Como potencializar o tráfego orgânico do seu site com técnicas avançadas de SEO?

Saber técnicas e estratégias para potencializar o tráfego orgânico é fundamental dentro do cenário digital! Independente do tipo de site que você mantém na internet, o tráfego orgânico é uma das melhores maneiras de manter seu endereço funcional e com retenção de público, sem se preocupar com usuários a longo prazo. 

No entanto, esse tipo de tráfego exige certos cuidados, um preparo e até mesmo estratégias corretas para funcionar com eficiência e trazer todos os benefícios prometidos. Aprender a potencializar o tráfego orgânico do seu site é essencial para qualquer página que deseja crescer na internet.

Como funciona o tráfego orgânico?

A palavra tráfego, quando utilizada no contexto dos sites e páginas da internet, significa a retenção de público e a quantidade de visitas que o endereço web recebe dos internautas. Quando orgânico, significa que o usuário visitou a sua página por vontade própria, sem auxílio de propagandas pagas. Esse é um dado extremamente relevante, pois quanto maior e melhor o tráfego, maior o fluxo de visitantes. 

Sites de aplicativos ou até mesmo landing pages são impactados pelo tráfego que, quanto maior, mais visitantes traz para sua página. Ou seja, para qualquer endereço na internet, é essencial ter um bom tráfego. No entanto, mesmo sendo importante para todas as páginas, os e-commerces, lojas virtuais e endereços de empresas no geral tem ainda mais benefícios – afinal, nestes casos, o tráfego é sinônimo de vendas. 

Como funciona o tráfego orgânico?
Fonte/Reprodução: original.

Esse tipo de tráfego é chamado de orgânico justamente por ser construído aos poucos, desenvolvido com cuidado até se consolidar em um fluxo constante, por meio de diversas estratégias – incluindo o tráfego pago – com um reforço dos diversos mecanismos SEO (Search Engine Optimization), otimizador de resultados em buscadores. 

Tudo isso acaba garantindo um fluxo constante de visitantes em seu site. Entre os principais fatores levados em conta para potencializar o tráfego orgânico estão:

  • As já citadas técnicas SEO: Formatação do texto em seu site, integração de palavras-chave que impactam na indexação realizada pelos diversos buscadores com ênfase no Google, o maior do mundo na categoria; 
  • Uso de backlinks e guests posts: O uso de backlinks e os posts de convidados são essenciais para que sua página conquiste relevância na internet e consiga atingir um novo público. A autoridade é conquistada diante dos leitores e também para o próprio buscador; 
  • Marketing de Conteúdo: Ter um blog e um marketing de conteúdo de qualidade auxilia que seu site conquiste cada vez mais clientes e leitores interessados em seu nicho. Esses leitores irão se interessar pelo conteúdo, ficarão em seu site e os textos serão ótimas fontes para backlinks;
  • Investimento em UX: A User Experience, ou Experiência do Usuário, é um elemento cada vez mais forte nos sites de hoje. Um site quando é aberto por um internauta, seja em sua versão para computador desktop ou smartphone, deve ser rápido e ágil. Segundo pesquisa, a demora no carregamento das páginas é a principal razão para usuários cancelarem compras online. 

Veja como cada um desses elementos são preponderantes para potencializar o tráfego orgânico de sua página! E não para por aí, o próprio Google também ranqueia os sites de acordo com a sua lentidão ou agilidade em abrir páginas. O ranqueamento do Google é um dos principais aliados do tráfego orgânico, pois garante que sua página apareça sempre entre as primeiras colocadas dos resultados dos buscadores. 

No entanto, o tráfego orgânico não é o único tipo de tráfego – além do tipo orgânico há o chamado “tráfego pago”. Ambos podem e devem ser utilizados pelo seu site, em especial no começo de sua vida útil. Porém, mesmo o tipo pago é utilizado para que o site conquiste o tráfego orgânico no futuro, sendo este um investimento a longo prazo. 

Como a plataforma Guest Posts pode te auxiliar em backlinks para potencializar o tráfego orgânico?

Se você quer manter seu site em alta é necessário se armar com as principais ferramentas do mercado que tem o poder de trazer um tráfego orgânico constante e sólido. Esse tráfego tem alta durabilidade e mesmo que seu investimento seja considerado a longo prazo, há certas ferramentas que oferecem mais praticidade para implementar o tráfego orgânico a um curto prazo.

Criar parcerias interessantes e relevantes está entre um dos principais investimentos para o seu site, por isso que fazer uso da plataforma como a Guest Posts tem o poder de potencializar o tráfego orgânico da sua página para sempre! A Guest Posts é uma plataforma criada com o intuito de receber diversos sites para que se ajudem mutuamente a construir um tráfego de qualidade. 

Na Guest, você encontra diversas ferramentas e serviços em um mesmo lugar. Por exemplo, um grande diferencial da Guest Posts são os convites para backlinks oferecidos dentro da plataforma, onde você pode observar que tipo de parcerias são interessantes. Uma vez firmadas e os backlinks para sua página gerados, você tem todas as métricas relevantes do site para observá-los e analisar o seu desempenho. 

A Guest Posts também oferece backlinks gratuitos, sem a necessidade da troca entre parceiros, e também conta com uma versão gratuita do funcionamento da plataforma para você testar, e se gostar pode contratar a versão ilimitada com todos os recursos. Se você quer aproveitar estas e outras funções da Guest Posts, fique convidado a analisar com mais calma todos os benefícios da plataforma clicando aqui

Técnicas avançadas de SEO para potencializar o tráfego orgânico do seu site

A importância das práticas de SEO para potencializar o tráfego orgânico de sua página é tanta que já mencionamos diversas vezes, de passagem, algumas dessas táticas durante o artigo. Agora iremos entrar de cabeça em quais são essas práticas e entender melhor o funcionamento desses mecanismos e como contam para alavancar o fluxo de internautas em seu site. 

Antes de tudo é preciso entender um pouco sobre a natureza de buscadores como o Google, Bing entre outros que recebem por dia bilhões de pesquisas. Quando um site é criado, essas plataformas de pesquisas tratam logo de anexá-lo, avaliando por meio de algoritmos que buscam catalogar do que esse novo site fala. 

Técnicas avançadas de SEO para potencializar o tráfego orgânico do seu site
Fonte/Reprodução: original.

Essa análise é feita levando em conta diversos aspectos, principalmente palavras-chave que falam sobre o nicho e o assunto ao qual o site atende, formatação que analisa se o site é legível ou não, e também backlinks, observando quais são os parceiros da página e se ela é recomendada. Todos esses elementos são somados pelos buscadores e são esses mesmos elementos que acabam impactados pelas práticas de SEO. 

Conheça abaixo mais sobre as técnicas utilizadas para influenciar no SEO do seu site. Conforme essas técnicas forem aumentadas, o ranqueamento do seu site irá melhorar e trazer mais leitores e visitantes para sua página. Com mais visitantes, sua página terá muito mais oportunidade para se tornar um site de respeito! 

Entenda quem se interessa pelo seu site

Mesmo que seu site não seja um e-commerce ou loja virtual, é essencial entender quem é atraído pela sua página. Que tipo de pessoas se interessam pelo assunto do qual você está disposto a tratar, do que gostam e o que prender sua atenção. Ao trabalhar com esses diferentes elementos que conversam com a persona e público-alvo do seu site, seu alavancamento será questão de tempo. 

Como comentamos, os algoritmos utilizados pelos buscadores analisam palavras-chave. Há um cruzamento entre o assunto pesquisado no Google, por exemplo, e aquilo que está sendo tratado em seu site. Por isso, quanto mais o assunto interage com a persona e com os elementos que esses indivíduos costumam pesquisar nos buscadores, melhores as chances dos mesmos recomendarem seu site entre os primeiros resultados. 

Backlinks

Como comentamos, os backlinks fazem parte das estratégias SEO e, portanto, não devem ser subestimados. Os backlinks nada mais são do que referências externas à sua página, links que saem de um site de terceiro e levam até o seu. Mas não são apenas esses links que valem como também há os chamados “backlinks internos”. 

Os backlinks internos também são interessantes e funcionam como autorreferências dentro do seu site para outros artigos, links de produtos e conteúdo. Você pode utilizar uma plataforma de sua empresa para gerar backlinks internos para seu endereço, como as redes sociais, por exemplo. Da perspectiva do SEO, essa prática tem uma dupla função: 

  • Reforça sua marca ou site para o público: Conforme seu site é recomendado por colegas e parceiros, mais ele parece confiável aos internautas; 
  • Reforça sua marca ou site para os buscadores: Os buscadores também analisam os backlinks, por isso eles são essenciais para o SEO. E conforme seu site é recomendado, os algoritmos desses sites também entendem que sua página é confiável. 

Por essas razões, os backlinks se tornam tão eficientes em potencializar o tráfego orgânico do seu site. Uma vez recomendado no Google e por seus parceiros e colegas, sua página irá conquistar autoridade, representará o seu nicho de mercado e se tornará referência para o público. Se quer aproveitar mais sobre essa estratégia, não deixe de dar uma olhada na plataforma Guest Posts e conhecer mais sobre como funciona. 

Crie uma experiência agradável em seu site

Falamos de maneira breve sobre o UX, mas é preciso tratar com mais seriedade – e profundidade – o assunto rico que é a experiência no site e no SEO. O algoritmo analisa a velocidade do site, como comentamos, e outros fatores como se o mesmo está projetado adequadamente para receber visitas por dispositivos móveis. 

Mas não é apenas isso que deve ser levado em conta. Um fator que não pode deixar de receber atenção em seu site é o uso de imagens. As imagens também podem impactar no SEO e na indexação utilizada pelos buscadores. Tanto para o bem, quanto para o mal, por isso sempre preste atenção naquilo que está colocando em seu site.

Além disso, as imagens também são frequentemente pesquisadas pelos usuários que querem saber de onde as mesmas vieram. Portanto, muita atenção nas imagens que utilizará em seu site e foque apenas naquelas que se relacionam com o assunto tratado, que sejam agradáveis aos seus visitantes e sirvam para trazer relevância à página. 

Tenha uma boa relação pública

Se você busca parceiros para gerar backlinks, a Guest Posts é uma ótima solução para sua página. No entanto, para enriquecer ainda mais sua estratégia, outra forma eficiente de conseguir alavancar seus resultados SEO é focar em relações públicas com outras marcas fornecedoras de seus produtos – caso trabalhe com e-commerce.

Mas mesmo sites e portais também podem se beneficiar desse tipo de relação, criando parcerias com grandes jornais digitais ou mesmo empresas. Esse tipo de relação costuma gerar backlinks com alta retenção e cliques, trazendo cada vez mais usuários para seu site com o poder de potencializar o tráfego orgânico. 

Por que é importante melhorar o tráfego orgânico do site?

Potencializar o tráfego orgânico é importante porque esse tipo de fluxo de acessos é rico e sólido. Dificilmente o tráfego orgânico, uma vez conquistado, deixará de funcionar em seu site. Ao contrário do tráfego pago, o modo orgânico traz de maneira constante novos clientes para seu endereço, criando uma relação duradoura entre usuários e páginas. 

Não à toa recebe esse nome, que deixa claro que o tráfego é como um elemento vivo, orgânico que nunca deixa de crescer. Sólido e duradouro, o fluxo de acessos orgânicos traz clientes de maneira constante para seu negócio e com o tempo gerará as melhores vendas! 

banner guestposts
guest-posts-newsletter

Insights relevantes para maximizar o posicionamento da sua marca na internet

    Posts Recentes:

    © Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

    Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas