Indexação na internet: como publicar páginas de qualidade?

Se o seu negócio tem um site há um tempo, com certeza você já ouviu falar de indexação na internet. Isso porque essa função é fundamental para qualquer página que deseja ranquear de forma eficiente nas ferramentas de busca — como o Google, por exemplo — com relevância e conteúdos de autoridade.

Ou seja, a indexação é uma necessidade para qualquer site que deseja ser minimamente relevante nas páginas de resultado dos mecanismos de busca. Ficou curioso para saber mais sobre a indexação na internet e como ela funciona? Acompanhe este artigo em que separamos um guia completo dessa função e como ela pode mudar os rumos do seu site!


O que é Indexação na internet?

A indexação na internet é um processo do algoritmo do Google que tem a função de catalogar o seu site entre os demais e levá-lo até o público de interesse.

Quando falamos sobre como popularizar um site, automaticamente pensamos em alternativas como planos de marketing, em que o site é levado até um público alvo, muitas vezes um que já existe — caso seja um site novo de uma empresa já consolidada no mercado.

O que é Indexação na internet
Fonte/Reprodução: original

Podemos também falar de anúncios. As redes sociais têm anúncios variados que sempre levam uma parcela dos seus usuários até determinado site, o que também é muito bom e funciona, principalmente quando esses anúncios são divididos entre categorias e público alvo.

Mas mesmo que continuássemos citando ações de marketing ativas voltadas para o público, estaríamos esquecendo de uma totalmente diferente: a do mecanismo de busca. E aqui basta apelar para a experiência: quantas vezes você descobriu um site porque pesquisou por ele no Google? A indexação na internet tem um papel fundamental aqui.

Para se ter uma ideia, diariamente, são feitas mais de 3 bilhões de buscas no Google. Assim, se o seu site aparece no mecanismo de pesquisa — preferencialmente nas primeiras sugestões — então é mais uma vantagem para sua empresa, não é mesmo?

Seja qual for o ramo do seu site, ele deve se beneficiar pelas buscas realizadas no Google. E a indexação na internet entra justamente nesse momento. Na criação de um site, após os desenvolvedores terminarem o trabalho de formatação do site, é chegada a hora de publicá-lo.

Quando o site é finalmente hospedado com o seu conteúdo, o algoritmo do Google automaticamente o localiza e identifica o seu público a partir das palavras-chave contidas nos conteúdos do site. A partir daí, o crawler do Google fica responsável por catalogar o seu site como pertencente a um determinado tipo de conteúdo e por ranqueá-lo na página de resultados de busca.

Esse processo é chamado de indexação, afinal, o que o Google está fazendo nesse processo é montar um índice que cataloga diferentes resultados que batem com uma determinada busca.

É nesse ponto que entra a sua estratégia: você pode desenvolver os conteúdos do seu site já pensando na indexação na internet! Assim, ele pode ser apanhado pelo algoritmo de maneira que beneficie o seu ranqueamento. Vamos entender um pouco mais a seguir.

Para que serve a Indexação na internet?

Você provavelmente já utilizou o Google e também deve ter reparado que ele sempre apresenta resultados precisos, não só com as palavras que você buscou de modo conjunto, mas também com o assunto de forma geral.

Se você pesquisar por um produto para pets, seja qual for, o Google tentará sempre colocar à sua disposição uma série de sites para produtos para pets, porque ele entende que seu interesse é exatamente esse.

Agora vamos fazer o seguinte exercício: você tem um site sobre direito e jurisprudência, e o Google acaba indicando seu site para um público interessado em histórias de true crime. A não ser que o seu site tenha conteúdos que flertam com esse público, esse é um exemplo de uma má estruturação dos seus conteúdos para indexação na internet.

A indexação serve justamente para criar matrizes de conteúdos, de modo que sites sejam vinculados a elas. Quando essas matrizes se enquadram na busca de uma pessoa, os sites daquele tipo de conteúdo são mostrados ali ranqueados. Sem estar bem indexado no Google, seu site corre o sério risco de ser sempre levado para pessoas que não têm o menor interesse em seu conteúdo.

Então garantir a indexação na internet da maneira correta é uma necessidade para o crescimento do seu site e para alcançar o público ideal para os seus conteúdos. Essa é uma necessidade ainda maior para páginas de e-commerce que dependem não apenas do consumo de conteúdos, mas também de vendas online.

Isso porque, caso seu site tenha uma excelente indexação na internet, ele sempre será colocado lado a lado aos interesses que seu público geralmente procura, ganhando mais visibilidade com uma ação de marketing “passiva” que pode ter muitos anos de duração.

Nesse cenário de mudanças digitais, onde cada vez mais novas ferramentas e funções são criadas, é absolutamente necessário conhecer como esses elementos funcionam. Então não deixe de pensar nesses esquemas estruturantes na hora de produzir os seus conteúdos.

