Como Criar um Plano de Link Building com Análise SWOT

Existem diversos tipos de análises de desempenho que podem ser aplicados para uma estratégia de link building, uma delas é a análise SWOT que já é muito conhecida no nicho corporativo. Esse tipo de análise visa identificar os pontos fortes e fracos de uma estratégia e processo, e conseguir usufruir ao máximo de suas qualidades além de mitigar suas falhas.

Esta é a análise ideal se você quer rendimento em seu link building e demais estratégias de SEO, e podem fazer total diferença na hora de entender como funciona o processo e o que pode ser melhorado, aprimorado, mudado ou até mesmo descartado. Esse planejamento estratégico irá transformar para sempre o desempenho do seu SEO e demais processos para maior rendimento do seu site.

O que é a Análise SWOT?

‌A análise SWOT é um tipo de planejamento estratégico que pode ser aplicada para diversos contextos. Na verdade, podemos até mesmo chamá-la de planejamento universal, pois independente do processo, essa análise pode trazer a solução. SWOT se trata de uma sigla cuja cada letra significa um termo importante em inglês:

  • S – Strengths: Forças;
  • W – Weaknesses: Fraquezas;
  • O – Opportunities: Oportunidades;
  • T – Threats: Ameaças.

Como podemos ver, esta análise permite uma perspectiva completa do que pode acontecer com seu processo, que no caso é o link building. Com esse conceito é possível entender todo o seu link building, ter uma perspectiva completa do contexto onde se aplica, quais são os seus pontos fracos, fortes e o que pode fazer para melhorá-los.

O que é a Análise SWOT
Fonte/Reprodução: original

A estratégia fornece ao mesmo tempo diagnóstico e solução para boa parte dos problemas, e uma vez que você dominar seus fundamentos estará apto para desenvolvê-la em outras aplicações. Esse método de análise é tão prestigiado que, no Brasil, recebeu o apelido carinhoso de “Análise FOFA”: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

Brincadeiras a parte, o objetivo da aplicação da análise SWOT, ou FOFA, é sempre o mesmo: elencar os pontos fortes do seu processo de sua estratégia e fortalecê-los, enquanto os pontos mais fracos são diminuídos ou sanados. As ameaças também são identificadas e métodos de defesa são criados para retirá-las de cena.

Como aplicar a análise SWOT no link building?

Como qualquer processo, o link building também pode receber esse olhar estratégico da análise SWOT, afinal, ele também tem seus pontos fortes, fraquezas e ameaças. É necessário identificar as oportunidades para melhorar o link building e com isso conseguir melhores meios de aplicá-lo e ter bons links de sucesso.

Veja abaixo quais os pontos que devem ser evidenciados em sua estratégia SWOT aplicada à construção de links, como é importante para que seus backlinks se tornem eficientes e seu site conquiste prestígio, ranqueamento e autoridade. Fortaleça seu conteúdo com um pensamento e análise estratégica!

Forças

A força de um processo de construção de backlinks é o ponto forte que esse tipo de projeto pode trazer para seu site e também uma facilidade envolvida na própria conquista de bons backlinks. Com o pensamento SWOT o primeiro passo é saber elencar quais são essas forças para desenvolvê-las ao máximo.

  • Melhora o SEO;
  • Aumenta o tráfego orgânico;
  • Podem ser gratuitos;
  • Há diversas ferramentas para conseguir backlinks;
  • Permite parcerias no mercado;
  • Podem ser realizados com relativa facilidade;
  • Há pessoas interessadas no processo.

Essas são algumas das forças associadas ao processo de link building e você e seu domínio podem se aproveitar de todas elas! Esses pontos fortes devem ser evidenciados para maiores ganhos, visualizar esses benefícios estimula a busca pela criação de linkagens externas e como inspiram a utilização do link building para seu site.

Por exemplo, há diversas ferramentas e plataformas disponíveis para criar e monitorar backlinks. O próprio Google oferece esse serviço por meio do Google Search Console. Mas se você procura mais facilidade para conquistar linkagens externas, então precisa conhecer a plataforma Guest Posts.

Esta é a primeira plataforma brasileira dedicada especialmente ao processo de guest posts, que nada mais é do que artigos escritos por convidados – ou a convite – em sites de terceiros. Assim, seu próprio domínio é citado no site do parceiro escrito por você. É uma forma muito eficaz de conseguir backlinks orgânicos, aumentar o tráfego e também o SEO para o seu site.

Além disso, a estratégia de guest post permite um ganho mútuo para todos os envolvidos, o que a torna ainda mais especial para ser utilizada em uma estratégia eficaz de link building. A plataforma Guest Posts é ideal para enriquecer sua análise SWOT aplicada ao link building, afinal, com ela é possível:

  • Conquistar backlinks de maneira gratuita;
  • Analisar o desempenho e os pontos fortes de cada parceiro;
  • Convidar produtores de conteúdo para postar seus artigos;
  • Oferece métricas para análise de seus backlinks.

Tudo isso em um só lugar, de maneira prática e fácil. Vale a pena trazer para sua estratégia SEO e de link building todos esses benefícios que são oferecidos pela plataforma Guest Posts. Aplique em sua empresa todas essas ferramentas e veja o ganho em SEO para seu site. Navegue no site da plataforma e conheça todos seus recursos.

Fraquezas

E não é só de pontos fortes que vive um processo. Há também fraquezas que devem ser consideradas e no caso do link building infelizmente há inúmeros pontos fracos. Estudar essas fraquezas e entendê-las é um sinal de maturidade e responsabilidade. E entre os principais pontos que devem ser levados em conta estão:

  • Backlinks quebrados;
  • Backlinks que não oferecem resultados;
  • Linkagens com péssimo desempenho;
  • Parcerias que não são interessantes;
  • Tráfego artificial.

Todas essas são fraquezas que podem existir em um processo de link building e a análise SWOT permite que você se esquive e evite cada uma delas ao máximo. Todas essas fraquezas podem ser prejudiciais para o ranqueamento do seu site e para uma estratégia SEO.

Buscadores como o Google utilizam algoritmos inteligentes, bots que analisam cada backlink e podem identificar se o mesmo é artificial ou se está em sites que não trazem ranqueamento para sua página e, com isso, podem diminuir o seu próprio ranqueamento nas pesquisas. Por isso, evite ao máximo todas essas fraquezas.

Oportunidades

Oportunidades estão sempre a bater na porta para uma estratégia de link building e por meio da análise SWOT você pode identificar as melhores e aproveitá-las ao máximo. No caso do link building, o que não falta é volume de oportunidades na internet, afinal, estamos falando de um campo imenso com centenas de bilhões de sites:

  • Links quebrados;
  • Parceiros de conteúdo;
  • Guest Posts;
  • Ferramentas para linkagem externa.

Essas são algumas das oportunidades que surgem no dia a dia de uma estratégia de link building. E entre elas, há também a plataforma Guest Posts que oferece oportunidades de artigos em sites de parceiros grandes para você. O catálogo da empresa é recheado de oportunidades interessantes que farão a diferença para o SEO de seu site.

Ameaças

E por fim temos algumas ameaças. No caso do link building, este é um ponto que felizmente não oferece tantos perigos reais para o processo, o que é muito mais uma questão de evitar certas ações que podem prejudicar consideravelmente o SEO do seu site. Já demos exemplos de links que não funcionam e com péssimo desempenho.

Além disso, não faça parcerias com qualquer um que encontra no mercado. Pense bem antes de disponibilizar seus artigos, estude o parceiro e veja se vale a pena estar vinculado de algum modo ao seu conteúdo. Para evitar transtornos, considere concentrar suas ações na Guest Posts, pois a plataforma é uma defesa e tanto para não cair em furadas na hora de realizar guest posts e linkagens externas.

Quais as métricas oferecidas pela plataforma Guest Posts?

E não só isso, a Guest Posts oferece métricas específicas para que você faça seus backlinks e não perca de vista o desempenho de sua linkagem. Essas métricas auxiliam a ter uma perspectiva sobre como o tráfego de sua empresa pode crescer de maneira orgânica, sempre com responsabilidade e parcerias interessantes.

Backlinks podem funcionar ou não e por isso é sempre necessário escolher a dedo seus parceiros. No caso da Guest Posts todo processo de escolha é mais fácil, afinal os membros da plataforma são verificados pela ferramenta, acompanhados pelas métricas e a própria empresa age como intermediadora caso haja qualquer problema. Entre as principais métricas oferecidas pela Guest Posts, estão:

  • PA;
  • DA;
  • DR
  • UR;
  • SS;
  • ND;
  • BL
  • TO;
  • NL.

Todas essas métricas são fundamentais para ter um melhor controle sobre seu backlink, entender o que está ou não dando certo no mercado e com isso buscar melhores oportunidades na próxima vez. São formas de acompanhar linkagens externas que garantem muito mais controle para sua estratégia e uma perspectiva mais completa do SEO.

Como elas podem fortalecer seu plano?

As métricas são fundamentais para colocar uma análise SWOT em ação. Quando falamos sobre cada ponto da SWOT abordamos o assunto de maneira geral, sobre como funciona em todo o processo de link building. No entanto, há de ser necessário muitas vezes levantar esse mesmo problema em nível individual.

Quais são as forças, fraquezas, oportunidades e até mesmo ameaças trazidas por aquele backlink específico, ou por aquele parceiro em especial? A única maneira de entender melhor esse ponto é utilizar a métrica e com isso conseguir verificar cada link e parceiro de maneira isolada.

Exemplo prático de um plano de Link Building utilizando a Análise SWOT

A análise SWOT está aqui para ser utilizada e por isso mostraremos um exemplo prático do uso da SWOT aplicada ao link building. A começar pelas forças, este é o principal aspecto desse processo e da criação de backlinks. Aqui a análise SWOT busca potencializar as forças e evidenciá-las por meio de parcerias interessantes no mercado.

Já as fraquezas também devem ser diminuídas e por isso uma série de defesas são construídas em sua empresa. Não é qualquer parceiro que é aceito, se necessário há uma busca mais profunda por uma ferramenta de links, como a Guest Posts, e cada linkagem é analisada de perto por meio das métricas mencionadas.

Exemplo prático de um plano de Link Building utilizando a Análise SWOT
Fonte/Reprodução: original

O conceito de oportunidade é mais simples de entender e se caracteriza pelo aproveitamento das oportunidades que surgem na hora de montar seus backlinks. Aqui, ao contrário do campo das fraquezas, as parcerias são buscadas – mas, claro, apenas boas parcerias. Links quebrados em sites de terceiros são estudados, novos parceiros são abordados e com isso backlinks criados.

E por fim, temos o conceito de ameaças, que são perigos reais à sua estratégia de link building. Elas devem ser combatidas e tiradas de cena o mais rápido possível. A principal ameaça aqui se refere aos links de parceiros suspeitos ou que geram nenhum resultado. Esses são evitados ao máximo, e se por engano forem aceitos, logo são retirados e desvinculados de seu site.

Veja como é fácil e eficiente aplicar a análise SWOT em sua estratégia de backlinks! Com esse tipo de planejamento você terá mais eficiência em conquistar o SEO que sempre sonhou para sua página! Não deixe de investir nesse aspecto e crescer cada vez mais no mercado digital com a ajuda da Guest Posts!

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