SEO para imagens: como fazer?

Você sabia que investir em SEO para imagens é uma estratégia extremamente poderosa para crescer através do marketing digital? E as chances são infinitas se sua página se alinha ao Google Imagens!

Melhorar o ranqueamento dentro dos mecanismos de busca é fundamental, tanto para aumentar sua autoridade, como seu posicionamento dentro desses sites. Para isso, otimizar suas estratégias de SEO se torna indispensável.

Mas essa prática não fica limitada apenas às publicações da sua página na web. Também deve-se investir no SEO para imagens, para conquistar o algoritmo dos mecanismos de busca e o seu público.

O Google imagens é o mecanismo de busca mais utilizado para encontrar diferentes retratos e figuras ao redor do mundo. Assim, investir na ferramenta de SEO para imagens é uma grande oportunidade de crescer, especialmente agora, que o mecanismo de busca recebeu uma atualização na qual a pesquisa por imagens pode aumentar o seu tráfego orgânico e, consequentemente, seu ranqueamento.

Atualmente, sabemos que o público realiza bastante pesquisa nos mecanismos de busca por meio das imagens e, por isso, você pode conquistar um bom tráfego através de um SEO bem estruturado — afinal, o algoritmo do Google irá captar essas informações e garantir que suas imagens apareçam para o usuário.

Estruturar um bom SEO para imagens é essencial, tanto para garantir uma experiência positiva para o usuário nos mecanismos de busca, como para melhorar o seu ranqueamento e o tráfego orgânico da sua página. Então, que tal vir conosco e aprender a investir nessa ferramenta incrível? Confira no artigo a seguir!


O que é o SEO para imagens?

Antes de aprendermos como criar um bom SEO para imagens, precisamos compreender todo o conceito por trás dele. Assim como a tradicional ferramenta SEO — ou Search Engine Optimization —, utilizada em publicações em diferentes páginas na Web, as imagens também podem ter seus resultados otimizados.

O SEO para imagens nada mais é que uma otimização de todas as figuras utilizadas em sua página de acordo com o Google. Ou seja, essa estratégia promove diferentes melhorias nas imagens presentes nos seus conteúdos, capazes de garantir um melhor ranqueamento da sua página e melhorar sua visibilidade dentro do mecanismo.

O que é o SEO para imagens
Fonte/Reprodução: original

Otimizar o SEO diz respeito a diferentes estratégias, dentro dessa ferramenta, que serão capazes de auxiliar o algoritmo do Google a nomear os arquivos de forma correta, assim como a compreender melhor o que as imagens representam.

E o melhor de tudo: com a nova atualização no mecanismo de imagens do Google, os usuários serão direcionados para sua página diretamente após pesquisar a imagem. Mas, como será isso?

Em 2013, o Google Imagens recebeu uma grande atualização em que foi adicionada a opção de “Ver Imagem”. Assim que o usuário clicasse neste botão, ele seria redirecionado ao link da figura e não ao site. Como consequência, o tráfego orgânico gerado pelo Google Imagens sofreu uma grande queda.

Porém, em 2022, um upgrade removeu essa opção e todo esse transtorno foi revertido. Agora, sem a opção de “Ver Imagem”, o usuário é obrigado a acessar a página para visualizar a mídia que lhe despertou o interesse na melhor qualidade possível, o que promove o citado aumento de tráfego orgânico no site que a hospeda.

Para que serve o SEO para imagens?

Quando falamos sobre a ferramenta de SEO dentro do marketing digital, sabemos que ela, quando otimizada, tem como principal função garantir que sua página se destaque nos mecanismos de busca e gere maior tráfego orgânico, certo? Pois é, com o SEO para imagens não é diferente.

Segundo diferentes pesquisas disponibilizadas na rede, grande parte dos usuários preferem ter acesso ao conteúdo visual do que ao texto presente nas páginas. Além disso, muitos afirmam que a mídia é a principal responsável por influenciar em sua decisão de compra.

Logo, o SEO para imagens serve como uma importante ferramenta para otimizar o tráfego orgânico do seu site, garantindo-lhe maior visibilidade dentro da internet e fazendo com que a sua página consiga se destacar no marketing digital. Mas o que torna tão importante o seu uso dentro dos mecanismos de busca?

Sabemos que o Google Imagens é um dos principais buscadores de mídias digitais utilizados na internet, o que permite que seus usuários consigam encontrar as imagens que desejam com grande facilidade e praticidade, afinal, elas estão ao seu alcance.

Assim como nas páginas, todo empreendedor deseja que a sua criação esteja nos primeiros resultados dos principais mecanismos de busca, não é? O SEO para imagens promove justamente isso: otimizar o algoritmo do Google Imagens para que ele coloque a sua mídia nos primeiros resultados, de modo que você tenha autoridade e relevância para quem pesquisar sobre o que você oferece.

Aparecer entre os resultados mais relevantes — ou como primeiro resultado — é essencial para a sua marca. Assim, os usuários podem conseguir acessar as mídias e conhecer melhor o seu negócio, graças a um SEO para imagens bem construído e aplicado. Como consequência, temos mais tráfego e uma maior atenção voltada para o seu negócio.

Por fim, vale lembrar que o Internet Live Stats (estatística da internet em tempo real) determina que as pesquisas por imagens dentro dos mecanismos de buscas aumentam exponencialmente em 10% a cada ano que passa. Por isso, inúmeros sites no ramo B2B ou de E-commerce devem investir na construção de um SEO para imagens.

Como deve ser o nome das imagens para o SEO?

A primeira dica para se construir um bom SEO para imagens na internet é saber como elaborar o nome da imagem. Isso faz toda a diferença para a sua página e melhora o seu ranqueamento quase que instantaneamente.

Quando adicionamos uma imagem na nossa página, o nome vinculado a ela de forma automática é o que está presente no arquivo original em nosso computador. Ou seja, o principal elemento do SEO para imagens já surge de forma automática assim que realizamos o upload do arquivo para a plataforma que desejamos.

Como deve ser o nome das imagens para o SEO
Fonte/Reprodução: original

Então, o nome sugerido pelo seu computador para a imagem publicada seria algo como ‘’IMG_1820291’’ ou ‘’IMG192.JPG’’, e por aí vai. Todos esses nomes criados automaticamente pela câmera ou pelo aparelho de origem da imagem, caso você permita que continue assim — completamente aleatório e sem sentido para a publicação em que ela estará inserida — seu objetivo não será alcançado na construção do SEO para imagens.

Isso porque fica extremamente confuso para o algoritmo do Google e ele não consegue compreender qual é a mensagem que você deseja passar com a mídia selecionada. Tendo isso em vista, na hora de estabelecermos o SEO para imagens, precisamos entender como o algoritmo funciona ao interpretar a imagem, bem como entender suas limitações.

Sabemos que o algoritmo consegue captar bem palavras-chave, textos e a autoridade dos conteúdos através de seu código-chave, mas ainda está em constante aprendizado com relação às imagens.

Então, como podemos construir o SEO para imagens e comunicar ao robô qual é o nosso intuito com a mídia? Simples: basta alterarmos o nome da imagem para a palavra-chave que estabelecemos no nosso texto. No lugar de ‘’IMG192.JPG’’, podemos apenas renomear para ‘’palavra-chave.jpg’’.

Um exemplo prático, imaginando que o algoritmo será responsável por ler a nossa imagem: vamos supor que o seu conteúdo fale a respeito de quadrinhos. Logo, quando o upload de uma imagem sobre algum título da Marvel for feito, de forma automática o nome da imagem será: ‘’IMAGEMHQ1920.JPEG’’.

A mídia selecionada pode estar na melhor qualidade possível para o usuário, mas para o robô, vai estar como: . O algoritmo, portanto, não vai conseguir entender o conteúdo que está na imagem só com essa informação.

Que tal, então, renomear a imagem para ‘’quadrinhos-da-marvel.jpeg’’? Assim, o código aparecerá como , e será bem mais fácil para o algoritmo compreender o que você deseja transmitir com isso.

Legendas da imagem e ALT

Mas as dicas para construir um bom SEO para imagens não param por aí! Além do nome da mídia, sabemos também que as suas legendas e seu texto alternativo são outros fatores chamativos para quem visita a sua página.

Primeiramente, a legenda ajuda a engajar tanto o seu leitor, como o próprio algoritmo do Google, pois o mesmo utiliza essa forma de texto para compreender melhor a imagem e extrair o máximo de informações possíveis dela. Por isso, elabore uma legenda que ajude a entender o que a sua imagem quer transmitir e agregue a isso a palavra-chave do seu texto. Isso ajuda bastante no SEO para imagens.

Já o texto alternativo aparece justamente quando não se é possível carregar uma imagem na página — seja por baixa velocidade de rede ou por lentidão no servidor. Ter um bom texto alternativo, com variações acerca do conteúdo, ou contando com a própria palavra-chave, é outro fator fundamental na hora de construir um bom SEO para imagens.

A imagem faz diferença na hora de ranquear um post?

Como vimos até aqui, construir o seu SEO para imagens é crucial para ranquear seus posts, e ter uma mídia bem estruturada, com nome e texto alternativo de fácil compreensão para o algoritmo do Google, faz com que você tenha maior posicionamento e autoridade nas redes.

A verdade é que, quando construímos um SEO para imagens e para a postagem em si, com palavras-chave em destaque, o robô do mecanismo de busca consegue entender melhor a sua mensagem.

Há diversos motivos para se ranquear um post através do SEO. O principal deles é justamente esse: aparecer com maior facilidade como resultado principal no Google. Assim que pesquisamos um termo ou palavra-chave na barra de pesquisa, o mecanismo apresenta diferentes resultados para ele. Algumas vezes, mostra até miniaturas de imagens relacionadas com o termo do seu interesse.

Logo, uma imagem bem estruturada em SEO consegue fazer com que a sua página se destaque dentro das pesquisas. Como consequência, isso garante bem mais cliques para a sua página e aumenta o seu número de tráfego orgânico.

É bem visível o que a construção de um bom SEO para imagens faz para o site. Por isso, invista, sempre que possível, alguns minutos do seu dia para trabalhar nessa estratégia incrível!

É obrigatório fazer?

O principal objetivo de qualquer página dentro da internet é cativar cada vez mais usuários e crescer, não é mesmo? Expandir sua marca, conquistar mais tráfego orgânico, tudo isso são metas traçadas desde o início de vários projetos.

Nenhuma página dentro da internet é obrigada a construir SEO para imagens, nem a escolher títulos a dedo para elas, ou escrever legendas e textos alternativos. Porém, caso você queira um bom ranqueamento e pretende crescer rapidamente, é essencial adotar essa estratégia.

Um SEO para imagens é um grande diferencial dentro de qualquer página. Não só para melhorar a experiência do usuário, como para melhorar o seu tráfego orgânico através do ranqueamento do Google.

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