Técnicas de SEO: descubra como otimizar o seu site para os mecanismos de busca

A internet se tornou o centro de novas oportunidades profissionais e de reconhecimento, o que fez com que as pessoas buscassem aprender sobre técnicas de SEO. Com isso, os mecanismos de busca estão cada vez mais inteligentes para manter as pessoas entretidas dentro dos sites e entregar a melhor resposta para as perguntas feitas nas buscas.

Esse fato gerou necessidade nas pessoas em aprender mais sobre SEO, principalmente
as que desejam oferecer ou já oferecem algum serviço online. Apesar de citar o SEO como se funcionasse da mesma forma para todos os tipos de plataformas, não é bem assim.

Se você quer o seu conteúdo alcançando o máximo de pessoas e gerando engajamento, continue acompanhando o texto para descobrir como otimizar a sua página com as técnicas do SEO ideais!

Neste artigo, você poderá encontrar:

    O que é SEO?

    A sigla SEO corresponde a Search Engine Optimization. Em português, nos referimos como “otimização para mecanismos de busca”. Ele é utilizado por sites para alcançar as primeiras posições em uma busca orgânica.

    O que é SEO
    Fonte/Reprodução: original

    Leia também: Plataforma Guest Posts: a maior comunidade de SEO do Brasil! [Conheça 7 produtos de SEO em um único site]

    Sabe quando você vai até o Google, por exemplo, escreve algo no campo de busca, recebe os resultados e logo clica em uma das primeiras opções?

    Essa é a intenção de sites que produzem conteúdo de forma profissional, estar entre as três primeiras posições da página de resultados para obter mais cliques. Mas antes de saber os primeiros passos para conquistar esse resultado, vamos conhecer um pouco da história do SEO.

    Qual a história do SEO?

    Apesar de muitos conhecerem apenas o Google, existem vários buscadores na internet como: Yahoo Search, Bing, Ask e muitos outros. O primeiro era conhecido como Archie, depois veio o Wandex e Excite.

    A verdade é que as técnicas do SEO foram desenvolvidas ao longo tempo, devido à necessidade de organizar as páginas que eram criadas diariamente. Esse início se deu na época em que ainda era World Wide Web criada por Tim Berners-Lee, a qual era considerada um conjunto de documentos que estavam ligados através de URLs.

    Com o tempo, acumulou-se uma grande quantidade de páginas com diferentes informações. Por isso, foram criados os mecanismos de busca. E dessa forma, as páginas começaram a ser organizadas por ordem alfabética e assunto.
    No início, até funcionou, mas essa situação logo se tornou insustentável e, em 1998 o Google foi criado. A partir desse momento o resultado das pesquisas mudou. Agora, existia um avanço no qual teríamos um ranqueamento dos sites para sugerir as melhores respostas para perguntas feitas sobre um determinado assunto.

    As posições começaram a ser selecionadas ao fazer comparações entre os sites. Aqueles que recebiam mais referências eram vistos como os mais confiáveis. Nessa primeira fase da história do SEO, a estratégia aplicada era apenas fazer backlinks e colocar palavras-chave.

    Atualmente, esses dois fatores são bem importantes, mas já não são os únicos. À medida que a criação de sites se tornou popular, muitas pessoas utilizavam da maneira errada esse recurso, demandando novos formatos de organização ao longo dos anos.

    Por que usar o SEO?

    Existem vários motivos para você utilizar técnicas de SEO em seu site. Pode ser para vender mais em sua loja online, ter ganhos com anúncios exibidos em seu site, ter oportunidade de gerar renda com publipost, oferecer seu serviço ou indicar seu link de afiliado. Ao contrário do que pensam, o SEO não serve apenas para negócios online.

    Por que usar o SEO
    Fonte/Reprodução: original

    Leia também: 6 dicas para otimizar o SEO do seu site com a Plataforma Guest Posts!

    É possível criar um site de sua loja física e atrair pessoas para que elas se interessem a ponto de entrar em contato direto com seu negócio. E se você fizer uma boa apresentação e criar bons conteúdos, aumentará a chance de transformar essas pessoas em clientes.

    SEO: Como funcionam os motores de busca?

    Como dito na história do SEO, os motores de buscas avaliam a qualidade de cada site a partir da quantidade de links que ele tem, qualidade do conteúdo, consistência, experiência dos usuários e outros fatores.

    Qual a relação entre palavras-chave e seo?

    A palavra-chave dita por qual termo você deseja ser encontrado. Ela determina o assunto a ser abordado e também pode definir o valor que receberá ao exibir anúncios. Existem outras ferramentas que ajudam você a comparar as palavras que pode utilizar e ver qual é mais benéfica para você.

    Aliás, ela precisa ser intencional. Se você quer falar sobre um assunto, não pode ser muito abrangente. Prefira falar sobre um tópico mais específico.

    O que é o SEO on-page e o SEO off-page?

    SEO on-page é aquele feito em seu site. Já o SEO off-page são ações realizadas fora de seu site. Ambos possuem o intuito de subir suas páginas no ranking do Google.

    Quais as diferenças?

    No SEO on-page estão inclusos a escalabilidade, qualidade do conteúdo textual, palavras-chave, termos parecidos, título, URL, descrição, imagens de alta qualidade, links internos e featured snippets (posição zero). São todas as alterações que podem ser feitas dentro da página de seu site.

    Já o SEO off-page consiste em link building, guest post, redes sociais e se é citado por outros portais. Relativo ao que é feito sem estar no seu site, todas estratégias externas.

    Como faço para implementar o SEO?

    Implementar o SEO em seu site requer que algumas etapas sejam seguidas e alguns testes sejam realizados durante o percurso, até que dê o resultado desejado. O básico muitos já fazem, mas a consistência pode te dar maior vantagem em relação a outros.

    Pesquisa de palavras-chave

    Existem vários sites gratuitos para buscar palavras-chave para construir um bom texto. O Ubersuggest é um deles. Você pesquisa uma palavra ou mais, e ele te dá várias ideias de palavras-chave para você escolher. Além disso, o site te dá informações como: dificuldade de ranqueamento, palavras semelhantes, custo do CPC, quantidade de buscas e mais.

    É possível utilizar mais do que uma palavra para formar o título, isso se chama palavra-chave de cauda longa, o que pode ajudar muitos sites pequenos que ainda não conseguem disputar as posições com aqueles que estão bem estabelecidos no mercado. Essa é a sua oportunidade de crescer e conquistar audiência.

    Amigável a dispositivos móveis

    A estrutura do site em um computador possui um tamanho diferente de outros dispositivos móveis. O seu dever é verificar como ele aparece para seu visitante que navega pelo celular. Garanta que as dimensões sejam adequadas e torne-o fácil de ler.

    Um site com tamanho irregular e muito poluído pode assustar o seu público por não ser intuitivo e visualmente agradável. Isso prejudica a acessibilidade e não passa credibilidade.

    A quantidade de pessoas que fazem suas buscas através dos celulares aumentaram e, por isso, você deve ter um tema que se adeque a essa demanda. Caso contrário, perderá a chance de aumentar sua quantidade de acessos.

    Velocidade da página

    Não adianta ter um lindo tema, mas ele não ser veloz. É um dos fatores decisivos para ter resultados, pois o Google conta com a experiência do usuário. Imagine que o seu site demora mais de 12 segundos para abrir, a pessoa vai sair antes mesmo de abrir a página, o que é bem negativo.

    Preste atenção no peso das imagens utilizadas e na quantidade do uso de códigos. As imagens podem ser comprimidas e convertidas em formatos que são mais recomendados. Use o Pagespeed Insights para verificar a velocidade do seu site e começar a melhorar isso hoje.

    Autoridade

    A avaliação de um site inclui entender sobre qual assunto ele domina. Ou seja, quanto mais escrever sobre um assunto específico, mais relevância terá em comparação a outros, se alguém fizer uma busca sobre o tema.

    Por essa razão, é importante ter um nicho, assim o seu site atingirá pessoas realmente interessadas e poderá focar em termos parecidos para ganhar autoridade no tema.

    Lembre-se de sempre atualizar posts antigos, pois, com o tempo, perdem as primeiras posições para outros que mantêm a otimização atualizada.

    Links externos

    Links de outras pessoas que apontam para o seu geram autoridade. Logicamente, o Google entende que um site confiável não linkaria para outro que seja ruim. É comum se referirem a eles como backlinks. Uma vez que é utilizado do jeito certo, é bem-vindo dentro de sua estratégia de SEO.

    Deve ser utilizado de uma forma natural, sem parecer que o link ficou perdido no meio do texto. Ao escrever bons textos, você irá recebê-los de forma natural. Mas, se quiser acelerar o processo, você pode entrar em contato com outros sites parecidos com o seu e oferecer um guest post para ser postado no site da pessoa.

    Consequentemente, ambos saem no lucro. Você ganha um link externo e ele um conteúdo interessante pronto para ser postado.

    Lembre-se que precisa ser um site com domain e page authority. Essas características você pode checar com a extensão do Moz e basta buscar para ver que os sites mais bem ranqueados possuem isso em comum.

    Links internos

    Ao criar seu texto não esqueça de incluir o link de outras páginas já existentes. É desse modo que se cria links internos. Assim, você consegue levar o tráfego de pessoas de uma página para outra e fazer com que ela fique entretida em seu domínio.

    Essa ação do usuário de permanecer muito tempo e consumir vários conteúdos, confirma que o site tem boa acessibilidade e entrega o que as pessoas buscam. Saiba que eles também ajudam a melhorar a sua autoridade. Sempre que puder, pegue o link de páginas antigas e insira nos posts mais novos para levar mais força para aquela página.

    Metadados

    Esse termo se refere ao título e descrição de uma página. O título é a prévia do que irá abordar em seu texto. E a descrição é, basicamente, um breve resumo convidativo. É com esses metadados que o Google entende o que pode conter em sua página.

    Separe um tempo para criar seus títulos. Priorizar essa etapa é muito importante para ter certeza de elaborar um título bem chamativo para atrair cliques. Isso conta pontos para seu ranqueamento. Quanto mais cliques melhor.

    Os seus metadados devem conter, pelo menos uma vez, a sua palavra-chave. Utilize aquela que possui maior probabilidade de ranquear e que faz mais sentido com o seu texto. Não esqueça de inserir durante o texto e títulos.

    Alt text

    Conhecido como texto alternativo, é uma área disponibilizada para descrever brevemente a sua imagem. Durante a leitura de seu texto os robôs não conseguem detectar o que há nas imagens. Logo, você precisa ajudá-los. Esse alt text, pode ser uma frase relacionada e que possua a sua palavra-chave.

    Muitas pessoas focam apenas nas buscas por texto, mas temos que lembrar que é normal utilizarmos para buscar imagens e vídeos. Use essas oportunidades ao seu favor para ter mais acessos.

    3 dicas de técnicas para melhorar seu SEO

    Se você possui um site antigo, verifique os posts mais velhos para fazer a otimização deles. Não perca dinheiro e uma grande oportunidade de crescer seu negócio por falta de atualização. Esse é o primeiro passo.

    Segundo, planeje sobre o que irá escrever com antecedência. Desse jeito, vai conseguir criar conteúdo original, estruturado e utilizar as palavras-chave já pesquisadas com antecedência.

    Acompanhe outros grandes portais sobre SEO e seus concorrentes. Essa é a terceira dica para você saber o que vem mudando e que novas estratégias estão sendo implementadas a cada dia.

    Ainda esperando para começar a ranquear mais alto? Aplique já essas técnicas do SEO em seu site e veja o alcance da sua página ganhar novos patamares!

    © Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

    Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas