Introdução ao Google Looker Studio: Análise de Dados para SEO

O Google Looker Studio é uma plataforma fundamental para conseguir ter uma visualização das principais métricas sobre SEO. Liderar os resultados no Google é sem dúvidas um desafio, mas a parte boa é que o próprio buscador fornece algumas ferramentas úteis que auxiliam o SEO. O Google Looker Studio é sem dúvidas uma delas e ocupa uma posição especial, pois agrega vários recursos.

Uma das principais dúvidas a respeito de como crescer em SEO é a análise de métricas e resultados. Esta é uma tarefa bastante complicada, pois depende de aprender os métodos de leitura avançados que existem no mundo digital. Mas, é aí que entra o Looker Studio, uma ferramenta indispensável para o acompanhamento de métricas e resultados. Com ela você poderá chegar nas metas que sempre sonhou em SEO.

O que é Google Looker Studio e suas aplicações em SEO?

O Google Looker Studio nada mais é do que um recurso disponibilizado pelo buscador de mesmo nome para que desenvolvedores e donos de sites possam acompanhar seus resultados na internet. Se você já acompanha SEO e as ferramentas da plataforma há certo tempo, talvez se lembre de um tal de Data Studio.

O Google Looker Studio, antigo Data Studio, é fundamental para automatizar processos de coleta de informações e também de leitura, afinal, a principal tarefa do recurso é mostrar de maneira visual quais resultados sua página conquista na internet.

O que é Google Looker Studio e suas aplicações em SEO
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Os relatórios gerados pelo Google Looker Studio foram pensados para que sua representação visual fosse intuitiva e de fácil entendimento. A plataforma recolhe de maneira automática inúmeros dados coletados da Web sobre o seu site e transforma esses dados em planilhas, gráficos e outros documentos digitais.

Esses dados quando compilados em gráficos, tabelas e relatórios em geral pelo Looker Studio, permite a visualização completa da situação do SEO do seu site. Também é possível por meio dos relatórios adaptar suas estratégias para conseguir mais desempenho e melhores resultados.

Uma das grandes vantagens é a personalização de fontes desses dados que podem ser várias. Entre essas ferramentas destacamos aquelas que vem do próprio Google que fornecem informações de ouro sobre seu site, mas as principais fontes utilizadas para gerar relatórios do Google Looker Studio são:

  • Google Analytics;
  • YouTube Analytics;
  • Google Ads;
  • Google Search Console;
  • Perfil da Empresa – Google Meu Negócio;
  • LinkedIn;
  • Facebook;
  • Twitter – X;

E isso só para termos uma ideia, pois o total de recursos que podem ser incorporados no Google Looker Studio somam mais de 800! Todas essas conexões geram relatórios e dados compilados em informação visual e de fácil entendimento pela plataforma do Google.

O que o Google Looker pode realizar

Como comentamos, o Google Looker Studio é uma ferramenta de relatórios automatizados criados de maneira que podem ser lidos de forma intuitiva. Esses dados podem vir de inúmeras fontes e uma vez criados podem ter vários comportamentos diferentes personalizados pelos próprios usuários da plataforma.

Os valores podem se modificar em tempo real, se assim o usuário quiser, e criar até mesmo simulações de estratégia. Para uma visualização mais segura, o relatório também pode ser fornecido de forma estática, ideal para reuniões e balanços de estratégias.

Em dados de tipo tabelas, por exemplo, é possível interagir com os resultados e visualizar cada dado de maneira isolada e de forma individual e assim ter uma perspectiva mais específica. O Google Looker Studio também permite a utilização de outros modelos criados pela própria comunidade e outros usuários.

E para finalizar o grau de liberdade e personalização que a plataforma oferece, é possível criar relatórios colaborativos que podem ser editados e personalizados por outros usuários. Para quem deseja uma visualização de seus resultados na internet, principalmente quanto ao ranqueamento do site e outras informações fundamentais para adaptação de estratégias, o Google Looker é um recurso e tanto.

Como integrar Google Looker Studio com as métricas fornecidas pela plataforma Guest Posts?

Lembre-se que comentamos que o Google Looker Studio pode retirar suas informações de mais de 800 fontes diferentes, e entre essas fontes vale destacar a plataforma Guest Posts! A Guest Posts é a primeira plataforma dedicada a posts de convidados do Brasil e como pioneira ela oferece recursos e ferramentas indispensáveis para a construção do seu SEO.

O diferencial da Guest Posts em relação a qualquer outra forma de conseguir backlinks é que a plataforma oferece métricas e ferramentas de visualização de resultados avançadas. Esses recursos exclusivos da Guest Posts permitem que você fique por dentro de todos os seus backlinks, seu relativo desempenho e funcionamento na internet.

Com isso é possível conseguir adaptar suas estratégias de SEO de acordo com o que dá de fato resultado e ao integrar essas informações e dados com o Google Looker Studio você visualiza os resultados de maneira clara. O seu desempenho na internet e no ranqueamento da sua página deixarão de ser um mistério e com a união dessas duas ferramentas será possível compreender como a internet funciona.

Exemplos práticos de como utilizar ambos para uma estratégia de SEO mais robusta

Com o Google a Guest Posts se torna uma ferramenta indispensável para conseguir ranqueamento e entender o peso relativo de cada estratégia para seu desempenho. Para te mostrar de fato como a Guest Posts em conjunto com o Google Looker Studio pode mudar para sempre a história da sua página, separamos aqui exemplos práticos dessa união.

Exemplos práticos de como utilizar ambos para uma estratégia de SEO mais robusta
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Esse combo mostrará para você o que de fato pode ser mudado para que suas estratégias possam atingir o alvo como nunca. Outro uso interessante das ferramentas é que podem evidenciar quais os serviços e áreas do SEO não precisam de tanta atenção e podem até sofrer descarte. Veja os exemplos abaixo.

Estratégia SEO

Comecemos pelo principal uso dessas duas plataformas, a estratégia SEO. Os esforços que levam um site estar entre os primeiros resultados da SERP – Search Engine Results Page -, ou página de resultados da busca são chamados de SEO, que no geral constituem as estratégias de recomendação do seu site pelo Google.

Essas estratégias dependem de inúmeros fatores, entre eles a conquista de autoridade na internet, amplamente medida através dos backlinks. E uma fonte de backlinks que não pode ser subestimada são os guest posts, artigos escritos a convite de outro site onde a sua própria página é referenciada como autoridade.

Com isso há uma troca de público e o link criado na outra página para o seu site é lido pelo algoritmo do Google que contabiliza esse dado na hora de ranquear seu site. Essa estratégia pode ser toda montada com uso da plataforma Guest Posts e lá é onde você pode encontrar parceiros de conteúdo.

Já o Google Looker serve como um meio de você analisar os resultados individuais de cada guest post e como ele somou para o crescimento do seu site. Assim seu site passa a priorizar guest posts interessantes, tudo isso por meio das próprias métricas geradas pela plataforma que foram transformadas em relatórios pela ferramenta do Google.

Link Building

Criar guest posts já serve como um modo de investir em link building. Link building nada mais é do que uma série de estratégias criadas para conectar diversos links que levam até seu site. Backlinks em sites de produtores de conteúdos parceiros é uma forma muito válida de link buildin, além de ser uma das que mais trazem resultados.

Mais uma vez, a plataforma Guest Posts se torna essencial! Pois, com ela, você tem uma fonte segura e gratuita para conseguir links em sites parceiros que são relevantes no mercado. O Google Looker Studio também se destaca, pois permite não só a visualização dos resultados desses backlinks, como fornece uma perspectiva ampla sobre a estratégia.

Um processo muito caro à estratégia de link building é a de linkagem interna, que dentro do próprio site contam para o SEO, pois estruturam a página. O Google Looker pode ser utilizado para que esses links sejam analisados em seus relatórios junto com links de redes sociais e outras mídias vinculadas ao seu site.

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Testes A/B

Para quem já está familiarizado a outras plataformas Google, como o Google Ads, os testes A/B provavelmente são uma realidade. Esses testes são formas de visualizar quais estratégias podem dar mais resultado em determinado contexto e, por meio desse processo, duas estratégias diferentes sob circunstâncias idênticas são usadas.

Após seu uso, seus resultados são comparados e confrontados para verificar qual trouxe mais resultado para seu site. Você pode adaptar testes A/B para a realidade da plataforma Guest Posts e comparar qual foi o backlink que mais trouxe cliques e tráfego para seu site. Posteriormente pode visualizar de maneira completa esses resultados no Google Looker Studio.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das peças e, ao mesmo tempo, objetivo da plataforma Guest Posts. Afinal a estratégia de guest posts supre a demanda criada pelo marketing de conteúdo em forma de artigos. Porém, para esses textos serem de fato eficientes e conquistarem o público precisam ter seus resultados analisados.

Para isso as métricas da Guest Posts são excelentes, mas podem ser otimizadas ainda mais com o Google Looker Studio. Esta é uma dupla fundamental se você quer montar um marketing de conteúdo de qualidade que atinja o público e consiga conquistar os leitores que mais precisam do seu serviço.

Fortalecimento de autoridade e tráfego orgânico

O tráfego orgânico e o fortalecimento da autoridade são peças fundamentais de um bom SEO. Existe uma série de estratégias e otimização do seu site que servem exatamente para garantir essa autoridade, e devemos citar os backlinks como uma das principais. Guest posts garantem autoridade não só com o público, mas com o buscador.

E se você deseja fortalecer o seu tráfego orgânico e autoridade na internet, então deve otimizar essa estratégia. Para otimizar nada melhor do que utilizar o Google Looker Studio e analisar seus resultados, criar relatórios inteligentes baseados em taxa de retenção, rejeição, tráfego e outros dados fundamentais para manter constância de público no site.

Como ter acesso ao Looker Studio?

O Google Looker Studio é uma ferramenta disponibilizada pelo próprio Google gratuitamente, como tantas outras plataformas como a Analytics e Ads. A ferramenta pode ser acessada neste link, e qualquer um com uma conta Google pode utilizá-la.

Se você ainda não tem uma conta Gmail então clique aqui para criar uma. É fácil e rápido e além de disponibilizar recursos importantes como acesso ao próprio Looker Studio, Youtube, Google Search Console, entre outros, também é um e-mail seguro e prático.

Como ter acesso ao Looker Studio
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Para criar o relatório por meio do Looker Studio é necessário clicar em “Relatório em Branco” e lá inserir as principais informações sobre sua página. A partir daí você já pode navegar entre os recursos da plataforma e colocar suas próprias fontes de dados para serem utilizadas.

Entre essas fontes de dados deve entrar com certeza a Guest Posts, uma ferramenta sem igual na criação de link building do mercado! Com esse combo, sua empresa poderá crescer como nunca na internet. Otimize seus resultados e conquiste parceiros cada vez mais interessantes ao utilizar as duas plataformas!

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