6 Técnicas para a geração de links

Aumentar a relevância do seu site exige que você invista na geração de links voltados para ele, o que impacta de forma positiva, gerando autoridade quando feita da maneira correta.

Quer melhorar o desempenho do seu site? Acompanhe este artigo especial com 6 técnicas para geração de links!

O que é a geração de links?

A Geração de links consiste em criar links internos ou externos, uma estratégia também conhecida como linkbuilding. Seu foco está em melhorar o SEO de seu site e criar vários links de relevância para ele. Assim, com a geração de links, você consegue ranquear o seu site nas primeiras posições do Google e ser visto como autoridade em seu nicho.

6 Técnicas para a geração de links
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Mas afinal, o que são links internos e externos? Um link interno é aquele criado dentro da sua própria estrutura, com o qual você fará referência a um conteúdo antigo e o linka em uma palavra-chave. Ou seja, ao criar um novo artigo, você recomenda outros artigos para que o usuário permaneça dentro do seu site por mais tempo.

Já os externos, consistem em conseguir que seu link seja inserido em outros sites, seja por meio de guest posts ou apenas dado ao fato de serem conteúdos de qualidade. A junção dos links internos e externos geram uma boa reputação quando feitos em sites confiáveis. Consequentemente, seu site será visto como confiável por ter boas indicações.


Para que serve a geração de links?

Ao criar uma rede estratégia de links, você consegue ter mais autoridade e ser encontrado com mais facilidade pelos buscadores. Assim, a geração de links serve para aumentar também a relevância de seu site — de modo que seja reconhecido como referência —, melhorar a posição de seus artigos no Google e receber mais visitantes.

Como obter link's de forma rápida e fácil
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Ainda assim, você precisa ter em mente que os links devem vir de fontes confiáveis e não focar em receber vários links externos de um mesmo site. Isso porque o Google usa alguns parâmetros para avaliar a estratégia de geração de links, como: quantidade de links que recebeu, a diversidade deles, confiabilidade, links internos, links externos, velocidade que recebe esses links e se são do-follow ou no-follow.

Links do-follow e no-follow: qual a diferença?

Se você ainda não sabe, links do-follow são aqueles que transmitem autoridade aos links indicados. Já o no-follow, o algoritmo que escaneia a página sabe que não deve levar em consideração, visto que o código da página indica para não dar autoridade àquele link em específico.

Quais são as técnicas para geração de links?

Há várias técnicas utilizadas para a geração de links para seu site. Independente se você iniciou agora ou já possui um tempo envolvido no trabalho com sites, você pode aprender ótimas estratégias abaixo que ainda não conhecia para criar uma teia de links fortes — e que apontam para o seu domínio. Confira a seguir algumas delas:

Crie um conteúdo que possam compartilhar

Pessoas usam buscadores como Google com anseio de resolver algum problema ou sanar algum desejo, pesquisando palavras e até mesmo frases, com objetivo de encontrar uma resposta compatível ao que esperam.

Elas podem esperar um vídeo, imagens ou até mesmo um texto que entregue o resultado mais compatível com a pesquisa. Assim, o mais recomendado é criar um conteúdo que siga as recomendações de SEO para que ele seja indexado com maior facilidade. Além do texto, as imagens devem ser utilizadas para informar também e não apenas para enfeitar.

Dentre as imagens, podem ser inseridos infográficos, porcentagem, entre outras formas. Em uma imagem fácil de interpretar, suas chances aumentam de que ela seja compartilhada nas redes sociais.

Muitos blogueiros, inclusive, apostam no Pinterest para gerar mais tráfego. Logo, deixam uma imagem no tamanho do pin para que as pessoas compartilhem especificamente nessa plataforma.

Pense na experiência do leitor, opte por criar um texto claro e objetivo. A fim de incentivar o compartilhamento, faça uma chamada para ação na legenda da imagem ou no final do conteúdo. Algo como “compartilhe esse post no Facebook”, “envie esse post para alguém que precisa saber…”, entre outras variações. Conforme elas seguirem a sua indicação, você é beneficiado com a geração de links.

Os textos que são mais compartilhados costumam ser aqueles que se aprofundam no tema para responder as perguntas mais frequentes, com listas, conteúdo que permite interação, “como fazer algo”, “passo a passo” e outras opções.

Procure por parcerias pagas ou que troquem links também

Um site que ainda não possui bom posicionamento nos mecanismos de busca, dificilmente terá recomendações por outro site. Isso porque ele não é visto como referência e, muitas das vezes, as pessoas nem sabem que existe.

Para sair dessa sombra e finalmente aparecer nas buscas relacionadas ao seu nicho, uma boa alternativa é investir em parcerias pagas e trocar links com outros sites. As parcerias pagas consistem em pagar um valor combinado, para que o proprietário de um site com boa relevância coloque o link de algum conteúdo do seu site.

Se optar por essa estratégia, pesquise bem por blogueiros renomados. Nesse caso, vale a pena mirar em sites/ blogs que não recebam milhões de acessos por mês. Esses costumam cobrar muito caro e, assim, uma parceria pode se tornar um investimento caro.

