SEO Local: Estratégias de Link Building para SERP

Com o uso adequado de link building, você melhora o ranqueamento do seu site ou blog nos principais buscadores, possibilitando que mais leads encontrem o seu conteúdo, tirem dúvidas sobre determinados temas e aprendam com você.

Usar links para SEO local em seus materiais é de grande importância para manter o seu negócio no topo e formalizar parcerias que ficaram interessados nos seus artigos. Para conquistar este tipo de atenção, é essencial entender a importância de alocar bem os domínios e selecionar os melhores para utilizar quando necessário.

Qual a definição de Link Building?

O link building é uma rede de links voltadas a uma determinada página, responsável por fortalecer o seu conteúdo na internet e os mecanismos de busca. Acrescentar estas URLs em palavras-chave estrategicamente, demonstram ao Google que você tem relevância e autoridade.

Qual a definição de Link Building
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Nas práticas de SEO, o link building também é conhecido por backlinks, que é a obtenção de URLs de sites externos, portanto, quando um ou mais sites fazem a linkagem ao seu conteúdo, o buscador entende que o seu material tem importância no nicho em que está.

Como o Google se comporta com Link Building?

O Google realiza uma investigação completa sobre cada um dos links usados para compreender se aquela página é de qualidade, disponibiliza informações relevantes e se contém referências que atendam às necessidades dos usuários.

Além disso, o site que está usando o seu link precisa ser excelente porque quanto mais domínios como este forem igualmente bons, o Google entende que o seu material é importante por existirem diversas recomendações.

No entanto, para o link building realmente dar certo e proporcionar os efeitos desejados, a página que usou a sua URL precisa ser do mesmo segmento que o seu. Se ocorre a linkagem dentro de um site de bolos enquanto o seu conteúdo é direcionado para arquitetura, ele é penalizado pelo mecanismo de busca.

Posições do link

Para a estratégia dar certo, use os links sempre no começo do texto porque transferem mais valor. Linkagens no final do conteúdo são vistos com pouco valor e se transformam apenas em backlinks.

O mecanismo sabe quando é inserido um link relevante na página e quando não tem nenhuma ligação com o contexto apresentado. Quanto mais você linkar conteúdos correspondentes ao seu tema, maiores as chances de ser recomendado a um número elevado de usuários.

Texto-âncora

Os textos-âncoras possuem uma pequena descrição ou uma palavra-chave que indica ao usuário o que está contido naquele link, caso ele clique. Se você faz o uso deste processo corretamente, mostra ao Google que tem a sua importância no segmento que atua.

No entanto, não é recomendável usar link building em todas as suas estratégias e da mesma maneira. O buscador compreende que a prática realizada é black hat, pois não demonstra ser natural e está forçando as pessoas a clicarem no mesmo material repetidas vezes, em todos os artigos.

Confiabilidade

O TrustRank faz parte do Google e, através dele, é possível o buscador entender se as linkagens feitas ocorrem de sites seguros. Quando você se mostra confiável, mais autoridade recebe do buscador.

Qual a importância do Link Building no SEO?

A importância do link building nas estratégias de SEO é possibilitar que a sua otimização fique completa e rica em informações relevantes que passam pela análise criteriosa do Google. Quando bem ordenados no texto, melhores as chances de ter um posicionamento melhor.

Para você obter os resultados desejados, precisa trabalhar somente com links naturais e, obrigatoriamente, de sites que tenham uma reputação positiva. A qualidade impacta diretamente na forma como o mecanismo avalia o seu material, portanto, nunca use domínios de baixa confiança ou faça anchor-text em vários artigos da mesma maneira.

Como funciona o Link Building?

O link building funciona através da conquista dos domínios de outros sites para usar no seu e vice-versa. Isto é, criadores de conteúdo também podem usar os links do seu conteúdo para aplicar no artigo justamente porque o seu material é mais completo e explica as informações com riqueza de detalhes.

Quando os demais sites usam o seu como referência, o Google observa que ocorreu uma recomendação e, consequentemente, te faz subir posições no ranqueamento. Mas, lembre-se, qualquer página pode usar o seu domínio, até mesmo os que possuem pouca ou nenhuma confiabilidade na internet.

Além deste fator, o mecanismo avalia se o domínio usado condiz com o tema apresentado. Como já explicado, o link building não pode ser realizado de um site que fala de bolos para o seu que explica informações sobre decoração e arquitetura.

A posição do domínio na página que faz a recomendação também influencia na relevância. Se estiver no começo, você tem mais chances de obter reconhecimento do buscador, mas, se a inserção do link for realizada no rodapé ou muito perto do final, mostra ao Google baixa autoridade.

O que não fazer para conquistar o link building?

O link building é uma das melhores estratégias para SEO porque auxilia a melhorar processos, além de fortalecer o seu conteúdo. No entanto, existem práticas que não são bem-vistas na internet e podem prejudicá-lo totalmente, mesmo que você tenha feito sem saber.

Para o Google, qualquer tipo de uso inadequado de links ou comentários excessivos em diferentes páginas, são considerados práticas de black hat. O ideal, para não cometer este erro, é entender o que não deve ser feito.

Comentários em blogs

Por mais que comentar em sites e blogs que tenham ligação com o seu, inserir comentários de “visite meu site” com o link ao lado mostra ao Google e ao dono do site que você não é de confiança e não teve interesse no que foi abordado.

Não saia comentando em todos os sites presentes no buscador. Comente apenas em páginas relevantes, mostrando que leu as informações ao mesmo tempo que dá a sua opinião e elogia.

Conteúdo de má qualidade

Mesmo que o seu site ou blog tenha uma estética muito bonita e atraente, pode não obter o link building desejado caso os artigos estejam com erros ortográficos, pouca ou nenhuma originalidade e sem informações relevantes.

Se você tiver posts muito antigos presentes no site, solicite que a sua equipe de redação se encarregue de atualizá-los adequadamente com estratégias mais recentes. Ao fazer isto, é possível remover links quebrados, incluir novas informações e tornar estes materiais mais relevantes.

Que cuidados ter com o link building?

Além de compreender o que não pode ser feito, você precisa ter atenção quanto à compra de links. Se você o fizer, pode ser severamente punido, mesmo que aparente ser uma das maneiras mais simples de conquistar o link building desejado.

Não fique pedindo os links para nenhum site ou blog porque não é uma prática adequada. Para você crescer na internet, precisa seguir as normas do Google e aplicá-las em todos os seus materiais.

Tipos de links building

Para trabalhar adequadamente em suas estratégias e melhorar o seu SEO para crescer no Google e obter o reconhecimento esperado, é de extrema importância compreender cada um dos tipos de links antes de usá-los.

Caso você não assimile as diferentes opções existentes, há maiores possibilidades de você usar links inadequadamente e comprometer todo o seu SEO. Para isto não acontecer, a Guest Posts te mostra o que cada tipo de linkagem significa:

Link no follow

Os links no follow não possuem um apontamento de retorno, além de não auxiliar no impulso de PageRank. Isto é, o nofollow não auxilia o seu site ficar em uma posição melhor na SERP e, devido às tags presentes na URL, o mecanismo entende que não deve ser considerado.

Follow link

O link do follow, ao contrário do anterior, permite que outros sites apontem ao seu, mostrando ao Google que o material é interessante. Quanto mais recomendações feitas por sites de qualidade você receber, melhor.

Link de usuário

Links de usuários consistem em páginas de redes sociais, como Facebook, X (ex-Twitter), YouTube, Instagram ou LinkedIn e possibilitam referenciar uma fala ou determinada publicação feita por um criador de conteúdo relevante no seu nicho.

Caso você faça vídeos ou podcasts sobre os projetos arquitetônicos da Era Vitoriana, por exemplo, e demonstre ter qualidade e informações extras que poucas páginas conhecem, os demais donos de sites ou blogs referenciam o seu conteúdo através do link de vídeo ou perfil.

Links de blogs e sites

Muito comuns e regularmente usados para recomendar serviços que o site oferece. Você pode colocar este domínio em seu conteúdo mesmo que mencione apenas o nome da marca que você confia, fazendo o mesmo com os links de blogs.

No entanto, antes de você realizar o link building destas páginas, verifique a qualidade dos materiais e a maneira como trabalham. Nunca faça uso de URLs de sites que têm pouca importância na internet ou, ainda, que não sejam de confiança.

Como conseguir link building para SEO local

Conquistar link building não é uma tarefa complexa, porém, você precisa avaliar adequadamente os domínios disponíveis para não fazer escolhas que prejudiquem toda a sua estratégia de SEO e o faça perder posições valiosas no Google.

Como conseguir link building para SEO local
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A melhor maneira de você conquistar eficiência e qualidade em seu trabalho e mostrar ao buscador que o seu material é valioso, é apostando em empresas como a Guest Posts que oferece a você diversos benefícios. Faça o seu site crescer ao realizar parcerias de qualidade, sem precisar pesquisar por dezenas de nomes através do LinkedIn e demais páginas que o fariam perder um tempo precioso.

Adicione manualmente

Se você conhece alguns nomes que são da mesma região de onde você vive, faça a inserção dos links em sua página, lembrando que precisam ser condizentes com o tema abordado. Jamais faça a colocação de link building de um tema totalmente diferente do que você está tratando no seu conteúdo.

Faça parcerias com empresas locais

Há a possibilidade de você realizar parcerias com as empresas da sua região ao entrar em contato oferecendo o seu serviço ou maneiras de ajudá-lo a crescer cada vez mais na internet ao mesmo tempo que cria uma relação mais agradável.

Vale ressaltar que, se você não tiver sucesso em sua abordagem e não conquistar a confiança desejada com os nomes selecionados, pode apostar no Guest Posts, uma empresa focada em ajudá-lo a encontrar os melhores parceiros de forma simples e prática.

Plataforma Guest Posts

No Guest Posts, você obtém módulos para publicar materiais que precisam de parceria. Um criador de conteúdo do mesmo segmento que ficou interessado se candidata e, através das informações disponibilizadas por ele, você avalia se é o nome mais adequado para escrever o artigo e referenciar a sua marca.

É neste processo que pode ser usado o link building para fortalecer o seu conteúdo e o do parceiro. Para isto, a colocação do domínio deve ser feita no período e palavra-chaves corretos, como explicado, pois, se houver a inserção inadequada, o Google não demonstra nenhum tipo de interesse pelo material produzido.

Invista em marketing de conteúdo relevante

Uma das melhores maneiras de chamar atenção de possíveis parceiros é realizando a construção de materiais de alta qualidade. O marketing de conteúdo, quando bem-feito, proporciona a você resultados positivos, portanto, defina o tipo de estratégia desejada e coloque-a em prática. Entenda o que precisa fazer parte do seu trabalho:

  • Planejamento: define quem deve se responsabilizar pelo marketing de conteúdo e quais metas devem ser cumpridas;
  • Use SEO: tanto para blogs quanto sites, o mais indicado é sempre trabalhar com a otimização do conteúdo ao mesmo tempo que o mantém enriquecido de dados relevantes. O seu conteúdo, quando bem estruturado, tem mais chances de ser encontrado através das buscas orgânicas;
  • Persona: verifique quem é a sua persona porque, através desta informação valiosa, você e a sua equipe desenvolvem artigos corretos para o público adequado;
  • Criação de conteúdo: os materiais criados precisam estar em sintonia com o seu usuário, portanto, e-books, e-mail marketing, vídeos de campanhas, podcasts, artigos ou infográficos, precisam estar ligados ao que seus alvos gostam de consumir;
  • Distribuição: não adianta apenas fazer a produção. Você precisa divulgar o seu material nos locais em que a sua persona está presente. Aposte no e-mail marketing e nas redes sociais, como Facebook e Instagram;
  • Mensuração dos resultados: verifique frequentemente os relatórios para compreender se as suas estratégias estão funcionando e o que pode ser melhorado.

Ao criar materiais de relevância, além de conquistar o seu público-alvo, chama atenção dos sites de peso presentes no Google. É através deste procedimento que você conquista o seu link building e a possibilidade de expandir o seu negócio para um grupo de usuários ainda maior.

Não esqueça que as redes sociais também contém muitos nomes importantes e a grande maioria das empresas estão ativas no Facebook, Instagram e LinkedIn, onde os CEOs e criadores de conteúdo se reúnem para publicar dados relevantes ou formalizar parcerias para obter mais força na internet.

Participe de eventos locais

Por mais que as feiras e demais eventos locais sejam pouco explorados, é de grande importância frequentá-los com regularidade. É através de lugares como estes que você aumenta o seu networking e conquista o link building após retornar o contato por WhatsApp ou e-mail.

Frequentar as feiras ou palestras de sua localização, possibilitam que você adquira conhecimento genuíno acerca do seu segmento, além de auxiliá-lo a se comunicar com nomes importantes que estão há anos no mercado.

Use as redes sociais

Por mais que as redes sociais sejam usadas exclusivamente para publicar e compartilhar posts, há muitas comunidades disponíveis que você pode entrar para conversar com criadores de conteúdo e observar os tipos de estratégias seguidas.

Diversos nomes precisam de parceiros locais para link building e você obtém uma oportunidade de ouro ao entrar em contato. Mas, antes de simplesmente fazer a conexão do domínio em seu site, pesquise a página, veja os tipos de conteúdos e se possui relevância na internet.

Caso você não fique confiante com o possível parceiro encontrado nos grupos do Facebook, parta para a estratégia mais segura e eficaz que é trabalhar diretamente com a plataforma Guest Posts. Apenas conosco que você atua gratuitamente, encontra os melhores nomes de sua região e faz negócio em instantes.

Não vale a pena perder tempo procurando nomes pelo Google, quando você pode economizar seus esforços e direcioná-los a outras estratégias que auxiliem sua empresa a crescer adequadamente ao escolher a Guest Posts.

Com o auxílio correto, seu time se concentra no desenvolvimento de marketing de conteúdo, melhora os posts mais antigos presentes no site ou blog e cria novos artigos para captar perfis que tenham interesse no tema proposto.

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