Link Building interno: Saiba como otimizar a estrutura do seu site

Realizar uma estratégia de link building interno é muito vantajoso para qualquer site. Não só auxilia na navegabilidade de seus leitores como é importante para que o Google passe a ranquear seu site e diferentes páginas presentes no domínio. O link building feito com links internos não deve ser ignorado, e quando bem feito traz ótimos benefícios! 

Ter um site estruturado e otimizado significa que ele é convidativo a todos os leitores, não oferece resistência para ser lido, abre com mais facilidade e desempenha com desenvoltura. É a melhor forma de garantir que seu site não terá problemas internos e que estará oferecendo tudo o que seu leitor necessita. 

Como um bom Link Building Interno pode te ajudar no seu Site?

‌Existem dois modos que o link building interno pode ser relevante para o site: em seu ranqueamento e em sua estrutura interna. No primeiro modo falamos especialmente da sua importância para o SEO, que são as otimizações necessárias para que o site apareça na SERP de buscadores como o Google. 

Como um bom Link Building Interno pode te ajudar no seu Site
Fonte/Reprodução: original

Link building é uma das principais estratégias que o Google analisa antes de recomendar um site em sua página de resultados, a SERP. No entanto, geralmente esta prática é associada aos links externos, aqueles que levam para outros sites, ou sites de terceiros que levam até o seu. Mas mesmo quando vários links em seu próprio site se referenciam, ainda assim o Google os leva em consideração para o ranqueamento.

Já o segundo modo em que esse link building te auxilia tem relação à experiência do usuário no site, qual a sua experiência na página, se o leitor se sente bem ali e consegue se localizar. Se o seu site não conta com link building interno fica difícil para o usuário se manter interessado, se localizar e continuar a passar tempo em sua página. 

Dicas de otimização de Link Building

Dicas em relação a uma estratégia de sucesso com link building, como atenção à hierarquia do site ou o uso de bons textos âncoras, auxiliam bastante qualquer um a montar seu próprio site. Separamos aqui dicas incríveis que serão fundamentais para que você crie sua própria estratégia! Veja quais são. 

Atenção‌ quanto a hierarquia do site

Uma estratégia de linkagem externa deve uma atenção muito mais séria à hierarquia do site. A forma como os links são colocados e estruturados deve fazer referência de alguma forma à estrutura ideal do site. É fundamental que haja esse cuidado para que o leitor não se perca durante a leitura. 

O uso de sumários, índices e menus é muito útil aqui, como também de ferramentas como o Sitemap que podem produzir uma estrutura hierárquica muito mais clara. Também tenha cuidado com a UX do site e verifique todo seu design. 

Pratique a teoria dos 3 cliques de distância

Há uma tradicional teoria no mercado que diz que um conteúdo no seu site nunca deve estar a mais de 3 cliques de distância do usuário. Ou seja, se seu site tem uma seção exclusivamente sobre notícias, esses artigos devem ser acessados a pelo menos 3 cliques de distância da home. A estrutura segue o seguinte exemplo: 

  • Home do site;
  • Secção de notícias;
  • Artigos sobre notícias. 

Veja como esses links estão associados de maneira quase hierárquica, e para acessá-los basta que o usuário clique 3 vezes em 3 links diferentes. Além de ser um facilitador para o leitor, esta é uma prática que ajuda o algoritmo do Google a ler o site, indexa-lo e passar a ranqueá-lo melhor nas pesquisas. 

Esta não é exatamente uma regra pétrea, mas uma forma de se fiscalizar e uma ótima média para verificar se seu site oferece o que é necessário para uma navegabilidade rápida, prática e ágil. 

Veja quais os posts mais populares do site

Identifique os posts populares e dê uma atenção diferenciada a eles na hora de montar seu link building interno. Claro, sempre planeje com cuidado como irá referenciá-los e colocá-los à disposição do público. Mas é interessante que esse conteúdo seja colocado em ênfase em sua página para receber mais cliques e ser lido por novos leitores. 

Use bons textos âncoras

Ao criar backlinks, especialmente os contextuais, busque inserir a linkagem em textos âncoras que sejam naturais, orgânicos e despretensiosos nos textos. Esta é uma garantia de que seu site estará protegido de uma má interpretação do próprio Google, que procura não favorecer sites com excesso de backlinks indevidos. 

Se possível, abandone textos âncoras que sejam explícitos como “clique aqui” e adote descrições ou o nome do produto, conteúdo ou área que você deseja linkar. Além de não quebrar o ritmo da leitura, esses textos são orgânicos e pouco invasivos no texto.

Faça um sumário ou índice

Na hora de criar linkagens internas, a criação de um índice ou sumário é uma ótima ideia. Desta forma os leitores assim que entrarem em seu site terão uma noção de onde podem encontrar as informações que desejam. Até mesmo seções maiores podem ter seus próprios índices ou sumários. 

Capriche no design que esses itens têm, faça com que sejam bem claros e intuitivos. A ideia é proporcionar uma navegação tranquila e muito mais flexível aos leitores, então tente garantir que esses índices tenham um design agradável e digam exatamente o que os usuários irão encontrar ao clicar neles. 

Use um Sitemap

Para o link building interno o uso do Sitemap é muito interessante e importante. Ele age em duas frentes: para o SEO do site, já que os links internos são mostrados aos algoritmos que podem ranquear essas páginas “do fundo” do site com muito mais frequência e facilidade, e também no UX focado no usuário.  

Ou seja, o Sitemap reúne as duas principais razões de ser dos links internos. As páginas internas devem ser encontradas no Google e indexadas de maneira correta, afinal elas oferecem conteúdo relevante que pode ser ranqueado no buscador. E o usuário também precisa de um design para se orientar na página.

Atenção quanto ao design e UX do site

Por falar em design, atenção quanto ao UX do site e de suas diversas páginas, o link building interno é importante, mas caso seja excessivo pode atrapalhar consideravelmente a navegabilidade. Planeje com cuidado onde estarão os backlinks internos do seu site e como devem ser montados de maneira técnica e agradável. 

Tome cuidado não só com o volume desses links, mas como aparecem na tela, que tipo de interface se relaciona com esses links. Esses aspectos devem ser pensados para criar linkagens internas funcionais e que auxiliam na navegabilidade do leitor. 

Faça auditoria nos links internos

Não deixe de verificar a integridade dos links internos. É comum que o site passe por mudanças profundas que façam com que certos links expirem ou mudem de endereço, o que acaba por gerar backlinks quebrados Para evitar essa situação e diminuir os backlinks quebrados, faça auditorias frequentes. 

Não se esqueça dos links externos

Uma estratégia de link building interno é interessante, mas não deve substituir os backlinks externos. Esses são ainda mais importantes, pois garantem mais leitores, tráfego orgânico, autoridade e um SEO de muita qualidade. Não deixe esses backlinks de lado, pois oferecem muitos benefícios para seu site. 

Guest posts são os melhores links externos que você pode obter para seu site. Pois com ele vem a troca de leitores e de conteúdo, de parcerias e experiência no mercado. Para obter bons guest posts, seguros e confiáveis, busque a plataforma Guest Post, que é gratuita e proporciona o ambiente perfeito para fechar parcerias e criar link building externo. 

Atenção aos problemas comuns

Há ainda problemas comuns que podem prejudicar sua estratégia de link building interno, como as URLs quebradas ou excesso de backlinks. Eles são realmente chatos e podem, especialmente a longo prazo, começar a trazer problemas reais para seu site. Entre os principais estão: 

  • Link quebrado; 
  • Excesso de backlinks e linkagens internas;
  • Links fora do Sitemap;
  • Links que geram loops na navegação do usuário;
  • Links muito longe dos 3 cliques. 

Atenção quanto a esses problemas comuns com os links internos, tente criar uma rotina de verificação para evitar que eles se acumulem. Mas ao cuidar de todos esses aspectos e seguir nossas dicas, com certa sua linkagem interna será de muita qualidade. 

Como funciona o link building interno?

A linkagem interna funciona para trazer relevância e hierarquização para o conteúdo, esta relevância é dupla e é interpretada tanto pelos algoritmos de buscadores quanto pelo próprio usuário e leitor. Desta forma existem pelo menos dois modos de funcionamento do link building interno: os navegacionais e os contextuais. 

Link building navegacional

Esta espécie de link building existe para auxiliar na navegação do site, estão ali para que os usuários não se sintam perdidos e possam entender onde “fica” cada área ou seção do site. Servem como guias, locais para onde ir e que oferecem novos conteúdos para o leitor. Veja o exemplo abaixo. 

Link building navegacional
Fonte/Reprodução: original

Os links internos para navegação são muitas vezes chamados de menu, secções, quick links e outros nomes que indicam exatamente essa natureza de servir para a orientação do leitor. São excelentes formas de garantir que os usuários saibam onde fica cada área do site. 

Links contextuais

A outra categoria de links, os contextuais, são mais singelos e visa apenas contextualizar o usuário sobre o que está lendo no momento. Esses links apontam para outras páginas que tem alguma coisa a ver com a atual, mas não tem a pretensão de servir para a navegação, mas sim apenas um convite. 

Esses são os chamados backlinks, na prática, funcionam como uma pequena linkagem a outro artigo, produto ou até mesmo área presente no site. É uma forma de divulgar outros conteúdos, de manter o leitor interessado e explicar sobre determinado assunto ou termo utilizado naquele contexto. 

Como desenvolver um ótimo Link Building interno?

É fundamental pensar na estrutura da página para realizar a linkagem externa, como um menu com secções, quick links e áreas úteis para seu público. Outra forma que é muito eficiente é criar um índice ou sumário do site, tudo isso varia de acordo com o estilo da página, dos assuntos tratados e do design. 

Uma ótima solução que funciona quase que de maneira universal é criar um Sitemap para seu site. No Sitemap todas as páginas do domínio são colocadas e informadas ao buscador. É uma forma de garantir que várias páginas de seu site passem a ranquear entre os resultados do Google, além de auxiliar na navegação do usuário e na UX do site. 

Como a plataforma Guest post pode te ajudar com o Link Building?

Para ranquear e conquistar tráfego orgânico nada melhor que guest posts, por isso que a plataforma Guest Posts se destaca como a melhor solução para o link building do seu site! Na Guest Posts você pode encontrar os melhores parceiros possíveis para trocar backlinks e criar conteúdo e link building.  

A plataforma é excelente para conseguir novos parceiros e obter backlinks de qualidade trocados com sites de confiança. É a melhor forma de construir um link building de sucesso, e espalhar o seu site e conteúdo entre outras páginas na internet, que oferecem ótima performance para cada link e traz vários leitores. 

O melhor disso tudo é que a Guest Post oferece ferramentas e métricas específicas para analisar cada um dos backlinks e guest criados na plataforma. Um recurso fundamental se você deseja criar links que trazem sucesso para seu site. Não deixe de buscar a Guest Post para unir o link building interno com o externo!

banner guestposts

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas