Como identificar oportunidades de Link Building para o seu negócio?

O link building é uma das estratégias mais adotadas por sites com o intuito de crescer e gerar novos leads, porém, exige-se atenção quanto ao uso. O processo deve acontecer naturalmente, sem forçar cliques, porque o convite e a explicação do que se trata é mais interessante do que apenas dados mínimos.

Além disso, você não deve usar qualquer link que pareça ser bom ao seu post, já que você desconhece o que nele consta. O ideal é abrir e checar as informações para saber se são adequadas, se não há spams ou informações divergentes. Assim, entenda como identificar essa oportunidade, sua importância e claro, algumas dicas para implementar em seu site!

O que é o link building?

O link building é, por definição, uma estratégia utilizada para conquistar links de qualidade de sites qualificados da internet, que tenham boa reputação e relevância no mercado. Isto faz com que a sua página suba posições em ranqueamento. O aspecto qualitativo é fundamental para conquistar autoridade porque o Google utiliza como métrica para garantir autoridade.

O que é o link building
Fonte/Reprodução: original

Para crescer e subir no ranking, quem fez o link building precisa ser do mesmo nicho que o seu, uma vez que o algoritmo analisa esta linkagem como inadequada e penaliza. Dessa forma, não fará sentido um negócio de vendas de carros e autopeças usar links para redirecionar à sua página que fala sobre saúde e bem-estar.

Quando uma empresa de grande porte atua com seriedade ao linkar um conteúdo da sua página, oferece parte da qualidade e relevância que possui no nicho. Afinal, um site grande com forte destaque na internet e sabe como trabalhar adequadamente com o link building, torna o seu site mais respeitado.

Qual a importância do link building para o seu negócio?

Ter destaque na internet, conquistar novos leads e subir no ranqueamento, exige que os links corretos sejam usados, adequadamente, para ser recomendado a públicos novos. Se tornar perito em determinado assunto do seu nicho fará com que qualquer pessoa queira trocar links com você por ter qualidade.

Tornar o seu negócio grande e relevante leva tempo, da mesma forma que conquistar o link building, porque não é uma tarefa prática. Para você tê-lo em mãos, crie conteúdos úteis, chamativos e informacionais que farão diferença tanto ao Google quanto aos demais sites, que encontram os seus textos e os usam para completar as informações apresentadas no post.

Quando acontece a menção ao seu artigo, o buscador entende haver relevância no seu material e o recomenda a um número maior de pessoas que buscam pelo tema. É por estes motivos que o uso de SEO e a otimização devem ser realizadas para melhor recepcionar os leitores e não ter problemas com o Google.

Como o algoritmo do Google analisa o link building?

O PageRank é um método usado pelo Google para realizar as avaliações de detecção de qualidade dos links a fim de saber se os dados estão adequados e, dessa forma, elevar a posição do site. Caso manipulem o leitor a clicar, contenham spam ou ocorra a inserção de link artificial para geração de cliques, serão penalizados.

Quando ocorre de seu link building apresentar erros graves, a punição é feita conforme a inadequação para retirá-lo de vista. A depender da análise feita, você perderá determinadas posições no ranking:

  • 50 posições;
  • 950 posições;
  • Página desindexada do buscador.

Por mais que você não tenha feito o uso incorreto, para o Google existe e você precisa consertá-los. Cheque os posts a fim de detectar se o link está escondido no texto ou em imagens, porque é um fator prejudicial ao SEO, e embora não seja passível às métricas de Black Hat, é necessário modificar os dados para não decair.

Importância do Link Building para o SEO

Os links enriquecem o SEO e o fazem subir no topo do ranqueamento, conforme a qualidade e a quantidade usada. Para otimizar a página e torná-la adequada ao buscador, é necessário linkar apenas naturalmente, de bons sites que você conheça e não ofereçam riscos.

Além disso, a posição de inserção do link building influência na questão de relevância ou não. Quanto mais no topo estiver, maior a propriedade e quando possuir menções no final de um artigo, pouco será a notoriedade. Analise o que você quer informar ao leitor primeiro, que possui grande importância ao seu texto, que agregue ao conteúdo ao invés de não torná-lo agradável.

Quando se faz o uso de um link, não é recomendável usar determinados termos porque não significam nada ao leitor e tornam os dados menos relevantes. Você perde tempo de pesquisa e estudo ao usar inadequadamente um link building em sua página, portanto para aprender o método correto:

  • Aprenda como subir no ranqueamento: método certo;
  • Clique aqui para descobrir como subir no ranqueamento: incorreto.

A solicitação de “aperte aqui” ou “acesse aqui” são informações vagas a quem está lendo o seu post, pois não sabe o que esperar ao clicar no link disponibilizado. Trabalhe com a sua palavra-chave, pois, como você sabe, a otimização de SEO exige o bom uso da keyword.

4 Técnicas para Link Building

Com ajuda de técnicas você aplica o link ao seu negócio e o faz crescer, porém, antes de procurar por sites e parcerias, se torna fundamental analisar se o seu conteúdo é adequado.

Não adiantará atrair bons links quando o seu material não passa relevância e não demonstra ser um diferencial. Estude seus posts antes de buscar por parceiros, entenda o que melhorar ou incluir.

A análise dos melhores links building tornarão o seu trabalho mais organizado e tornará o processo de procura eficiente. Ter cuidado é uma etapa fundamental para não haver perdas que prejudiquem os seus feitos no site.

Materiais de compartilhamento

Quando se fala no compartilhamento, a primeira informação que vem à mente é de imagens ou vídeos, certo? Dessa forma, para explorar o seu próprio material e torná-lo rico, mais adequado ao que o leitor precisa, investir em conteúdos interativos trará diferença em todos os posts.

Para criar uma boa relação entre o público-alvo com a sua marca, é necessário ter bons posts que agradem os leitores. Complementar com tabelas, infográficos e imagens é adequado para entregar um material completo ao público. Insira em seus conteúdos:

  • Guias;
  • Listas;
  • Vídeos;
  • Quiz;
  • Calculadora;
  • Simulações para meio financeiro.

São materiais clicáveis, compartilháveis que chamam atenção e melhoram a experiência do usuário para melhor. Cria-se uma perspectiva enquanto dúvidas são sanadas ao longo de uma leitura, e o seu conteúdo precisa de dados como estes para atrair mais pessoas e conquistar o link building desejado.

Sites com conteúdos similares ao seu

Há páginas na internet que citam o nome da palavra-chave usada por você, mas não linkam dado e, é neste ponto que você consegue solicitar ao autor que o faça adequadamente. No entanto, se perde um longo tempo ao procurar site a site e achar o responsável por aquele post publicado.

A SEMrush é uma ferramenta prática de usar porque ao colocar a palavra-chave do seu artigo, você filtra os principais domínios para entrar em contato. Para não ter problema, é necessário ter conhecimento sobre:

  • Qualquer site patrocinado: evite dar links;
  • Se aquele site é de concorrentes;
  • Não pertence ao seu nicho;
  • Caso não haja nenhuma atualização nos últimos meses;
  • Conteúdos que linkam a muitos spams.

Ao invés de perder tempo com páginas inadequadas, procure sites do mesmo nicho que o seu, que possua alta frequência de postagem e não use links maliciosos. Não esqueça do valor dos sites que precisam transmitir autoridade tanto aos leitores quanto ao Google.

Atue nas mídias sociais

As mídias digitais permitem criar uma conexão maior e melhor com os usuários porque seu post atinge um número elevado de possíveis novos leitores. O ato de divulgar imagens ou informações breves tem a função de educar e atrair parcerias certas, que você não havia encontrado até o momento.

Boa parte das empresas focou também nas mídias por receber engajamento elevado, criação de um bom relacionamento com o seguidor, mas porque conseguem divulgar o produto ou serviço com eficiência. Você tem como entrar em contato com facilidade, interagir com aquela marca e, após um tempo de uma relação criada, consegue solicitar a parceria.

Evite links duvidosos

Sites que publicam spam podem linkar determinado post seu a um conteúdo específico. No entanto, o Google não enxerga tal característica como agradável e, para evitar o problema, o uso do Search Console te ajudará a rejeitar todas as páginas indevidas.

A tentativa de dialogar com o dono do site que fez o post pode nem sempre ser eficaz, portanto, recorra ao SCG. Os sites são descontinuados do seu conteúdo, evitando possíveis penalizações e dores de cabeça.

Como utilizar link building no seu negócio

O uso dos links precisa ser feito adequadamente, no momento certo e com páginas de confiança, que tenham boas avaliações para você crescer e atingir um número maior de visitantes. Evite conteúdos suspeitos e anote estas informações para usá-las:

  • Encontre parceiros: autoridades de mercado;
  • Aposte no Guest Post: crie conteúdos como convidado;
  • Use co-marketing: junção de empresas para criar conteúdos como os e-books;
  • Procure por links sem menções: entre em contato com o autor e peça pela linkagem.

Avalie também as possibilidades de possuir um assessor de imprensa, responsável por mediar o contato para realizar menções sobre o seu conteúdo em determinado post. As chances de aumentar a visibilidade do seu site são maiores, pelo fato do engajamento deste tipo de conteúdo ser muito elevado no Brasil.

Como utilizar link building no seu negócio
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Com muita frequência as pessoas buscam por notícias recentes, que informem sobre determinados assuntos, e o seu assessor tem como divulgar a determinado site que o seu conteúdo inspira muitas pessoas e a clientela é satisfeita. É possível evidenciar o esforço inserido no trabalho para trazer produtos ou serviços que mudem positivamente a vida dos seus novos consumidores.

Você aumenta o seu engajamento gratuitamente, através de informações úteis que virarão manchete das grandes potências jornalísticas bem avaliadas e possuem muitos seguidores. No entanto, não é necessário permanecer apenas nos sites, quando se pode investir também em parcerias com os influenciadores digitais.

Por que investir em influenciadores?

São pessoas com um engajamento elevado, com um bom relacionamento com os seguidores e sabem divulgar produtos ou serviços. Você pode entrar em contato a fim de solicitar por uma parceria que fale a respeito de determinado conteúdo do seu site, que é inspirador, que ajuda muitas pessoas ou:

  • Se for um produto: envie o item e solicite a inserção de link nos stories;
  • No caso de serviços: stories com link;
  • Recomendação de e-books: reels.

O link building acontece através da menção de um conteúdo a outro, portanto, você terá resultados em pouco tempo, já que os seguidores dos influencers menores são mais ativos. Tenha atenção quanto a qualidade dos produtos ou serviços porque precisam cumprir com as informações apresentadas pela pessoa.

A compreensão do uso de links e as possibilidades de trabalhar em seus materiais tornarão o seu site completo, organizado e com dados que farão o Google recomendá-lo. Subir nas buscas orgânicas é um processo longo e exigente, mas atingir o topo fará com que você entenda o motivo de buscar sempre por melhorias, modificações e implementações de dados.

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