Como ficar bem posicionado no Google?

Se manter bem posicionado no Google não é um processo complicado ou impossível, porém é necessário entender melhor as suas métricas, o que fazer de diferente e inovar suas estratégias.

Para ficar entre os melhores, ganhar autoridade e aumentar as chances de cliques, você precisa construir materiais úteis. De forma que mudem a vida do leitor para melhor e entreguem boas soluções ao problema apresentado ao longo da pesquisa.

Assim, entenda como usar o SEO ao seu favor, como se manter no topo, o que evitar e algumas das tendências para 2023 que não podem faltar no seu site, confira!

O que é considerado um bom posicionamento no Google?

Significa estar entre os primeiros na página inicial do mecanismo de busca. Quando uma pessoa faz pesquisas a fim de saber sobre determinado tema, é apresentado alguns sites que tratam do mesmo assunto, onde há mais informações que outros que fizeram uma construção de conteúdo mediana.

As pesquisas feitas por qualquer pessoa na web precisam entregar um resultado rápido, condizente com o que é requerido. Para ser encontrado, você precisa trabalhar com o SEO e entregar os dados que são buscados a fim de proporcionar uma experiência positiva logo no início de uma busca.

O que é considerado um bom posicionamento no Google
Fonte/Reprodução: original

Além disso, as pessoas caracterizam um site bem posicionado no Google, quando está entre os nomes principais na primeira página ao invés da segunda ou terceira. As chances de haver cliques para as que ficaram atrás no posicionamento são mínimas, mas não significa que seja impossível. Acontece, mas sempre quando o leitor não encontrou o que procurava no seu conteúdo.

Saiba que até 75% do público geral não faz o acesso às demais páginas, portanto, você precisa fazer a construção do seu material com qualidade. Se a sua intenção é a de crescer, conquistar público e ofertar seu serviço ou produtos, é fundamental investir em conteúdos diversificados, que abordem os temas de maneira didática e compreensível. Abaixo você terá um exemplo prático:

  • Tipo de linguagem;
  • Solução rápida do problema;
  • Informações úteis;
  • Transmissão de boa experiência;
  • Conteúdos similares que os fazem ficar curiosos.

A questão da linguagem dos sites para se manter bem posicionado no Google é essencial porque precisa se adequar ao seu público. As pessoas devem se sentir conectadas com o que é apresentado, entender o que é explicado e usar o seu conteúdo como exemplo para resolver algum problema ou se sentir interessado em comprar com você.

Por que é importante ficar bem posicionado no Google?

Para ser encontrado e ter o conteúdo acessado pelos leitores que buscam por uma solução. Se você a tiver, fornecer dados que agreguem e fáceis de entender, as chances de você tornar a experiência de usuário melhor, são maiores. Dessa forma, há a necessidade de investir um tempo extra para entender o que essas pessoas querem e precisam a fim de fazer melhor que a concorrência.

As taxas de cliques mantém a sua página no topo porque o buscador entende que o seu conteúdo tem forte relevância. O tempo mantido no acesso também é um significado essencial ao Google que, quando observa que os leitores ficaram mais de 1h, por exemplo, navegando por seus materiais, a recomendação aumenta e você permanece no topo.

Não adianta, porém, se basear apenas em características de período permanecido, porque você deve avaliar se o seu site é adequado e entregar o que o buscador exige. Verifique se as ferramentas de Analytics e GSC fornecem os dados corretos, se não há a necessidade de modificar os artigos e o que implementar para tornar o material um diferencial.

Além disso, ficar bem posicionado no Google é significado de tempo. Ou seja, se você acredita que o trabalho chegará às mãos dos leitores em poucas horas, está enganado.

Neste caso, pode ser que o artigo demore dias, semanas ou apenas pouco tempo para ser encontrado em acessado, caso feito da maneira certa. Se for útil, trazer relevância e estiver adequado dentro dos parâmetros do buscador, o material é divulgado adequadamente.

O mecanismo fornece uma série de regras e modificações todos os anos, onde se exige segui-las para crescer e obter resultados positivos. Estar atento quanto às mudanças tornará o seu site dentro dos parâmetros estabelecidos e os riscos de errar ou realizar procedimentos ruins são controlados. Abaixo você entenderá algumas das alterações do Google para 2023:

  • Core Web Vitals: não é aceito site lento. Chance de cair no posicionamento ou ser penalizado;
  • Google Helpful Update: materiais feitos para subir posições permaneceram abaixo;
  • Vídeos: as chances de aparecer no topo crescem graças às recomendações de vídeos;
  • Provas sociais: reviews dos produtos ou serviços por parte de consumidor;
  • Content Pruning: modificação de artigos antigos ou exclusão.

Entender a Era do Cliente é determinante para fornecer conteúdos inovadores, que transmitam propriedade e que falem a língua do leitor. Todo e quaisquer materiais que forem captados como uso de Inteligência Artificial tendem a ser penalizados. Já que são automáticos e não geram uma linguagem amigável para quem faz a pesquisa e lê o conteúdo.

Como o SEO pode ajudar o site a ficar bem posicionado no Google

As métricas de SEO são responsivas por fazerem com que o seu site apareça em primeiro e permaneça no topo por muito tempo. No entanto, para se manter na mesma posição e não perdê-la para concorrentes, é necessário fazer modificações e atualizações neste artigo para deixá-lo adequado às regras do buscador.

Ficar bem posicionado no Google com auxílio da ferramenta SEO trará resultados positivos desde que usado da maneira adequada. Lembre que o Search Engine Optimation fornece um grandioso avanço para o encontro do seu material, porém precisa seguir cada regra para não ser considerado Spam ou como site inadequado e receber penalizações.

Como o SEO pode ajudar o site a ficar bem posicionado no Google
Fonte/Reprodução: original

Além disso, trabalhar com SEO exige cuidado na hora de montar o artigo e publicá-lo, porque deve apresentar praticidade de ser encontrado. Neste caso, as pessoas se baseiam em características avaliadas por você no momento da publicação, como:

  • Título Meta: não pode ser longo, nem muito curto. Deve conter a sua palavra-chave;
  • Meta Descrição: não pode passar de 160 caracteres, precisa ser objetiva. Deve “responder” à pergunta do usuário e conter KW;
  • Link Permanente: palavra-chave no link que não pode ser longa.

Este é um processo simples, mas que precisa de atenção e cuidado na hora de preencher. Pois, é mais um fator determinante para ficar bem posicionado no Google e possibilitar que as pessoas achem pelo que procuram.

A Meta Descrição deve apresentar o problema junto com a solução parcial, onde faça a pessoa querer clicar e buscar pelo que precisa saber. Neste caso, ao invés de você dar a resposta logo de cara, precisa deixá-la curiosa e com a necessidade de saber mais sobre o assunto, o que a fará ficar mais tempo em seu site.

4 Dicas de como ficar bem posicionado no Google?

Para se manter no topo, entre os três primeiros, é necessário seguir algumas estratégias que farão muita diferença ao longo do seu trabalho. A sua equipe também precisa estar adequada ao SEO e às exigências feitas pelo Google, a fim de não cometerem erros que possam se tornar prejudiciais.

Utilize a palavra-chave certa

A sua keyword precisa estar adequada e entregar o que o seu conteúdo quer transparecer ao leitor. Ou seja, se você escreveu um artigo sobre “como crescer no Google e o que considerar”, a sua KW deve ser usada “como crescer no Google”, onde você também deve pesquisar sobre a quantidade de buscas e a sua relevância.

Hoje em dia, existem ferramentas que podem ser adicionadas ao navegador, responsáveis por entregar dados úteis. Tê-los disponíveis fará diferença porque você tem uma tomada de decisões muito mais assertiva e entregará o trabalho certo ao público adequado. Leia os três principais plugins:

  • SEO Minion;
  • Keyword Surfer;
  • Ahrefs SEO Toolbar.

Para ficar bem posicionado no Google, o uso das extensões fará diferença porque fornecem dados complementares úteis, que permitem entender o que fazer ou o que modificar. No caso do Ahrefs, é ideal para checar links quebrados e rastrear o redirecionamento, que torna o seu trabalho completo e organizado.
Quantidade de palavra-chave por número de palavras
No momento de escrever o artigo você deve definir a quantidade mais adequada àquele conteúdo. Não adianta ser um material muito longo se não tiver dados úteis. Portanto, para materiais de 1.200 palavras, é recomendável ter entre 10 a 12 aparições ao longo de todo o texto, mas sem contar as headings e título.

Para um artigo mais robusto, de 1.800, a recomendação é ter uma quantia de até 14 ou 16. Não é necessário subir a quantidade e acrescentar a KW um parágrafo abaixo do outro, porque o Google entende como tentativa de forçar o conteúdo a ranquear e se tornar Black Hat.

Tenha relevância

Ao longo de uma produção de conteúdo, é necessário criar materiais que forneçam informações úteis e adequadas ao leitor. Você precisa ter entendimento sobre o que é falado ao longo do texto a fim de fornecer credibilidade e relevância ao seu público-alvo.

Se manter bem posicionado no Google exige criar conteúdo de alta qualidade e deixá-lo organizado e com uma ótima construção. Neste caso, o site deve ser bem otimizado, trabalhar com as KW e ter cuidado com o excesso ou a falta dele.

Busque autoridade

Quando se escreve qualquer artigo ao seu nicho, é necessário entender bem do assunto abordado para transmitir uma mensagem clara e precisa ao leitor. Se você tem pouco ou nenhum conhecimento, as chances do texto ficar compreensível diminuem, porque não houve a certeza do que era dito na hora de escrever, o que fica claro ao leitor.

Como exemplo, tenha em mente que quando você quer comprar determinado produto e conversa pessoalmente com o lojista, pede informações úteis, quer sentir confiança na hora do vendedor falar, certo? Se ele não passar este sentimento, quais são as chances de você permanecer na loja e querer continuar com a compra? Elas se tornam ínfimas.

Para não se prejudicar, fale de temas que são do seu nicho e que você tem maior dominância na hora de abordá-lo. As pessoas querem ler um conteúdo prático e entendível, que forneça grande autoridade, o que faz diferença ao buscador e você fica bem posicionado no Google através de seu conhecimento.

Seja responsivo

Boa parte do público brasileiro utiliza os smartphones para acessar sites e aplicativos, portanto, você precisa construir um design compatível com os celulares e computadores onde a navegação é otimizada. Em todos deve entregar ótima experiência e um design bem clean de carregamento agilizado.

Estar bem posicionado no Google exige diversas características precisas, mas que farão grande diferença para se destacar, passar da concorrência e conquistar a clientela. É necessário estudar cada dado para fazer mais e melhor, onde o leitor se sinta confortável de passar mais tempo consumindo o seu conteúdo ao invés de preferir a concorrência.

Todo o seu artigo precisa estar adaptado às linguagens do seu público, que deve ser conforme a faixa-etária, localização, sexo e classe. Os dados demográficos são essenciais para entender o que fazer, quais mudanças conduzir e atrair cada vez mais estas pessoas ao seu conteúdo. Para, assim, mantê-las ativas e tirando dúvidas sobre temas, comprando seus produtos ou serviços.

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas