SEO On Page: conteúdos de qualidade na internet

Durante a produção de conteúdo para sites, muitas pessoas esquecem de incluir o SEO On Page e depois se perguntam porque o conteúdo não alcança a quantidade de leitores que imaginavam ou, até mesmo, reclamam por não ter acessos.

Essa é uma situação muito comum, mas nem todos entendem o motivo. O SEO On Page pode ser o foco do problema, mas também pode ser a solução para reverter essa situação.

Ficou curioso para conhecer mais do SEO On Page? Separamos aqui tudo o que você precisa saber para gerar conteúdos de qualidade e bons resultados na sua página. Confira!

O que é um SEO On Page que faz conteúdo de qualidade?

O SEO On Page consiste em técnicas aplicadas nas páginas de cada site ao criar um conteúdo para sua audiência. Existem diversas ferramentas que ajudam você a adotar essa estratégia, visto que é um padrão para que seu conteúdo seja considerado de qualidade para os mecanismos dos buscadores.

Essas técnicas não são somente aplicadas no texto — através de elementos contidos nele —, também precisam compor a página como um todo. Dedicar um tempo para que a otimização de seu site esteja em dia é crucial para colher os resultados a longo prazo.

O que é um SEO On Page que faz conteúdo de qualidade
Fonte/Reprodução: original

Aliás, essa é a principal forma de conseguir acessos em seu site sem precisar investir em anúncios pagos. Quando você faz um bom SEO On Page, com conteúdos de qualidade, conseguirá aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa de clientes.

Nesse artigo, nosso foco é no SEO On Page, mas há outras funções que compõem as estratégias de SEO, como o SEO off page, que pode ajudar muito sua página a ganhar relevância.

Significado

O Search Engine Optimization On Page, ou SEO On Page, define a otimização de uma página de site para mecanismos de buscas realizadas na internet. Mas o que isso realmente quer dizer e por que é tão importante para a relevância dos sites?

Para que serve o SEO On Page

O SEO On Page influencia diversas áreas do seu negócio online. Por essa razão é tão falado por pessoas que trabalham com criação de sites ou são criadores de conteúdo.

Ele serve para ajudar no aumento de tráfego orgânico, assim você terá maior chance de aparecer na primeira página dos grandes mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

Com isso, sua página receberá mais acessos e conseguirá mais clientes interessados. Lembre-se que o SEO On Page deve estar sempre associado ao SEO Off Page, SEO On SERP e SEO estrutural para potencializar os resultados e compor toda estratégia.

SEO On Page realmente ajuda o site a crescer ou não?

Apesar de não ser o único tipo de SEO que existe, o On Page ajuda a conferir autoridade ao seu site e, consequentemente, aos seus conteúdos. Isso porque as contribuições de On Page ajudam no aumento de visitas e conversões.

Considere essa técnica como um início do processo de crescimento. É como a organização de uma casa. Não adianta arrumar apenas no lado de fora e quando entrar nela ver tudo sujo.

Tanto o lado de fora, quanto a parte de dentro precisam estar alinhados para que a limpeza tenha um resultado eficaz. É basicamente assim que o SEO On Page deve ser em seu site. A organização interna dele complementa as outras técnicas para que, juntos, alcancem o resultado esperado.

Como fazer SEO On Page?

Após descobrir a importância do SEO On Page para o seu site, vamos detalhar abaixo, por onde iniciar e como colocar em prática.

URL

Se trata do endereço da página. Além da URL do seu site, tem uma extensão com a sua palavra-chave. Exemplo: www.seusite.com/palavra-chave. Essa palavra-chave é essencial para tornar possível ranquear esse conteúdo nos mecanismos de busca.

Certifique-se que ele seja amigável, ou seja, não coloque números e caracteres sem sentido. Opte pelo mais simples possível como no exemplo dado.

Palavra-chave

Essa palavra-chave deve estar diretamente ligada ao assunto principal do seu texto. Ela deve corresponder de 2 a 3% do texto, aparecendo de maneira orgânica no conteúdo. Se você ultrapassa essa quantidade estipulada, seu site é penalizado por realizar uma prática indevida.

Além da URL, sua palavra-chave deve aparecer no título principal do artigo (H1), em alguns títulos dentro do texto, em subtítulos, descrição e imagens. Sites pequenos apostam em palavras-chave com baixa concorrência, para conseguir ranquear mais fácil e fugir da grande competição entre sites adversários.

Ela deve ser enfatizada em negrito e, se houve outras parecidas, podem ser colocadas em itálico para serem interpretadas como palavras-chave.

Título e subtítulos

Ao ler um texto, você se depara com títulos e subtítulos para facilitar o entendimento do assunto abordado. Existe o título principal, chamado de H1, aquele que aparece no topo da página. E dentro do texto há outros títulos e subtítulos que servem para organizar o conteúdo.

No H1 é imprescindível inserir a palavra-chave, e nos demais títulos ela pode ser inserida em alguns. Depois de finalizar o texto, confira se a quantidade de vezes que a palavra-chave foi repetida corresponde a 2 ou 3%.

Os títulos mais comuns de serem utilizados são o H1 (obrigatório), H2 e H3. No entanto, pode ir até H6. Como já mostra a numeração, ele estipula a prioridade de cada um. Mas, não se engane, eles também são importantes para o ranqueamento, pois ajudam a deixar o texto mais estruturado e fácil de ler.

O tamanho indicado para o H1 é de 65 caracteres. Apesar de focar na palavra-chave, é necessário criar um título chamativo para que as pessoas interessadas no assunto cliquem. Se ficar com dúvida na hora de selecionar um bom título, escreva vários em um rascunho e escolha o melhor!

Descrição (Meta Description)

Essa é uma descrição prévia sobre o que a pessoa encontrará no texto. O recurso oferece uma excelente oportunidade de conquistar o leitor através da curiosidade provocada nele.

Use para fazer uma chamada e aumentar a quantidade de cliques. Essa parte aparece nos buscadores para os usuários e eles decidem qual corresponde melhor a sua dúvida — incluir a sua palavra-chave nessa parte também é fundamental!

Convença a pessoa que leu sua meta descrição, de que esse artigo irá solucionar o problema dela. Atente-se à quantidade de caracteres, pois são no máximo 160 caracteres para você pescar o usuário.

Imagens

São ótimas para ilustrar e deixar a leitura menos cansativa. Entretanto, precisam ser comprimidas para que os seus leitores não demorem tanto tempo para acessar a página.

Isso porque a demora pode fazer com que desistam e procurem um site mais rápido.

Outra forma de conseguir tráfego é por meio da busca de imagens. Ao ter uma imagem bonita e que corresponda a pesquisa, você terá grande chance de receber alguns cliques.

Por esse motivo a Tag ALT é importante, ela ajuda na identificação da imagem.

Não esqueça de sempre preencher essa tag, nomear sua imagem com a palavra-chave e comprimi-la para não atrasar o carregamento da página.

Vídeos

Assim como as imagens, os vídeos ajudam a dinamizar o conteúdo. Para quem não gosta ou precisa ter acesso à informação de forma mais rápida, assistir um vídeo sem precisar ler o artigo é uma excelente opção.

O tempo que o visitante passa em sua página conta como pontos positivos para você, influência no ranqueamento, e ainda fortalece o seu site se ele estiver bem posicionado com essas técnicas de SEO On Page.

Linkagem interna

Para complementar seu conteúdo, você pode recomendar, dentro do texto, outros artigos que produziu anteriormente. Essa linkagem faz o seu leitor continuar em seu site, mostra para os mecanismos de busca que o seu texto é relevante e que ele responde ao que foi pesquisado de maneira completa.

A linkagem interna pode ser feita com chamadas como “leia aqui” e “leia mais”. Ou simplesmente ser inserida a uma palavra-chave que corresponde ao texto que deseja fazer referência. Foque na experiência do usuário e, se puder complementar com mais alguma informação, recomende outro artigo.

Linkagem externa

Consiste em mencionar um link externo em seu texto. Você referencia outro conteúdo ao linkar no seu texto, com intuito de somar informações. Da mesma forma que você faz isso, outra pessoa pode ver os seus conteúdos como referência no seu nicho e te referenciar.

Legibilidade

Procure deixar o seu texto o mais simples possível. O leitor deve entrar e conseguir ler de forma fluida. Qualquer dificuldade que você insira nele, pode levar a pessoa a preferir outro conteúdo. Então, evite palavras muito específicas, utilize palavras de transição, separe os assuntos com a ajuda de títulos e subtítulos e evite enrolação!

Evite parágrafos muito grandes, isso deixa o seu texto maçante e difícil de consumir. Prefira parágrafos de até quatro linhas, o que visualmente causa um descanso e dá impressão que o conteúdo não é tão extenso.

Repetir as mesmas palavras uma grande quantidade de vezes, também gera um desconforto para quem lê. Escreva a ideia central do texto, depois revise para corrigir os erros e repetições excessivas.

Use uma lista de tópicos para deixar o texto mais leve. Ela auxilia a citar dicas e passo a passo para fazer algo, sem que o texto se estenda desnecessariamente. A fim de evitar a repetição de termos, o ideal é escrever antes em um rascunho, revisar e reescrever as partes que forem necessárias.

Tamanho do texto

Determinar a quantidade de palavras ideal para um texto é complicado, visto que a inspiração pode nos fazer escrever muito se estivermos inspirados. Não há um limite máximo para a quantidade de texto, mas no geral, é recomendado escrever mais de 600 palavras.

Textos com maior quantidade de palavras aprofundam mais no tema e conseguem entregar mais informação. Quanto mais escrever, mais vezes poderá utilizar sua palavra-chave principal e trabalhar outras de apoio — sem ultrapassar o limite.

Antes de postar qualquer conteúdo, a partir de agora, verifique todas as essas dicas. Se for preciso, faça um check-list de todas dicas para verificar antes de cada postagem, até que se torne natural aplicá-las em seu texto!

Quanto ganha um profissional de SEO On Page?

Como você pode ver, otimizar tudo o que é necessário em um site inclui várias etapas. Um profissional pode cobrar um serviço completo ou apenas um serviço específico como SEO On Page. Se trabalhar de carteira assinada, seu salário pode girar em torno de R $2.000 a R $3.000, podendo variar para mais ou para menos.

Um profissional autônomo pode cobrar o valor que achar justo pelo seu serviço. Ele deve considerar o valor de sua hora, despesas e gastos com o serviço. Para chegar a um preço final, ele pode avaliar quanto os outros profissionais da área costumam cobrar e avaliar o quão requisitado é o seu trabalho.

Quanto ganha um profissional de SEO On Page
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Em muitos casos, os próprios donos se responsabilizam por toda criação e otimização do site, por ter um orçamento limitado. Por meio de algumas pesquisas, já conseguem encontrar muitas informações e colocar em prática o SEO On Page e alavancar sua página nos mecanismos de busca com conteúdos de qualidade.

As únicas coisas exigidas são tempo e paciência para aprender, mas contratar um profissional poupa tempo e dinheiro. Ele costuma ser contratado por empresas mais estabelecidas, que possuem vários sites, ou empresas que procuram alguém que os otimize com um serviço de qualidade!

Saiba mais sobre as estratégias de SEO acompanhando os nossos conteúdos!

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