Como identificar e evitar backlinks ruins para o seu site

Backlinks ruins são terríveis para as marcas que atuam com o SEO e querem ter um ótimo posicionamento de seu site nas pesquisas do Google e buscadores similares. Se não forem identificados logo de cara, as chances de você sair prejudicado são maiores, uma vez que a recuperação de posições nem sempre é fácil após sofrer uma penalidade severa do mecanismo de busca.

Se você não sabe o que é, nem como eles aparecem, neste artigo você entenderá tudo o que precisa para fugir dos maiores inimigos do SEO, confira a seguir!

O que são Backlinks?

Os backlinks são links acrescentados ao seu artigo que redirecionam ao site de um parceiro. Você faz a menção de determinado conteúdo quando precisa explicar uma informação que, no post da parceria, contém uma riqueza de informações que auxiliam a agregar mais conhecimento e dados úteis que farão diferença na vida do leitor.

O que são Backlinks
Fonte/Reprodução: original

Esta é uma característica que apresenta ao mecanismo de busca — como o Google — autoridade e faz com que o site ganhe mais notoriedade através da recomendação feita. O benefício permite que aquele conteúdo suba no ranqueamento e chegue nas primeiras páginas, que é a intenção de milhares de concorrentes.

Parceiros fazem a inserção dos backlinks do seu site no material deles, o que leva a posts que tenham dados necessários e que informem mais aos leitores sobre o tema abordado. Essa prática faz com que as mesmas pessoas permaneçam um tempo maior no seu site, o que é positivo para o Google, que enxerga que o seu conteúdo é inspirador e relevante.

Conforme explicado, os backlinks funcionam através da colocação de um link em determinado post que fale sobre um tema específico similar, que tenha riqueza de informações. A linkagem faz com que não apenas o Google, mas Bing e Yahoo subam o ranqueamento do seu post, por exemplo.

O ato de fazer a conexão com o site de parceiros ou de empresas que não atuam com você, apresenta aos buscadores que determinado conteúdo é recomendado diversas vezes. Afinal, é como se fosse uma indicação para as pessoas que clicarão para saber do que se trata o link apresentado.

Links internos

Existem diferenças, porém, entre a utilização dos links que é o uso voltado ao seu próprio site. Neste caso, você usa um post que foi publicado um tempo atrás, mas que não teve um bom ranqueamento, e está ligado com o tema atual. O link interno é essencial para manter aqueles leitores por mais tempo dentro do seu site.

Bons backlinks

Não adianta você pegar qualquer link que veja pela frente na internet só porque está com as informações complementares de que precisa. O primeiro passo é analisar se aquele site apresenta os dados necessários para agregar valor ao tema proposto e, na sequência, checar se o domínio é adequado e transmite propriedade no assunto.

Você deve verificar se o site se mantém ativo, se determinado post redireciona ao tema ou se cai em páginas como 404 (Não Encontrado) que são considerados backlinks ruins, porque farão com que os leitores saiam de imediato do seu conteúdo, já que são direcionados a páginas fora do ar. Caso isso aconteça, o Google automaticamente te penaliza e você despenca nas posições.

Além disso, não adianta apenas verificar estas informações sem ter acessado o site a fim de analisar se há anúncios indesejados, que não atrapalhem a leitura. O domínio precisa ser organizado, intuitivo e sem propagandas que apareçam o tempo todo e não agreguem em nada para o conteúdo proposto.

Como os Backlinks podem te ajudar?

Quando o seu parceiro usa os links do seu site no post que é publicado para os leitores e clientes, o buscador entenderá que o conteúdo produzido em seu nome é de qualidade. Isto faz com que ele seja recomendado para mais pessoas através de melhores posições no ranqueamento.

Em um exemplo prático, quando você está em dúvidas sobre fazer uma compra em determinado site e o seu amigo fala “olha, essa loja aqui é muito boa, tem vários descontos e entregam em pouco tempo”, você entenderá que pode confiar na recomendação. O mesmo acontece com o Google quando há a linkagem de URLs a materiais específicos para chegar a um número maior de leitores.

O SEO usado no seu trabalho o torna mais rico, transmite propriedade e, claro, autoridade. São características fundamentais que elevam o site ao topo, por estes motivos você precisa ter ótimos parceiros para obter um bom ranqueamento e atingir milhares de novos leitores.

Textos-âncora

A ancoragem de backlinks é feita de diversas maneiras e dependerá do que você e o parceiro, por exemplo, tem a pretensão de fazer. Estudar métodos de linkagem é fundamental para todas as estratégias que vocês discutirem.

  • Correspondência exata: palavra-chave específica para acrescentar o link;
  • Correspondência parcial: a keyword é usada de forma natural;
  • Marca: o uso do link é voltado à empresa que você deve fazer o backlink;
  • Palavras-chave e marca: conteúdos clicáveis ao site do parceiro.

Estes são os principais métodos de trabalhar mais com a ancoragem da maneira correta, sem cometer erros e evitar que o conteúdo fique com links a cada parágrafo. Todas as palavras-chave e menções das marcas devem ser feitas de forma estratégica e natural, assim a estratégia SEO será otimizada.

A intenção é conquistar o leitor com as informações e não espantá-lo pelo uso incorreto de links. Quando você encontra um site que se comporta da mesma forma, qual a sua reação? Sair e procurar outro, certo? É o que acontecerá com os leitores diversos no mundo digital. Evite a perda de clientela e use a linkagem da maneira certa.

Os backlinks ruins são aqueles de farm, pagos, ou link wheel que são spams. Não tem muito para onde fugir porque você terá de abrir as páginas a fim de verificar se o que apresentam no conteúdo é bom ou se são mais domínios que não agregam e violam as diretrizes do Google.

Além disso, quando você linka o material que fala sobre emagrecimento, enquanto o seu tema é voltado ao setor financeiro, fará com que eles se tornem links péssimos. Os temas devem ser adequados ao conteúdo, ou seja, devem ser similares e não destoar tanto do que já é abordado pelo seu próprio conteúdo.

Como identificar e evitar Backlinks ruins para o site
Fonte/Reprodução: original

Com mais um exemplo, pense que você acessou um site que fala sobre artigos para gatos e só sobre felinos, mas há um link que direciona a pássaros, coelhos ou hamsters. Você clica ou sai? Se você fez uma pesquisa para saber os comportamentos de um gato no período noturno, precisa que aquela informação seja complementada com mais dados que falem a respeito das características destes pets, como dados sobre seu comportamento de manhã ou como fazer com que eles durmam à noite.

O mesmo acontecerá ao seu site, portanto, você deve trabalhar com atenção na escolha dos links a se usar. Os backlinks ruins estão espalhados por toda a parte, porém você consegue ter controle em suas escolhas para não fazer a inserção errada, que acabe sendo muito prejudicial.

Quando você pede que determinado link seja rejeitado e caso passe pela aprovação, ele não te prejudicará, o que aconteceria caso você não fizesse o pedido de remoção. Se você não vê a menção realizada a determinado site porque não abriu e não leu o conteúdo, o Google dará uma penalidade a você.

Entender o algorítimo fará total diferença para não perder posições no ranking e se manter no topo, junto de concorrentes que usam boas estratégias para não cair. Se a sua intenção for a de ficar entre os primeiros sites, você precisa entender que a rejeição de backlinks ruins não é errado e que você não é egoísta por não querê-la.

A intenção é ser mais criterioso e escolher apenas por conteúdos que valham a pena e não tragam desvantagens ou problemas ao seu trabalho. Estas são boas razões para não acrescentar links de vendas ou de spams porque o Google não se importa de fazer o seu posicionamento cair.

Como solicitar que o backlink seja removido?

Se acontecer do seu site receber backlinks ruins, você tem a chance de enviar um e-mail ao responsável por esta inserção e solicitar a remoção. A questão é que, na maioria dos casos, são robôs que “controlam” o site e não uma pessoa, o que faz com que você não obtenha nenhum tipo de resposta.

Em segundo caso, você consegue resolver a mesma questão através do Google Search Console, que fornece uma ferramenta útil chamada Disallow. Você visualiza os principais links que são péssimos e que devem ser ignorados no momento de análise de relevância do seu site.

É essencial você monitorar o GSC com regularidade a fim de verificar se mais backlinks ruins apareceram, para conduzir a remoção. Você evita dores de cabeça e mantém o site no topo ao fazer a exclusão daqueles que não fazem diferença e servem apenas para atrapalhar a sua reputação.

Não esqueça que sites mal-vistos pelo Google tendem a passar por penalizações e cair posições no ranking. Para ter controle e não sofrer com perdas, a recomendação é estudar cada link que você for usar e tomar cuidado com sites terceiros.

Podem aparecer organicamente quando há a incidência de links quebrados. Há quem faça o uso indevido através da prática de Black Hat, que é intencional e feita sem preocupação em relação ao cliente porque a intenção é subir no ranqueamento de qualquer forma.

O que são os backlinks tóxicos?

Os backlinks ruins são inseridos em comentários de páginas de maneira aleatória, o que gera desconforto aos proprietários que precisam efetuar a remoção de imediato. Os links nem precisam possuir conteúdos porque, em muitas vezes, estão quebrados e não fornecem dados úteis a ninguém.

Todos os conteúdos que servem como indicação não fazem sentido e tendem a ser duvidosos. É por estas razões que você precisa ter um cuidado maior com o que faz e com o que escolhe para realizar a sua linkagem, para enviar os leitores a um conteúdo útil.

Ter este cuidado permite que o Google não te prejudique e faz com que você fique livre e longe dos backlinks ruins que, através da ferramenta apresentada, fará com que a sua marca fique segura.

A importância de fazer um ótimo conteúdo

Quando se faz um ótimo conteúdo, você tem altas chances de que ele seja considerado essencial para determinado público. As recomendações aumentam, traz mais notoriedade a diversas empresas que, podem se interessar em realizar parcerias, e você terá a chance de trabalhar com links verdadeiros e úteis.

É crucial e indispensável evitar a aparição dos temidos backlinks ruins que geram muita dor de cabeça a curto e longo prazo. Conhecer o termo, a sua funcionalidade e como evitá-los, permite ter controle na hora de realizar as suas análises junto de sua equipe e usar o GSC sempre que houver a necessidade.

Apesar de os backlinks serem de fundamental importância para que o site tenha um bom desenvolvimento das estratégias de SEO, quando estes são ruins o seu site pode ser gravemente penalizado. Evite que o seu trabalho de evolução do site seja atrapalhado e procure remover os backlinks ruins de forma rotineira e assertiva.

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