Como otimizar a velocidade do seu site para melhorar o tráfego orgânico?

Melhorar o tráfego orgânico deve ser um dos objetivos primários de um site. Sem seus usuários e navegantes da web, um site não é nada e irá, cedo ou tarde, fracassar. Por isso, manter o tráfego aceso e dinâmico é essencial para uma página, em especial quando podemos chamar esse fluxo de usuários de “orgânico”.

Chamamos de tráfego orgânico o fluxo de usuários que um site recebe de maneira natural, sem nenhum tipo de compra de anúncios para trazer novos clientes. Não estamos aqui para diminuir o tráfego pago, porém ficará evidente ao longo de nossa explicação sobre vantagens e aspectos do modo orgânico e como ele pode ser muito superior ao método pago.

Fique com nossas dicas de como melhorar o tráfego orgânico, veja quais os métodos de tornar seu site mais evidente e ter uma página referência na web. Confira!

Principais tópicos do conteúdo:

Qual a importância de melhorar o tráfego orgânico?

Como mencionamos, o tráfego orgânico é como podemos chamar o fluxo natural de usuários em seu site. Ele se coloca como contrário do tráfego pago, onde seu site paga por anúncios que trazem um número maior de visitas por meio de um destaque nos resultados do buscador.

O tráfego pago funciona? Claro! Porém, há deficiências sérias em sua abrangência e até mesmo na sua utilização a longo prazo. Em primeiro lugar ele é pago, o que para certas empresas com poucos recursos pode ser um valor que não vale a pena.

Qual a importância de otimizar tráfego orgânico
Fonte/Reprodução: original

Mas há outros problemas ainda piores. O tráfego pago atrai um público momentâneo, no entanto, esse público não dura após o tempo dos anúncios acabarem. Já o tráfego orgânico, uma vez construído, demora muito para perder a validade e atrai um acesso considerável, de maneira constante.

Quanto mais otimizado, mais público o tráfego orgânico atrai e fideliza em seu site, pois não basta atrair um acesso aqui ou ali, também é necessário que esse leitor caia no site, goste dele e interaja com todas as ferramentas.

O fluxo deve se concentrar em sua página, não só passar por ela. E é ao falhar em entender essa dinâmica que muitos donos de sites se atrapalham.

Tudo isso conta para melhorar o tráfego orgânico, assim é fundamental e uma das primeiras estratégias a serem adotadas por um site. Uma vez construído seu público e cativado com seu conteúdo, você pode começar a trabalhar em levá-lo a outros caminhos e iniciativas.

Benefícios de se ter um tráfego orgânico otimizado

Falamos sobre o que é e como ele é relevante para sua página. Mas quais seriam os benefícios concretos de apostar em uma estratégia para melhorar o tráfego orgânico?

Se não houvesse benefícios, essa discussão não seria relevante. Assim, identifique quais são as principais vantagens e como conseguir trabalhar elas.

Constância em acessos

O tráfego orgânico não tem esse nome por acaso. Quando algo é orgânico, ele é natural, pertence a esse mundo e está vivo, se movendo de maneira constante e capaz de conseguir recursos para sua sobrevivência.

O mesmo é válido para este tipo de tráfego. Com ele, seu site consegue acessos mais naturais, de pessoas que estão de fato interessadas em seu conteúdo. Esse tipo de público costuma interagir, voltar e — caso sua página seja comercial — comprar com fidelidade.

Também é muito difícil que o público do tráfego orgânico caia drasticamente, como ocorre com páginas que compram o tráfego.

É mais barato

Claro, se o seu contrário é o tráfego pago, é de se esperar que o tráfego orgânico seja, se não gratuito, mais barato. E de fato é, embora você possa, sim, investir em certas ferramentas ou mesmo profissionais para fazer uma consultoria sobre seu fluxo de acessos e criar estratégias para aumentá-lo.

Mas no geral, melhorar o tráfego orgânico é muito mais barato que o fluxo pago, embora exija, sem dúvidas, mais preparação.

Usuários mais próximos do site

Com o tráfego orgânico, seu site tem uma clara vantagem sobre o tráfego pago: você pode conversar com seus usuários de maneira muito mais natural e próxima.

Afinal, se o cliente está lá naturalmente, ele tem uma relação com sua página. Ele gosta do assunto, do conteúdo e se identifica de certa maneira com seu site. Não deixe de tirar vantagem disso, um site que sabe fidelizar seus consumidores e criar verdadeiras comunidades são sempre procurados.

Diferenças entre o tráfego orgânico e o pago

Falamos bastante sobre como melhorar o tráfego orgânico, porém citamos mais de uma vez que existe outro tipo de tráfego: o pago. Mas como ele funciona? E quais seriam as diferenças entre os dois?

A primeira e mais básica é que um é obrigatoriamente pago para obter melhores resultados, já o tráfego orgânico não precisa ser.

Diferenças entre o tráfego orgânico e o pago
Fonte/Reprodução: original

O tráfego pago é uma forma de sites pagarem para ter seus nomes entre os primeiros resultados do Google de modo temporário ou para receberem anúncios que evidenciem seu site nas redes sociais, por exemplo.

Como comentamos, não estamos aqui para dizer que o tráfego pago é inútil. Na verdade, ele pode ser bem útil em determinados contextos, como quando um site está começando e precisa de fluxo imediato para dar o primeiro passo. Nestes casos, muitos especialistas recomendam o uso dos anúncios, mesmo que aquele público se esvaia depois, já que ainda assim é uma forma de marketing.

Mas existem deficiências claras no tráfego pago, claro, que devemos enunciar. Por exemplo, esta modalidade de fluxo de acessos não dura para sempre. Mesmo que um site consiga pagar para ter melhores resultados, não é para sempre que os anúncios o deixarão em destaque, demandando constante pagamento que nem sempre pode render um retorno esperado.

Outra diferença clara é a rapidez do tráfego pago. Como dizemos, essa é uma categoria procurada por quem está começando no mercado. A razão de procurarem por ela é que ela gera resultados mais rápido que o tráfego orgânico, claro, uma vez que o anúncio pago é colocado em circulação imediatamente.

Todos esses diferenciais fazem desses tráfegos especiais em diferentes momentos de um site. E claro, nada impede que um site que fez tráfego orgânico no passado pague um anúncio para uma campanha específica, por exemplo.

Saber quando utilizar cada um deles é um sinal de grande inteligência empreendedora. Por isso, é relevante estar informado sobre as tendências do mercado.

Quais são as principais fontes de tráfego orgânico?

Para melhorar o tráfego orgânico é necessário conhecer quais as principais fontes desse tipo de fluxo. Vamos conferir as mais utilizadas e como você deve investir nelas.

Buscadores — Google

A principal fonte é sem dúvidas o Google. Você com certeza já acessou o Google em algum momento da sua vida e seria pouco arriscado apostar que se ainda não acessou hoje, vai fazer mais tarde.

Esse comportamento é normal, visto que a plataforma do Google oferece o que há de mais confiável para nossas buscas. Por dia, são realizadas mais de 5 bilhões de pesquisas na plataforma, e se seu site estiver entre os primeiros resultados do conteúdo relacionado a ele, é algo excelente!

Mas claro, aqui vai um aviso essencial: seu site deve estar preparado para conseguir reter todo esse acesso. Tanto em número quanto em qualidade. Os novos usuários que clicarem no seu resultado, devem se sentir bem recebidos pela sua página e encontrar um ambiente onde possam consumir um bom conteúdo e navegar com qualidade.

Redes Sociais

Somadas, todas as redes sociais no mundo comportam mais de 3,90 bilhões de usuários ativos, um número impressionante que sozinho mostra o quão necessário é seu site ter um perfil nas redes sociais.

Esta é uma fonte de tráfego orgânico que não deve ser subestimada. Nas redes sociais os clientes têm oportunidade de conversar com seu site e conhecerem sua página e conteúdo e com isso, melhorar o tráfego orgânico do seu site.

Parcerias

As parcerias são uma excelente fonte de tráfego orgânico, em especial nos eventos chamados de guest posts.

Não deixe de criar uma rede de contatos na internet, com o nome de possíveis parceiros que possam escrever na sua página, e você na dele. Assim, sem dúvidas, você terá mais e mais acessos que chegarão ao seu site de maneira natural.

Se não sabe onde encontrar parceiros de guest posts, para melhorar o tráfego orgânico do seu site? descubra as melhores oportunidades de link building com a Plataforma Guest Posts! Conecte-se a grandes sites parceiros, monitore seus links e aproveite os benefícios dessa parceria incrível. Comece grátis e fortaleça sua presença online com o Guest Posts.

Como a velocidade do site influencia no tráfego orgânico?

Ter um site veloz, ou que pelo menos não trava durante a navegação do usuário, é essencial para o tráfego orgânico funcionar. O público é “alérgico” a sites lentos, que travam.

Para o grande público, um site com essa característica é indefensável. Portanto, sempre invista em bons web designers e profissionais para planejar suas páginas. Uma tendência que também toma conta do mercado é a criação de sites para smartphones, que abrem mais rápido nos dispositivos móveis. Isso é essencial para que seu tráfego orgânico funcione.

Uma vez que o usuário esteja em seu site, ele consegue navegar sem problemas se sentindo acolhido e mais, não basta apenas ser rápido, a interface também deve ser agradável e intuitiva, fornecendo uma experiência de uso perfeita.

Como melhorar o tráfego orgânico e a velocidade do site?

Confira agora como melhorar o tráfego orgânico do seu site, as melhores dicas para ter um tráfego sólido e natural, rendendo bons acessos!

Search Engine Optimization

A otimização dos mecanismos de busca, ou SEO, são práticas que tornam seu site mais adequado para ser ranqueado no Google.

O Google, o principal mecanismo de busca do planeta, tem um sistema próprio para ranquear sites antes de disponibilizá-los como resultados em suas pesquisas. E claro, quanto mais bem ranqueado um site está, mais ele tem visibilidade na plataforma.

Os primeiros do ranking têm o privilégio de ocupar o topo dos resultados. Essa é uma das maneiras mais efetivas de melhorar o tráfego orgânico. Quando seu site aparece entre os primeiros resultados, ele recebe mais acessos e o fluxo é conquistado por sua página que pode trabalhar com aquele público.

Ofereça campanhas com alto fator viral

Ter uma campanha com alto fator viral pode colocar sua página nos holofotes. Essa é uma tremenda vantagem e traz sem dúvidas mais acessos, aumentando o seu tráfego orgânico.

Claro, não é uma sugestão viver deste tipo de campanha, nem todas dão certo. Mas elas incrementam o fluxo e rendem acessos extras para seu site.

Redes sociais

Mencionamos as redes sociais como uma das fontes de tráfego orgânico. Sem dúvidas elas são, afinal, com a rede social seu site pode:

  • Conversar de modo direto com seus usuários;
  • Criar campanhas, como já mencionamos;
  • Postar vídeos e fotos;
  • Conseguir um grande número de compartilhamentos e marketing gratuito.

Tudo isso são fortes vantagens para o seu tráfego natural e mesmo que não seja o foco do site, é muito útil ter uma rede social para realizar certas campanhas em nome do tráfego.

Site com uma boa experiência de navegação

Não é só um site rápido que conta nesse ponto, mas também um visual clean, bonito, com uma ótima interface e que tenha um equilíbrio entre os anúncios e o conteúdo.

Portanto, aposte sempre nesses aspectos da sua página para ter um bom site, que renda tráfego e acesso. Invista em bons web designers e tente estruturar um site pensado para seu público.

Assim, melhorar o tráfego orgânico é essencial para manter sua página em relevância no mercado. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas para ter um site de sucesso!

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