Planejamento de conteúdo SEO: como elaborar uma campanha na internet?

O planejamento de conteúdo é uma das chaves para o sucesso na internet, mas essa forma de produzir o seu marketing e de buscar público ainda é muito pouco conhecida. De fato, não é para menos, uma vez que os meios virtuais chegaram de supetão em algumas dimensões cotidianas — dentre elas, a dos negócios.

Mas estar apto para utilizar as ferramentas digitais é imensamente importante, afinal, só assim você poderá usufruir das plataformas de maneira mais rentável para a página do seu negócio.

Com isso em mente, vamos entender um pouco mais como planejamento de conteúdo SEO e algumas estratégias podem impulsionar a sua campanha de marketing!

O que é um planejamento de conteúdo SEO?

A internet e a tecnologia chegaram para ficar, e hoje nós temos à disposição diversas plataformas totalmente digitais que podem facilitar bastante a forma como fazemos negócio. Prova disso é que praticamente a maioria dos negócios já tem pelo menos algum meio virtual para ser contratado.

Mas você já se perguntou por que alguns sites prosperam e outros não? Muito provavelmente isso se deve ao que chamamos de planejamento de conteúdo e práticas SEO. Essas definem o quão relevante o seu site pode ser na internet, não somente pelo conteúdo, mas também pela forma como ele é estruturado — ou seja, como ele é interpretado pelos algoritmos.

O que é um planejamento de conteúdo SEO
Fonte/Reprodução: original

No ecossistema da internet, conviver com parâmetros pré definidos é absolutamente necessário. Quando temos os números à nossa disposição, vemos que infelizmente não há saída para isso. Existem hoje mais de 2 bilhões de sites na internet e, em dias de pico de acesso, o Google pode receber até 8 bilhões de pesquisas por dia.

Tudo isso faz com que os chamados bots ou parâmetros existam: ferramentas digitais para lidar com essa quantidade absurda de informação. Esse mecanismo do Google (o chamado googlebot) faz um apanhado em todos os sites da internet, analisando eles de forma automática e então condensando eles em matrizes de conteúdo, que são indicadas nas buscas do Google.

É exatamente aí que entra o planejamento de conteúdo SEO. Pense que o assunto do qual trata seu site ou plataforma interessa a um grupo específico. Se for um site de produtos domésticos, provavelmente interessa a donas de casa ou a pessoas mais velhas. Mas se for um conteúdo voltado para artistas pop, provavelmente interessa a um público mais jovem, e por aí em diante.

Uma vez na internet, é preciso saber o seu público alvo: aquele que consome serviços, produtos ou mesmo os conteúdos do seu site. Mas planejar conteúdo não se resume a escrever para o seu público, pois, antes de mais nada ele precisa encontrar a sua página. E é justamente aqui que entram as estratégias de SEO.

A sigla SEO em inglês significa Search Engine Optimization, o que em português ficaria algo como “otimização para mecanismos de busca”. Quando o seu conteúdo é planejado para atender a um público específico e é otimizado para ser recomendado por mecanismos de buscas (com foco no Google, por exemplo), então seu site fatalmente chegará ao topo de sucesso entre os clientes interessados.

O Google usa seus próprios parâmetros para analisar novos sites todos os dias, e a função do planejamento de conteúdo SEO é identificar quais esses parâmetros, identificar seu público alvo e então orientar seu site nessa direção, com inúmeras ações diferentes que possam te fazer conquistar um espaço maior e mais rentável na internet.

Com certeza, toda essa análise e esforço não é uma tarefa fácil, mas são extremamente recompensadores, pois trazem muito mais assertividade ao seu site e o auxiliam a ranquear no topo das recomendações do Google. Vale a pena aplicá-la!

Para que serve o planejamento de conteúdo SEO?

Comentamos bastante sobre o que é e o que caracteriza o planejamento de conteúdo com práticas SEO. Mas afinal, para que ele serve e qual é sua função real?

Como comentamos, o planejamento de conteúdo SEO tem várias funções diferentes. Se, por um lado, um site tem o seu público alvo e deve estar completamente orientado a ele, por outro, seu site também depende dos mecanismos do Google para ser “apresentado” para esse público.

Mesmo que seu site tenha, no fim das contas, uma série de outras ações de marketing, sejam in loco como panfletos, anúncios em estabelecimentos, etc., ou sejam digitais, como anúncios em redes sociais: o mecanismo de busca ainda é extremamente necessário. E aqui, apelamos a nossa experiência pessoal. Quantas vezes você não se lembrou do nome de um site e pesquisou no Google?

Por vezes você estava interessado em determinado assunto e pesquisou no Google e acabou conhecendo um novo site que passou a frequentar com mais frequência. Tudo isso só serve para reforçar a importância de um bom planejamento de conteúdo SEO. Ao mesmo tempo que seu site se prepara para receber o seu público, ele também se adequa às normas do Google para ser notificado quando houver pesquisas relacionadas a ele.

Todo e qualquer site pode se beneficiar do planejamento de conteúdo e de práticas SEO, mas se for um site de uma empresa ou de e-commerce, é absolutamente fundamental colocar esse planejamento de conteúdo em dia.

Se diferenciar do seu concorrente é absolutamente necessário, e disputar público não é uma tarefa fácil. Mas com o planejamento de conteúdo e as práticas SEO em dia, você vai ser muito mais capaz de lutar no mercado.