Com sites pequenos como o seu — ou com um pouco mais de autoridade — faça uma proposta para trocar links. Essa proposta costuma ser aceita se os indivíduos possuem mais de um site, para não ficar óbvio a troca de links para os buscadores.

Uma grande dúvida entre iniciantes é descobrir como conseguir essa parceria ou fazer troca de links em outro site. Basicamente, você deve contatar os sites que te interessam via e-mail. Não é garantido que você terá resposta, mas se houver um retorno, aproveite a oportunidade.

Faça uso de Guest posts

Em uma tradução ao pé da letra, guest post indica uma postagem de convidado. Ou seja, um artigo em que uma pessoa escreve sobre um tema e, depois, solicita que seja postado no site de outro.

Esse texto deve ter a ver com o nicho desse site para qual foi oferecido, assim terá mais chance de ser aceito. Além disso, deve ser original e não pode ser oferecido para vários sites.

Ao fazer uma proposta, você deve perguntar quais são as condições para ter um guest post postado no site dessa pessoa ou marca. Geralmente, limitam a quantidade de imagens, recomendam o mínimo de palavras, limitam a quantidade de links e sobre qual tema aceitam.

Alguns, inclusive, permitem um CTA ao fim do artigo, mas outros impõem condições como, por exemplo, não linkar para um produto e sim para outro texto. Nessa técnica, não só você se beneficia pela geração de links, mas também quem recebe o guest post.

Isso porque não foi necessário esforço para criar um conteúdo novo de qualidade para sua audiência. Ainda assim, garanta que a sua proposta esteja bem alinhada com o site que deseja postar.

Tendo isso em vista, vale a pena baixar a extensão Moz do Google Chrome, para identificar o DA e PA do domínio que escolheu. Ela consegue revelar a autoridade que o site tem: quanto mais alto for o valor de PA e DA, melhor.

Redirecionar links quebrados

Se você tem um site, sabe que ele exige uma manutenção frequente e, nesse caso, muitos posts antigos podem ter sido atualizados ou excluídos, o que leva os visitantes a uma página de erro. Isso frustra a experiência do leitor e ainda faz você perder a autoridade que ganhou com aquele post.

Para reverter essa situação, é necessário direcionar essas páginas para o conteúdo atual ou criar um novo conteúdo que corresponda a essa URL. Essa técnica também ajuda a redirecionar o visitante para outra página, quando o site está em manutenção.

Atualmente, é possível utilizar ferramentas que auxiliem na identificação desses links quebrados. Uma bem conhecida é o plugin SEO Redirect, que facilita essas alterações de maneira simplificada.

Se não quiser redirecionar por serem muitos links, faça pelo menos uma página de ERRO 404 diferenciada. Explique brevemente que não existe mais aquele conteúdo e recomende outros que possam interessá-lo. Deste modo, você evita perder o tráfego.

Obter uma assessoria de imprensa

Você já deve ter visto em grandes portais, matérias e entrevistas com algum empreendedor ou profissional referência em alguma área, e ter ficado na dúvida de como essas pessoas conseguem uma oportunidade de serem divulgadas dessa maneira. É muito comum ver isso em portais como G1, UOL, Forbes, R7, entre outras.

Nessas entrevistas, são contadas breves histórias de um marco na carreira de alguém ou uma conquista interessante. Elas vem sempre após um título bem chamativo para atrair os leitores. Por ter milhares de usuários que acessam diariamente aquele portal, a probabilidade de obter muitos compartilhamentos é enorme.

Para isso, é indicado procurar uma assessoria de imprensa. Ela será responsável por saber os seus grandes marcos, que podem ser interessantes para um artigo em um portal. Aliás, as assessorias possuem muitos contatos e influência para que esse conteúdo seja divulgado.

Essa é uma excelente forma de atrair milhares de pessoas para seu negócio sem precisar pagar por anúncios pagos. Ainda que esse seja um veículo tradicional que funciona, muitas empresas, no entanto, têm investido em influencers para divulgação de seu serviço e produtos.

Criação de topic clusters

Os topic clusters são criados para os links internos, de modo que outros conteúdos mais específicos se interligam com o conteúdo principal. Essa técnica começa a partir de um artigo principal — que possua um tema relevante para seu nicho e seja mais abrangente. Ou seja, esses conteúdos são considerados como assunto topo de funil.

Em seguida, você cria artigos que possuem relação, porém mais detalhados e que abordam algo mais específico dentro do tema tratado no artigo principal. Por essa razão, esses artigos são chamados de clusters. Para cada artigo principal, você pode fazer dez clusters ou mais.

Nesse sentido, vamos supor que seu tema principal seja marketing digital. Assim, os seus clusters podem ser: ferramentas para marketing digital, como produzir conteúdo, profissões do marketing digital e outros. Não deixe de fazer os links internos em seu texto, justamente porque essa estratégia consistir em compartilhar a relevância entre as suas páginas.

Então, garanta que os seus clusters apontem para o seu artigo principal por meio de links internos e, em seu post principal, indique os clusters de volta. Muitas pessoas menosprezam a importância que os links internos possuem para o SEO de um site.

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