4 Tipos de SEO para otimizar o seu projeto digital

As estratégias de SEO, apesar de recentes, se tornaram tão populares e efetivas que já receberam várias modificações, então se você pretende otimizar a sua página, chegou a hora de conhecer alguns diferentes tipos de SEO.

Cada um deles tem uma função específica dentro do seu projeto, e cada uma delas acabam se complementando para gerar resultados sólidos na condução das estratégias. Assim, a necessidade de investir em estratégias de SEO é cada vez mais notória, o que dificulta o desempenho de um projeto que não conte com profissionais dessa área.

Ficou curioso para conhecer mais sobre como funcionam essas estratégias e como elas se complementam? Então acompanhe este artigo em que separamos quatro tipos de SEO que podem fazer a diferença na condução do seu projeto!



O que são os tipos de SEO?

A sigla SEO vem do termo “Search Engine Optimization”, algo que em português ficaria algo como “otimizador de mecanismo de busca”, o que define bem a essência das estratégias de SEO.

Melhorar os resultados do seu site em mecanismos de buscas, como o Google, e fazê-lo reter melhor o cliente depois que for encontrado é o foco desse tipo de ferramenta. Tendo isso em mente, vamos conhecer um pouco mais a fundo como isso se dá.

O que são os tipos de SEO
Fonte/Reprodução: original

A primeira coisa que devemos entender é como os mecanismos funcionam, ou melhor, como o Google funciona. O Google é não só o líder em relação a todos os mecanismos de busca, como também é o principal utilizado pelos usuários ocidentais e do nosso país. Isso faz dele o alvo dos de estratégias de diferentes tipos de SEO, pois é nele em que elas são mais efetivas.

Você provavelmente já utilizou o Google para pesquisar algum assunto, um produto ou o que quer que seja. Durante essas pesquisas, você pode até ter notado a forma como o Google distribui os resultados encontrados.

Além de achar exatamente o que você quer, na imensa maioria das vezes, o Google elenca os seus resultados em uma lista, dando preferência e colocando no topo aqueles que mais correspondem à busca. Essa mensagem é entendida pelo usuário e, nesse caso, basta apelar para nossa experiência direta.

Quantos de nós decidimos ficar passeando pelas páginas do Google se, na primeira, já existem conteúdos que respondem nossa pergunta? Talvez uma ou outra vez com algum assunto mais complicado, mas passar da primeira página de pesquisa não é algo que fazemos com recorrência. Isso é absolutamente normal, pois confiamos na ferramenta e deduzimos que os primeiros resultados são os mais assertivos.

É exatamente essa a resposta que o Google quer nos dar: a mais assertiva, que irá corresponder totalmente ou o máximo possível ao que foi pesquisado. Em um outro cenário, se você pesquisou, por exemplo, por um produto específico, é possível que uma boa loja esteja escondida no final da página — ou até em outra —, mesmo que tenha as melhores condições de venda e preço para você? Com certeza!

Essa pequena “injustiça” é praticada pelo que chamamos de parâmetros, ou de algoritmo. Como você pode ter imaginado, os resultados do Google não são dados de forma automática ou aleatória. A ferramenta não é utilizada bilhões de vezes por dia à toa, mas sim por sua efetividade e assertividade nos resultados.

Essa assertividade é a mesma que pode causar a injustiça que falamos. Isso porque a distribuição desses resultados é dada pelo algoritmo da plataforma, o chamado crawler. O crawler do Google funciona como um rastreador que identifica um novo site desenvolvido e hospedado na internet.

Uma vez que está pronto e funcionando, o Google avança em um processo de categorização deste site. Essa categorização tem como primeiro objetivo relacionar o conteúdo do site em grupos de gêneros.

Assim, o algoritmo define se ele é um site de vendas de determinados produtos, de produção de notícias, conteúdos especializados, entre outros. Após realizada essa identificação, o site passa a constar no “catálogo” do Google e é automaticamente relacionado no índice das pesquisas que tocam no assunto, num processo que chamamos de indexação.

Ter uma boa indexação é essencial para um site, apesar de não ser o suficiente. Diante disso, as estratégias adotadas com os diferentes tipos de SEO buscam elevar ainda mais o conteúdo do seu site, de modo que ele possa melhorar o desempenho ao ser ranqueado pelo Google em sua página de resultados, sendo trazido cada vez mais ao topo dela.

Para que servem os tipos de SEO?

Vimos bastante sobre todo o processo de categorização e classificação dos sites realizado pelo Google — que são o foco das diferentes estratégias de SEO. Mas onde os tipos de SEO entram nessa história?

Bem, esses profissionais são especialistas em entender os parâmetros do Google e como ele classifica seus resultados. Com certeza essa tarefa está longe de ser fácil, mas uma vez dominada, aperfeiçoada e atualizada pelos diferentes tipos de SEO, ela é muito recompensadora.

Para que servem os tipos de SEO
Fonte/Reprodução: original

Mas conhecendo as práticas em si, vamos tentar entender qual a função dos tipos de SEO nesse processo de indexação e classificação. Lembra que citamos sobre o algoritmo do Google? Uma vez que começa a processar um site a fim de identificá-lo, o crawler do Google, tenta de algum modo analisar o seu conteúdo.

Apesar de feita de maneira automática, essa análise é pautada em critérios sólidos, como palavras-chave, padrões de linguagem e até mesmo a URL do conteúdo. Após essa análise, o seu site é indexado. E aqui entra o papel dos demais tipos de SEO: atuar nos pontos estratégicos da análise do algoritmo.

