Qual a diferença do tráfego orgânico e pago?

O tráfego orgânico e pago servem essencialmente para o mesmo objetivo, mas será que existem diferenças entre essas duas categorias? Já adiantamos que sim, e essa diferença vai além de um ser “gratuito” e outro ser pago. Conquistar tráfego na internet não é tarefa fácil, independente de qual o seu tipo. É preciso trabalho duro, e este é só o começo.

Afinal, depois que o usuário chega ao seu site, é necessário ainda mais trabalho, energia e investimento para mantê-lo ali. Esta é a arte que define o que é um bom site, aquele que não só atrai o cliente, mas consegue mantê-lo ali. Isso ocorre quando o site tem tudo aquilo que o cliente precisa e busca, e ainda o entretém por um certo tempo e o convida a retornar.

Para que tudo isso ocorra, é preciso ter um certo tráfego nas redes, mas qual seria o melhor, e qual seria a diferença entre o tráfego orgânico e pago? É o que você vai descobrir ao continuar em nosso artigo!

O que é o tráfego orgânico?

Chamamos de tráfego o movimento que os usuários da internet realizam em direção a determinado site. Os sites com os quais costumamos interagir são abertos à visita dos usuários. Podemos entrar e sair deles sem problemas, acessando por meio de anúncios, posts nas redes sociais e buscadores como o Google.

O que é o tráfego orgânico
Fonte/Reprodução: original

Essa massa de pessoas que visitam o site, chamamos de tráfego. E o que define se ele é orgânico ou não é como esse público foi chamado e atraído pelo site. Um tráfego orgânico não foi construído por meio de anúncios pagos, mas sim por meio de estratégias como:

Todas as estratégias colocadas acima são ótimas formas de conseguir criar um tráfego orgânico de qualidade. Capaz não só de atrair, mas reter o público.

Mas aqui convém olhar para o nome deste tráfego e realizar certas considerações sobre ele. Seu nome, “orgânico”, não é por acaso. Aponta o fato deste tráfego ser natural, mas também evoca a ideia de ser como uma planta, algo que cresce de maneira gradual, quando bem cultivada.

Embora existam tráfegos orgânicos que dão certo em poucos minutos, no geral se espera que este tipo de abordagem tenha resultados mais demorados. Também mais duradouros, claro, uma vez que esses resultados são naturais, mas ainda assim é uma construção mais lenta de público.

Portanto, sites que optam por esse método devem esperar um crescimento um pouco mais lento do que aqueles que pagam por um tráfego.

O que é o tráfego pago?

Falamos bastante do tráfego orgânico, agora vamos continuar nossa abordagem tratando do tráfego pago.

O tráfego pago é a construção de um público e de movimento em seu site pagando por anúncios, ou por melhores posições no Google e outros buscadores.

Comprar um espaço na internet para anunciar seu site é como comprar uma propaganda na televisão ou espaço em outdoors. Não há nada de errado em investir neste tipo de negócio. No entanto, o que muitos desenvolvedores argumentam é que os resultados são inferiores em relação à maneira orgânica de conseguir público.

Mas será que é verdade? Existe uma percepção sobre a internet que diz que usuários detestam anúncios. Até certo ponto isto é um fato, podemos verificar até mesmo em nossa experiência individual.

No entanto, há fatos que não podemos ignorar. Por exemplo, uma pesquisa demonstrou que 40% dos brasileiros fazem compras imediatamente após verem um anúncio. E os números não param por aí, a pesquisa também mostra que os brasileiros são os que mais interagem com anúncios em plataformas específicas, em especial nas redes sociais.

Então, para comprovar que nós somos um público com altas taxas de conversão de marketing para resultado, Luiz Tanisho, que ocupa o cargo de vice-presidente da empresa de marketing Rakuten Advertising afirmou que “O público brasileiro tem um potencial de engajamento e conversão excepcional”.

Isso demonstra que talvez o tráfego pago não seja tão ruim assim. Sendo uma estratégia tão válida quanto o tráfego orgânico, só que aplicável a situações diferentes.

Quais as principais diferenças entre tráfego orgânico e pago?

As diferenças entre o tráfego orgânico e pago vão além da mera ação de pagar ou não pelo serviço. Por se tratar de um serviço pago, esse tráfego tem a característica de gerar resultados muito mais rápidos. Afinal, o resultado é imediato.

Ao terminar de pagar pelo serviço, seu site já estará figurando nos melhores anúncios e no próprio Google. Mas aí entra uma diferença natural entre os dois serviços. Se por um lado o tráfego orgânico é mais lento, por outro, o rápido joga nas costas do site toda responsabilidade de reter o cliente e fidelizá-lo.

Quais as principais diferenças entre tráfego orgânico e pago
Fonte/Reprodução: original

Isto gera uma espécie de desequilíbrio na balança para reter cliente, uma vez que o tráfego, em teoria, é só uma das partes do processo. No caso do método orgânico, essa transição entre tráfego e retenção é mais adequada, e a responsabilidade não é tanta do site, mas sim do todo.

Outra diferença é que há momentos ideais distintos para investir nos dois tipos de serviço. É padrão que as empresas iniciem uma estratégia de tráfego pago quando a empresa está em seus primeiros meses.

Já para empresas com oportunidade de criar uma estratégia a longo prazo, convém apostar no tráfego orgânico. Mas é preciso pontuar: se trata de momentos ideais, não de regra. Uma empresa pode apostar em qualquer uma das estratégias quando bem entender.

Vantagens de se utilizar o tráfego orgânico

Outra diferença clara entre o tráfego orgânico e pago são as vantagens que cada um oferece. Veja quais são! Começando pelo tráfego orgânico.

Clientes interessados naturalmente

O tráfego orgânico, como já mencionamos, é um tráfego construído de forma muito mais natural. Ou seja, é ótimo para criar uma relação genuína entre cliente e site. Assim o usuário do site já se sente muito mais próximo do endereço ou da plataforma, consome o conteúdo produzido por aquela página e atrai outros clientes. O relacionamento com esse público também se fortalece, ficando mais duradouro e natural.

Constância

Uma empresa com o tráfego orgânico pode se dizer muito mais constante no mercado. Sua autoridade criada por meio do tráfego não será perdida com facilidade. E relevância é tudo nas redes, o que faz dessa uma grande vantagem. Empresas de tráfego orgânico podem contar muito mais com o seu modelo de site.

Redução de custos

E não podemos ignorar a vantagem óbvia. Quanto mais tráfego orgânico uma empresa acumular, menos custos ela terá. Seus leads serão mais baratos e o seu tráfego sairá muito mais em conta, em especial a longo prazo.

E as vantagens do tráfego pago?

O tráfego pago também apresenta certas vantagens para sua empresa. Quer conhecer quais são? Confira!

Rápido resultado

Com o tráfego pago, sua empresa obterá resultados satisfatórios muito mais rápido. Vale a pena investir se você não quer esperar pela construção de um tráfego natural.

Por essa razão, o tráfego pago é uma ótima alternativa para empresas que estão começando no mercado. Afinal, criam o ambiente ideal para que elas possam se desenvolver com maior facilidade.

Diferentes meios de ação

O tráfego pago não existe apenas de uma maneira. Há várias formas de realizar o tráfego pago, o que dá uma certa flexibilidade para estratégias que se baseiam nesse método.

Há o método em que o site paga para que outros o promovam, para os mecanismos de busca realizarem o trabalho, ou mesmo anúncios em redes sociais. São oportunidades ricas para conseguir acesso e tráfego.

Como utilizar o tráfego orgânico e pago

Mencionamos acima que o tráfego orgânico e pago são peças de uma mesma balança. Ela visa melhorar os resultados do site de forma geral, não apenas no modo como ele recebe os clientes.

Depois do tráfego, é preciso reter o cliente, fidelizá-lo e, no caso de sites que são empresas, é necessário ainda apresentar o produto e vendê-lo. Dentro deste contexto, o tráfego orgânico e pago são apenas peças, etapas de um processo mais complexo.

E essa é a perspectiva correta para encarar essas duas estratégias. Elas devem estar condicionadas a sua estrutura real, que é a de uma etapa através da qual se chega a determinado propósito.

O tráfego, pago ou orgânico, deve ser utilizado de forma estratégica, sempre focando no que é melhor para a empresa a curto, médio e longo prazo. Por isso que eles permitem adaptações, mesclas e uma série de alterações que dependem da situação do site. Pois, são ferramentas, não objetivos, e devem acima de tudo privilegiar a situação do site.

Dicas para melhorar o tráfego orgânico

Bom, não poderíamos nos despedir de você sem dar dicas para melhorar seu tráfego orgânico e pago. Começando,pelo tráfego orgânico, conheça dicas essenciais que vão melhorar seu desempenho em sua estratégia.

Invista nas práticas SEO

As práticas SEO são sem dúvidas a melhor forma de conseguir melhorar seu tráfego orgânico. O Google segue relevante no mercado, pois, cerca de oito bilhões e meio de pesquisas são realizadas por dia na plataforma. Imagina o quão bom é para um site estar no topo desses resultados!

É uma prateleira de destaque, que promove o site como nenhum outro lugar e ainda garante um ótimo tráfego. Sem dúvidas é o melhor lugar para se estar se você quer melhorar seu tráfego orgânico.

Sites bem estruturados

Um site bem planejado, responsivo, otimizado e que garanta uma navegação fluida vai, sem dúvidas, auxiliar em seu tráfego orgânico. Clientes amam sites otimizados, então a prática permite que fiquem mais tempo no seu site, aproveitem melhor seu conteúdo e possam recomendar para os amigos.

Redes Sociais

Uma pesquisa revelou que em 2022 eram cerca de 4,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais. Elas, assim como o Google, também são imensos palcos para seu negócio com certas vantagens que o buscador não tem.

Por exemplo, o compartilhamento rápido e o fator de viralização, que não estão presentes nos buscadores, existem nas redes sociais. Você também pode criar conteúdo, comunidades e fidelizar clientes com muito mais facilidade. Até mesmo sua comunicação com seus usuários fica mais rápida e prática.

Dicas para melhorar o tráfego pago

Para completar nossa promessa, fique com a segunda parte de como melhorar o tráfego orgânico e pago da sua empresa. Dessa vez, vamos falar do tráfego pago. Confira:

Crie uma campanha de marketing com fator viral

Claro, é impossível definir o que irá viralizar ou não na internet. No entanto, se o objetivo do tráfego pago é impulsionar seu site e seu conteúdo, quanto mais possibilidade de viralizar o que está apresentando para os clientes, melhor.

Invista neste tipo de conteúdo. Tente levar uma campanha inteligente, com qualidade e pensada de forma estratégica, que converse com o público que você quer para sua empresa.

Invista nos principais canais de tráfego pago

Existem canais para tráfego pago que são tradicionais, e excelentes para sua ação de prospecção, se você quer mais clientes. Conheça os principais:

  • Facebook Ads;
  • Taboola;
  • Linkedin Ads;
  • Google Ads;
  • Bing Ads.

Escolha o melhor, talvez os melhores — ou, quem sabe, todos —, para sua empresa, e conquiste um tráfego maior para seu site se tornar relevante na internet.

Mas lembre-se, o tráfego orgânico e pago é apenas o começo da caminhada de estruturação do seu site. Invista em outros campos para entregar o espaço virtual mais adequado e atrativo para seus clientes.

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