Como produzir um conteúdo otimizado para o Google? Guia de SEO

As atuais necessidades do mundo digital pedem a construção de um conteúdo otimizado para o Google e outros buscadores. Esta otimização é voltada para atender ao público em primeiro lugar, mas também cuida para que esteja de acordo com os algoritmos do Google e outras métricas de SEO utilizada por todos os motores de busca tradicionais do mercado.

Afinal, de pouco adianta que sua produção de conteúdo seja de qualidade, útil ou interessante se este artigo ou infoproduto não for de fácil localização por usuários na internet. Seu site deve ser encontrado por meio de pesquisas relacionadas ao assunto, só assim ele chegará até os interessados. Sem esta otimização seu conteúdo digital se torna anônimo na web e não terá a devida atenção que sua qualidade merece.

Quais as melhores práticas para otimização de conteúdo para o Google?

‌Não há práticas melhores para a otimização de conteúdo do que aquelas associadas ao SEO do site. A otimização de mecanismos de busca, conhecida como Search Engine Optimization, ou SEO, se trata de um conjunto único de diferentes estratégias e técnicas que visam garantir que seu site, ou página, esteja entre os primeiros recomendados do Google.

Quais as melhores práticas para otimização de conteúdo para o Google
Fonte/Reprodução: original

Ao realizar uma construção de conteúdo pautada no SEO, sua página ganha mais destaque entre o Google e outros buscadores, e assim é facilmente encontrada pelo público interessado. E como comentamos, se trata não de apenas uma técnica ou otimização, mas de um conjunto de diversas práticas que fazem do seu ranqueamento muito mais interessante. Entre as principais práticas podemos destacar:

  • Uso de palavras-chave;
  • Parágrafos curtos e sucintos;
  • Backlinks;
  • Hierarquização de conteúdo;
  • Uso de índices;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Headlines adequadas;
  • Subtítulos em perguntas;
  • Estudo do comportamento do usuário;
  • Otimizações no site.

Com estas 10 práticas você terá um conteúdo otimizado para o Google! O ranqueamento do seu site irá melhorar e você terá o precioso lugar entre os primeiros resultados. Parece simples, mas adaptar cada uma dessas práticas exige bastante cuidado. Por isso apresentaremos uma por uma para que seu entendimento seja completo e você possa replicá-las em seu conteúdo!

Palavras-chave

Também conhecida como keyword, a palavra-chave é um item indispensável para o SEO do seu conteúdo. É esta palavra que dita praticamente o tom do artigo, o seu assunto e outros detalhes que interferem no núcleo do infoproduto. As palavras-chave são o coração e vitalidade de qualquer conteúdo na internet.

Essas palavras são repetidas de maneira inteligente dentro do conteúdo otimizado para o Google, sem abuso mas também sem ser esquecida no texto. E assim, quando essa keyword é pesquisada no Google, o buscador retorna o texto que a utilizou. Simples e eficaz.

Parágrafos sucintos e curtos

Para que seu conteúdo esteja dentro dos padrões mais bem aceitos pelo Google, é interessante que seus parágrafos sejam sucintos e curtos. Isso faz com que um artigo seja escrito de maneira bastante rica e condense informações em poucas palavras. Também favorece o entendimento e a dinâmica de leitura.

Quanto mais curtos, mais comprometimento o parágrafo deve ter com seu assunto. E também menos margem tem para divagações e fugas daquilo que é proposto pelo próprio infoproduto. E é por isso que este é um elemento tão levado em conta para o Google recomendar o seu site.

Backlinks

De todas as estratégias para ter um conteúdo otimizado para o Google, os backlinks merecem um tremendo destaque. Isso porque ele não é apenas importante para o SEO, mas também fundamental para conquistar uma autoridade na internet e para criação de um tráfego orgânico e inteligente entre diversos sites.

A estratégia de backlinks consiste em ser referenciado em sites parceiros e com isso criar um link em outra página que leve até a sua. Uma forma vantajosa de criar essa linkagem são guest posts, conteúdo postado em páginas parceiras de sua autoria e que carregam um link para seu site.

Assim os leitores desta página têm a oportunidade de conhecer a sua e um tráfego orgânico é criado! Para conseguir backlinks de sucesso, você pode consultar a plataforma Guest Posts, a primeira dedicada aos formatos de posts de convidados em todo o Brasil! Backlinks gratuitos e que trazem muitos benefícios.

Na Guest Posts você publica seus artigos e verifica quais possíveis parceiros no mercado se interessam pelo conteúdo. Uma vez encontrado o parceiro correto, seu artigo é publicado em seu site e você recebe um backlink novo em folha. O algoritmo analisa esse backlinks e ainda reforça os resultados do seu site com um bom ranqueamento.

  • SEO;
  • Autoridade no mercado;
  • Tráfego orgânico.

São 3 benefícios interessantes que somente os backlinks e a Guest Posts podem trazer ao mesmo tempo para seu conteúdo. Não deixe de visitar a plataforma e entender outras informações sobre como funciona o serviço.

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Hierarquização do conteúdo

A hierarquização do texto consiste em uma série de formatações que visam tornar aquele conteúdo organizado. O conteúdo otimizado para o Google deve ter um título principal e todos seus subtítulos devem, em alguma medida, fluir dele. E se houver outros tópicos, esses devem ser subdivisões dos principais.

Com isso seu artigo ganha muito mais corpo e estrutura, tanto para a leitura quanto para a visualização. Os algoritmos e bots do Google são capazes de identificar quais os artigos que estão organizados e hierarquizados e favorecem com bom ranqueamento aqueles que se adéquam à norma.

Uso de índices e listas

Índices e listas são fundamentais para artigos e páginas com conteúdo extenso. Onde há muita informação é necessário criar algum tipo de interface onde o usuário consiga se guiar. É para isto que serve o índice ou lista de um artigo, para que o visitante consiga entender de maneira prática o que será tratado no conteúdo e onde encontrar a informação que deseja.

Bons índices podem estimular uma leitura e a falta de uma lista pode fazer com que o leitor abandone seu site, pois acredita que não há a informação que busca lá, mesmo que de fato esta informação seja tratada ao longo de todo o conteúdo.

Headlines impactantes

Headlines são os títulos do seu artigo, as manchetes, chamadas e outros nomes para uma frase que ao mesmo tempo resume o artigo e seja interessante para o leitor. A headline deve chamar a atenção e de alguma forma já deixar claro do que se trata aquele conteúdo, para quem ele se dedica e como o tema será abordado.

O uso de polêmicos clickbaits, que é uma forma de atrair público com o uso de títulos, é possível e pode gerar bons resultados. Mas tenha moderação, de forma alguma produza headlines sensacionalistas que induzam o leitor ao erro e acabem com a credibilidade do seu conteúdo. Use bons títulos com responsabilidade.

Conteúdo de qualidade

Não há como ter um SEO interessante para o seu site sem ter um conteúdo de qualidade. Todo infoproduto e informação fornecida através de artigos, podcasts, vídeo aulas, ebooks e outros produtos digitais deve ser de muita qualidade. Seu principal objetivo é ser útil e impactar positivamente a vida do leitor.

Este é um fundamento até mesmo para outras práticas SEO como os backlinks, afinal, como seu site poderá ter backlinks interessantes se não é capaz de investir no próprio conteúdo. Por isso, mantenha seu site com um bom conteúdo otimizado para o Google, faça sucesso na plataforma Guest Posts com parcerias com inúmeros outros criadores e produtores com seus artigos bem escritos que abordam temas pertinentes.

Subtítulos em forma de pergunta

Os subtítulos são parte integrante de um bom artigo e uma dica valiosa é transformar esses subtítulos em perguntas. Esta tática favorece a leitura, torna o processo de adaptação do texto mais dinâmico, direto e mais sucinto. O leitor também sai na vantagem uma vez que o texto entrega as respostas de forma direta.

Com isso o público pode procurar pelo subtítulo que mais o interessa com facilidade e entender melhor qual a informação que veio consumir em sua página. Com subtítulos, seu conteúdo otimizado para o Google só ficará ainda melhor e preparado para receber visitantes e leitores.

Otimize seu site

Além de todas as técnicas e práticas que mencionamos, manter seu site otimizado é essencial para que o SEO funcione. Os algoritmos do Google analisam métricas importantes como o Dwell Time e Bounce Rate, que identificam quanto tempo um visitante permaneceu na página e a rapidez com que saiu sem clicar em nada.

Quando o tempo de permanência aumenta e o Bounce Rate diminui, significa que há algo de errado com aquele site e que logo mais ele será passado para trás no ranqueamento do buscador. Mas conforme seu site for otimizado, contar com um design leve e agradável e carregar com rapidez, seu conteúdo logo estará no topo dos resultados!

Como criar um conteúdo otimizado para o Google?

Criar conteúdo otimizado para o Google é bastante versátil! Este conteúdo pode ser vários infoprodutos diferentes. Por exemplo, há aqueles em forma de artigo, uma versão bastante comum e recorrente nos sites, em especial no marketing digital e marketing de conteúdo. Porém, o SEO pode ser aplicado para diversos contextos.

  • Para venda de infoprodutos;
  • Apresentação de uma marca ou lançamento;
  • Para redes sociais;
  • Landing Pages;
  • Plataformas de hospedagem.

Mas, independente de como se dá a dinâmica, a tendência é a mesma. Para manter o SEO funcionando, realize bons backlinks, trabalhe apenas com sites otimizados, tenha um conteúdo de qualidade e busque o máximo possível, utilizando ferramentas que tornem o processo de criação mais rápido.

Qual a Importância do conteúdo único e de qualidade para o SEO?

Quanto mais único e distinto for seu conteúdo dos demais na internet, melhor é a capacidade do seu site de reter tráfego e clientes. Isso favorece as métricas boas do SEO e diminui aquelas consideradas negativas. Com isso seu site só tem a subir no ranqueamento! Um conteúdo de qualidade também favorece parcerias.

Qual a Importância do conteúdo único e de qualidade para o SEO
Fonte/Reprodução: original

Se seus artigos forem de fato interessantes, únicos e bem estruturados, conseguir backlinks bons para seu site é muito mais fácil. Uma ótima produção abre portas no mercado digital e permite conquistar linkagens em uma série de páginas parceiras que irão fazer questão de citar seu conteúdo.

Como posso usar a plataforma Guest Posts para verificar plágio e monitorar seu site?

A plataforma Guest Posts não se destaca apenas por ser a primeira do Brasil a se dedicar aos backlinks. Ela também é uma ótima ferramenta por conta dos diversos recursos que oferece para seus clientes. Por exemplo, um dos mais interessantes é o Checker Plágio, que consegue identificar plágios nos artigos.

Seja acidental ou não, artigos que contenham plágio são imediatamente riscados da plataforma, ou seja, todos os artigos presentes na Guest Posts são originais e podem ser publicados no site dos usuários sem problemas, bastando apenas escolher e negociar com o seu criador. Além disso, a Guest Posts oferece um monitor de site que analisa a situação do SEO do seu domínio e notifica caso encontre qualquer problema que possa prejudicar seus resultados.

Esta é mais uma ferramenta fundamental para você otimizar conteúdo para o Google! Produza conteúdos de qualidade para seu público e com a otimização veja seu conteúdo atingir pessoas de todo o Brasil que se interessam pelo seu nicho. Uma tremenda vantagem para qualquer site.

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