Google Analytics 4: Entenda a nova ferramenta de SEO

Uma nova ferramenta de SEO bastante conhecida no cenário de marketing digital é o Google Analytics 4. Popularmente conhecido pela sua versão anterior, utilizado por muitos empreendedores digitais, desde que foi lançado a 15 anos atrás, o Google Analytics é a ferramenta SEO mais predominante no mercado.

Entretanto, é claro que há outras opções disponíveis de ferramentas para otimizar sua estratégia SEO e garantir maior destaque e autoridade na rede. Então, é importante conhecer as principais delas. Afinal, a nova ferramenta de SEO da Google já está disponível desde 2020 e, sua versão anterior, será descontinuada ainda esse ano.

Todos nós, que trabalhamos na internet, queremos destaque e um bom posicionamento nos mecanismos de busca, sabemos o quanto um SEO otimizado é importante para isso, não é mesmo? No entanto, para conseguir isso é necessário conhecer as principais metodologias e estratégias disponíveis, utilizar a palavra-chave correta, dentre outros elementos fundamentais.

Por isso, saiba que tanto a nova ferramenta de SEO do Google como as outras opções disponíveis no mercado são as principais aliadas para fazer com que seu endereço eletrônico se destaque dentro dos mecanismos de busca.

Que tal entender mais sobre o Google Analytics 4 e conhecer outras ferramentas para otimizar o SEO? Venha descobrir mais e veja seus resultados otimizarem!

Vantagens do Google Analytics 4
Fonte/Reprodução: original

O que é o Google Analytics 4?

Antes de entendermos o que é a nova ferramenta de SEO da empresa, precisamos abordar brevemente o seu histórico no cenário digital. Em sua forma geral, o Google Analytics se trata de uma ferramenta gratuita desenvolvida para analisar os mais diversos dados da sua página na internet.

Há também sua versão paga, conhecida como Google Analytics 360, com mais recursos e possibilidades recomendados para grandes negócios. Enfim, essa ferramenta do Google é utilizada pelos mais diversos sites e aplicativos presentes dentro da internet.

E não é para menos, afinal, o objetivo do Google Analytics sempre foi oferecer dados e informações de grande valor ao administrador, principalmente a respeito do seu tráfego. Junto a isso, o aplicativo também fornece inúmeros recursos que possibilitam a análise das métricas online, com dados que auxiliam a tomar decisões e formar estratégias de marketing.

Com o tempo, o aplicativo mudou seu nome para Universal Analytics e apresentou uma grande variedade de melhorias em seus serviços, que se tornou padronizada a todos os usuários. Em 2019, o Google anunciou uma série de mudanças e a nova versão do programa: o Google Analytics 4.

O Google Analytics 4 (ou, GA4) é a versão mais atualizada do aplicativo, lançada em 2020, com inúmeras melhorias e novas funcionalidades. Substituindo o seu antecessor, a nova versão procura ter foco na privacidade das informações coletadas seguindo todas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados — LGPD.

Além disso, ela não depende dos cookies de terceiros e mede as atividades dos usuários por eventos ocorridos na página. Junto a isso, o GA4 utiliza um sistema no qual a máquina aprende a aprimorar todos os seus relatórios, garantindo uma maior previsão e análise em relação ao comportamento do usuário e do tráfego em questão.

Por fim, o GA4 também permite que seja realizada uma análise mais completa e unificada com as outras plataformas. Ou seja, em diferentes sites e aplicativos da mesma empresa, o que garante maior flexibilidade da métrica.

O que é uma ferramenta de SEO?

Por mais que os mecanismos de pesquisa, como o Google, sejam excelentes vitrines digitais para que empresas e sites se destaquem, só isso não é o suficiente para se sobressair em um universo tão vasto como o digital. Nos dias de hoje, não dá para estabelecer nenhuma estratégia de marketing ou querer ter autoridade nas redes sem construir um bom SEO.

A estratégia em SEO, nada mais é, do que um conjunto de diferentes técnicas e métodos utilizados para aumentar a autoridade dentro desses mecanismos e, consequentemente, a taxa de tráfego orgânico e de cliques. Mas, é claro que há ferramentas específicas para auxiliar nesse vasto processo.

As ferramentas de SEO surgem como grandes aliadas no marketing digital, pois auxiliam diretamente na otimização do tão famoso SEO e fazem com que as páginas estejam bem posicionadas nos mais variados mecanismos de busca da internet. Através de diferentes métodos, as ferramentas fazem com que o algoritmo do Google veja que seu produto está otimizado.

Com isso, ele o posicionará logo nas primeiras páginas de resultados, dando prioridade ao seu endereço eletrônico e aumentando a visibilidade da empresa. Por isso, utilizar esses mecanismos, como a nova ferramenta de SEO disponibilizada pelo Google, é uma excelente opção de ganhar autoridade e visibilidade dentro das redes digitais.

Para que serve o Google Analytics 4?

A verdade é que o Google Analytics é uma das plataformas de SEO mais conhecidas no ambiente digital. Em sua nova versão, há uma grande variedade de funcionalidades que podem ser aplicados na hora de otimizar o SEO e os resultados obtidos em sua autoridade.

O Google Analytics 4 serve para elaborar métricas conforme as ações dos visitantes na página visitada, dispensando a ação de cookies por terceiros. Dessa forma, é possível analisar e estudar o que o usuário faz no seu endereço eletrônico e saber qual é o interesse, de forma que se possa desenvolver estratégias de marketing para atrair aquela persona específica para a sua marca.

A maior funcionalidade do Google Analytics 4 está na sua previsibilidade e na possibilidade de fazer com que você consiga estudar como será o futuro e os seus resultados. Com sua nova tecnologia, o GA4 atua com base na “Machine Learning”, onde a máquina aprende através dos dados capturados.

Nesse sentido, todos os relatórios gerados são aprimorados com análises profundas de todas as métricas obtidas, assim como é feito um panorama em relação ao comportamento dos visitantes.

De uma forma geral e resumida, a nova ferramenta de SEO do Google serve para oferecer dados e métricas, de forma que seja possível melhorar o marketing e otimizar o SEO da página. Assim, melhorando a autoridade dentro da rede e investindo na maior geração de tráfego orgânico e leads qualificados.

Como usar o Google Analytics 4 para melhorar meu site?

Desde o seu anúncio, a nova ferramenta de SEO já deixou claro para que veio e garantiu que seu antecessor, o Universal Analytics, seria descontinuado. A própria plataforma deixa claro que, a partir de 31 de março deste ano, apenas o GA4 estará funcional.

Ou seja, sites que começaram a usar o Universal Analytics antes de 14 de outubro de 2020, precisarão migrar imediatamente antes do fim de março de 2023. É bem simples realizar a migração para a nova ferramenta de SEO do Google, junto ao assistente de configuração criado para facilitar essa jornada.

De acordo com as orientações do Google, para migrar do Universal Analytics para o Google Analytics 4, basta:

  1. Fazer o login no site do Google Analytics e acessar a sua conta;
  2. Clicar em “Administrador” e acessar a opção de “Propriedade”;
  3. Acessar o “Assistente de configuração do GA4” e criar uma nova propriedade do Google Analytics 4;
  4. Ir até ao que foi criado no GA4 e seguir todas as orientações do assistente a fim de configurar a migração para a nova ferramenta de SEO.

O processo de migração é bem intuitivo e pode ser feito sem grandes problemas. Há também páginas de orientação montadas pelo próprio Google sobre como realizar todo esse processo. As novas aplicabilidades da ferramenta e suas funcionalidades prometem uma análise mais certeira e segura das métricas e dos dados coletados.

O que é o Google Analytics 4
Fonte/Reprodução: original

Vantagens do Google Analytics 4

O Google Analytics 4 se trata de uma nova ferramenta de SEO, que é bem mais intuitiva, inteligente, com foco no usuário e mais conectiva com outras plataformas úteis no dia a dia. A principal vantagem dessa nova ferramenta está em seu modelo de coleta baseado nas ações executadas dentro da página, o que garante a privacidade de todos os usuários.

Ou seja, por mais que o seu antecessor — Universal Analytics — já garanta proteção às informações coletadas dos usuários, o Google Analytics 4 reforça essa privacidade. Já que a coleta de dados não é realizada pelos cookies, as informações são totalmente modeladas pela plataforma por meio do mecanismo de aprendizado da máquina.

Com isso, o IP também não é mais armazenado na plataforma. De uma forma geral, tudo está conforme a LGPD e todas as transições de dados são feitas de acordo com o consentimento do usuário — nada, além disso. Outras vantagens no uso da nova ferramenta de SEO incluem:

  • Permissão de uma análise em multiplataforma entre todos os canais utilizados pela empresa, consentindo uma revisão mais detalhada de toda a jornada do cliente;
  • Possibilidade de integração entre a nova ferramenta de SEO, o GA4, e o Google Ads para melhorar toda a performance das campanhas que são pagas;
  • Uso do “Learning Machine”, inteiramente baseado no uso da inteligência artificial, para moldar todos os dados de forma que se permita uma análise, segura e priorizando a privacidade das informações;
  • Análise dos usuários por meio das ações realizadas em página, como cliques, tempo gasto na aba e rolagens na página.

Todas essas vantagens, baseadas no sistema de Learning Machine e na modelagem dos dados, já mostram que o Google Analytics 4 veio com grandes benefícios e para se provar como uma revolução dentro do marketing digital. A nova ferramenta de SEO começará a ser aplicada definitivamente em março de 2023, quando se dará a descontinuidade do seu antecessor.

6 Ferramentas de SEO que ajudam os sites

Entretanto, é claro que o Universal Analytics e a nova ferramenta de SEO, o Google Analytics 4, não são as únicas disponíveis dentro do cenário digital para auxiliar no marketing. De acordo com uma vasta gama de opções e funcionalidades, há outras ferramentas bem úteis de SEO, capazes de otimizar a autoridade dos sites.

Pois bem, diante de diferentes opções de ferramentas de SEO disponíveis, podemos citar 6 excelentes plataformas capazes de ajudar nas mais variadas métricas. São elas:

Google Search Console

Outra ferramenta criada pela Google é a Search Console. Em seu painel, a ferramenta consegue detectar quaisquer problemas na estruturação de um SEO presente nas páginas da internet. Além disso, é possível ver o seu ranqueamento nos mecanismos e analisar certos dados, como número de cliques, impressões e linkagem interna.

SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta que consegue avaliar o desempenho da sua página e destacar quaisquer erros observados, seja o posicionamento das keywords ou com sugestões, como links internos e externos.

Keyword Planner

O Keyword Planner do Google é ideal para você conseguir planejar as palavras-chave que serão utilizadas no seu conteúdo e no SEO, de forma que consiga se destacar dentro do mecanismo de busca.

Google Pagespeed

Outra ferramenta muito útil do Google é o Pagespeed, utilizado para analisar o carregamento e a velocidade da página. Além disso, ele também fornece algumas orientações para otimizar esse quesito.

Smush

Servindo como um plugin para o WordPress, o Smush serve para melhorar o carregamento das imagens para o seu site. Ele aprimora a dimensão e otimiza a imagem para melhorar a velocidade da página.

Linkstant

Por fim, o Linkstant é possível verificar todos os backlinks que o seu site está recebendo, de forma que você possa analisar a relevância do seu conteúdo.

A nova ferramenta de SEO do Google apresenta inúmeras funcionalidades e benefícios para otimizar o seu SEO e a autoridade da sua empresa dentro das mídias digitais. Por isso, é necessário se preparar e já começar a migrar do serviço anterior para o Google Analytics 4.

Além disso, é possível também desfrutar os benefícios das outras ferramentas de SEO para otimizar seus resultados o máximo possível.

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