Dessa forma, esses profissionais conseguem não apenas promover uma melhoria na autoridade do seu site, como também de melhorar a posição dele na página de resultados. Já imaginou como poderia ser vantajoso se você fosse elevado sempre para a primeira página e para os primeiros resultados do Google?

Um usuário da plataforma sempre olha os primeiros resultados, pois confia neles e os vê como autoridades naquele assunto, é uma forma de marketing passivo extremamente efetivo, pois leva o cliente para dentro do seu site. Mas, uma vez que está lá, como então conquistar o cliente de vez? Esse é o momento em que as diferentes estratégias de SEO se complementam.

Os seus profissionais de SEO irão garantir que, uma vez visitado, o seu site tenha uma boa navegação, contando com ferramentas e conteúdos pensados para reter os usuários interessados na sua proposta. Isso implica, é claro, numa facilitação do processo de fidelização desses usuários. Então mesmo que pareçam complexas, essas estratégias levam a resultados positivos.

Agora que temos a real utilidade das estratégias e dos diferentes tipos de SEO, chegou a hora de conhecermos um pouco mais das funções específicas desses profissionais e quais suas áreas de atuação no seu projeto. Confira a seguir!

SEO técnico

Vamos começar nossa lista com o SEO técnico, talvez o mais essencial entre todos os tipos de SEO dos quais trataremos. Ter esse profissional no seu time é o ponto de partida da prática e é onde começa o trabalho custoso de uma equipe de SEO.

O SEO técnico é o responsável por analisar o site em toda sua estrutura e verificar se ele oferece todos os dados que o algoritmo do Google necessita para colocá-lo de forma satisfatória nos resultados da plataforma.

Há inúmeras minúcias que podem realmente atrapalhar os bots do Google nessa empreitada: problemas no código HTML, arquitetura do site, as palavras-chave utilizadas, entre outras coisas. Tudo isso é exaustivamente analisado pelo SEO técnico, que busca aproximar o Google daquele site.

Mas claro que as coisas não param por aí. Uma vez que o cliente já está no site, ele precisa de uma boa experiência, não é mesmo? Por isso que além de todo esse trabalho com o bot, o SEO técnico também vai dar ao site uma otimização que ofereça uma melhor aproximação com os usuários.

SEO On Page

Um dos tipos de SEO mais próximos do SEO técnico é o On Page. Para se ter uma ideia de como as práticas andam juntas em muitas equipes, o SEO técnico faz parte de uma linha de SEO On Pages. Mas claro, há algumas diferenças que iremos ver aqui.

Para começar: o SEO On Page é muito mais dinâmico e abrangente, podendo até mesmo realizar as práticas do SEO técnico, mas sob outro ângulo. Um On Page cuida mais estritamente das práticas SEO para o ranqueamento do site.

O nome não é por acaso: esse profissional determina estratégias que serão utilizadas, principalmente, dentro do site. Se considerarmos apenas o ranqueamento do site e sua classificação entre os primeiros resultados do Google, certamente apontaremos o SEO On Page como o principal responsável entre os demais tipos de SEO.

Afinal, é o On Page o responsável por elevar o site nos resultados do Google, facilitar a busca ao máximo, tomar conta das palavras-chave, definir quais as melhores URL a serem utilizadas, colocar novos títulos, adaptar links e uma série de outras medidas essenciais para que o site se torne uma boa referência para o Google.

SEO Off Page

Enquanto o On Page, como definimos, toma conta de ações que o site realiza dentro de sua própria página, o SEO Off Page conta com práticas de SEO que são utilizadas majoritariamente fora do site.

Uma das práticas que recebe mais atenção do SEO Off Page é a forma como o seu site “se relaciona” com outros em toda a internet. Quando o seu site é citado na internet, ele imediatamente recebe a atenção do Google, que identifica essas citações como um motivo para dar relevância ao seu site — o que é natural.

Se seu site fala sobre produtos pets e ele é frequentemente citado por outros sites de veterinária ou outros do mesmo gênero, o Google entende que ele tem autoridade e passa a classificá-lo melhor nas buscas. Articular essas parcerias e citações é uma das responsabilidades mais clássicas do SEO Off Page.

Local SEO

Por fim, chegamos ao último dentre todos os tipos de SEO: o SEO Local. Esse profissional está mais limitado que os outros, mas isso não é uma desvantagem. Ele existe justamente para se delimitar a um campo: a proximidade real de um negócio.

Digamos que seu negócio atenda uma cidade específica em um bairro específico, o SEO Local cuida para que você seja relacionado às pesquisas sobre aquele local. Isso é extremamente benéfico para pequenos negócios, pois até eles podem ser atendidos pelas práticas SEO.

Esse profissional estuda os principais fatores que o Google utiliza para classificar os negócios em suas localidades — e o próprio Google está realizando algumas mudanças na forma como classifica esses negócios.

Ainda assim, é fundamental que seu negócio contrate um SEO Local, afinal, só ele pode te orientar para as práticas e interações com o Google que irão colocar sua marca nos primeiros resultados das pesquisas sobre aquela localidade.

Qual é a importância do SEO para meu negócio?

Levando em consideração a utilidade desses profissionais especializados e a necessidade de fazer o seu site ranquear no maior mecanismo de busca da internet, fica evidente o quanto é essencial apostar nessas estratégias e diferentes tipos de SEO.

Diariamente, mais de 8 bilhões de pesquisas são feitas no Google, e não investir em táticas assertivas pode ser a chance perdida de impulsionar a sua página. Então não deixe essa oportunidade passar e contrate já os profissionais de SEO que vão revolucionar a forma como o seu site se relaciona com o Google!

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