Quanto tempo demora para um site ser indexado no Google?

Quando o site é criado e hospedado, como comentamos, ele é analisado pelo Google para que o mecanismo de busca saiba “onde ele se enquadra”, qual sua categoria e para que público irá recomendá-lo.

Mas claro, isso leva um tempo, afinal, quantas informações devem ser analisadas pelo algoritmo do Google? O responsável por essa análise é o chamado Crawler. O termo em inglês que significa o conceito de “rastrear”, e é exatamente isso que o algoritmo do Google irá fazer: um rastreio em seu site em busca do assunto que em teoria vigora ali.

Quanto tempo demora para um site ser indexado no Google
Fonte/Reprodução: original

Uma vez que esse rastreamento começa, ele leva um tempo para ser realizado. O Google não diz o quanto tempo todo esse processo pode demorar, mas sabemos que ele é variado.

Isso porque a quantidade de fatores a serem levados em conta são bem vastos, como endereço, as palavras-chave e a forma como elas combinam, a frequência, outros assuntos que o site trata, entre outros. Assim, podemos concluir que depende bastante saber quanto tempo leva para uma indexação na internet ser feita pelo Google.

Como saber se seu site está ou não sendo encontrado pelo Google?

Para nossa sorte, o Google oferece ferramentas específicas para isso. Você pode aprender no Google Webmaster inúmeras formas de lidar com a plataforma de pesquisas e também solucionar alguns problemas com o Google.

Além disso, com a ferramenta Google Search Console você terá uma visão ampla do que de fato é indexado ao seu site, assim tendo um controle muito maior da indexação na internet referente ao seu endereço.

Você também pode ver com mais cuidado os diagnósticos e erros na página “Erros de Rastreamento” do Search Console, assim conseguindo verificar mais de perto alguns erros relacionados às pesquisas realizadas quando tem algo a ver com seu site. E com a Google Search você pode resolver boa parte deles — inclusive até mesmo excluir ou adicionar elementos de indexação.

Qual a importância da indexação na internet?

Quando pensamos em como nossa sociedade funciona em grupos distintos, geralmente chamados de tribos, temos uma clara sensação de que é algo natural. A diversificação é absolutamente necessária e, é claro, há um núcleo de pessoas parecidas e com interesses em comum que irão se orientar em formar um grupo distinto. Podemos dizer que há uma analogia entre isso e a indexação na internet.

Hoje é calculado que existem mais de 2 bilhões de sites espalhados em todo mundo, e todo dia nós pesquisamos por eles. Você já imaginou o caos que seria caso os resultados das pesquisas não seguissem nenhum tipo de parâmetro? A indexação na internet pode até parecer algo subjetivo e extremamente desgastante para alguns desenvolvedores ou donos de site, mas ainda assim ela é extremamente necessária.

É necessária tanto do ponto de vista prático, como estamos comentando, quanto do ponto de vista do cliente. Afinal, os usuários do Google são muito importantes para a plataforma, e ela preza para que eles sejam bem atendidos. Se não fosse assim, o Google nunca teria o sucesso que tem. Se o mecanismo de busca é tão utilizado, é porque seus resultados interessam a quem o acessa e busca no site.

Tudo isso contribui para fazer da indexação na internet algo extremamente necessário para o Google, tanto para se organizar quanto para dar a melhor experiência possível para seu usuário. Claro, isso pode acabar fatalmente sendo injusto com alguns sites, mas o que estamos apresentando aqui é justamente um modo de você se beneficiar disso!

Caso você entenda a indexação e consiga formatar seu site para atendê-la, você só tem a se beneficiar! Afinal, você também tem um público que faz parte de uma tribo, e um site no meio de tantos deve se destacar para uma parcela do público.

Como garantir a indexação na internet?

Até aqui deixamos claro o papel fundamental da indexação na internet para o ranqueamento do seu site. E que apesar de ser um processo operado pelo próprio algoritmo do Google, você pode construir os seus conteúdos e a sua página pensando justamente nessa indexação.

Use palavras-chave pontuais, tanto no conteúdo do site, quanto em sua URL, índices e interface do mesmo. Afinal, a ferramenta do Google (o Crawler) irá ler exatamente esses termos estratégicos e enquadrar o seu site em uma categoria de conteúdos.

Assim, é importante que seu site esteja bem formatado e pronto para receber a visita desses bots. Outra recomendação é verificar na Google Webmaster algumas práticas que o próprio Google oferece para melhorar a indexação.

Além disso, não deixe de consultar seu site no Google Search Engine para ver se, de fato, ele está bem indexado. Uma vez seguidos todos esses passos, fique tranquilo e goze de uma ótima indexação na internet com o Google!

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas