Arquitetura da informação: o que considerar na hora de criar o seu projeto digital?

A arquitetura da informação vem para deixar os projetos devidamente otimizados e prontos para oferecer aos clientes uma experiência em sites e aplicativos muito mais vantajosa, com tudo o que se precisa a um clique de distância, além de promover uma maior organização nos projetos digitais.

Para saber se um determinado site possui a arquitetura da informação implementada basta saber quanto demora para achar determinada informação em um aplicativo ou site. Se de imediato a resposta for “demorou um tempo” ou “custei a achar o que eu precisava” e no pior das hipóteses “não encontrei”, temos no site visitado ou aplicativo uma falha grave, causada pela ausência da arquitetura da informação, que precisa ser corrigida.

Vale lembrar que além do meio digital, a arquitetura de sistemas está presente em tudo, desde o índice dos livros, as seções dos mercados que dividem os alimentos por categorias (cereais, laticínios, padaria, materiais de limpeza, entre outros). As linhas e ramais que determinam o destino de um transporte, entre outras organizações simples, também são exemplos da arquitetura da informação, mas que fazem a total diferença em nossa vida, pelo simples fato de facilitá-la.

O objetivo é trazer essa organização que acontece no mundo real para o ambiente virtual e potencializar as experiências, promovendo a criação de produtos e serviços que possuem como característica a praticidade oferecida para os clientes.

Portanto, para conhecer mais sobre a arquitetura da informação, confira tudo o que preparamos neste artigo especial sobre o assunto, com orientações de como implementar em uma empresa, quais são os seus pilares, benefícios e utilidades.

O que é arquitetura da informação?

A arquitetura da informação tem como o seu principal objetivo manter de maneira organizada os elementos que irão compor uma página na internet, facilitando a experiência do usuário no site e otimizando seu tempo na busca de determinado produto ou serviço que ele esteja procurando.

Quais os 3 pilares da arquitetura da informação que se deve considerar
Fonte/Reprodução: original

Vale lembrar que essa experiência otimizada dentro do site está alinhada ao design do mesmo, uma vez que as devidas categorizações em um site para que um leitor ou cliente tenha uma melhor navegação são muito importantes e devem estar organizadas de maneira intuitiva

Ou seja, quando o consumidor está visitando um site buscando determinado produto ou serviço e ele precisa clicar em diversas abas para achar o que necessita, esta experiência de navegação é afetada, pois só com a arquitetura da informação conseguimos obter uma maior otimização do tempo, colocando a disposição do cliente tudo o que ele precisa de maneira clara, objetiva e facilitada no aplicativo ou site.

A origem da arquitetura da informação

Tudo começa na década de 1970, quando esse conceito surge com a semiótica. O termo foi criado por Richard Saul Wurman, um famoso arquiteto e designer que em sua carreira possui diversos livros publicados, entre eles o Information Anxiety, responsável por dar início ao que conhecemos hoje como arquitetura da informação.

Na década de 1960, Richard já identificava que as pessoas passavam por uma série de informações e não de dados como era o esperado, já que estes são relevantes. É com base neste raciocínio que Richard defende que a arquitetura da informação transforma os dados em conteúdos de fácil entendimento.

Qual a utilidade da arquitetura da informação?

A arquitetura da informação tem a utilidade como uma das suas principais características. Uma vez que implementada em um site ou aplicativo, irá promover uma maior organização de todos os elementos, proporcionando ao cliente uma melhor experiência de uso.

Ou seja, se o consumidor está procurando em um site de roupas, uma camiseta branca e ele vai em um site que possui o setor de camisetas e estas camisetas dentro deste setor são divididas por cores. Assim, ele encontrará mais facilmente o que deseja sem ter que procurar muito tempo dentro do site, o que poderia muitas vezes o fazer desistir da compra por não conseguir encontrar de cara o que deseja.

Assim, como no ambiente físico, o ambiente virtual precisa oferecer ao cliente maior praticidade a fim de otimizar seu tempo, o que irá potencializar a sua satisfação, trazendo diversos benefícios para a marca.

Benefícios da arquitetura da informação?

E já que estamos falando de benefícios da arquitetura da informação, confira as vantagens que uma empresa pode ter com a implementação desse conceito em seu projeto digital.

Satisfação dos clientes

Um dos principais benefícios que um site ou aplicativo com arquitetura da informação pode ter, é facilitar a vida do cliente em sua experiência de navegação. O que consequentemente irá otimizar o seu tempo, oferecer maior suporte e aumentar a sua satisfação, fazendo com que ele indique a empresa para outras pessoas.

Vantagem competitiva

A vantagem competitiva é aquele diferencial que uma empresa pode ter frente a seu concorrente, e oferecer uma plataforma devidamente organizada e pensada para facilitar a vida dos clientes é um diferencial que colocará a empresa em vantagem no mercado.

Vale lembrar que qualquer empresa que trabalhe pensando no bem-estar e comodidade de seus consumidores possui muito mais vantagens do que uma que enxerga o cliente apenas como um número.

Torna navegação do site mais fácil

Um site ou aplicativo precisa ser atrativo para seus clientes, porém um site com um visual bonito de nada adianta, se ele não é funcional.

É necessário que as empresas saibam que alinhar a funcionalidade com a estética é fundamental para conquistar clientes e potencializar vendas, uma vez que um site funcional é aquele onde a navegação acontece de maneira fluida, simples e sem complicações, o que deixa o cliente satisfeito na hora de realizar suas compras.

Vale lembrar que essa funcionalidade também pode ter um toque de personalidade de cada cliente, isto é, recomendações com base em suas últimas pesquisas, um cantinho para seus favoritos, além de barra de busca otimizada para facilitar a pesquisa dos itens que o cliente deseja em seu aplicativo ou site.

Quais os 3 pilares da arquitetura da informação que se deve considerar?

Absolutamente tudo deve ser pensado e devidamente organizado em uma plataforma construída com base na arquitetura da informação, mas você sabia que este conceito possui três pilares fundamentais para que a implementação seja feita com equilíbrio e de maneira assertiva?

O que é arquitetura da informação
Fonte/Reprodução: original

Confira quais são os três pilares fundamentais para que a arquitetura da informação traga efeitos positivos para os sites e aplicativos de uma empresa.

Conteúdo

A parte de conteúdo trata-se dos elementos visuais do site ou aplicativo que devem estar devidamente organizados, isso inclui imagens, gráficos, textos, vídeos, estruturas, sistemas de navegação e taxonomia, que são os nomes utilizados para denominação dos conteúdos de um site.

O ideal é que todos os elementos do site sejam de fácil acesso, facilitando a busca do cliente. E vale lembrar que os elementos visuais devem harmonizar com o site considerando as expectativas do cliente.

Contexto

O contexto deve oferecer um conteúdo relevante e compatível com o nicho da empresa. Isso significa que se a empresa é de roupas femininas, o conteúdo oferecido não pode ser de receitas, mas sim de calçados, acessórios e tudo que esteja relacionado ao mundo da moda, pois tem a ver com o nicho do site e dos consumidores da empresa.
O mesmo vale para as redes sociais, é necessário que se entenda a plataforma utilizada para que ela dê retorno, pois uma vez que o funcionamento das redes sociais utilizadas é entendido, seus seguidores podem se tornar clientes.

É importante ressaltar que todas as ferramentas disponibilizadas pelas plataformas devem ser utilizadas para engajar os seguidores, assim como os conteúdos publicados devem corresponder às necessidades daquele público, o que diferencia de rede para rede.

Usuário

O foco de seu site ou aplicativo deve ser direcionado ao que o cliente deseja, e ele deve encontrar o que deseja em seu site de maneira otimizada.

Isso significa que se uma empresa é especializada em sapatos, o consumidor buscará por modelos diferentes que podem ser femininos ou masculinos, para criança ou adulto, com cores, tamanhos e valores diferenciados.

Dessa forma, separar estes calçados por gênero (feminino, masculino, infantil) modelos (tamancos, sapatilhas, sapatos, chinelos, tênis), numeração, entre outros aspectos pode facilitar a vida do cliente ao navegar no site em buscar desses elementos.

A palavra-chave para alcançar esses objetivos de maneira assertiva é conhecer bem o perfil do cliente, que deve se alinhar com a persona da empresa e o público alvo ao qual ela se direciona.

Pois assim, os acessos e compras serão feitos por pessoas que estão dentro do perfil estipulado pela empresa, o que facilita as melhorias e experiências no site, aumentando a satisfação dos consumidores e potencializando as vendas.

Qualquer um pode implementar a arquitetura da informação?

Qualquer empresa que deseja dar uma elevada na qualidade de seu site ou aplicativo implementando a arquitetura da informação pode realizar essa mudança seguindo alguns passos.

Vale lembrar que ao oferecer ao cliente uma experiência diferenciada de navegação em um site, os níveis de satisfação, metas e resultados tendem a aumentar, além da vantagem competitiva frente aos concorrentes, uma vez que os consumidores terão esse toque a mais na hora de navegar pelo site.

Entre as dicas para implementar a arquitetura da informação no site de uma empresa está definir o objetivo do site, ou seja, qual será o tema principal dele.

O destaque também deve ser pensado, porém, nunca fugindo do objetivo, isto é se o site da empresa é sobre camisetas, é claro um especialista em tendências de moda pode dar algumas dicas de como usar as camisetas. Porém, este será um destaque secundário, uma vez que o foco do site ou aplicativo é vender camisetas.

Outro ponto importante é a organização do site, isso significa que se ele vende camisetas ele pode ser dividido da seguinte forma (o que irá facilitar a vida do cliente em sua busca): “camisetas > camisetas de manga > camisetas estampadas”. Dessa forma o cliente irá seguir o caminho que ele deseja dentro do site para achar o que está precisando.

Vale lembrar que a arquitetura da informação deve ser baseada nas necessidades do público alvo e na persona desenvolvida pela empresa, pois estas são aquelas pessoas às quais a empresa deseja vender, assim se basear nelas é de extrema importância.

A arquitetura da informação reúne em seu conceito diversas facilidades e vantagens para uma empresa, entre elas de proporcionar uma melhor experiência de navegação para os clientes em aplicativos e sites, chances de aumentar os ganhos e sair na frente dos concorrentes. Além de otimizar o tempo e ser mais assertivo na montagem do site que é realizada de maneira estratégica.

Portanto, investir na arquitetura da informação é uma opção assertiva de potencializar os negócios de uma empresa, e oferecer ao mercado sites e aplicativos cheios de praticidade e funcionalidade, favorecendo a satisfação dos clientes e sua experiência de compra.

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas