Escalabilidade nos negócios: Desafios do crescimento com velocidade e simplicidade

escalabilidade-negocios

Escalabilidade é a ação contínua de um crescimento. Um negócio escalável é aquele que mesmo havendo uma expansão, não aumenta o seu custo operacional, por isso vamos te explicar mais a fundo nesse artigo.

Através do modelo de negócio escalável, as startups e outros negócios crescem de forma mais rápida.

Esses negócios desejam crescer de forma escalável, conseguem realizar expansões com poucos recursos e contratando profissionais.

Porém, esses crescimentos acelerados passam por grandes desafios, começando pelas suas aplicações.

Negócios escaláveis 

O conceito de um negócio escalável é o que consegue resistir as pressões do crescimento, e isso sem afetar os recursos e a estrutura de forma significativa.

A escalabilidade auxilia empresa a crescer rapidamente, sem afetar o aumento do seu orçamento.

O que determina a escalabilidade de uma empresa?

Por ser bastante semelhante nos termos de projetos e execuções, certas empresas apresentam uma variedade de escalabilidade totalmente diferentes.

Existem várias oportunidades de vender seus produtos na internet, mas saiba que os negócios escaláveis estão em todo lugar e principalmente nos lugares-comuns.

Por isso, mesmo as empresas que não têm grandes inovações, podem ter um desenvolvendo mais ágil e eficiente para a implementação de um gerenciamento e marketing escalável.

Abaixo tem os três fatores para determinar a escalabilidade do negócio:

  • Venda em escala variável: a empresa trabalha com um mercado com bastante demanda e consegue atender.
  • Operação reproduzível: os métodos de criação e prestação de serviço podem ser ensinados, mas que o aumento de produção não comprometa a qualidade.
  • Oferta é valiosa: para a sua empresa se sobressair, precisa entregar algo único, seja um produto ou serviço.

O negócio escalável precisa de líderes com habilidades específicas que são para ajudar o crescimento da empresa e a utilização de várias ferramentas.

Características de uma comercialização escalável

  •  Regularização:

Considere esta situação por enquanto: ao solicitar produtos ou serviços personalizados, além de maior custo de produção, em muitos casos é necessário mais tempo de entrega.

Afinal, do ponto de vista do negócio, produtos / serviços personalizados requerem profissionais ou métodos especializados. Para a produção em massa, essa situação exigirá investimentos.

Então, é um ciclo sem fim, onde para aumentar a produção, os custos de produção devem ser aumentados. Portanto, construir um bom planejamento de negócios baseados em produtos / serviços padronizados é muito importante para o sucesso da empresa.

  • Replicar:

Afinal, uma vez que a organização consegue igualar os processos de criação de seus produtos e serviços é possível replicar. Tudo rapidamente e sem onerar maiores valores a empresa.

  • Automação:

Independentemente do porte da empresa, se ela quiser crescer, o segredo da eficácia é a automação de processos. Por isso, mais automação significa o aumento de produção e entregas mais rápidas e menos recursos de mão de obra.

  • Vendarketing:

A ação é a força vital de uma organização de negócios escaláveis. A ideia aqui é formular estratégias de marketing e vendas e combinar a comunicação para atrair clientes e consumidores rapidamente.

  • Administração:

Logística é o slogan de empresas que querem expandir seus negócios! Caso a organização não consiga atender às necessidades geradas pela equipe de vendas, não há necessidade de padronizar e replicar o processo.

Desta forma, a empresa deve estar sempre na vanguarda das ações de marketing para estar pronto para responder às entregas em tempo hábil em termos de logística, sem frustrar os consumidores.

  • Expansão:

Quando falamos em negócios escaláveis, uma das principais características que podemos citar é: mente aberta.

Embora essa técnica ajude a otimizar recursos e processos, você deve se lembrar que seu objetivo é o crescimento. Portanto, no início do plano, é necessário ter em mente onde você vai ter uma visão mais ampla do que a região ou mesmo o país.

  • Venda mais e tenha custo a menos:

Essa é a principal premissa e característica do negócio escalável! Aumentar as vendas, significa aumentar sua influência no mercado e ganhar mais recursos para investir em toda a empresa. E pode usar custos mais baixos para direcionar recursos para objetivos maiores.

Portanto, o ideal é que o custo não aumente na proporção do crescimento da empresa. Investir em soluções estratégicas e tecnológicas pode permitir que o negócio mantenha um padrão de medição positivo.

Vantagens da escalabilidade

Inovação da tecnologia:

A tecnologia está sempre andando lado a lado com os negócios escaláveis, fora que é responsável por deixar o mercado mais democrático.

Graças a internet e o marketing digital, algumas empresas conseguem competir com grandes marcas e até tendo mudanças sérias no setor.

Público:

Algumas empresas são adoradas pelo consumidor porque oferecem produtos que nenhuma outra organização tem disponível.

A experiência do cliente é fundamental, porque a escalabilidade é baseada na adesão do público por isso é importante ter um diferencial, seja em produtos ou atendimento.

Dessa forma a tecnologia tem um papel fundamental para melhorar a qualidade do serviço e claro, na satisfação do cliente.

Valor de mercado:

Negócios escaláveis são famosos investimentos, com um bom potencial de desenvolvimento e estão na mira de novos investidores, dessa forma o valor de mercado eleva e você pode pegar o capital externo.

Fora que a sua influência cresce e ajuda a sua empresa a ser reconhecida no mercado.

Escalabilidade: Os desafios

Agilidade:

Para realizar uma operação escalável, a empresa necessita ser flexível, que é conseguir adaptar de forma rápida conforme a expansão do negócio e o crescimento da demanda.

O empreendedor precisa estar pronto para lidar conforme as mudanças sociais, jurídicas e tributárias conforme o seu crescimento.

A flexibilidade não se limita apenas a gestão, por exemplo, as startups trocam de endereços sempre e isso é bem comum.

Coerência:

O desenvolvimento desorganizado jamais é escalável, se você quer ter resultados consistentes, não pode abrir mão da essência, qualidade e valor da sua marca.

Por isso, que as empresas preferem simplificar e padronizar as operações, é necessário um grande empenho e de bons recursos. 

Invista na educação e treinamento dos seus colaboradores.

Diferencial:

É quase impossível conseguir escalar um negócio que todos os seus concorrentes entregam.

Porém, um diferencial competitivo que se torna escalável, não é a exclusividade, mas sim a natureza insurgente. 

A insurgência é interessante porque desafia o senso comum, que jamais tem medo de inovar e um comprometimento. Com a escalabilidade é preciso de investidores.

A exploração de áreas que nunca foram exploradas, pode gerar problemas surpreendentes que ninguém nunca viu.

Por fim, fique preparado para qualquer possível novo desafio e isso de forma técnica e estratégica.

Escalabilidade: Como e onde começar?

Tenha senso de ambição:

Empresas que crescem de forma natural e rápida, se destacam com bastante facilidade.

Possuem uma missão insurgente e desejam a liderança de mercado, claro que engajam seus colaboradores a todo minuto e prezam muito pela organização.

Atue com foco:

Nessa etapa, os gestores definem as micro-batalhas e selecionam as equipes que serão responsáveis.

Essas iniciativas precisam ser soluções de problemas com relação com a empresa, como oferecer um serviço complexo, por exemplo.

Essas micro batalhas precisam ser:

  • Vencíveis, baseadas em critérios realistas e os objetivos também.
  • Que tenham grande impacto nos resultados da empresa.
  • Controlados por líderes e grupos preparados para desafios.
  • Intenção estratégica: escolha uma iniciativa inovadora para entender as principais falhas e escolha uma equipe que esteja apta para resolver o problema.
  • Crie um protótipo de sucesso: estimule as equipes para lançar, construir e até testar as ideais.
  • Problemas: considere certos problemas que pode aparecer com a implementação em escala para ter uma estratégia de escalabilidade.
  • Modelo replicável: pense em uma solução que pode ser escalável, e não esqueça de obter o feedbacks dos líderes e dos seus primeiros clientes.

Siga a sequência:

Expanda seus resultados:

Nessa etapa, você precisa definir a equipe de liderança avançada que vai estar encarregada de observar as micro batalhas.

Esse ciclo consiste em:

  • Escolher a estratégia: defina as prioridades das micro batalhas, forme os times e comece o processo.
  • Vencedor: ofereça vários recursos extras para os projetos que mais tem chance de dar certo e estimule a solução de problemas.
  • Ritmo: crie um espaço onde os times, junto com os líderes possam discutir os resultados, observar as questões, etc.
  • Comunidade de escala: defina quem será responsável por tomar as iniciativas escaláveis, adotando soluções, etc.
  • Liberação: avalie as ações da empresa considerando as lições que aprendeu, pense em novas micro batalhas.

Sistema de micro batalhas: 

Após seguir todas as etapas, você terminou a primeira fase das micro batalhas, mas faça isso ser uma rotina para você.

Dessa forma você vai conseguir desafiar o seu grupo operacional diariamente e estará sempre criando algo novo.

Por fim, como empreendedor, você é responsável por identificar recursos de negócios escaláveis ​​que possam ser aplicados ou mesmo otimizados em sua empresa e comece com seu negócio escalável.

Conclusão

No artigo de hoje você aprendeu sobre escalabilidade, além de algumas dicas para inserir em sua empresa e suas principais características.

Agora que você aprendeu sobre o crescimento contínuo de um negócio em grande escala,

Esperamos que o artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas, e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Se ficou alguma dúvida, coloque nos comentários, teremos o prazer em ajudá-lo.

Aproveite e complete seu conhecimento e entenda quais são as estratégias de marketing mais utilizadas para atingir o sucesso do seu negócio.

Até o próximo artigo!

guest-posts-google-web-stories

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas