Trabalho em equipe: Entenda como construir e gerenciar uma equipe de sucesso

Desenhar um bom Plano Estratégico ou construir metas ambiciosas nem sempre garante o sucesso de uma empresa. Para que as ideias se tornem realidades, os colaboradores devem ser capazes de formar uma equipe de sucesso.

Uma equipe de sucesso faz toda a diferença em uma organização. Um grupo de colaboradores formado para atingir uma alta performance é constituído por pessoas com clareza sobre, pelo menos, três aspectos de uma empresa: o quê, o por quê e o como.

Isto é, para que uma equipe possa desempenhar com êxito seu papel, é necessário muito mais que “grandes estrelas” no time.

De fato, podem haver equipes compostas por profissionais exitosos, mas que juntos não conseguem formar uma equipe de sucesso.

A questão em jogo é que, além das capacidades pessoais e profissionais, os membros de uma equipe devem contar com capacidade de desempenhar suas funções em equipe e, principalmente, terem claro o quê, o por quê e o como de uma empresa.

O que se refere aos objetivos, o porquê, diz respeito a tudo aquilo que motiva um projeto e, finalmente, o como são as estratégias traçadas para alcançar uma meta.

O que é uma equipe de sucesso?

As equipes de sucesso, às vezes também chamadas de alta performance, são grupos de trabalho pensados e formados para alcançar a excelência nas diferentes áreas de atividade de uma empresa.

São formadas por colaboradores com notável capacidade de trabalhar em equipe e, ao mesmo tempo, assumir responsabilidades específicas sem necessidade de supervisão rigorosa.

Essas equipes também tendem a ter líderes motivadores e com uma visão clara do que se espera alcançar.

É interessante saber que nem todas as qualidades dos membros dessas equipes estão relacionadas a questões operacionais ou de treinamento.

O elemento diferencial é que os colaboradores são altamente comprometidos com a empresa, com grande capacidade de adaptação às mudanças, com interesse em melhorar a cada dia e que confiam no trabalho dos colegas.

Por que o trabalho em equipe se tornou tão importante?

Nos nossos dias o conceito de trabalho em equipe está em alta. A questão está relacionada com a dinâmica do trabalho em diferentes áreas como trabalho, escola e até família.

A importância do trabalho em equipe surge da consideração de que quanto mais pessoas se unirem de forma comprometida para realizar uma atividade, melhores e mais eficazes serão os resultados.

É muito comum encontrar o conceito de trabalho em equipe principalmente em ambientes de trabalho, onde grupos de pessoas estabelecem objetivos específicos comuns e muitas vezes conseguem formar uma equipe de sucesso.

O objetivo desta modalidade é reunir as capacidades, inteligências, ideias e aptidões ao serviço de uma tarefa ou atividade, de forma a realizá-la mais rapidamente para obter melhores resultados. 

Resultados do trabalho em equipe

  • Cria sinergia: o impacto mais significativo de uma equipe está no fato de realizar mais coisas juntos do que individualmente;
  • Capacita cada um dos integrantes, removendo obstáculos que podem impedi-los de realizar suas tarefas corretamente;
  • Promove estruturas de trabalho mais flexíveis e com menos hierarquia. Nesse sentido, equipes de sucesso tendem a ser gerenciadas por líderes, isto é, pessoas que são parte da equipe e não chefes, ou seja, pessoas que muitas vezes dirigem sem se envolver a fundo;
  • Promove o trabalho multidisciplinar, principalmente onde existem divisões organizacionais. Em uma empresa, por exemplo, o trabalho em equipe pode ajudar a sincronizar o pessoal de marketing com os colaboradores encarregados das vendas;
  • Promove responsabilidade e capacidade de resposta às mudanças;
  • Promove um sentimento de realização e amizade, porque ajuda a construir relações mais estáveis entre os colaboradores.

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5 características de uma equipe de sucesso

O que as equipes de sucesso fazem para acolher o aporte de cada um? Como evitar que boas ideias sejam desperdiçadas?

1. Multidisciplinaridade da equipe de sucesso

Já falamos disso, mas voltamos ao tema porque ele é uma das chaves mais relevantes para o sucesso dessas equipes de trabalho.

Cada membro da equipe é altamente especializado em um aspecto particular da atividade da empresa.

Por exemplo, pode haver profissionais que sejam fluentes em vários idiomas, tenham conhecimentos avançados de informática, sejam especialistas em marketing ou venham das áreas de contabilidade e finanças.

A variedade de perfis confere um caráter multidisciplinar à equipe, e a torna capaz de enfrentar situações muito variadas com grandes chances de sucesso.

Claro, é importante que todos os profissionais especializados possam compartilhar seus diferentes trabalhos e que confiem nas contribuições de seus colegas.

2. Liderança sólida, mas com autonomia para a equipe

Pode-se pensar que uma equipe de alto desempenho não deve ter um líder claro, uma vez que todos os seus membros serão regidos por altos padrões de profissionalismo.

A realidade, contudo, é que a figura do líder não desaparece, mas sim se assemelha mais à de um coordenador geral, que deve zelar para que o trabalho de cada colaborador se adapte aos objetivos traçados.

A liderança, que será participativa, deve servir também para motivar os demais integrantes do grupo.

Não se deve esquecer que estes profissionais podem enfrentar situações muito exigentes, sendo uma figura de referência muito útil para manter o empenho e a determinação.

Seja como for, a autonomia da equipe tem de ser garantida, pois é a melhor forma para que todos possam desenvolver suas capacidades.

3. Solidariedade e complementaridade

Para que equipes de sucesso sejam formadas e alcancem seu potencial máximo, seus membros devem trabalhar juntos e ajudar uns aos outros quando necessário.

Os profissionais devem se sentir amparados pelo restante da equipe, lembrando que não estão sozinhos neste projeto e que, caso algo não saia de acordo com o roteiro planejado, podem sempre contar com a compreensão e ajuda de outras pessoas.

Geralmente, os trabalhadores desenvolvem fortes laços profissionais e, às vezes, pessoais. Eles confiam uns nos outros e estão dispostos a compartilhar seus conhecimentos e experiências para melhorar os resultados.

4. Trabalho com base em objetivos claros da organização ou empresa

As equipes de sucesso não são criadas para apresentar soluções mágicas para problemas complexos ou para atingir objetivos excessivamente ambiciosos.

Para que a equipe entregue os resultados esperados, é fundamental que seu trabalho tenha um objetivo claro e internalizado pelos colaboradores.

A chave é que cada membro do grupo sinta que os objetivos da empresa também são seus, direcionando, assim, seus esforços e habilidades para alcançá-los.

Vale lembrar a questão da complementaridade, que levará cada trabalhador a seguir um caminho diferente para contribuir com o objetivo comum. Isso é importante porque evita a anulação da singularidade de cada pessoa.

5. Eficácia, eficiência e reforço positivo

Obviamente, a formação de uma equipe implica na busca de maiores níveis de eficácia e eficiência no trabalho.

Esta é uma das suas características básicas, porque todos os membros da equipe estão cientes da responsabilidade que lhes foi atribuída.

Eles cumprem o cronograma, buscam resultados positivos e tentam fazê-lo consumindo o mínimo de recursos possível.

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Dicas para formar uma equipe de sucesso

É comum ver equipes de trabalho que as pessoas trabalham individualmente sem considerar o restante dos colegas.

Isso depende muito do ambiente de trabalho. Por isso vamos dar algumas dicas para que o trabalho em equipe seja mais proveitoso e haja o menor número de conflitos possível.

  • É preciso ter cuidado na escolha de quais profissionais farão parte da equipe de trabalho, certificando-se de que os profissionais escolhidos sejam compatíveis.
  • Suas habilidades, experiências e motivações, assim como seus papéis, devem ser sempre considerados.
  • Para trabalhar em grupo, o profissional deve estar disposto a se abrir, a compartilhar ideias com o resto dos membros, a ser desafiado pelas iniciativas dos outros.
  • É fundamental encontrar técnicas divertidas e inovadoras para estimular um debate frutífero sobre os diferentes temas e sobre como abordá-los.
  • Desde o início é necessário estabelecer certas regras de comunicação. Os participantes devem ter uma compreensão clara de quem falará com quem, quando e com que frequência.

Isso permitirá que os indivíduos se concentrem no trabalho que realmente os preocupa e não percam tempo perseguindo pessoas.

  • É importante ter uma organização e estruturação prévia. Antes de iniciar o projeto, as pessoas, ferramentas e recursos que serão necessários para realizá-lo devem ser definidos.

Desde o início, todos os membros devem ter clareza sobre suas obrigações e direitos.

Cada membro deve saber quais são suas responsabilidades, bem como as consequências de não cumprir suas tarefas em tempo hábil.

Ao mesmo tempo, também devem ser geradas instâncias nas quais todos os membros possam compartilhar suas opiniões e ideias sobre o projeto.

  • Sempre que puder, reconheça o trabalho dos outros e tente ser grato. Isso não será valorizado apenas por quem recebe o gesto, mas também por quem o vê, que se sentirá estimulado a seguir avançando e crescendo como profissional.
  • Incentive os espaços de tempo casual entre colegas de trabalho. Compartilhar o almoço e a viagem de ida e volta são maneiras fáceis de se relacionar com os colegas, permitindo que a conversa flua sem que o trabalho ocupe o centro das atenções.
  • Os líderes devem comunicar às suas equipes de trabalho o que esperam do trabalho em equipe e da colaboração.

Da mesma forma, eles devem moldar o trabalho em equipe em sua interação interna e com o resto da organização.

Dessa forma, os membros da organização identificam o valor da cultura do trabalho em equipe.

Conclusão

Uma equipe de sucesso é formada por pessoas que, além de boas no que fazem, possuem inteligência emocional, são transparentes e contribuem para um ambiente de trabalho tranquilo, pleno de aprendizado e diálogo.

Esses grupos de colaboradores são altamente produtivos, aumentam a competitividade e atingem metas.

Além disso, seus membros têm flexibilidade para se adaptar às mudanças e respeitar as opiniões dos outros. Quando se trata de enfrentar seus desafios, eles experimentam, inovam, resolvem e aprendem juntos.

Por último, uma equipe de sucesso precisa ter clareza sobre o que a empresa busca; por quê a busca, e como atingir esses objetivos.

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