Como elaborar um planejamento de conteúdo SEO?

Quando um site é pensado e desenvolvido e posteriormente publicado, após sua hospedagem, o Google começa a analisá-lo em busca de algumas palavras-chave. Essas palavras-chave estão dentro do site no seu índice, na sua URL, na quantidade de vezes que aparece no site em sua combinação com outras palavras e contextos, etc.

Como elaborar um planejamento de conteúdo SEO
Fonte/Reprodução: original

Tudo isso é analisado pelos bots do Google, um mecanismo chamado “crawler”. O crawler funciona exatamente como um rastreador e, após realizar uma análise completa do site, o Google então o cataloga em um processo chamado de indexação. Esse é o primeiro passo de toda a jornada que levará seu site a ser exposto pelo mecanismo de busca.

A indexação, o processo que relatamos acima, é realizada na tentativa de colocar o site em um grupo de assuntos que interessam a quem busca. Então no caso, suponhamos que seu site seja para produtos saudáveis e fitness, o Google automaticamente levará esse site para toda busca relacionada a esse tipo de assunto. Isso é muito bom, certo? Mas ainda não é o suficiente.

Invista em práticas de SEO

Uma vez que seu site está muito bem catalogado, e indexado pelo Google, ele ainda vai depender dos resultados das pesquisas. Ou seja, seu site ainda precisa estar bem colocado nos resultados que as pesquisas do Google oferecem aos seus usuários. E aqui entram as práticas SEO e o planejamento de conteúdo com ainda mais força.

Veja, desde o começo deixamos claro que quem faz indexação são os bots e os parâmetros do Google, mas você pode auxiliá-los, planejando o conteúdo do seu site com o uso de palavras-chave para que o algoritmo trabalhe a seu favor.

Muita gente ainda não entende que o algoritmo é absolutamente necessário para o Google conseguir administrar todos os sites disponíveis e fornecer um resultado de busca bom para seus usuários. Mas você pode trabalhar a seu favor, em um esquema de “uma mão lava a outra”, ajudando o Google em seus resultados e se beneficiando com isso.

Quando a prática SEO é bem executada e o planejamento de conteúdo é de boa qualidade, o que acontece é que o Google não só te leva até o público interessado, como também coloca seu site no topo das pesquisas!

Você provavelmente já pesquisou algo no Google, recebeu alguns resultados mas raramente passou para a segunda página, não é mesmo? Isso é absolutamente normal e é o que a maioria das pessoas fazem. Então é essencial que seu site apareça entre os três primeiros resultados do Google.

Assim, o público interessado nos conteúdos que o seu site oferece, certamente irá acessá-lo e você terá um conteúdo planejado prontinho para retê-lo! Viu como uma coisa complementa a outra?

Com o SEO você leva seu site para os primeiros resultados do Google e, com o planejamento de conteúdo, deixa seu site pronto para receber seus clientes e retê-los, gerando mais e mais público para seu site — ou mais clientes para a sua empresa.

Vale a pena montar todo um planejamento de conteúdo?

Falamos bastante sobre o planejamento de conteúdo e sua importância. Mas será que vale a pena investir nele e nas práticas SEO? Se seu negócio utiliza um site ou plataforma virtual a resposta é sim, com certeza!

Estar no topo do Google significa mais acessos, visto que os internautas raramente passam dos primeiros resultados do Google. Muitas vezes nem é necessário, pois ali mesmo ele consegue o que ele está procurando. Mas mesmo que não encontre, ele provavelmente irá clicar para ver o que o resultado reserva para ele: é aí que a sua empresa se beneficia.

Pois mesmo que haja um clique, sua empresa já tem a oportunidade de se apresentar para o cliente em potencial. E uma vez que o planejamento de conteúdo esteja em dia, seu site terá muitas formas de tentar cativar esse cliente, dando a ele opções, conteúdos que casam com os interesses do usuário. E dentro desse campo, sua empresa também pode praticar uma série de ações de marketing extremamente assertivas.

Uma delas é a criação de newsletter, para que o cliente assine e então se coloque à disposição da empresa para receber seu conteúdo. Ofertas também podem ser colocadas à vista do cliente nesse simples acesso, além de outras práticas que podem ser combinadas com o planejamento de conteúdo. Tudo isso com muito mais assertividade, e claro, muito mais cliques!

Uma vez que seu site esteja entre os primeiros resultados do Google, pode esperar tranquilo porque, certamente, ele será muito bem acessado e receberá inúmeros cliques por dia de pessoas que já estão “previamente selecionadas” para serem seu público. Isso é absolutamente formidável, pois sua empresa acaba de colocar o algoritmo e o Google para trabalhar por ela.

Faz diferença ou não?

Mas será que essas ações fazem diferença? Com a mais absoluta certeza! Saiba que o planejamento de conteúdo pode auxiliar inúmeros campos do engajamento do seu site, trazendo mais clientes, visualizações e aumentando o seu tráfego orgânico.

Caso seja um site de uma empresa, é ainda melhor! O planejamento de conteúdo cria oportunidade para novos leads, ajuda na prospecção de clientes e também oferece mais ferramentas para usar na qualificação do público.

Então não deixe de apostar nesse tipo de serviço, invista em um bom planejamento de conteúdo e em práticas de SEO para aumentar o seu tráfego orgânico, promover campanhas eficientes e impulsionar os serviços da sua página!

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