Crescer o tráfego orgânico de um site é uma maneira de diminuir os custos e aumentar a visibilidade de seu site. Desde o início dos negócios online, tornou-se essencial compreender essa ferramenta para o crescimento dos empreendimentos de internet.
Apesar de prometer ser menos custoso, o tráfego orgânico exige maiores estudos e os resultados costumam aparecer a longo prazo. Esse fato pode intimidar alguns negócios que desejam resultados rápidos e fazer esses empreendimentos optarem por outras estratégias.
As diversas mudanças que rondam os mecanismos de busca, usuários da internet e outros fatores tornam o tráfego orgânico uma estratégia que exige muita competência. Por isso, neste texto, será feito um tratamento dos pontos mais importantes para seu site aderir à estratégia.
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico é o total de pesquisas que seu site recebe de maneira natural. Logo, são as pessoas que chegam até o seu site sem o auxílio de anúncios. Os que registram esses acessos são os motores de busca e mecanismos de pesquisa como Bing, Google e afins.
Todos que cuidam de negócios online ou desejam criar um, sabem da dificuldade de se obter atenção de usuários. No início de negócios é a fase mais difícil atrair clientes e muitas empresas passam a investir em anúncios, para tentar aumentar sua visibilidade.
Por isso, o investimento no tráfego orgânico é escolhido como alternativa para aumentar o valor do site ao mesmo tempo que economiza gastos em anúncios. No entanto, investir nessa estratégia não gera resultados tão instantâneos como outras.
Vantagens de se investir no tráfego orgânico
A primeira grande vantagem que você garante ao investir em tráfego orgânico é a maior visibilidade. Novos clientes terão consciência da existência de seu negócio e como os motores de busca vão associar a sua página a certos conteúdos. Por isso, conheça as outras vantagens dessa técnica:
- Custo menor;
- Confiabilidade maior;
- Tempo de duração.
Os custos menores de tráfego orgânico é pelos investimentos que precisam ser feitos, são muito mais de conhecimentos de produção de conteúdos relevantes. Por não necessitar investir em anúncios, os custos para a manutenção da estratégia caem razoavelmente.
A confiabilidade, por sua vez, ocorre porque se seu site está nos recomendados e não possui um símbolo de anúncio significa que seu conteúdo é bem relevante. Esse fato gera maior confiança dos usuários ao verem seu site e vai proporcionar a criação de uma provável base de clientes.
Por fim, o tempo de duração que o tráfego orgânico proporciona é consequência da vantagem anterior e se dá devido à característica da estratégia. Pense bem, se um site passou a ser recomendado antes pelo conteúdo de qualidade, se mantiver essa característica ele ficará por muito tempo, independente do quanto invista em divulgação.
Uma das características mais fortes do tráfego pago é que se o site para de aplicar dinheiro nas divulgações, o alcance tende a cair. Essa relação de dependência, por muitas vezes, pode gerar algumas desvantagens no cotidiano dos negócios.
Sabe-se também que a competitividade na internet é bem alta e que se o desejo for manter um longo negócio na rede é necessário formar uma base sólida. Com tantos conteúdos disponíveis na rede, o tráfego orgânico mostra aos usuários que o seu site é o que possui os tópicos mais interessantes.
Como se destacar com tráfego orgânico?
É necessário paciência e muitos estudos para garantir que os conteúdos do seu site, sejam os mais relevantes possíveis e sejam vistos por mais pessoas. Vale ressaltar que o tráfego orgânico é uma estratégia que costuma apresentar resultados no longo prazo. Por isso, é preciso ter bastante atenção ao aderir.
Imagine dois cenários: um site repleto de conteúdos não relevantes para usuários, mas cheios de características que satisfazem SEO e outro com conteúdos excelentes, mas sem SEO. Qual desses dois gera mais resultados para o dono do site? Bem, nenhum dos dois!
Os dois conteúdos não estariam nos conformes para gerar maiores acessos aos sites. O que se quer mostrar, com esse exemplo, é a necessidade de se ter as duas características. Tanto otimização como conteúdo de qualidade são necessários para a composição de um bom tráfego orgânico.
5 Dicas para impulsionar o tráfego orgânico do seu site
Como você pôde ver, o tráfego orgânico é essencial para manter o seu site em visibilidade e bem-visto pelo público. Com isso em mente, seguem 3 dicas para você aplicar e desenvolver o máximo possível de seu tráfego.
Pesquise pelas tendências
O impulso de seu tráfego precisa considerar que o mercado sempre apresenta novas tendências, seja pelos acontecimentos do mundo ou por um momento próprio. Ter noção dessas tendências, permite que seu negócio atue diretamente no que os usuários estão interessados. Dessa forma, ter maiores chances de convertê-los para clientes.
Logo, se você possui um site que fala sobre perfumes e percebe que as viagens para a Europa aumentaram muito no período de seu negócio, será interessante a produção de conteúdos nessa linha de raciocínio.
Para realizar essas pesquisas, você pode utilizar ferramentas especializadas em identificar esses dados, como: Google Trends, Market Explorer e diversas outras.
Conteúdo de qualidade
O conteúdo de qualidade é indispensável para atrair tráfego orgânico devido ao valor que ele agrega ao seu site. Esse é o primeiro ponto prático e o tópico mais importante, justamente, por ser responsável pela entrega de seus conteúdos ao seu visitante. Para fazer conteúdo de qualidade, é necessário considerar três pontos:
- Criar conteúdos relevantes que vão auxiliar o usuário;
- Capacitar a equipe;
- SEO.
Investir na criação de conteúdos relevantes significa realizar boas pesquisas na internet para verificar quais são as pautas de seu negócio que mais interessam os usuários. Se seu site falar sobre carros, por exemplo, uma sugestão seria uma busca pelos carros mais baratos de 2023, um conteúdo que agrega e ajuda o usuário com a leitura.
Com a prática, a sua equipe que produz conteúdos, pode se aventurar por temas mais específicos e que ainda são relevantes para os usuários. Um exemplo disso, seria falar sobre peças que mais costumam dar defeito em carros populares. Esse conteúdo próprio e de qualidade gera mais valor ao seu site tanto pelos usuários como pelos motores de busca, por isso será mais recomendado.
Note que quanto mais o conteúdo perceber a dor do usuário, melhor será o posicionamento da postagem. Esse critério faz com que a equipe de produção de conteúdos precise ser capacitada para entender o que os usuários procuram e criar as postagens que atendam a essas expectativas.
Para capacitar bem sua equipe de produção, você pode investir em treinamentos com aplicativos de reuniões e expor as ideias para aquele período de trabalho. Como os conteúdos são, em sua maioria, textos para blogs, invista em treinamentos de criação de textos como revisão de construção de ideias, palavras-chave e afins. Com essas sequências, sua equipe estará capacitada para atender os mais diversos tipos de clientes.
Ainda sobre a capacitação da equipe, uma dica extra é que você incentive o time a produzir conteúdos em outros formatos como podcasts, gráficos e afins para enriquecer a postagem. Com diversos formatos disponíveis para consumir o mesmo conteúdo, os usuários ficarão mais satisfeitos e os mecanismos de busca também vão julgar de maneira positiva a ideia.
Entender sobre SEO é outra exigência para um bom tráfego orgânico pela capacidade do conteúdo chegar em mais usuários da plataforma. Esse estudo considera o uso de palavras-chave, linkagens e diversos outros pontos para fazer seu site ter autoridade sobre os demais, nesse tipo de assunto.
Através desses dois conhecimentos é possível montar muitos conteúdos interessantes e que serão divulgados de maneira natural pelos mecanismos de busca.
Cuidados com o próprio site
Ter cuidados com o próprio site revela responsabilidade e competência do negócio. Como o site é a porta de entrada para usuários conhecerem aquele empreendimento, ter um servidor de qualidade e um domínio próprio são os dois pontos de partida dessa etapa.
O servidor de qualidade vai garantir que seu site se mantenha no ar durante as 24 horas diárias e suporte o grande número de acessos repentinos que o site pode ter.
O domínio próprio, por sua vez, é ideal para garantir a identificação de seu negócio e permite que você utilize o endereço do site da maneira desejada. Isso também auxilia na reputação com clientes e evitar possíveis problemas com a concorrência, já que existem alguns casos em que outra empresa compra um domínio com o mesmo nome da sua.
Outro exemplo de cuidado é garantir que o seu site tenha uma boa formatação para visualização no celular, uma plataforma responsiva. Grande parte dos usuários, atualmente, utilizam do celular como principal veículo de leitura para sites. Por isso, é necessário garantir a qualidade nesse meio para não perder leitores.
Invista nas mídias sociais
As mídias sociais são locais nos quais sempre há presença de diferentes usuários. Investir nesse local significa garantir que seu conteúdo seja compartilhado por diferentes contas e, dessa forma, sempre chegue em novas pessoas.
Os Reels de Instagram são ótimos exemplos. Diversos usuários descobrem uma série nova, um desenho animado novo e entre outros conteúdos através desses canais. Utilizar isso a seu favor garante, sem dúvidas, maiores acessos ao seu site.
Mantenha a consistência
A constância é o segredo de todo o tráfego orgânico, que garante todo o sucesso que essa estratégia pode proporcionar. Quantas vezes você já viu um conteúdo estar entre o top 5 e, no outro dia, o mesmo conteúdo cair de posição? Isso acontece, porque os motores de busca julgaram outra postagem como mais completa devido a alguma informação ou outros detalhes importantes no posicionamento.
A competitividade é alta, conforme já foi ressaltado lá atrás. Por isso, o tráfego orgânico exige bastante dedicação e paciência dos que escolhem aplicar. Entretanto, com todas essas dicas mostradas, você consegue aplicar todos os conhecimentos dessa estratégia da maneira correta.
Vale a pena investir no tráfego orgânico?
A capacidade que o tráfego orgânico tem de gerar usuários e potenciais clientes para seu negócio independente do período faz o investimento valer muito a pena. Apesar da característica de longo prazo, esse tipo de tráfego é o que mais costuma gerar valor e garantir a segurança do negócio durante vários anos.
O crescimento de um negócio depende de quantas pessoas têm contato com ele. Para as empresas que escolhem o tráfego orgânico, essas almejam resultados mais permanentes por garantir maior segurança e consistência na reputação e nas vendas.
Através do conteúdo deste texto você pôde compreender o que é tráfego orgânico e a maneira correta de desenvolver e aplicar o conceito no seu site. Faça bom proveito de todo o aprendizado deste artigo e faça seu negócio chegar no patamar que ele merece.
Head de marketing – “Com uma paixão por desafios e aprendizados, meu foco é criar conteúdo de qualidade e implementar estratégias de marketing inovadoras. Estou sempre me adaptando às mudanças tecnológicas, pois acredito que o futuro do marketing reside em uma comunicação eficaz e aprimorada, impulsionada pela tecnologia.”