10 Estratégias para Aumentar Seguidores no Instagram em 2024

Aumentar seguidores no Instagram é o objetivo mais cobiçado pelos usuários da plataforma. Criada em outubro de 2010, a rede social cresceu muito nos últimos tempos com o desenvolvimento das tecnologias para transmissão de informações cada vez melhores.

Pelo fato do Instagram ser uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, muitos negócios precisam compreendê-la. Conforme o crescimento de usuários se deu, um grande número de vendas através da rede começou a acontecer e continua a apresentar tendência de crescimento. Não é à toa que existem até negócios que funcionam quase completamente através do Instagram.

Portanto, além da oportunidade de negociar com mais clientes do mundo inteiro, é possível encontrar diversas parcerias presentes na rede. Para saber como aproveitar esses pontos e, dessa forma, aumentar seguidores no Instagram, confira o raciocínio que nós da Guest Posts organizamos neste artigo!

As 10 melhores estratégias para aumentar seguidores no Instagram em 2024

Para aumentar seguidores no Instagram é crucial que você planeje toda a sua atividade na rede de uma maneira que incentive mais usuários a conhecerem e permanecerem no seu perfil.

As 10 melhores estratégias para aumentar seguidores no Instagram em 2023
Fonte/Reprodução: original

Com base nessa ideia, separamos as 10 principais estratégias que auxiliam na obtenção desse contexto!

Conteúdo relevante

A produção de conteúdo relevante garante que os seus usuários gostem das suas postagens e possam fazer uso delas em outros momentos importantes do dia. Através disso, garante-se um público mais engajado e que te vê como autoridade.

Para produzir os melhores conteúdos, é preciso que você compreenda todos os formatos que a plataforma disponibiliza e entender como funciona o seu perfil. Logo, aprofunde-se a respeito dos Reels, postagens comuns, stories e entenda detalhes de cada um desses modelos para fazer cada um de seus conteúdos retirar os melhores resultados possíveis.

Um ponto válido para você produzir conteúdos relevantes é utilizar bem as tags porque elas permitem que usuários interessados cheguem ao seu perfil. Com isso, além de obter mais seguidores, é possível atrair mais pessoas interessadas, fator esse que vai se refletir nos resultados do perfil.

Poste em horários estratégicos

Observar e postar conteúdos nos horários de maiores números de acessos é muito importante para aumentar as visualizações de seu Instagram. Assim, é interessante que você pesquise e compreenda no seu perfil quais são os horários de maior acesso.

Conhecer os melhores horários para postar também fornece um bom controle da sua rotina de trabalho. Como administrar o tempo é uma das maiores dificuldades para os negócios que utilizam o Instagram, a definição de horários ajuda bastante a organizar e otimizar o uso da plataforma e, desse modo, ajuda na otimização da rotina dos cuidadores da rede.

Faça postagens diárias

Perfis que fazem postagens constantes são mais valorizados pelo Instagram e tendem a ser mais recomendados. Além disso, a postagem diária te ajuda muito a treinar a produção de mais conteúdos e a entender mais sobre a rede, o que permite a formação de estratégias melhores.

No entanto, se o seu negócio está no começo é bastante difícil colocar conteúdo de qualidade diariamente. Para solucionar esse problema temporariamente, escolha determinados dias para as postagens.

A partir desse ato, tanto é possível não tomar tantos prejuízos com a falta de conteúdo diário, como também observar o comportamento de seus seguidores e ver quais são os conteúdos que eles mais valorizam. Após esse período, inicie o mais rápido possível a produção diária com base nos dados coletados e no avanço profissional.

Explore bem os Stories

Os Stories são ótimas oportunidades de oferecer um conteúdo rápido e interessante para os seus seguidores. Além disso, essa é uma ótima forma do usuário que não te conhece entender o seu perfil e decidir se quer receber postagens suas. Portanto, reter o público na sua conta é o principal benefício dessa estratégia.

Além disso, os stories são ótimos aliados para informar os seguidores a respeito de notícias urgentes a respeito daquele perfil. Coisas como promoções relâmpago, divulgação de outras contas de maneira rápida e sessões de interação com seguidores são exemplos de uso inteligente dos stories.

Entenda qual é a forma de falar com seu público

Tão importante quanto a produção de conteúdo é conhecer o modo de se comunicar com seu público. Esse conhecimento diz respeito como as conversas com os usuários devem ser feitas e também informa quais os conteúdos com maiores chances de renderem bons resultados.

Para isso, você pode definir a persona do seu Instagram através dos dados observados em um determinado período. A partir disso, será possível se comunicar de maneira promissora para a maior parte de seu público.

Uma boa forma de realizar isso é investir em práticas como sorteios em seu perfil. Além de incentivar bastante o engajamento das pessoas com seu conteúdo, você conhecerá quais são as características em comum daqueles que curtem sua conta. Lembre-se de que é necessário buscar prêmios interessantes através de boas pesquisas a fim de garantir um bom sorteio.

Estude os seus concorrentes

Saber como os concorrentes atuam é de extrema importância para ter conhecimento de como eles divulgam o mesmo conteúdo do seu empreendimento. Além disso, é possível comparar resultados com técnicas interessantes a exemplo do benchmarking e, desse modo, possibilitar uma análise mais precisa de dados.

A partir desse estudo, é possível aprender bastante sobre as maneiras de lidar com a sua conta e ter a chance de observar quais são as falhas dos concorrentes para assim oferecer a solução no seu próprio perfil. Dessa forma, a captação de seguidores se torna maior e mais natural.

Caso o seu perfil do Instagram seja novo, por exemplo, o estudo da concorrência se torna mais importante ainda para você ter uma boa base de como atuar na rede. No entanto, fique atento para não copiar o estilo do seu concorrente e ter problemas como plágio, má interpretação da plataforma e dos usuários, dentre diversos outros.

Interprete bem as métricas

Interpretar bem as métricas do Instagram como números de curtidas, visualizações de vídeo e outras que dizem respeito ao seu conteúdo vão determinar quais são os conteúdos que seus seguidores mais gostaram.

A partir desses dados, você pode investir mais na produção das postagens que mais renderam resultados e entender quais os motivos deles satisfazerem a necessidade dos seus seguidores. Todas essas informações são essenciais para compreender outros pontos importantes como o tipo de público de seu negócio, a forma de se comunicar melhor com ele e quais são os próximos desafios do perfil.

Utilize bem as caixinhas de pergunta

As caixas de pergunta são excelentes estratégias porque promovem a sua interação com seu público. Dessa forma, vocês conseguem formar vínculos melhores e a tendência de resultados positivos cresce bastante.

Um exemplo do funcionamento dessa estratégia são os perfis que produzem cursos de determinadas áreas. É muito comum que eles abram caixa de perguntas pedindo que as pessoas deixem dúvidas.

Isso serve tanto para auxiliar os alunos já inscritos, fator que fortalece os vínculos entre os consumidores, como também para solucionar dúvidas de outras pessoas que desconhecem aquele negócio. Este último ponto implica diretamente no aumento de chances da obtenção de novos clientes devido aquela oportunidade de mostrar que aquele perfil é autoridade no assunto de interesse do usuário.

Invista em parcerias promissoras

Buscar parcerias com outras contas bem conhecidas na rede auxilia muito a aumentar seguidores no Instagram devido ao poder de influência que os perfis já consolidados possuem. Através disso, você pode entrar em contato com os influencers que produzem conteúdos relacionados ao seu perfil e acertar um acordo para ser realizada a postagem de divulgação.

Outra vantagem das parcerias é a troca de experiências. Principalmente se o seu perfil for mais novo, entrar em contato com influenciadores já experientes do mercado pode oferecer diversos aprendizados sobre a plataforma juntamente com as vantagens da divulgação que eles propõem.

Essa é, inclusive, a proposta da parceria de backlinks que a plataforma Guest Posts oferece. Caso o seu negócio marque presença em outros endereços, ele apresentará uma maior tendência de crescimento devido ao aumento do público consumidor.

Evite a compra de lista de seguidores

A não compra das listas de seguidores é uma estratégia que pode ser mais interpretada como um conselho. Além da prática não trazer pessoas engajadas com seu conteúdo, o que implica em um baixíssimo aproveitamento da quantidade de pessoas seguindo o perfil, as listas de seguidores prontas não garantem o interesse delas em seu conteúdo.

Isso pode causar problemas como a maior parte dos seus seguidores se tornarem haters de seu perfil. Com muitas falas negativas a respeito de sua conta, o seu negócio tende a ficar mal visto pelas novas pessoas que o conhecem e, portanto, diminui as chances de sucesso na rede.

A quantidade de seguidores é extremamente importante, mas eles precisam ser de qualidade, logo, não é difícil observar contas com tantos números de pessoas, mas com uma taxa muito baixa de engajamento. Por isso, muita atenção para este último ponto estratégico para que você possa aumentar seguidores no Instagram da melhor forma.

Como algoritmos e tendências no Instagram estão mudando?

Os algoritmos atuam em conjunto para personalizar a experiência do usuário. Atualmente, são 4 determinados para cada tipo de postagem (explorar, Reels, feed e stories) e após cada um realizar sua análise, os dados são somados e formam a ordem de aparecimento dos conteúdos.

A principal ideia dos algoritmos é obter o maior engajamento de cada usuário. Por isso, ele sofre mudanças de acordo com os conteúdos que a pessoa interage, já que a rede monta o feed do usuário com base no que ele curte, comenta e derivados. Vale ressaltar que as alterações técnicas na plataforma também impactam diretamente no funcionamento dos algoritmos.

Como algoritmos e tendências no Instagram estão mudando
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Quando se pensa nas tendências do Instagram, nota-se que elas sofrem diversas mudanças perante o contexto que as pessoas e a rede social vivem na atualidade. Conteúdos mais curtos, por exemplo, se tornaram uma grande tendência devido ao avanço de outras plataformas como TikTok, fator esse que obrigou o Instagram a criar o Reels para competir com a presença de público.

Portanto, compreenda que as tendências costumam mudar conforme o contexto dos usuários. Dessa forma, será possível o seu negócio julgar com mais facilidade quais são os conteúdos que mais possuem probabilidade de render bons resultados.

Qual o papel do Link Building?

O link building tem importante papel de referenciar o seu negócio em locais promissores na web. Para o caso do Instagram, a ideia é de divulgar o perfil em outros pontos estratégicos que atraiam mais seguidores interessados no conteúdo disponibilizado pelo seu negócio.

Caso você tenha um perfil de loja pelo Instagram, por exemplo, utilizar as estratégias de link building pode garantir a divulgação de sua conta em outros sites relevantes. Isso é essencial para colher alguns pontos importantes como:

  • Aumentar o tráfego;
  • Melhorar o SEO;
  • Maior alcance.

Com toda essa importância, nota-se que é preciso buscar formas eficientes de fortalecer sua estratégia de link building. A melhor forma de fazer isso é com a plataforma Guest Posts, já que além de simplificarmos todo o processo da composição de um post desse tipo, nossa plataforma oferece todo o suporte necessário para as negociações necessárias.

Como a plataforma Guest Posts pode ajudar?

A plataforma Guest Posts foi criada e organizada para mediar todo o processo de relação entre os usuários e a partir dela formar parcerias de backlinks consistentes. Dentre as ferramentas que nos permitem oferecer toda essa qualidade podemos citar:

  • Plágio checker;
  • Guest Posts;
  • Invite Posts;
  • Indicadores;
  • Domínios expirados;
  • Monitoramento de links.

Cada um desses itens da lista proporciona que o usuário da Guest Posts possa aproveitar o máximo possível do funcionamento da plataforma e colher diversas vantagens para o crescimento do empreendimento. Já são mais de 7 mil sites cadastrados e mais de 18 mil Guest Posts publicados para os mais variados objetivos.

Logo, você pôde conferir as 10 estratégias para aumentar seguidores no Instagram e agora tem total noção de como tratar a rede social durante um bom período. Some os conhecimentos obtidos com o uso da plataforma Guest Posts para obter diversas parcerias de backlinks e a partir disso proporcione ao seu negócio o crescimento tão sonhado e merecido.

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