Como evitar penalizações do Google com boas práticas de link building?

As boas práticas de link building fazem com que o seu site cresça despreocupado com as penalizações do Google. Quando segue todas as regras à risca, sem esquecer dos cuidados, e principalmente das diretrizes primordiais, você evita perder posições ou não ter mais as páginas indexadas no mecanismo de busca.

Se você desconhece o que fazer para não cair no ranqueamento, e como se manter sempre no topo, este artigo contém dicas que te indicarão o que fazer para se proteger, ao adotar medidas saudáveis. Confira a seguir!

É uma rede de links qualificados pertencentes a domínios distintos, que fazem com que o seu site ganhe muito mais autoridade e, com isso, faz a reputação aumentar dentro dos mecanismos de busca, como o Google. Ou seja, a estratégia faz com que o ranqueamento suba, bem como melhora o tráfego e possibilita que o seu conteúdo atinja mais público.

Acontece que, não adianta possuir uma diversidade de links, quando muitos não são de qualidade, nem apresentam diferenciais para o leitor. Você deve pensar não apenas no quantitativo, mas no qualitativo, que te permite enriquecer o seu material e o entregar sempre com qualidade para quem o irá consumir.

O que é Link Building
Fonte/Reprodução: original

Se determinado site for grande, bem-conceituado, está há anos na internet e fizer uma linkagem para o seu domínio, haverá um peso muito positivo. Todos os tipos de recomendações corretas demonstram ao Google que o seu trabalho é inspirador e capaz de agregar no conhecimento das pessoas que estão realizando pesquisas na rede.

De maneira similar com os backlinks, a marca responsável por mencionar o seu conteúdo precisa fazer parte do mesmo nicho, certo? Isto faz com que o seu conteúdo traga mais informações complementares acerca do que foi trabalhado, sendo necessário que ela atue no setor de saúde, por exemplo.

Se o site faz aquele link ao seu conteúdo enquanto é um domínio voltado a conceitos gamers, o Google penaliza. Não é o que você quer e para evitar o problema você pode usar o próprio Google Disavow para sinalizar à empresa e não ser prejudicado.

Como fazer uma boa avaliação de link?

Você deve ter boas práticas de link building para identificar se a marca que mencionou o seu conteúdo é segura ou não. A principal recomendação é a de sempre consultar o Google Search Console para estudar informações específicas que farão diferença no seu trabalho, para evitar dores de cabeça com possíveis penalidades. Portanto, esteja atento a:

  • Verificação da quantidade de backlinks disponíveis;
  • Descobrir os sites que redirecionam ao seu;
  • Analisar e estudar a reputação das marcas.

Você deve ser criterioso e mais exigente caso perceba que as empresas não são adequadas e muitas são spams. É um problema sério, prejudicial e que se não for resolvido em pouco tempo, aumentam consideravelmente as chances do Google diminuir o seu posicionamento no ranking.

Este é um controle recomendável para todas as marcas que possuem um domínio na internet. Todo cuidado contra quem pratica spam é pouco. Estes sites devem ser evitados para não haver perdas significativas, prejudiciais e que sejam difíceis de reverter.

Estude os concorrentes

Após resolver o problema apresentado, você precisa estudar com mais afinco os seus concorrentes para entender a quantidade de links usados nos posts. Isto dará a você um norte da quantia a ser adotada para não errar, e evitar exagerar a ponto de não conseguir atingir os resultados que eram esperados.

Além disso, esse estudo permitirá a você entender o que as concorrentes fazem de inovador que a sua marca não realiza, para conseguir melhorar suas construções de páginas e textos de maneira rápida. É por este motivo que estudar a concorrência faz diferença e traz, de fato, resultados positivos que são essenciais para fazer o seu negócio crescer em pouco tempo.

Como evitar penalizações do Google com boas práticas de Link Building?

Aplicar boas práticas de link building também está em não fazer o uso de linkagem patrocinada ou que foi paga, links ocultos ou spam, que são prejudiciais e trarão a você muitos problemas. Para evitar os citados, a recomendação é usar o nofollow e sponsored a fim de não sofrer nenhuma penalidade grave que interfira direto nos seus resultados de ranqueamento.

O ato de comprar ou vender também é tido como sinalização vermelha para o buscador, e você precisa evitar a prática. Este é um problema que precisa ser conversado com toda a sua equipe a fim de solicitar que não façam o uso de conteúdos patrocinados que sejam tão específicos, como: “este é um serviço patrocinado por…”. Opte por não falar de tal maneira porque é suspeita.

Estes são tidos como links artificiais e se a sua ideia é a de usar boas práticas de link building, então a sugestão é ter controle da qualidade, quantidade e da escolha de cada domínio. Toda a atenção aplicada a este processo fará total diferença dentro do seu site que poderá ser visto com autoridade dentro do nicho em que atua.

Não adianta ter boa reputação

O Google não se importa com o fato do seu site ter uma ótima reputação quando você faz o uso indevido de links manipulados ou artificiais. Você passará pela penalização de maneira integral e será considerado um spam mesmo que aborde conteúdos úteis, valiosos e tenha muitos leitores.

Sites são penalizados integralmente

Neste caso, se acontecer de você não trabalhar com as boas práticas de link building, o Google não dará a penalidade apenas em uma página na qual tenha encontrado o conteúdo irregular.

O que ocorrerá é a penalidade em todo o seu domínio, não somente em dois posts, por exemplo. Percebe como é prejudicial ao seu trabalho? Para evitar isso, você deve ter um trabalho verdadeiro, mas também inteligente.

Como melhorar o ranqueamento do site no Google?

Para chegar no topo e fazer, de fato, muito mais sucesso que os concorrentes, você necessita trabalhar na construção de posts úteis e de qualidade. Não adianta você elaborar um artigo bem detalhado, com dados científicos, tabelas, infográficos e listas quando faz o uso de links pagos.

Como melhorar o ranqueamento do site no Google
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Quando você constrói um ótimo conteúdo, usa de boas práticas de link building, escolhe o conteúdo correto para linkar e direcionar os seus leitores, o Google faz você subir. Estudar os concorrentes e entender os que eles fazem também ajudará a ganhar destaque superando seus conteúdos, para ser, de fato, um grandioso diferencial.

Jamais esconda os links

Tido como uma prática errada e que gerará problemas ao seu site, o ato de esconder os links ao tornar a fonte da mesma cor do texto, remover o sublinhado ou colocar “por dentro” da imagem, é mais uma medida incorreta. Se você quer crescer para se tornar um destaque, é vital manter a linkagem no tom original a fim de facilitar a navegação de leitores e clientes.

Evite fazer o uso de links diferentes do seu conteúdo

Este é um tipo de problema que gera dores de cabeça. As boas práticas de link building exigem que os links sejam direcionados a conteúdos parecidos com o seu, que falem do mesmo tema, mas que agreguem valor, informações e mais dados que harmonizem com o seu.

Através de um exemplo, você entenderá com facilidade o que é o uso incorreto dos links e fará com que a sua equipe não use o método. Digamos que certo post fala sobre carros, peças de automóveis, a origem do primeiro carro, quem criou e quais são as marcas, e você opta por usar um link que trate sobre produtos para cabelo. Essa aplicação não fará nenhum sentido para as pessoas que clicarem no que foi sugerido, logo, não é uma linkagem correta.

Cuidado com o uso exagerado de palavras-chave

Por mais que seja um erro comum, que muitos fazem sem querer, o Google enxerga a prática de inundar o post com palavras-chave de maneira suspeita. Isso faz com que ocorra uma penalidade no seu post, mesmo que o exagero não tenha sido a sua pretensão.

Para evitar o problema, a recomendação é trabalhar com as keywords de maneira natural e sutil. Evite a repetição da mesma palavra um parágrafo em baixo do outro, de maneira subsequente. O uso das keywords ao longo do texto é extremamente importante para uma boa prática de SEO, mas o exagero pode mais atrapalhar do que ajudar.

Quais os motivos de penalização do Google?

Se você não adota as boas práticas de link building, faz a compra de links, deixa exposto que tal conteúdo é patrocinado ou usa linkagens quebradas, isso já é motivo suficiente ao Google para te dar uma penalidade. Claro, pode variar entre mais características como as que foram apresentadas mais acima, como o uso errado da keyword, esconder os links e deixá-los misturados ao texto, etc.

Spams ou links que abrem do nada e a toda hora, que atrapalham a leitura dos visitantes faz com que seja uma prática considerada Black Hat. Quando o Google pega este tipo de característica, você sofre uma penalidade severa, porém, o seu intuito é adotar as boas práticas, vale aplicar as de White Hat, para conquistar público da maneira correta.

O que é black hat?

O black hat significa chapéu preto e faz referência a cowboys vilões que o usam em diversos filmes. Este é um termo que visa classificar aquele grupo de empresas ou pessoas que usam o SEO de forma prejudicial para ganhos próprios, que não prezam a qualidade do próprio conteúdo, buscando a qualquer custo crescer e chegar no topo.

White hat: o que seria?

No caso do “chapéu branco”, este é o conceito adotado que explicita marcas que usam o Search Engine Optimazation da maneira adequada, dentro das regras estabelecidas pelo mecanismo do Google.

Quando você faz o seu trabalho correto, sem prejudicar terceiros, a sua posição sobe, você ganha mais autoridade, e faz com que o seu conteúdo se torne um poderoso diferencial em meio a milhões de empresas que querem chegar ao mesmo patamar.

Como saber se meu site foi penalizado?

Diminuição direta em tráfego, problemas de indexação em suas páginas e recebimento de alerta do Google Webmaster Tools são característicos de uma penalidade. Pode ser que você tenha feito as boas práticas de link building, mas realizou o uso indevido de palavras-chave, ou não sabia que não podia usar o link de uma página de nicho contrário ao seu e o mecanismo detectou como uso perigoso.

Para evitar este tipo de problema grave, você precisa se certificar de que todos os links estão corretos, são de mesmos segmentos e as keywords foram usadas da maneira certa. Dessa forma, você evitará qualquer tipo de penalização e manterá o seu conteúdo sempre no topo.

Como saber se um site foi denunciado?

O site sofre um bloqueio e não passa mais pela indexação, então, quem quiser acessá-lo não o encontrará mais pela busca manual, fazendo com que qualquer pessoa que tivesse a necessidade de checar algum dado não consiga verificar as páginas.

Para evitar este tipo de problema, a recomendação é evitar o uso de black hat, adotar boas práticas de link building e ter muito cuidado com o que for escrito e publicado. Manter reuniões frequentes com os colabores e explicar o que deve ser feito para não ter problemas, é essencial.

Após entender todas as características que fazem um site ser derrubado ou considerado spam, você precisa manter sempre o controle do seu trabalho e das informações inseridas nos artigos. Trabalhar com qualidade e cuidado permite evitar qualquer problema desagradável com o Google e, consequentemente, com o seu domínio.

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