Como aumentar o tráfego orgânico do meu site grátis?

Aumentar o tráfego orgânico é um processo que exige a tomada de decisões assertivas para saber o que fazer e tornar o seu conteúdo um verdadeiro diferencial. Você precisa ter materiais que se destaquem e mudem a vida daqueles leitores para melhor, onde se sintam inspirados e interessados em ler mais do que é produzido por você.

Neste artigo, você entenderá tudo o que precisa para chegar ao topo e conquistar um número elevado de leitores e clientes assíduos.

O que é o tráfego orgânico?

Trata-se de todos os acessos conquistados através de uma pesquisa espontaneamente por parte dos leitores. Ou seja, você não faz o pagamento de anúncios no Google para manter o seu conteúdo exposto logo no topo, portanto, se o leitor te encontrou e quis acessar o seu material, significa que ele chegou por conta própria.

Claro, o tráfego orgânico não se restringe apenas ao mecanismo de busca, pois as pessoas podem te encontrar através das redes sociais, como o Facebook ou Instagram. Se você produz conteúdos para a plataforma do YouTube, tem a ciência de que as pessoas te encontrarão via uma busca específica sobre determinado tema.

O que é o tráfego orgânico
Fonte/Reprodução: original

Caso você concilie tanto os vídeos no seu site quanto a produção de conteúdos úteis, as chances de fazer com que as pessoas te encontrem, cresce. O Google tem preferência por recomendar sites mais interativos, que tenham vídeos ou imagens informacionais que agreguem conteúdo e forneçam autoridade e relevância.

Para aumentar o tráfego orgânico, você precisa fazer modificações em seus artigos e entender melhor o SEO a fim de usá-lo ao seu favor. A ferramenta permite ter resultados eficientes ao longo do seu trabalho, desde que utilizado de maneira adequada para que o Google te recomende a um número maior de pessoas.

Para que serve o tráfego orgânico?

Sua função é a de fazer com que o site receba acessos, mas sem ter que gastar dinheiro para isto. O diferencial é permitir que qualquer pessoa encontre o conteúdo todos os dias sempre que houver necessidade, porque se mantém ativo sem limite de tempo, como ocorre com o tráfego pago.

Neste caso, com o bom uso de palavras-chave e estruturação adequada, você consegue se manter no topo mesmo após 5 longos anos. No entanto, aumentar o tráfego orgânico exige que você tenha conhecimento em tudo o que for ser abordado a fim de proporcionar uma experiência única ao usuário que realiza a pesquisa.

Além disso, o seu diferencial ao tráfego pago é pelo fato de você não ter de se preocupar com novos anúncios. Este é um problema frequente a quem não tem preferência pelo método orgânico, porque tem a preferência por resultados imediatos que tragam as pessoas certas para se fazer negócios.

É necessário você conhecer também os demais tipos de tráfegos que existem, porque cada um tem características próprias. A seguir, você conhecerá mais alguns nomes que são parte da conquista de acessos online:

  • Tráfego direto: o usuário digita a sua URL manualmente;
  • Tráfego de referência: leitor clica no link posto no seu conteúdo e é enviado a outro site;
  • Tráfego social: redirecionamento do Facebook ao seu site.

Para aumentar o tráfego orgânico, você precisa conhecer estas práticas que trazem resultados positivos em pouco tempo. Investir também nas redes sociais é o significado de atingir um público maior e melhor, que está presente apenas em Facebook ou Instagram.

Qual a sua importância?

É conduzir o seu site ao ganho de visibilidade, notoriedade e fazê-lo crescer, se tornar relevante conforme o conteúdo criado. Para se fortalecer na internet, é fundamental trabalhar com materiais adequados com o que faz parte do seu nicho, ao invés de investir tempo em temas que não agregam ou que não sejam de sua dominância.

O tráfego orgânico é responsável por manter o conteúdo ativo e útil mesmo após dois anos, onde informações se modificaram. Você tem a possibilidade de fazer as devidas alterações a fim de melhorar e adequar ao público-alvo, possibilitando uma navegação completa e útil.

Qual a sua importância
Fonte/Reprodução: original

Para sites médios ou pequenos, que estão pouco tempo no mercado e querem crescer, investir mais no tráfego orgânico, no redirecionamento, backlinks e instigar o uso manual da sua URL é necessário.

É por motivos como estes que você precisa estudar as métricas de Search Engine Optimation (SEO), entender as regras do Google e se precaver para não oferecer conteúdos tidos como Spam e ser penalizado.

3 benefícios de se aumentar o tráfego orgânico

Atualmente, o fato de você aumentar este processo e melhorá-lo, trará benefícios que tornarão o seu site, de fato, útil. Todas as pessoas que fazem o acesso precisam encontrar os dados procurados e também a chance de pesquisar a fim de achar mais materiais atrativos.

