Como diversificar as fontes de tráfego orgânico do site?

Para que um site tenha sucesso, é necessário que ele tenha acessos, e nada melhor do que investir no tráfego orgânico para que esses usuários cheguem até a um site para aproveitar os conteúdos e tudo o que ele pode oferecer.

Porém, por muitas vezes, esse tipo de ação pode ser um problema para muitas empresas. Para isso, é necessário desenvolver estratégias assertivas para levar acesso de redes sociais e outros canais o tráfego necessário para o site sem a necessidade de realizar um investimento em tráfego pago para ter sucesso em suas ações.

Neste artigo completo da Guest Posts, confira como diferentes canais de comunicação podem servir de maneira assertiva e através de estratégias corretas conseguir agregar mais tráfego orgânico para o site, que resulta em um número maior de visualizações, acessos e vendas, o que potencializa os resultados.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico trata-se de um volume de acessos que um site consegue conquistar de maneira gratuita, isto é, sem a necessidade de se investir em publicidade paga. As pessoas conseguem ter acesso ao link e uma vez que clicam, são direcionadas para o site da empresa.

O que é tráfego orgânico
Fonte/Reprodução: original

A estratégia se difere do tráfego pago, onde é necessário realizar um investimento para que novos usuários cheguem ao site. Por ser algo que acontece de maneira natural, o grande motivador dos acessos são os conteúdos relevantes que serão criados para carregar esses usuários até o site em questão.

Qual a importância de gerar tráfego orgânico?

A geração de tráfego orgânico é importante, pois através de conteúdos de qualidade é possível fazer com que as pessoas cheguem ao conteúdo de um blog de maneira natural, o que aumenta os acessos e volume de conversões.

Vale ressaltar que como tudo, isso é um processo e por isso leva um tempo para que esse resultado comece a ser percebido, por isso a necessidade de se manter constante na criação de novos conteúdos de qualidade a fim de chamar a atenção desses usuários, atraindo-os para o site em questão.

Além disso, é importante destacar que é preciso estudar os mecanismos e as melhores fontes para se obter essas visitações de maneira natural a fim de entender como as plataformas funcionam, para alinhar as estratégias adotadas com a construção de um conteúdo de valor que ajuda na movimentação desses grupos até o site, que aumenta suas visualizações e visitas.

Benefícios do tráfego orgânico

Mais do que saber que o tráfego orgânico é uma boa alternativa para os sites, é necessário entender que o investimento neste tipo de estratégia é benéfico ao site, potencializando a sua visibilidade na web. Entre os principais benefícios estão:

  • Custo benefício: Os gastos são reduzidos através dessa estratégia de marketing, o que proporciona um maior custo benefício para as empresas, que tendem a investir em conteúdos de qualidade ao invés de anúncios;
  • Escalabilidade: Quando os anúncios pagos deixam de receber investimento, as visualizações e acessos tendem a cair drasticamente, além disso, para que as pessoas certas sejam atraídas para o site o custo tende a ser mais elevado, o que não acontece com o orgânico, onde quanto maior o número de visitas, menos custo se tem;
  • Credibilidade: Ao investir em um tráfego orgânico, é um investimento no acesso genuíno. Dessa forma, os usuários chegam de maneira natural, o que não acontece de forma paga, já que o Google evidencia isso o tira o interesse do cliente, pois já sabem que algo será vendido a eles, o que reduz a confiança nas informações;
  • Duração: A estratégia orgânica, diferente da paga, não possui um prazo para terminar. Um conteúdo bem construído pode gerar diversos acessos e vendas por um bom tempo. Um volume que no tráfego pago seria impossível de manter por conta dos valores investidos;
  • Relacionamento com cliente: Para gerar relação com o cliente, o tráfego orgânico é o mais indicado por estabelecer a construção de um contato mais próximo com o consumidor final e auxilia, inclusive, no acompanhamento de jornada de compra do cliente;

Com as estratégias corretas é possível ter bons resultados através do tráfego orgânico para um site, para isso é necessário entender os mecanismos e como cada ferramenta que pode auxiliar nesse processo será usada para favorecer esse fluxo gratuito de acessos, que converte visitantes em vendas e em bons resultados para as marcas.

Como otimizar seu tráfego orgânico?

Para conseguir levar usuários de maneira orgânica para sites, é muito importante conhecer as estratégias que podem ser adotadas nesse processo, uma vez que bem estruturadas é possível que esse retorno seja vantajoso para as empresas. Entre algumas técnicas para otimizar o tráfego se destacam:

  • Utilizar as redes sociais e suas funcionalidades;
  • Otimizar o SEO;
  • Criar conteúdos de qualidade;
  • Usar links internos;
  • Conhecer a persona;
  • Tornar o site responsivo.

Com o conhecimento aprofundado dessas ideias, será possível elaborar técnicas assertivas que poderão servir para atrair esses usuários para o site de maneira natural, o que pode alavancar resultados e volume de vendas.

8 principais fontes de tráfego orgânico na internet

Algumas estratégias e redes sociais podem ajudar a potencializar a geração de tráfego orgânico para um site, e é necessário entender cada uma delas para aproveitar o melhor de cada uma a favor da empresa e seu site. Confira como isso pode ser feito para obter os melhores resultados.

Pinterest

No Pinterest, as pessoas realizam o compartilhamento de imagens de diferentes estéticas que são colecionáveis através de pastas e servem como base de inspiração para diferentes ações. O interessante dessa rede social é que essas imagens, chamadas de PIN, podem ser clicadas e levar o usuário para o site em questão.

Além disso, a rede social também é utilizada por seus usuários como um buscador e isso significa que é possível escolher palavras-chave populares dentro da plataforma que tenham a ver com o conteúdo apresentado para segmentar o público e conseguir mais acessos.

Vale ressaltar que, diferente de outras redes sociais, onde os conteúdos tendem a ser perecíveis, no Pinterest isso não acontece, pois as imagens são colecionáveis e faz com que aquela imagem faça parte da coleção de milhares de usuários que se identificam com aquele nicho de atuação.

Instagram

O Instagram é uma rede social popular e uma das maiores da internet. Além disso, também serve como um excelente canal para enviar usuários organicamente para um site, especialmente se suas ferramentas forem utilizadas com assertividade, entre elas se destacam:

  • Link na bio: A rede social permite que as contas coloquem um link em sua biografia, o que leva os seguidores que seguem a conta a este site de maneira orgânica;
  • Stories: Com o adesivo de link, é possível criar conteúdos bem elaborados e colocar o adesivo com o site, assim quando os seguidores clicarem, também serão direcionados para o endereço.

Para se ter visibilidade no Instagram, é necessário criar conteúdos relevantes que devem ser postados com frequência, sempre estimulando os seguidores a realizarem ações como curtir, enviar, compartilhar e salvar para que ele chegue a outras pessoas.

Facebook

O Facebook é outra plataforma que também pode ser usada para gerar tráfego orgânico para o site de uma empresa e existem algumas estratégias que podem auxiliar nisso. A primeira delas é colocar em seu perfil o link do site, similar ao que acontece com o Instagram, uma vez que a rede social permite que ele seja colocado.

A outra forma é publicar os links com conteúdos do site em grupos, pois eles geralmente são repletos de usuários com gostos em comum. Dessa forma, se cria uma chamada interessante, é possível que as pessoas se interessem pelo conteúdo compartilhado e acessem o site.

YouTube

O YouTube é uma plataforma muito vantajosa para quem deseja criar tráfego para um site, isso porque ela é a segunda maior plataforma de buscas depois do Google, o que significa que todos os dias bilhões de usuários passam pelo site e buscam algum conteúdo específico.

Para investir no YouTube para conseguir acessos para um site existem algumas formas que podem ajudar a carregar esses usuários de maneira natural para o site e conseguir um maior volume de acessos e resultados positivos, que são eles:

  • Realizar a divulgação do site da empresa para complementar o assunto tratado no vídeo;
  • Incluir o link do blog com uma chamada de ação em um comentário fixado no topo dos comentários;
  • Colocar o link do post relacionado no vídeo na descrição do mesmo;
  • Incluir o link do site na capa do canal e na descrição sobre o canal.

Vale ressaltar que os alcances do YouTube geralmente são maiores do que o de um blog, sendo necessário para se ter alcance investir em vídeos com conteúdos relevantes ao ramo de atuação, além de utilizá-los com palavras-chave de destaque a fim de engajar esses vídeos mais facilmente na plataforma.

Quora

O Quora trata-se de uma plataforma de perguntas e respostas com muitos usuários, o que permite que as pessoas compartilhem suas experiências com outras pessoas através dessas perguntas e respostas. A plataforma possui um layout com recursos repaginados que ajudam a garantir a qualidade das respostas apresentadas, uma vez que a curadoria é mais rigorosa.

Nessa plataforma, a empresa pode fazer a captação de público para o seu site, responder às perguntas dos usuários e colocar nas respostas o link do site em questão, com chamadas de ação para proporcionar o aumento da visibilidade desse conteúdo, que gera tráfego para o site.

TikTok

Para utilizar o TikTok para gerar tráfego orgânico é necessário ter atenção e entender a plataforma, uma vez que ela é focada em vídeos mais curtos e com uma pegada divertida. Dessa forma, será necessário adaptar o conteúdo da empresa para a plataforma e criar maneiras de fazer a divulgação do site dentro desse conteúdo. Isso pode ser feito de diferentes formas e entre elas estão:

  • Criar parcerias com influenciadores digitais que participem do mesmo nicho de atuação para que o site possa ser promovido em seus vídeos na plataforma;
  • Incluir o link do site na descrição do perfil, similar ao link da biografia do Instagram;
  • Fazer uma curadoria de hashtags relevantes do público-alvo a fim de ter um alcance maior dos vídeos publicados;
  • Criar conteúdo relevante na plataforma para atrair seguidores que se transformarão em visitantes de seu site.

Para que se tenha sucesso com essa rede social, é essencial que se estude antes de iniciar a divulgação, afinal ela precisa ser assertiva e render resultados e tráfego para o site, a fim de aumentar as vendas e acessos.

LinkedIn

O LinkedIn é mais uma rede social que pode auxiliar na geração de tráfego orgânico para sites, em especial se a empresa em questão tiver conteúdos com soluções voltadas para carreira e negócios, uma vez que se trata de uma rede social voltada para o mercado de trabalho. Entre as estratégias que podem ser adotadas para a divulgação de um site estão:

  • Fazer parte de grupos dentro das plataformas e compartilhar os links de conteúdos importantes do site dentro desses grupos, além de oferecer ideias inteligentes, o que chama a atenção do público, aumentando a visibilidade, em especial se o conteúdo compartilhado for bem construído;
  • Compartilhar conteúdo na página própria também é uma forma de conseguir visualizações e atrair pessoas para visitar o site, fazer com que esses visitantes compartilhem esse link em suas redes o que faz com que mais pessoas tenham acesso;
  • Realizar a otimização do perfil, é possível fazer uso de palavras-chave relevantes que irão ajudar na visualização do perfil e consequentemente no acesso ao site;

Vale ressaltar que, assim como no TikTok, é essencial estudar a plataforma para ver a melhor forma de realizar a divulgação na rede social, a fim de garantir que um público interessado no conteúdo tenha acesso relevante.

E-mail marketing

Apostar na estratégia de e-mail marketing também pode ser uma estratégia inteligente para conseguir acessos para um site, através de campanhas com títulos criativos e interessantes com uma chamada de ação para que as pessoas confiram as novidades no site.

Para que essa estratégia dê certo, a dica é não comprar listas de e-mail prontas, uma vez que elas nem sempre são dos mesmos nichos de atuação da empresa, além de contar e-mails fake.

Para ter sucesso na ação, invista em uma landing page e ofereça aos usuários algum tipo de material relevante, como um e-book ou uma aula gratuita sobre determinado assunto de seu interesse, em troca de seu e-mail e outros dados que podem ser usados posteriormente para construir uma lista de prospecção qualificada.

Conhecer as diferentes formas de conseguir realizar a divulgação de um site e levar para ele acessos orgânicos é a melhor forma de aumentar as vendas e acessos, o que oferece conteúdos relevantes que proporcionam bons resultados para o site.

Como conseguir mais tráfego orgânico com o Google?

Além de usar as redes sociais para alavancar os resultados e obter mais tráfego orgânico para os sites, as estratégias com o Google alinhadas a práticas bem estruturadas podem ajudar a levar visitantes que podem se transformar em consumidores de um site.

Como conseguir mais tráfego orgânico com o Google
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Veja como e aposte nas melhores técnicas.

Invista no marketing de conteúdo

Grande parte das estratégias que podem ser adotadas para levar tráfego orgânico aos sites passam pelo marketing de conteúdo, isso porque ele é o responsável por chamar a atenção desses usuários, atraindo-os de maneira natural para o site de uma empresa, onde a conhecerão.

Para atrair os usuários por meio de conteúdos, é necessário que eles sejam bem construídos e agreguem, de fato, algo relevante à vida dessas pessoas, além de colocar a empresa no ponto de especialista naquilo que é dito. Além disso, vale ressaltar que esses assuntos devem ter relação direta com o nicho de atuação da empresa.

Escolha as palavras-chave com maior destaque

O estudo das palavras-chave é fundamental para se alcançar os resultados desejados, e por isso é importante que se faça o mapeamento dessas palavras e as utilize na construção dos conteúdos e nas estratégias em que o uso delas se aplica.

Para obter um maior alcance, é necessário que essas palavras tenham relação com o meio de atuação da empresa, a fim de ganhar a atenção de pessoas que de fato estejam interessadas no que se oferece.

Use o Google Search Console

A ferramenta tem a função de emitir relatórios além de ter funções que auxiliam no monitoramento do site, para que possíveis problemas de desempenho sejam solucionados rapidamente, para que usuários encontrem o site com maior agilidade.

Entre as melhorias se destacam a velocidade de carregamento das páginas, entendimento da origem do tráfego, impulsionamento de links internos, além de alterações necessárias de SEO para que o site seja rankeado.

SEO

Trabalhar as técnicas de SEO é essencial para que essa movimentação de usuários em um site possa acontecer, isso porque se bem estruturadas, elas podem melhorar o rankeamento do site e garantir a visibilidade da página nos mecanismos de busca.

Por isso, apostar no uso das palavras-chave em um link permanente curto no conceito de objetividade nos textos, além de uma boa meta descrição para atrair os usuários, é essencial para garantir bons resultados.

Estar atento às técnicas que podem ser usadas com o Google para aumentar o número de usuários em um site e consequentemente os resultados, é essencial, uma vez que através de mais uma técnica será possível colocar a página em destaque e obter um bom retorno.

Conte com a Guest posts para garantir tráfego orgânico!

Além de investir em estratégias e diferentes técnicas para aumentar o volume de usuários e visitantes em um site, investir na plataforma Guest Posts é uma excelente opção, uma vez que se consegue publicar oportunidades de parcerias para que parceiros disponibilizam conteúdos que façam referência ao que a empresa oferece.

Dessa forma, é possível escolher os candidatos mais alinhados ao perfil da empresa por meio de diferentes critérios, entre eles métricas, layout e avaliações, escolhendo o parceiro que mais combina com o perfil da empresa para realizar a publicação, o que aumenta o volume de usuários e possíveis vendas.

Investir em estratégias de tráfego orgânico é a melhor opção para quem deseja ter acesso aos melhores resultados, colocando os sites em destaque através de acessos qualificados, que podem melhorar o ranqueamento.

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