10 Ferramentas de pesquisa SEO

Implementar estratégias de marketing e SEO é fundamental para aumentar o fluxo da sua página e, nesse sentido, as ferramentas de pesquisa são excelentes aliadas na coleta de dados de respostas dos clientes às suas ações de impulsionamento.

Além de mostrar a você a opinião de seu público, essas ferramentas também conseguem utilizar os bons depoimentos para aumentar seus ganhos financeiros ao usá-los como atestados da qualidade e autoridade da sua marca.

Mas os benefícios do uso dessas ferramentas de pesquisa não se limitam a isso. Se você quer saber mais a respeito das suas utilidades e a aplicabilidade delas à sua página, confira neste artigo 10 ferramentas de pesquisa excelentes para impulsionar a sua atividade!


O que são as ferramentas de pesquisa SEO?

Ferramentas de pesquisa são aquelas que ajudam você a identificar o que é preciso melhorar em relação ao seu marketing digital, aos termos SEO e à experiência do público, oferecendo a análise dos dados para que você entenda o rumo que precisa guiar sua empresa.

Para que servem as ferramentas de pesquisa?

Como citamos anteriormente, as ferramentas de pesquisa servem para diversas finalidades, atuando primeiramente na organização, já que guardam todas respostas em apenas um local, permitindo a análise dos seus dados.

Além disso, ajudam a melhorar o seu atendimento, pois abrem espaço para que os clientes relatem a experiência que tiveram e possam apontar as lacunas no seu serviço. Com esses feedbacks, você pode divulgar depoimentos positivos para gerar ainda mais vendas.

Para que servem ferramentas de pesquisa
Fonte/Reprodução: original

O retorno do seu cliente é de extrema importância, tanto para você entender se o seu produto ou serviço está sendo oferecido da maneira que deseja, quanto para que novos clientes em potencial — que ainda estejam indecisos ou fazendo comparações com a concorrência —, validem a sua qualidade e se sintam mais seguros para a conversão.

Conforme receber essas respostas dentro das ferramentas de pesquisa, você terá um banco de ideias para produzir novos conteúdos e saber se está no caminho correto para aumentar seus resultados. Você pode até mesmo coletar informações do lead, basta criar um breve questionário e depois oferecer alguma isca digital no final.

10 Ferramentas de pesquisa para você conhecer!

Agora que você já tem uma base do uso geral dessas estratégias, separamos aqui 10 ferramentas de pesquisa que podem auxiliar na sua atividade desde já. Não se preocupe, existem as ferramentas de pesquisa gratuitas e pagas, que oferecem diferentes funções e você pode experimentar e verificar como isso ajuda no desenvolvimento do seu negócio. Veja a seguir!

Formulários Google | Google Forms

Ao ter uma conta do Gmail, você já consegue ter acesso ao Google Forms gratuitamente. Essa ferramenta, como o próprio nome sugere, serve para montar e personalizar formulários, com respostas armazenadas em nuvem, o que possibilita que sejam exportadas para a planilha do Google.

Não se preocupe com quantidade, nessa ferramenta é possível fazer quantos formulários você precisar, além de personalizá-los com facilidade. Se não estiver com ideias para personalização, existem alguns modelos prontos que você pode experimentar.

Essa ferramenta é recomendada até para quem dá aulas ou faz algum tipo de acompanhamento com seus clientes, possibilitando que ele responda algumas perguntas antes que você dê os próximos passos ou, até mesmo, para saber se está apto a participar de determinada ação.

SurveyPlanet

Fazendo parte das ferramentas de pesquisa gratuitas, essa plataforma também dispõe de planos pagos. Ela permite que os questionários sejam mais dinâmicos e não pareçam difíceis de responder, podendo conter até imagens como opção de resposta.

Além dessas formas de resposta, ela também conta com opções de múltipla escolha, caixas de texto abertas ou votar de um a cinco, por exemplo. Há uma parte do site que mostra a serventia dele, explicando como você consegue criar avaliações, entrevistas, pesquisas de mercado, formulários para candidatura a um emprego, entre outros.

Essa ferramenta oferece excelente utilidade para todas áreas de atuação. Até no plano gratuito não há quantidade pré-estabelecida de formulários que você pode criar! Mas, se um dia quiser investir no plano profissional, basta escolher pagar por mês ou anualmente.

Os valores variam de acordo com o que cada um proporciona, o que lhe possibilita escolher o melhor para sua necessidade.

Typeform

Um modo diferente de mostrar as perguntas, essa ferramenta transforma a experiência de quem responde. O Typeform mostra uma pergunta por vez, assim a pessoa não fica desmotivada por ver várias perguntas em uma página e ter a sensação que levará muito tempo para responder tudo.

Esse estilo do Typeform permite que a pessoa encare a pesquisa como uma conversa, ao invés de algo super formal. Quando estamos em uma conversa com alguém que nos deixa confortável e sem pressão, nos abrimos mais. Essa é a intenção e isso pode aumentar as taxas de respostas em seu formulário.

O melhor é que ele faz integrações com diferentes plataformas. Assim, você conseguirá sincronizar e aproveitar todos os benefícios das duas ou mais plataformas escolhidas.

Dinamize

Diferente das outras ferramentas de pesquisa, essa não possui apenas a função de criar formulários: é uma plataforma voltada para automação. Assim, ela possui diferentes recursos para que o marketing de sua empresa seja monitorado em somente um lugar.

Crie pesquisas, pop-ups, landing pages, segmente os seus contatos, publique nas redes sociais e muito mais. São diversas funções para você testar. No entanto, o recurso é pago, tendo três planos diferentes à sua disposição: um para iniciantes, no valor de R $310,00 por mês, profissional, por R $560,00 ao mês, e avançado, por R $790,00 por mês.

Antes de querer investir nele, confira todas as limitações e serviços que a ferramenta oferece no site. Isso porque ele limita a quantidade de e-mails, ou seja, caso você trabalhe intensamente com e-mail marketing isso pode atrapalhar suas ações.

GetFeedback

Essa ferramenta oferece feedbacks em tempo real, facilitando na criação de pesquisas, uma vez que permite clicar e arrastar para criar da forma que você preferir. O GetFeedback fornece informações importantes para sua equipe, além de automatizar a distribuição dessas pesquisas e outras tarefas para realizar o acompanhamento.

Para aquelas pessoas com pouco tempo ou sem muita criatividade, existem alguns modelos dentro do site prontos, como o “Pesquisa de Satisfação”. Além desses modelos, a ferramenta permite interação por SMS e facilita a distribuição em outros canais de comunicação.

Existem dois planos para quem se interessou por esse serviço: o Essencials, Pro e Ultimate. Se quiser conhecer antes de contratar, basta fazer o teste gratuito!

SurveyMonkey

O SurveyMonkey é muito popular entre os usuários da internet, principalmente os que precisam de ferramentas de pesquisa para trabalhar. Inúmeras marcas consolidadas no mercado confiam nesse software, como: allbirds, box, Johnson&Johnson, dentre outras.

São mais de 200 modelos prontos de pesquisa para você utilizar, contando até com inteligência artificial para ajudar com a construção das suas perguntas.

Os planos são separados em três categorias: planos de equipe, individuais e enterprise.
Os de equipe variam entre R $68,00 e R $170,00, e os individuais R $109,00 por mês a R $2.700 por ano. Já o enterprise é estipulado após preencher o formulário para consultar o valor de acordo com as funcionalidades que você precisa.

Para ver todos eles e saber as condições, acesse o site oficial e, se precisar de um suporte, eles estão disponíveis a qualquer hora.

MailChimp

Conhecida por sua função de e-mail marketing, a plataforma oferece formulários e permite sincronizar com outras integrações, fazer segmentação do público, oferecendo automações para conversão e muito mais.

O MailChimp conta com quatro planos diferentes, dos quais um é gratuito, sendo o mais caro deles R $1.670 por mês. Assim, é importante avaliar o que cada plano oferece e a limitação na quantidade de e-mails. O plano premium, por exemplo, permite enviar e-mails para até 10.000 contatos, por exemplo.

Se você usa esse serviço em seu site, o Mailchimp consegue fazer ele se adequar ao tamanho do dispositivo em que ele é acessado. Dessa forma, garante que seu usuário tenha a melhor experiência e deixa sua ação com aspecto profissional.

Responster

Voltado mais para a pesquisa de satisfação do cliente, o Responster colabora com seu negócio através de ferramentas que pareçam responsivas e confiáveis para que ele responda às perguntas.

Assim, a ferramenta oferece uma configuração simples, te dá relatórios sobre seu desempenho e ainda permite fazer testes de produto por meio das pesquisas.

Zoho Survey

É uma das ferramentas de pesquisa que mais foca na facilidade para personalização, o que traz liberdade para deixar a aparência correspondente ao que você e sua empresa esperam. Além disso, oferece proteção SSL para que as pesquisas compartilhadas em suas listas de e-mail fiquem seguras e os dados privados.

Se você ainda não possui uma audiência interessada em seu produto no momento, a Zoho Survey oferece um serviço pago para fazer essa pesquisa sobre seu produto ou serviço em determinada região. Uma ótima opção para fazer uma pesquisa de mercado!

Essa ferramenta também oferece relatórios que ajudam muito a equipe a entender como está o desenvolvimento da empresa e traçar novas metas, possui avaliação gratuita e mais três planos cobrados em dólares. Além disso, alunos e professores possuem condições especiais.

JotForm

O JotForm disponibiliza várias opções interessantes para personalizar seu formulário. Seja com fotos, diferentes cores, emojis e outros modelos para se inspirar. Há uma página que mostra literalmente diversos modelos de formulários, sendo eles de: pré-venda, compra de ingressos, inscrições, pagamentos, agendamentos, entre outros.

Não importa para qual finalidade, eles possuem um modelo para você! O JetForm pode ser integrado com Paypal, Google Drive, Mailchimp, Zoom, Slack, Dropbox e outras plataformas.

A plataforma conta com quatro tipos de planos para você selecionar o ideal para sua necessidade. No plano gratuito pode ser utilizado apenas 5 formulários.

Qual a melhor ferramenta de pesquisa?

Cada negócio precisa de funcionalidades específicas. Enquanto uns estão no início e necessitam de ferramentas gratuitas — por não poder investir no momento —, outros querem investir em uma plataforma de alta performance, independente do preço.

Qual melhor ferramenta de pesquisa
Fonte/Reprodução: original

Listamos ferramentas incríveis para diferentes situações financeiras. Não há desculpas para não criar uma estratégia para receber feedback ou fazer formulários de pesquisa sobre sua área de atuação!

A melhor ferramenta de pesquisa é aquela que se encaixa no seu objetivo e orçamento atual. Recomendamos que compare cada uma das ferramentas de pesquisa e veja qual tem mais pontos positivos em relação às suas expectativas. Depois é só começar a utilizar.

Vale a pena usar?

Com toda certeza: vale a pena usar as ferramentas de pesquisa! Elas ajudam no desempenho de um negócio e desenvolvimento de projetos. Muitos acreditam que só são realizadas pesquisas para saber sobre os produtos que as pessoas já consumiram alguma vez.

Na verdade, você pode fazer perguntas sobre qual é a dificuldade da pessoa com determinado produto, marca ou em uma tarefa — e com as respostas, elaborar um novo produto que corresponda às dores do cliente.

Diversos produtos de sucesso surgem a partir de uma necessidade não suprida, então saber quais são essas necessidades pode ser um ponto de virada para você. Viu como as ferramentas de pesquisa podem ajudar a inovar? Comece a utilizá-las em seu negócio já!

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