Link Building para E-commerce: Impulsione suas vendas!

Se você deseja aumentar as vendas em seu site, apostar na estratégia de link building para e-commerce é uma opção assertiva para potencializar resultados e conseguir bater as metas de sua empresa.

Com essa estratégia é possível ranquear seu site dentro dos buscadores para que quando uma palavra-chave seja pesquisada, o seu site apareça no topo sendo a primeira opção para o consumidor, o que traz mais acessos e consequentemente, aumenta as vendas.

Porém, vale lembrar que para a estratégia dar certo é necessário muito estudo e planejamento, pois a técnica e a comunicação do site tem que ser compatíveis com o que vai ser elaborado.

Neste artigo completo, você vai descobrir o que de fato é o link building para e-commerce, para que eles servem, quais são os seus tipos e a sua importância, além de descobrir dicas que vão ajudar o seu site a vender muito mais com esta estratégia, confira!

O que é o Link Building para E-commerce?

O link building trata-se da aquisição de links de diferentes sites direcionando para o seu, com isso essa estratégia consegue elevar a relevância de seu site em determinadas páginas nos principais mecanismos de busca, como o Google.

O que é o Link Building para E-commerce
Fonte/Reprodução: original

Com o link building para e-commerce bem implantado, esse tráfego gerado faz com que seu site consiga alcançar um alto ranqueamento nas buscas. Assim, quando um cliente pesquisa nos buscadores por um determinado termo diretamente associado ao tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece, rapidamente os buscadores mostram a sua página nas primeiras colocações, dando mais chance do consumidor clicar em seu site e encontrar o que deseja ali mesmo, aumentando o volume de vendas da empresa, além de mais visitas ao site.

Esta é sem dúvidas uma das maiores e melhores estratégias de SEO para serem aplicadas, porém, para que se tenha êxito, é necessário traçar uma boa estratégia de captura de links relevantes de outras páginas para o seu.

Para que servem os backlinks?

Os backlinks funcionam como uma ponte que leva de um site para o outro, dessa forma eles conseguem levar novos acessos a seu site, pois os monitores de busca como o Google consideram a qualidade do link e o número de acessos a ele como um fator para determinar o ranqueamento.

Por funcionar como uma ponte – levando o leitor para um outro site, os buscadores conseguem compreender dentro de sua análise de ranqueamento que se aquele site está indicando o seu, é porque o conteúdo dele é relevante e de muita qualidade, fazendo com que cada link inserido ajude os sites a se tornarem ainda mais relevantes e com suas autoridades reconhecidas, o que os coloca em melhores posições nos resultados.

Tipos de backlinks

Os backlinks podem ter diferentes tipos e por isso é necessário que se tenha um monitoramento atualizado a fim de manter a qualidade. Descubra quais são eles:

  • Link Juice: É conhecido como um bom link, portanto tanto quem repassa quanto quem recebe possui boas referências, ou seja, autoridade e qualidade. Com essa classificação o site consegue ter sua qualidade potencializada, tanto de conteúdo como de seu próprio site.
  • Nofollow link: Diferente do anterior, esse tipo de backlink não apresenta confiabilidade e também não agrega a uma página, e quando uma determinada empresa não deseja se associar a links ruins, elas acresceram essa referência em endereços que não são confiáveis.
  • Dofollow: Os links que são adicionados a um determinado conteúdo recebem esse nome, pois compartilham a mesma autoridade e confiança, tanto para quem recebe o link quanto para quem indica.
  • Root Domains links: Trata-se da quantidade de backlinks que chegam a um determinado site vindo de um outro site. É importante ressaltar que mesmo que um site faça um link com o seu mais de uma vez, ele continuará sendo apenas um domínio relacionado.
  • Low- Quality: Também conhecidos como links de baixa qualidade, eles são oriundos de sites com a mesma classificação, geralmente aqueles que contém muito spam, o que pode prejudicar o ranqueamento nos buscadores.
  • Links internos: São links que levam o leitor para outras páginas dentro de um mesmo site.
  • Texto âncora: É um tipo de conteúdo que redirecionam o visitante de um site para outra página, que geralmente fala sobre o assunto abordado de maneira mais aprofundada ou a algum assunto que seja relacionado. Quando esse tipo de backlink é utilizado, as letras aparecem em azul e sublinhadas, em alguma frase ou palavra-chave.

Conhecer os tipos de backlinks é essencial para que o link building para e-commerce seja bem trabalhado, ajudando no ranqueamento de seu site e melhorando os resultados.

Qual é a importância do link building para e-commerce?

Essa famosa estratégia tem a finalidade de potencializar a relevância e autoridade de um site na internet através dos buscadores, isso faz com que de maneira orgânica — ou seja, sem o uso de tráfego pago — o site seja melhor ranqueado, potencializando as vendas e resultados de uma empresa.

Qual é a importância do link building para e-commerce
Fonte/Reprodução: original

Se um determinado site tem muitos backlinks de sites que já possuem relevância e se os robôs que fazem uma análise dos sites identifica que o site da sua empresa possui o que é considerado para ter um bom ranqueamento, isso será determinante para que ele conquiste as primeiras posições e seja indicado a um usuário quando fizer uma busca sobre algum produto ou serviço que seja oferecido por você.

5 dicas para estabelecer link building para e-commerce

Existem algumas dicas que podem te ajudar a implementar o link building em seu site, fazendo com que de maneira orgânica se ganhe mais acessos, vendas e um aumento significativo de tráfego. A seguir, acompanhe as dicas que podem ajudar o site de sua empresa a obter mais resultados com o uso dessa estratégia.

Use a técnica de menção

Esta é uma das maneiras mais fáceis de se obter link building para seu site, pois se trata de fazer uma pesquisa nos buscadores e localizar quais são os sites que mencionam sua empresa, mas não incluem um link nas menções que levem para a sua página.

Esta estratégia é assertiva, pois já indica que o site que o citou tem confiança em sua marca, aumentando as chances de inserir um link de seu site em seus conteúdos. Uma vez identificados, basta entrar em contato com esses sites e pedir para que eles insiram um link que leve a seu site.

É possível até estabelecer uma parceria, o que faz com que os sites ganhem novos acessos e aumentem seus resultados.

Aposte no Guest Post

Apesar de muitas empresas acharem que esta estratégia não é mais eficaz, a verdade é que ela funciona muito bem e pode converter vendas e acessos a seu site. A prática do Guest Post oferece a um determinado site que tenha um nicho relacionado ao seu um conteúdo relevante em troca de links que levem para o seu site. Existem algumas dicas para ter um guest post de sucesso, e entres elas estão:

  • Textos com no mínimo 800 palavras
  • É preciso colocar o link para um site de fora logo no início desse texto, e de preferência na palavra-chave do mesmo.
  • Coloque imagens interessantes sobre o assunto, isso desperta o interesse do leitor e faz com que ele fique mais tempo na publicação, além de deixar o conteúdo mais rico.
  • Faça uma curadoria dos sites em que deseja postar seu conteúdo, escolhendo aqueles que de fato possam se relacionar com o que você vende. Seja produto ou serviço, o conteúdo precisa ser de qualidade e ter sentido para ambas as marcas.

Um bom post pode trazer ao seu site os resultados necessários para alavancar as metas e resultados necessários, por isso entre em contato com esses sites e ofereça este conteúdo relevante, pois o benefício será certo.
Escolha links compatíveis

Isso significa que os links escolhidos para associar a sua marca devem ter alguma relação com sua empresa, pois este fator também ajuda a potencializar a sua relevância nos buscadores, por isso faça uma busca apurada dos sites que possuem nichos semelhantes ao seu e opte por eles para se alinhar.

É importante ressaltar que investir na estratégia de link building requer estudo e atenção, uma vez que o conteúdo oferecido nessas plataformas deve ser de importância, para atrair o cliente e angariar mais visualizações, tráfego e vendas fechadas.

Como conseguir bons backlinks?

O seu público-alvo será um fator determinante para estabelecer onde é possível encontrar esses backlinks de valor, por isso será necessário fazer um levantamento de onde se encontra a sua audiência com base em alguns dados importantes, entre eles os hábitos, faixa etária, gênero e especialmente onde eles se encontram na internet.

  • Sites relacionados: Fazer a busca por sites que tenha o nicho relacionado ao seu é uma boa alternativa para estabelecer a estratégia. Blogs, fóruns com participantes ativos, grupos, entre outros podem servir para levar tráfego de qualidade ao seu site, promovendo o aumento das visualizações e vendas para seu e-commerce.
  • Redes sociais: Os conteúdos publicados pela empresa e o compartilhamento desse material pela rede ajudam a elevar as chances de conseguir backlinks para seu site. Também é importante saber usar as ferramentas disponíveis nas redes para fazer com que a audiência tenha acesso a seu site, o que potencializa ainda mais as vendas.

Caso opte por usar as redes para promover tráfego orgânico para seu e-commerce se atente ao fato de que esse conteúdo deve ser diferenciado, ou seja, cada rede pode até falar do mesmo assunto, porém ele deve ser apresentado conforme o formato mais aceito pela plataforma. Entre as principais redes sociais se destacam o Instagram, Facebook e Pinterest.

  • Tenha um blog: Dentro de seu site é possível desenvolver um blog, onde a empresa pode publicar posts diversos com assuntos relacionados ao seu nicho, que inclusive servem para potencializar as vendas como isca para um possível funil de vendas. Dessa forma, a empresa pode apostar nos links internos – que levam o leitor para outros conteúdos dentro do mesmo site, gerando tráfego no e-commerce e possivelmente em outras redes da marca, já que elas estarão no site.

Para as empresas que desejam investir nas vendas por loja online, ter conhecimento do que é o link building para e-commerce é essencial, uma vez que essa estratégia pode alavancar resultados, metas e fazer com que a plataforma tenha muito mais acessos e consequentemente vendas.

Por isso, para que se tenha êxito nessa estratégia é indispensável estudar bastante todos os detalhes e ter um planejamento muito bem definido, além de estabelecer contatos com outras empresas de nicho relacionado para firmar parcerias que possam ser vantajosas para ambas, levando tráfego de qualidade e de maneira orgânica para os sites em questão. Aposte no link building e veja os resultados!

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