Links Internos: 4 Dicas para Alavancar seu Tráfego Orgânico

Links internos fazem parte das estratégias indispensáveis para qualquer site que deseja aumentar o seu tráfego orgânico de forma eficiente e prática. Por conta disso, a busca por maneiras de como melhorar a qualidade desse tipo de estratégia aumentou consideravelmente nos últimos tempos.

Quando se lê um conteúdo online, é comum que os leitores fiquem com dúvidas a respeito de outros temas que tenham relação com o assunto. Nesse cenário é que os links internos se destacam e caso deseje saber como usá-los adequadamente, veja o que a Guest Posts organizou para você!

O que são os links internos?

Links internos são links que levam o usuário para outros locais dentro do próprio site, seja uma página ou outro artigo, como costuma ser mais utilizado. Por curiosidade, a palavra link vem do inglês e significa elo, vínculo ou ligação. Para o caso do contexto deste artigo, poderíamos interpretar como ligação interna que leva o usuário a outro ponto dentro do site.

O que são os links internos
Fonte/Reprodução: original

Desde os primeiros sites já se observava a necessidade de aumentar a quantidade de acessos de alguma maneira que não fosse somente através do pagamento de anúncios. Caso somente existisse essa forma, os custos para a manutenção de relevância do site ficariam mais caros e, em certa medida, inviáveis a alguns negócios.

Uma comparação que tem a mesma ideia dos links internos é pensar quando você está no meio de uma leitura e se depara com uma palavra desconhecida. O que o leitor faz é buscar outro conteúdo para suprir essa dúvida. Para o caso do link interno, espera-se que essa dúvida seja solucionada dentro do próprio site a fim de posicionar bem o site.

Qual a importância dos links internos para o SEO?

A principal importância observada dos links internos para o SEO é que essa estratégia indica ao robô que seu site possui autoridade a respeito sobre aquele conteúdo. Ter isso a favor de seu site garante mais usuários presentes e, consequentemente, um aumento muito expressivo no tráfego orgânico.

Para te explicar melhor, vamos imaginar uma situação: você está a procura de um conteúdo a respeito de carros e se depara com dois sites diferentes. Ambos possuem artigos muito bons, mas os links internos do primeiro site estão mais bem distribuídos em seu artigo e o outro não tem nenhum. Qual deles você acreditaria que seria mais adequado de ser recomendado para outros usuários?

Como a presença de bons links internos significa que o site possui mais conteúdo relevante a respeito daquele tema, as chances de você recomendar o primeiro site são bem maiores. Esse mesmo critério é utilizado pelo robô do Google durante o ranqueamento.

link building

Qual a relação entre tráfego orgânico e links internos?

Os links internos bem utilizados são garantias precisas de tráfego orgânico por garantir que vários usuários realizem mais acessos em diferentes partes do seu site sem o uso de anúncios. Através desse fato, a relevância de seu site vai subir cada vez mais pelo maior número de acessos e as consequências disso são buscadas por todos que possuem algum negócio online.

Por causa desse poder que o tráfego possui para mudar um negócio, nós da Plataforma Guest Posts trabalhamos diariamente em busca de diversas formas para aumentar os seus resultados na internet. São mais de 7300 sites e blogs cadastrados que utilizam nossa plataforma.

Proporcionamos o aumento de tráfego através da proposta de permitir que sites realizem ou busquem guest posts para fortalecer estratégias de link building e backlink com muita qualidade. Não deixe de conhecer os nossos serviços para proporcionar ao seu negócio o crescimento tão sonhado!

Benefícios dos links internos no marketing de conteúdo

Pelo fato do marketing de conteúdo ser uma estratégia que visa atrair o público através da criação de conteúdo de qualidade, é visível notar a importância de utilizar corretamente os links internos para direcionar os clientes aos conteúdos que mais se adequam a eles. Dessa forma, teremos como principais colaborações dos links internos ao marketing de conteúdo:

  • Construção de valor ao usuário;
  • Engajamento com a marca;
  • Diminuir o custo para aquisição de um cliente;
  • Delimitar a persona do negócio com mais precisão;
  • Melhora nas vendas.

O primeiro ponto que se observa dos links internos quando somados ao marketing de conteúdo é a construção de valor ao usuário. Pelo fato do leitor ver que seu site contém uma variedade grande de conteúdos e, ainda por cima, recomenda os mais adequados de acordo com o contexto, a tendência é que o usuário valorize mais o seu negócio, fator decisivo em futuras negociações.

Benefícios dos links internos no marketing de conteúdo
Fonte/Reprodução: original

Por consequência, há um melhor engajamento com a marca pelo fato dos usuários interagirem mais com os recursos do site. Através desses dois fatores, o custo para aquisição de um cliente será bem menor pelo fato deles terem mais contato com o seu site devido ao melhor posicionamento nos motores de busca.

O uso dos links internos também permite que seu site consiga delimitar com mais facilidade a persona do negócio. Isso acontece porque durante a busca por links é possível observar quais são os conteúdos mais acessados, e, desse modo, estudar qual é o público que mais acessa. A partir dos dados coletados o site pode definir com mais precisão a persona e se comunicar adequadamente com esses usuários.

Todos esses fatores resultarão, no final do dia, em um grande aumento no número de vendas, já que seu site será bem visto tanto pelos usuários como pelos motores de busca. Graças ao aumento de vendas, o negócio poderá crescer bem mais e se manter com mais segurança no mercado.

Motivos para investir nos links internos

Com todos os pontos abordados até o momento, você conseguiu perceber parte do poder que os links internos possuem para melhorar a qualidade do tráfego de seu site. Através dos próximos 6 pontos, será possível ter uma compreensão definitiva do porquê se deve aplicar essa estratégia o quanto antes.

Técnica simples e eficiente

Por mais que utilizar links internos exija um bom trabalho de pesquisa, essa técnica tem um funcionamento tão simples que costuma ser até esquecida por alguns negócios. Por causa disso, pode ser aplicada tanto por negócios que estão no começo como também para os mais veteranos que desejam aumentar significativamente as visitas em seu site.

Manter o usuário por mais tempo em seu site

Os links internos ajudam principalmente a manter os usuários navegando por mais tempo em seu site. Desse modo, os mecanismos de busca passam a entender que aquele site possui um conteúdo de muita qualidade e, portanto, passará a recomendá-lo com mais frequência.

Manter o leitor mais tempo no site também contribui para que ele conheça mais o trabalho que é realizado pelo negócio. Assim, as chances dele se interessar e desejar realizar uma compra aumentam consideravelmente.

Contribuir com a satisfação dos usuários com o seu site

As boas linkagens internas possuem o poder de deixar os usuários mais satisfeitos devido a elas o direcionarem para artigos que complementem a sua bagagem de conhecimentos ou facilitem a navegação no site. Esses pontos são muito avaliados pelo Google no momento de ranqueamento e, portanto, merecem bastante atenção.

Basta lembrar do exemplo do artigo sobre carros. O link interno foi capaz de direcionar o nosso usuário fictício para outra página dentro daquele site que continha conhecimentos que complementam o entendimento do primeiro texto.

Divulgar conteúdos novos

Uma utilidade interessante que também é muito explorada pelas estratégias de links internos é a capacidade de divulgar conteúdos novos. Os sites costumam fazer isso através da disposição de posts na barra lateral ou ao fim de cada postagem. Essa prática, além de ajudar bastante a divulgar conteúdos recentes, auxilia muito para a experiência do usuário, fator bastante positivo para a avaliação do Google.

Contribuir para a jornada de compra do cliente

As etapas da jornada de compra podem ser muito mais interessantes para o leitor quando uma boa estrutura de links internos é utilizada devido a maior praticidade para chegar à página de vendas. Dessa forma, além de tornar a própria etapa da venda mais rápida, o cliente tende a ver com melhores olhos o trabalho do negócio.

Outra forma muito utilizada é ao ter algum material, como um ebook ou um vídeo. É possível criar conteúdos para o blog que tenham relação com o do material divulgado e, através desses posts, realizar linkagens para os conteúdos desejados.

Garantir boa saúde do negócio

Todos os itens anteriores são responsáveis por gerar uma boa saúde do negócio no médio e longo prazo. A boa experiência em seu site que será compartilhada por vários usuários vai gerar um resultado impressionante nas taxas de conversão e, consequentemente, vai melhorar tanto as vendas como a geração de leads.

Quando se aplica somente em anúncios, a divulgação só ocorrerá se o pagamento do serviço for feito. Ao investir em tráfego orgânico com link interno, no entanto, garante-se que todo o público interessado pelo negócio chegará espontaneamente. Isso permite tanto uma boa economia de recursos financeiros como também assegurar que o negócio estará em bom estado no futuro.

4 dicas para alavancar o tráfego orgânico com links internos

Como você já tem conhecimento dos motivos de investir nos links internos, é interessante saber como realizar essa prática da melhor maneira possível. Compilamos isso em 4 dicas muito importantes e que servem para qualquer site, independente do seu tipo de público ou estratégia utilizada.

Utilize posts relacionados ao tema

O primeiro ponto para se levar em conta durante a linkagem interna é inserir links que tenham relação com o tema daquele post. Desse modo, o leitor vai sentir que aquele link não foi colocado sem motivo e, portanto, terá maior satisfação.

