Você sabe o que é AMP? Caso ainda não conheça, pode estar perdendo uma tremenda oportunidade para otimizar seu site e aumentar seus acessos! Praticamente qualquer pessoa já teve a terrível experiência de acessar um site e se deparar com um carregamento lento, truncado e por vezes incompleto. E a insatisfação aumenta quando o indivíduo nota que sua internet está funcionando normalmente, e os problemas que estão ocorrendo são da página.
Para cada pessoa que tiver essa experiência, você está se colocando em risco de perder um usuário do seu site. Quantas pessoas, afinal, estão dispostas a brigar com a página esperando um carregamento lento apenas para continuar em seu site?
Por isso manter uma página ágil e prática nas redes é essencial, e para tal, saber o que é AMP é praticamente indispensável. Venha conhecer o assunto e ficar por dentro desse novo projeto da gigante Google!
O que é AMP exatamente?
A sigla AMP significa, em inglês, Accelerated Mobile Pages, que em tradução livre para o português fica algo como: Páginas Móveis Aceleradas. O nome é bastante autoexplicativo e já aponta o que é AMP.
O projeto de AMP é um framework que está sendo desenvolvido com a gigante Google como sua ponta de lança. Framework é uma palavra que em inglês significa essencialmente estrutura.
Na linguagem da programação ou das ferramentas digitais, framework significa a base com que é formado um sistema, um programa ou determinada plataforma. Ter um framework é importantíssimo, pois é uma ferramenta que pode ser compartilhada e replicada em diversos sistemas, em diversos produtos diferentes e, em nosso caso, em diversos sites.
Como vimos, o nome do AMP significa literalmente acelerar páginas móveis, e se esse nome é o começo da explicação do que é AMP, então podemos concluir que esse framework chamado de AMP é uma estrutura de sites utilizada justamente para trazer mais rapidez e agilidade para páginas criadas utilizando esse framework.
Você se lembra do exemplo que demos de uma daquelas páginas “teimosas” que demoram para abrir, abrem com elementos incompletos ou de modo que comumente nos referimos como “bugado”? O AMP visa diminuir justamente esses episódios.
Portanto, podemos dizer que o AMP serve para deixar a página de um site mais rápida. Não apenas por deixar que a página seja mais facilmente aberta, mas sim para promover uma experiência muito melhor para quem está acessando aquele determinado site.
Além de estar especificado na própria definição do que é AMP que se este trata de um método para acelerar páginas, também notamos que está especificado que se trata de um acelerador de páginas móveis.
Uma pessoa que não está necessariamente atenta ao mercado pode se surpreender com essa preferência dada para o público que acessa site por dispositivos móveis. Mas qual será a razão desta preferência?
Bem, para isso podemos simplesmente olhar como o mercado está sendo organizado recentemente, especialmente o mercado digital. Mesmo com a popularização dos computadores e notebooks, ninguém há de negar que os smartphones ganham popularidade crescente quando se trata de acesso prático à internet.
Claro, smartphones são facílimos de carregar e muitos desses dispositivos móveis tem praticamente a mesmíssima função de um computador. É literalmente um pequeno computador que cabe na palma da mão ou no conforto do seu bolso.
Se o público que acessa sites por meio de computadores desktops busca agilidade, quem dirá então o que acessa sites por meio de um smartphone. E aqui nem estamos falando necessariamente de números absolutos de acessos nas duas plataformas, mas da pura e simples forma como o próprio dispositivo funciona.
Quantas pessoas têm acesso ao seu computador a qualquer hora do dia? Agora, faça essa mesma pergunta em relação ao celular e verá que o número é, na verdade, muito maior! E por se tratar de um número maior, naturalmente esse público deve ser priorizado, e aqui entra ainda mais uma razão que faz com que as páginas acessadas por dispositivos móveis sejam especialmente o alvo da AMP.
A grande maioria dos computadores opera e acessa a internet utilizando uma conexão cabeada via cabo ethernet. Isso é um grande diferencial no que diz respeito à velocidade em que essas páginas são acessadas. Smartphones e outros dispositivos móveis quando não estão utilizando uma conexão com a internet via wi-fi, fazem isso por meio de um pacote de dados.
Isso pode dificultar muito que uma página seja aberta com mais rapidez e agilidade. Sendo assim, o AMP é algo muito importante, pois além do público que acessa páginas via dispositivo móvel estar aumentando, esse mesmo público também tem constantemente mais desvantagens em acessar as páginas na internet com rapidez e agilidade, tendo sua experiência muito mais comprometida.
Seu site pode se preparar para o avanço e acessibilidade da tecnologia ao ser adaptado com o framework AMP. Não fique para trás da concorrência e já opere utilizando o que há de mais moderno em programação de sites!
Qual é a utilidade do AMP para o seu site?
Como vimos ao aprender o que é AMP, o framework se trata de uma forma eficaz de levar para o usuário uma experiência muito mais adequada e de mais qualidade com sites e endereços na Web.
Cada página na internet tem suas próprias características, algumas páginas sendo naturalmente maiores e com mais elementos que outras, alguns elementos visuais, alguns elementos de conteúdo, entre outros aspectos, que diferenciam uma das outras.
E por se tratar de um framework que pode ser replicado em diversas páginas, é natural que o AMP possa ser replicado em diversas destas também. Mas como isso é possível sem destruir as diferenças estruturais entre as páginas da Web, sobretudo no que diz respeito ao conteúdo individual delas?
Parte do sucesso que o AMP tem, e algo que está intimamente associado à genialidade de como o método funciona, é o modo que esse framework opera. Mesmo nas páginas com mais conteúdo e mais informação visual, o AMP funciona de modo bastante natural.
Isso porque os sites que trabalham funcionando por meio do AMP dão prioridade a algumas informações que aparecem imediatamente após esses sites serem acessados. Informações como títulos, subtítulos e outras que são imediatamente relevantes a partir do momento que o usuário acessa a página aparecem primeiro para ele, que não precisa esperar para ter essas informações à mão.
Então mesmo as páginas mais pesadas e com mais conteúdo priorizam algumas informações de carregamento primeiro, que camuflam o conteúdo mais pesado enquanto este é carregado em segundo plano gradualmente.
Assim, a experiência do usuário é pouco impactada, isso sem contar às vezes em que o usuário nem ao menos percebe esse modo de funcionamento. Veja como é útil o AMP para seu site! Saiba que os sites que passam a operar utilizando AMP ficam cerca de 85% mais rápidos que sites que operam sem esse framework.
Esse não é um número de se jogar fora, na verdade, é extremamente importante que ele seja considerado, pois representa um aumento nas chances de seu site condensar os melhores acessos e sempre reter os seus usuários com sua navegação mais fluida e confortável.
Com seu site operando mais rápido e de maneira mais fluída, certamente você será menos vítima de pessoas que abandonam o conteúdo da página inconformadas com a demora de carregamento do endereço, o que não leva mais que alguns segundos para acontecer, caso elas não tenham acesso rápido ao conteúdo.
O que compõe as páginas AMP
Em se tratando de conteúdo, as páginas AMP utilizam basicamente os mesmos conteúdos de qualquer outro site, com a diferença é que utilizando o método AMP esses sites são abertos de maneira mais ágil e muito mais rápida.
Mas aqui fica um alerta. Claro, nós explicamos acima o que é AMP e como esse mecanismo trabalha, promovendo o carregamento de alguns elementos da página antes dos elementos mais pesados, que podem ser camuflados. Porém, caso a página em si seja de diversos elementos e arquivos mais pesados, então obviamente o AMP não irá funcionar de modo muito adequado.
Então, cuidado! É necessário prestar bastante atenção em como o AMP é utilizado justamente para evitar que a página seja carregada de modo incompleto e que, mesmo utilizando o AMP, a experiência do usuário seja drasticamente afetada por conta do excesso de informação da página.
Benefícios do AMP
Bom, agora que já aprendeu o que é AMP, que tal entender de maneira ainda mais completa sobre os benefícios de utilizar esse sistema? Claro, um dos benefícios mais óbvios se trata de dar a páginas em versão web mais velocidade e mais agilidade, assim um site é aberto de modo mais rápido em versões mobile.
Mas aqui vai uma informação que pode te pegar de surpresa: o sistema AMP também funciona em computadores! A equipe responsável pela estruturação do AMP garante a funcionalidade do recurso também para computadores de mesa, os chamados desktops.
Então, mesmo que seu site seja aberto por um usuário em um computador doméstico, ele também irá receber os benefícios do AMP, sendo mais facilmente carregado e oferecendo uma experiência mais adequada ao usuário.
E se o tema da velocidade em que sites são abertos não te convenceu da importância de assumir o AMP para suas páginas, então aqui vai uma nova informação: você sabia que cerca de 40% do público abandona páginas e endereços de web que não carregam adequadamente ou que demoram para carregar?
Veja o quão surpreendente é esse número! Basicamente, quase metade dos seus acessos podem abandonar seu site caso verifiquem que sua página não está abrindo corretamente e tem problemas para ser carregada. Um site estar sujeito a isso é muito perigoso, pois interfere no rendimento do site, tanto em acesso quanto até mesmo em receita, caso seja um site rentável.
Para páginas que funcionam como catálogo de compras, esse é um cenário catastrófico! Pois fatalmente o seu cliente deixará de acessar o seu site para comprar no site vizinho. E isso, naturalmente, é algo que qualquer página vai querer evitar, inclusive porque essa experiencia pode guiar as compras futuras deste cliente, que vai preferir seguir direto para o site em que sua experiência foi ágil e prática.
Por fim, temos outro benefício que pode escapar das vistas de muitos donos de site: o ranqueamento do Google. Você pode estar agora se perguntando o que isso tem a ver com o AMP, mas caso não saiba, fique informado que a velocidade que uma página abre e é carregada é um fator importante para o ranqueamento do seu site no SEO do Google!
Isso mesmo, caso seu site esteja tendo problemas para ser carregado, ele pode deixar de ser priorizado nos resultados do buscador, e não aparecer nas primeiras páginas de pesquisa, o que reduz drasticamente a possibilidade de ser acessada por usuários em geral.
Existem desvantagens no AMP?
Como comentamos sobre o que é AMP, por se tratar de um modo de acelerar páginas na Web, priorizando alguns conteúdos enquanto atrasa o carregamento de outros elementos, pode ser que o AMP não seja adequado para um site muito grande, ou que esse site necessite passar por uma bela repaginada antes de começar a adotar o AMP.
Mas isso não tira nenhum mérito do framework, que segue como uma estratégia genial para aumentar o ranqueamento do seu site e melhorar a experiência do seu usuário!
Head de marketing – “Com uma paixão por desafios e aprendizados, meu foco é criar conteúdo de qualidade e implementar estratégias de marketing inovadoras. Estou sempre me adaptando às mudanças tecnológicas, pois acredito que o futuro do marketing reside em uma comunicação eficaz e aprimorada, impulsionada pela tecnologia.”