desejo e ideias. Esta é uma maneira prática de realizar uma parceria, desde que ambos estejam adequados pelos mesmos critérios avaliativos.

Cuidado com a escolha

Procurar o parceiro para troca de backlinks ideal requer atenção para encontrar aquele que faça parte do seu segmento e não de um tema distinto, que fale sobre calçados se seus conteúdos são direcionados à saúde e bem-estar. Não faz sentido investir em um conteúdo como este, porque não existe um diálogo harmonioso entre ambos.

Quando acontece a escolha errada, por exemplo, você não só faz com que o parceiro não receba visitantes, como você também não ganha cliques. Basta compreender que nessa situação seus leitores não querem saber de calçados, porque seu interesse é aprender como manter a saúde e quais os benefícios de uma boa alimentação, por exemplo.

Guest post

Para ter um ótimo parceiro para troca de backlinks, você pode convidá-lo para escrever em seu site ou blog em que, através de determinada palavra-chave, ocorrerá a linkagem do conteúdo dele dentro daquele post. É um dos métodos que, de fato, geram resultados positivos e permitem que os seus leitores confiem no que é dito e acessem.

O uso de guests possibilita que a sua marca cresça com mais relevância e faz com que mais empresas conheçam o seu trabalho. Para a obtenção de ótimos resultados, conversar sobre temas que podem ser trabalhados é uma estratégia que fará total diferença.

Use as redes sociais

Se você não encontra parceiro para troca de backlinks através do próprio buscador, por exemplo, é possível usar as redes sociais para a obtenção de boas parcerias. Para isso, você deve apostar mais em posts atrativos, ou textos breves, mas interativos e que atinjam um alto número de pessoas, para que uma empresa séria te encontre. Algumas das principais redes para encontrar parceiros são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn.

Pelo Facebook você consegue atrair mais pessoas com ajuda de propagandas pagas ou de maneira orgânica, mas isso dependerá muito da estratégia seguida por sua empresa. As chances de atrair novos parceiros com os anúncios é alta, porém você precisa demonstrar através deste processo que é perito no assunto tratado, oferecendo um enorme diferencial dentro do mercado e nicho escolhido.

A respeito do Instagram, você também pode trabalhar com as propagandas para atingir um número maior de pessoas, visto que a rede social se tornou uma das mais usadas do Brasil. Milhares de empresas pequenas, médias ou grandes, antigas ou novas, estão no Instagram.

O que estas empresas têm em comum com a sua é que estão em busca de crescer, de ter novas parcerias e fazer com que o conteúdo chegue a milhões de pessoas, portanto é bem possível que você encontre o parceiro para troca de backlinks com ajuda de uma mídia social de qualidade.

O LinkedIn é uma rede onde milhões de pessoas estão conectadas em busca de crescer e fazer com que a marca ganhe mais valor, notoriedade e traga confiança às pessoas. Você tem altas chances de encontrar o parceiro certo através da atualização dos dados da sua marca, bem como publicando conteúdos úteis, ricos em informações que sejam verdadeiros diferenciais dentro da plataforma.

Mas é indispensável ter cuidado com a abordagem no LinkedIn, visto que a plataforma tem um foco extremamente profissional, portanto, ter procedência e responsabilidade são pontos-chave na sua utilização. Assim, o recomendado é enviar conteúdos relevantes em primeira mão, manter uma conversa saudável e, passado um tempo, dialogar sobre a possibilidade de uma parceria.

Como identificar backlinks?

É possível identificar os backlinks ao fazer uma pesquisa simples no site que te interessou, onde você verá, por exemplo, o uso da linkagem de maneira natural e não estratégica. Este é um processo que acontece porque aquele domínio gostou do conteúdo e o analisou como propício e não com o intuito de conduzir uma troca.

Como identificar backlinks
Fonte/Reprodução: original

Para identificar os backlinks, é importante estar atento a alguns pontos, como:

  • Autoridade de domínio: Moz Bar auxilia a analisar o Domain Authority daquele site;
  • Links naturais: sem estratégias;
  • Texto de ancoragem: uma parte breve do texto que fale do conteúdo parceiro;
  • Link follow: traz autoridade e faz com que seja recomendado para clique;
  • Link no início do post: fornecem relevância.

Estas são as formas de identificação que devem ser usadas com o parceiro para troca de backlinks, onde vocês analisarão as principais formas estratégicas de trabalhar com os links um do outro.

Definir como as URLs são usadas fará total diferença no seu trabalho e na parceria, por permitir que mais pessoas interajam com os conteúdos feitos. Informações que agreguem mais valor às postagens fazem muita diferença, e o Google ranqueia porque é como se fosse uma recomendação direta de um site a outro, igual a um produto comprado que você amou e indicou ao seu amigo.

O Google Search Console é um dos principais métodos de conferir os backlinks de maneira prática, o qual fornece ferramentas completas e até descobre quais páginas do seu domínio foram usadas para demonstrar informações. Você verá também a taxa de cliques, impressões e posições do seu site nas buscas.

Antes de procurar pelo parceiro para troca de backlinks, você consegue descobrir quais sites fizeram o uso dos seus links e entrar em contato com eles. Quando é feito este processo, as hipóteses de formalizar uma parceria crescem em bons níveis e costumam trazer resultados positivos.

Os valores tendem a variar conforme a qualidade. Ou seja, um backlink de nível baixo a médio custa por volta de R$ 80,00, enquanto os considerados ótimos podem chegar a valer até R$ 5.000,00, sem falar nos unicórnios (especiais) que são muito mais caros que os citados.

Isto faz com que você realize uma análise muito mais criteriosa em busca do seu parceiro para troca de backlinks, pois os valores devem condizer com a realidade de ambas as marcas. Se são ótimos conteúdos, muito bem trabalhados, informacionais, interativos ou “revolucionários”, carece discutir em uma reunião os valores para ficarem adequados.

Entender todo o processo apresentado te ajudará a alcançar o sucesso na escolha do parceiro ideal, e fará com que os seus ganhos cresçam de maneira natural e rápida. É por este motivo que toda a sua equipe de marketing deve trabalhar em busca de encontrar a pessoa certa para atuar como o parceiro da sua marca.

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