Chances de chegar no topo de buscas

Para crescer e se tornar um poderoso destaque, é recorrente trabalhar com os conteúdos de qualidade que deixem o artigo completo, informacional e adequado ao leitor. Lembre que a Era do Cliente exige muito mais dos criadores presentes na web, onde o linguajar deve ser simples e prático.

Recomendação do Google

Quando os leitores acessam o seu site manualmente ou porque te encontraram no Google. E, através de conteúdos de qualidade e úteis, passam mais tempo consumindo o seu material, o buscador entende que elas gostaram. Dessa forma, ocorrerá a recomendação porque aquele material tem a sua relevância e demonstra autoridade.

Fidelização de clientes

A partir do momento que você trabalha para crescer e se tornar um destaque no ramo escolhido, a sua intenção é a de fidelizar clientes e leitores, certo? Neste caso, para se destacar é preferível aumentar o tráfego orgânico a fim de torná-los fiéis ao seu trabalho e consumir o que é apresentado no seu site.

10 dicas para aumentar o tráfego orgânico

Para chegar a um número maior de pessoas, deixá-las interessadas pelo que você tem a oferecer e gerar aumento de vendas, é necessário entender algumas métricas para isto. Assim, veja algumas dicas, para seguir o melhor caminho, crescer e ser o maior destaque do seu nicho:

Invista no SEO

Como primeira dica, há o SEO que é uma ferramenta necessária para conseguir crescer organicamente. É por intermédio de suas características que a sua página ranqueia e atinge um número elevado de possíveis novos leitores ou futuros clientes.

Aumentar o tráfego orgânico exige adequação dos artigos ao formato da ferramenta, pois é através dela que o Google o divulgará às pessoas, desde que dentro das exigências. Não é possível produzir conteúdos, por exemplo, que não sigam as regras estabelecidas pelo buscador, porque trará problemas de penalizações severas.

Atualmente, o Google se tornou muito mais exigente na hora de ranquear as páginas e, se a sua não estiver dentro dos conformes, as chances de se destacar diminuem. Abaixo, você verá o que pode usar ou não no SEO:

  • Palavra-chave: para textos de 1.200 até 12. Artigos de 1.800, preferível ter a mesma quantidade ou até 16;
  • Conteúdo do texto: seja preciso e conheça muito bem o tema;
  • Backlinks: faça o uso de links internos ou externos;
  • Meta Descrição: descreva o conteúdo em até 160 caracteres e apresenta uma breve solução ao problema;
  • Cuidado com excessos: uso de muitas palavras-chave é significado de spam ao Google;
  • Escolha a keyword certa.

Para aumentar o tráfego orgânico, você deve investir mais em cada característica citada acima para obter sucesso e não ter perdas significativas. Mantenha sempre o controle de KW, pois o excesso ou a falta dele se tornam problemáticas.

Linguagem do texto

Quando você tem um site e um conteúdo pré-definido, precisa compreender qual o melhor tipo de linguagem que se adéqua ao seu futuro público. Não adianta usar diálogos muito formais porque nem todas as pessoas entenderão o que você quer dizer. Portanto, o método informal é sempre o mais recomendado a fim de criar uma conexão maior e melhor com o leitor.

Além disso, para aumentar o tráfego orgânico, é necessário conhecer direito o seu público e saber desde a idade, sexo, classe social, preferências, qual a profissão e a região que vive. Cada área do Brasil se modifica na maneira de dialogar, portanto, quanto mais simples for a linguagem do texto, melhor para todos os leitores.

Trabalhe com vídeos

Você já sentou com a sua equipe para conversar sobre conteúdos mais dinâmicos e interativos? Se a resposta for não, comece a levar este processo para as reuniões com frequência. Explicite ao time a necessidade de criar vídeos originais, bem dialogais, que façam a pessoa entender melhor o que é aquele conteúdo escrito no seu site ou blog.

A edição precisa ser robusta para trazer, de fato, qualidade e fazer com que o seu leitor e, agora, ouvinte, se interessem em escutar tudo o que tem a ser dito. Para isto, é recomendável escolher sempre por colaboradores capacitados, que tenham facilidade em falar frente às câmeras e funcionários que atuam no ramo de design ou edição.

Texto audível

Neste caso, os textos audíveis são todos os que tem disponível a opção de ouvir ao invés de assistir, como se fosse um reprodutor de música. O seu leitor clica na opção e enquanto faz as tarefas domésticas, pesquisa mais dados pelo Google ou se está com as mãos ocupadas, consegue escutar sem ter que ler.

Hoje em dia, muitas pessoas têm a preferência por ouvir ao invés de parar alguns minutos para realizar a leitura. Há quem tenha facilidade em interpretar o que é explicado apenas com o áudio.

Investir neste processo trará ótimos resultados porque faz a pessoa ficar mais tempo no seu site, logo, mais chances de ser recomendado e subir posições no ranqueamento.

Infográficos ou imagens

O uso de imagens e infográficos são necessários para explicar determinadas informações de maneira lúdica e simples. A pessoa deve bater o olho nas cores e letras, fazer a leitura e compreender o que o seu conteúdo quer dizer, porém, para instigá-los a ler, crie a sensação de curiosidade.

E-books grátis

Para conquistar o contato dos leitores e tê-los armazenados para conseguir entrar em contato, oferecer dados úteis ou produtos com desconto, forneça os e-books. Tudo o que deve ser feito é, ao final da leitura, solicitar que seja preenchido um pequeno cadastro com nome e e-mail a fim de enviar o material.

Trabalhe com bons títulos

Você já percebeu que no Google, todos os sites aparecem com um título mantido em azul? Ele faz parte de uma estratégia para crescer na internet, o que também faz com que as pessoas encontrem o conteúdo necessário para tirarem as suas respectivas dúvidas.

Se você quer aumentar o tráfego orgânico, precisa escolher títulos adequados, que sejam curtos, mas intuitivos e que contenha a dúvida do usuário. É neste processo que entrará o uso de SEO. Portanto, a definição do primeiro heading e de palavras-chave é necessário para ser encontrado.

Transmita autoridade

Em todos os seus conteúdos é necessário passar ao leitor que você tem plena autoridade sobre tudo o que é dito no artigo. Se você domina as informações, sabe como transmitir a mensagem certa às pessoas adequadas, o que faz diferença e permite que os leitores sintam confiança de ler os seus artigos.

Use as redes sociais

Todas as mídias sociais estão ativas para tornar a rotina das pessoas mais agradável, onde permitem que você consiga divulgar o seu material a elas. Dessa forma, investir mais na divulgação dos links ou usar posts breves, para ter um alcance maior e melhor, as chances de obter o tráfego orgânico adequado cresce.

Crie novos tipos de conteúdos

Atualmente, as pessoas têm uma urgência para chegar ao trabalho e sair de casa, certo? Reunir a sua equipe para criar estratégias na criação de diversos conteúdos fará diferença. Ou seja, a criação de podcasts onde se coloca o conteúdo no Spotify, por exemplo, faz com que novas pessoas encontrem o seu material para ouvir ou ler.

Aumentar o tráfego orgânico não é um processo complicado, mas necessita de atenção e cuidado na hora de fazer a criação de conteúdo. O seu time e você precisa entender o que cada pessoa busca a fim de proporcionar a elas todo o material correto, com eficiência e organização, onde se agiliza a leitura e a mantém entretida por meio de podcasts ou apenas vídeos.

Bônus: Plataforma Guest Posts

A Plataforma Guest Posts se destaca como uma das mais completas e robustas disponíveis no mercado, oferecendo uma ampla gama de recursos que se adequam às suas necessidades específicas. Vamos explorar alguns dos principais recursos que a plataforma oferece:

  1. Troca de guest posts: Com a Plataforma Guest Posts, você poderá encontrar diversos sites relevantes para a troca de guest posts. Essa prática permite que você publique conteúdo valioso em outros sites, ganhando exposição para o seu próprio site e obtendo valiosos backlinks.
  2. Compra de backlinks: Além da troca de guest posts, a plataforma oferece a possibilidade de adquirir backlinks de qualidade. Essa opção é ideal para impulsionar a autoridade do seu site e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.
  3. Receber propostas de guest posts (Inviteposts): A Plataforma Guest Posts também permite que outros sites enviem propostas para publicar conteúdo em seu site. Isso abre portas para novas parcerias e colaborações, aumentando ainda mais a sua visibilidade online.
  4. Troca de links: Além de guest posts, a plataforma possibilita a troca de links diretos com outros sites relevantes. Essa prática contribui para fortalecer a estrutura de links do seu site e melhorar sua autoridade.
  5. Backlinks públicos: Através da plataforma, você terá acesso a uma extensa lista de backlinks públicos, que podem ser uma excelente fonte de referência para o seu site. Esses backlinks já estão disponíveis para serem adquiridos ou trocados, facilitando o processo de ampliação da sua rede de links.
  6. Monitoramento de site: A Plataforma Guest Posts oferece recursos de monitoramento do desempenho do seu site. Você poderá acompanhar métricas importantes, identificar melhorias e tomar ações para otimizar o seu site.
  7. Monitoramento de backlinks e texto âncora: Além do monitoramento geral do site, você terá acesso a informações detalhadas sobre os seus backlinks e os textos âncora utilizados. Isso permitirá uma análise precisa da qualidade e relevância dos links que apontam para o seu site.
  8. Rede de afiliados e muito mais: A plataforma também oferece uma rede de afiliados, possibilitando parcerias estratégicas e a ampliação do alcance do seu site.

Como vimos, a Plataforma Guest Posts é uma ferramenta poderosa que irá impulsionar a sua estratégia de SEO de forma significativa. Com recursos variados e uma vasta lista de sites relevantes, você poderá expandir o seu alcance, obter backlinks valiosos e melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa do Google.

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