Backlinks de autoridade: como conseguir links de sites respeitados

Você sabe o que são backlinks de autoridade? A definição não é por acaso, visto que a principal função de backlinks é conquistar respeito tanto na internet quanto nos buscadores mais utilizados na rede, como o próprio Google.

Um site com autoridade ganha duas vantagens: tem mais respeito pelo seu público e por quem consome o assunto do qual a página trata e também é recomendado como uma opção confiável pelos buscadores.

Mas o grande problema é como conseguir bons backlinks de autoridade, aqueles que farão a diferença para seu site. Não é qualquer um que funciona, é preciso selecioná-los, e no caso dos backlinks, muitos não valem tanto a menção feita ao seu site, mas, sim, quem está mencionando e em que contexto.

Portanto, fique com nosso artigo para aprender tudo sobre backlinks. Conheça como eles funcionam e qual a melhor maneira de fazer uso dessa estratégia.

O que são os backlinks de autoridade?

Antes de analisar como conseguir bons backlinks, é necessário esclarecer do que se trata esse tipo de link.

Backlinks funcionam como um tipo de linkagem feita em uma página que leva para outro endereço. No caso, quando falamos de backlinks para o seu site, falamos de links de uma página terceira que criam uma conexão para o seu portal em um determinado contexto.

O que são os backlinks de autoridade
Fonte/Reprodução: original

Essa prática é feita de diversas formas e todas são consideradas backlinks de alguma maneira, mas acrescentam dinamismo ao trabalho. Por exemplo, sua página pode ser mencionada nos seguintes contextos:

  • Como um bom conteúdo: A página parceira pode se aproveitar do conteúdo da sua página e te mencionar como uma autoridade no assunto;
  • Como parceira: Existem diversas parcerias na internet e é comum que páginas parceiras mencionem umas às outras;
  • Como uma marca: Caso sua página seja de um produto ou marca, ela pode ser mencionada comercialmente;
  • Como referência: Essa é uma prática muito utilizada por sites de notícias, por exemplo, onde uma notícia pode levar a outra, assim outros artigos podem ser reaproveitados e mencionados pela página.

Esses são exemplos de tipos de backlinks de autoridade. Todos eles funcionam, mas para certas situações e páginas cada um oferece uma vantagem diferente.

E claro, uma página não precisa se limitar apenas a um tipo de backlinks, ela pode utilizar mais de uma modalidade, ou até mesmo alternar entre elas em diferentes momentos da página.

Por fim, para completar nosso entendimento sobre os backlinks, é preciso mencionar que são um dos fatores de otimização de mecanismos de buscas mais relevantes. As práticas de Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para buscadores, é o que garantem ao site a sua relevância para mecanismos de busca.

SEO é um conjunto de técnicas que visa aumentar o ranqueamento do seu site diante de buscadores como o Google e ter bons backlinks auxilia o seu site a estar no topo dos resultados desses buscadores. É uma ótima vantagem diante da concorrência e só traz benefícios para sua página.

Por que os backlinks de autoridade são importantes?

Falamos bastante sobre o que são os backlinks, mas ainda não tratamos da sua relevância para a página. Claro, certas páginas podem ser inferidas pela definição do que são os backlinks, porém ainda vale a pena citá-las de maneira dedicada. Confira as principais vantagens em ter ótimas menções para seu site!

Práticas SEO

Como comentamos, as práticas SEO utilizam os backlinks de maneira estratégica e são ótimas formas de aumentar o ranqueamento do seu site. Com os backlinks, sua página não conquista apenas autoridade, mas é colocada no topo dos resultados do Google.

Quando um site é criado, o Google logo começa um processo chamado de indexação. Esse processo visa entender o site e colocá-lo em uma prateleira, em um catálogo dentro do buscador.

Pense neste catálogo como um ponto em uma imensa rede. As diferentes teias dessa rede que estão tocando o catálogo são as possíveis buscas que podem levar um usuário até ele.

Digamos que sua página seja de moda masculina, então as pesquisas relacionadas a moda masculina podem levar até o seu site. A indexação é necessária para o Google entender que palavras podem ou não conectar e relacionar ao seu site.

É possível que o algoritmo do Google erre, embora seja raro, mas, quanto mais orientado o conteúdo de seu site está, menos o buscador terá motivos para errar ao recomendá-lo. Essa indexação realizada pelo buscador se baseia no conteúdo do site. O Google “lê” esse conteúdo com seu algorítimo e então começa a relacionar com possíveis resultados e outras páginas que já foram catalogadas.

Conforme o seu site começa a ser linkado por outros que fazem parte do mesmo catálogo, mais o Google vê motivos para mencioná-lo. É como se o algoritmo entendesse haver bons motivos para que outros sites mencionem a sua página e então começa a fazê-lo também.

Quanto melhor ranqueado seu site for no Google, mais próximo dos primeiros resultados ele vai estar. Por dia, aproximadamente 5,5 bilhões de buscas são realizadas no buscador, logo, o que não falta são motivos para querer estar no topo.

Para entender melhor, perceba que ao utilizar o Google, raramente você passa para as próximas páginas, o que é normal, afinal nos contentamos com os primeiros resultados e é raro quando descemos até o final, mais difícil ainda é passarmos para a segunda página. Isso dá uma grande vantagem para os primeiros resultados.

Nessas 5 bilhões de buscas diárias, os primeiros colocados no Google estão sempre em evidência, recebendo muito mais visitas que os outros resultados. Essa posição de destaque dá para a página mais visibilidade, aumenta seu potencial de fidelizar usuários e, caso se trate de um site comercial, aumenta seu potencial de venda.

Autoridade e atração do público

E não é apenas o Google que interessa. Na verdade, o Google só é relevante porque ele traz algo ao seu site que é o público.

E os backlinks de autoridade também fornecem um contato diferenciado entre o site e o
público. O primeiro diferencial é a autoridade. O público quando vê sua página sendo mencionada por outras da mesma categoria sente muito mais respeito por seu conteúdo.

Não só o seu público, como outras páginas também podem ter esse referencial, e tratarão o seu site com maior reverência. Outro diferencial é a atração do público. Claro, o número de acessos que o Google leva para seu site é muito maior, no entanto, as páginas que linkam seu site também rendem acessos.

Quanto mais seu site estiver espalhado na internet, mais fácil será encontrá-lo e mais público em potencial você pode atingir.

Como os backlinks de autoridade influenciam no SEO?

Como já mencionamos, os backlinks de autoridade influenciam o SEO diretamente. Por meio do algoritmo, o Google localiza e categoriza o site, então começa a recomendá-lo com base nas palavras-chave que tenham relação com seu conteúdo.

Acontece que essa é apenas a primeira parte de todo o esquema. Ter bons backlinks é fundamental, porém, eles por si só não podem fazer a diferença para o seu site.

Como os backlinks de autoridade influenciam no SEO
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Por exemplo, um ponto muito relevante para os backlinks é a sua qualidade, já que nem todo backlink funciona da mesma maneira para o Google. Uma linkagem feita a esmo não tem o mesmo efeito que uma com contexto.

Certos especialistas de SEO indicam que ter um backlink ruim pode ter o efeito inverso no ranqueamento do seu site. O algoritmo do Google identifica a menção “artificial” e assim pune com baixo ranqueamento e claro que para isso acontecer o site deve abusar deste recurso falho.

Mas, o ponto é: o backlink deve ser utilizado com outras estratégias e ferramentas, uma delas é uma ótima interface para o site. Ter uma página que seja intuitiva, reage bem aos novos acessos, ter recursos que sejam fáceis de entender e usar são essenciais.

Quando combinados todos esses recursos e os backlinks, você tem em suas mãos uma estratégia muito eficaz.

Abaixo, falaremos sobre boas formas de aplicar essa estratégia e assim tornar mais aparente a relação entre bons backlinks de autoridade e as práticas SEO.

Como iniciar uma estratégia de backlinks de autoridade?

Antes de conseguir qualquer backlink, a primeira estratégia que deve ser adotada pelo seu site é ter um bom conteúdo, afinal, sem conteúdo não há o que linkar. Para tanto, é preciso que seu site sempre tenha um bom produto para ser compartilhado por outras páginas.

É indispensável avaliar a perspectiva prática do algoritmo, que irá identificar a retenção de acessos do seu site, mas também a do público. Imagine a frustração de um visitante ao clicar em um link externo e encontrar uma página com um conteúdo datado, ruim e sem foco.

Então, trate de ter um bom conteúdo para linkar, antes de iniciar qualquer estratégia de linkagem da sua página em outros sites.

Após elaborar um bom conteúdo também é preciso se inteirar sobre novas tecnologias, softwares que auxiliam você a conquistar bons backlinks e parcerias no mercado, amigos que podem compartilhar o que está disponível no seu site. Ter parceiros no mesmo ramo é essencial, mas para isso é preciso perder um pouco da perspectiva tradicional de concorrência e abraçar a ajuda mútua.

Vantagens de se ter backlinks de autoridade

Ainda não está convencido de investir em backlinks de autoridade? Então, confira as principais vantagens que seu site pode ganhar:

  • Ranqueamento: Seu site fica no topo dos resultados do Google, conseguindo mais acessos e evidência para toda a internet;
  • Autoridade com o público: Os visitantes verão seu site sendo citado em outras páginas e terão mais respeito pelo seu conteúdo;
  • Rede de contatos: Com uma estratégia de backlinks de autoridade bem colocada, mais e mais sites poderão ter acesso ao seu, iniciando uma rede de contatos.

Tudo isso são vantagens que a prática de conseguir backlinks irá trazer para seu site. Por isso, vale a pena investir nelas!

3 Dicas para conseguir backlinks de autoridade

Chegou o nosso momento de ouro. Conheça dicas infalíveis para conseguir backlinks de autoridade que aumentarão as visitas em seu site.

Uso de Softwares

Há ótimos softwares dedicados a encontrar opções e potenciais backlinks. Esses softwares têm diversas funções, uma delas é identificar sites que linkaram uma página, porém o link está quebrado. Assim, o aplicativo fornece o contato do webmaster para que você possa sugerir seu site no lugar. Entre esses programas podemos destacar:

  • Ubersuggest;
  • Broken Link Builder;
  • Whitespark.

O Google também oferece sua própria ferramenta, o Google Search, para você pesquisar por oportunidades de backlinks.

Faça parceiros na Web

Como comentamos, os backlinks são uma via de mão dupla. É preciso que haja amigos no mercado para que sua estratégia floresça e consiga bons resultados. Assim, é necessário criar conexões, amigos e parceiros.

Lembre-se que dessa relação ambos os lados irão lucrar e conseguir um desempenho melhor com o Google e seus usuários.

Faça Guest Posts

Guest Posts são formas de dois parceiros trocarem de conteúdo. Ou seja, você abre o seu site para outra página parceira escrever nele. Assim, um conteúdo novo é gerado para seu site, mas ele será escrito e produzido por um amigo.

E claro, você também terá a chance de fazer o mesmo no site do convidado. Assim as moedas são trocadas e os dois geram backlinks um para o outro.

Não deixe de utilizar essas dicas para conseguir backlinks de autoridade para seu site. Invista em parceiros no mercado para conseguir acessos e um ranqueamento melhor no Google!

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