Vamos aprofundar aquele exemplo do site que trata sobre carros. Suponhamos que uma pessoa acessou um artigo intitulado “Motivos que fazem o motor de seu carro parar”. Durante a leitura do artigo, o usuário passou por um dos tópicos que tratavam sobre a importância de manter a troca do óleo em períodos para manter a saúde do motor. No entanto, o leitor percebeu que precisava conhecer mais marcas de óleo.

Caso o site já possua um conteúdo que trate sobre o assunto, essa seria a chance perfeita de linkar. Além de contribuir para o entendimento do leitor, este ficaria satisfeito e passaria mais tempo no site através do outro artigo. Perceba como esse simples gesto auxilia muito na saúde do site e, consequentemente, na experiência do usuário.

Tenha um texto âncora com autoridade e relevância

A estratégia de texto âncora é bastante conhecida e tem como principal objetivo convidar o leitor a conhecer outros conteúdos dentro daquele site. Pelo fato de ser uma chamada, é preciso que a escrita nesta etapa seja atraente e convidativa a fim de fazer o leitor tomar alguma atitude. É importante que cada texto âncora seja único para evitar problemas com a avaliação do Google e sem clichês como “clique aqui”, “veja aqui” e outros conhecidos.

Separe os principais links internos

Separar os links internos é uma prática extremamente importante para a organização da estratégia e, em paralelo, garantir que sejam linkados os conteúdos com maior relevância. Estes mais relevantes deverão ser utilizados com mais frequência e, portanto, precisam estar bem claros para o criador do conteúdo.

Distribua os links internos de forma equilibrada

Esta dica pode ser tratada mais como um cuidado para você não colocar os links internos de maneira desorganizada no decorrer do artigo. O mais recomendado é que você cite em ocasiões do texto nas quais o assunto ajuda para a aparição.

Vamos supor que você está construindo um texto na plataforma GuestPosts a respeito de algum tema que possua relação com a importância dos backlinks e foi pedido a linkagem para este texto. É preciso utilizar do tema proposto para que o link interno inserido não esteja por acaso e, por consequência, não fique de uma maneira estranha e forçada no artigo.

O resultado disso será mais acessos a este link, pois ele apareceu em uma situação adequada e pode resolver a dúvida de vários leitores. A respeito da quantidade, é interessante que ela não seja muito exagerada, mas o suficiente dentro daquele conteúdo.

Teoria dos 3 cliques para links internos: o que é?

A teoria dos 3 cliques para links internos é uma abordagem que coordena a estrutura dos sites de modo que os conteúdos possam ser acessados com até 3 cliques. Caso isso não seja possível, a teoria prevê que os usuários ficarão bem frustrados e até mesmo a própria máquina afirma.

Apesar de não existir nenhuma comprovação de sua validade, podemos extrair da teoria dos 3 cliques a ideia de deixar a navegação do site o mais agradável possível. Desse modo, os usuários terão mais facilidade em conhecer o que aquele site tem a oferecer de conteúdo e, portanto, sentirá maior satisfação ao final da leitura.

Como aplicar?

A aplicação da teoria dos 3 cliques pode ser feita na página de entrada do site. Para exemplificar, vamos observar como a plataforma GuestPosts utiliza esse método para facilitar o guiamento do usuário dentro do site:

Como aplicar
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Note como a distribuição dos botões está bem próxima e não exige que o usuário navegue em abas mais profundas do site para satisfazer seu objetivo. Isso torna a experiência do usuário bem mais prática e não exige que ele perca muito tempo para encontrar o que deseja.

Conte com a Guest Posts para a geração de tráfego orgânico!

A partir de todos esses pontos, notamos a importância de se ter uma boa construção de links internos para o bom andamento de um site. Por isso, não perca mais tempo e venha conhecer a plataforma GuestPosts que é capaz de auxiliar seu site a crescer na internet através de diversos parceiros da mais alta qualidade.

O funcionamento da plataforma se dá através de dois módulos: o Invite Post e o de Guest Posts. O primeiro permite que você convide algum parceiro para produzir conteúdo ao seu site e vice-versa. O de Guest Posts se trata de publicar diretamente na plataforma e esperar os interessados em publicar aquele artigo no próprio site.

Além de poder produzir para vários negócios diferentes, a plataforma Guest Posts permite que o seu site consiga construir muitos pontos importantes para a divulgação de seu negócio na internet como parcerias de link building, backlinks e outros. O maior destaque de nossa atuação, no entanto, sempre é a segurança proporcionada ao negócio que escolher.

Com tudo isso, recomendamos fortemente que você aplique as ideias passadas o mais rápido possível a fim de colher os resultados mais brevemente, já que não é uma estratégia que gera resultados instantaneamente. Conte com a plataforma Guest Posts para auxiliar na tarefa e continue a ver outros conteúdos por aqui!

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