White Papers: o que são e como fazer? Aumente sua autoridade!

Os White Papers são um grande diferencial no marketing de conteúdo, que se diferencia dos blog posts e e-books pela apresentação do tema. Confira as vantagens dos White Papers para a sua empresa e aprenda a produzi-lo para ganhar mais autoridade!

O que são White Papers?

White Papers são documentos informativos com o objetivo de expor de maneira prática e intuitiva um ponto de vista, uma solução ou um questionamento sobre determinado assunto. Ele é baseado em estudos profissionais e pesquisas, o que o torna bem semelhante a um manual.

O que é o White Papers
Fonte/Reprodução: original

Os White Papers são grandes aliados de sites e e-commerces, por trazerem vantagens em relação ao tráfego. Eles geram bons leads de usuários que talvez não voltassem a visitar a página. No funil, os White Papers são direcionados a quem já esteve na etapa de decisão, ou até mesmo já se tornou um cliente.

Características dos White Papers?

O White Paper é um material técnico, com linguagem formal e design complexo produzido para persuadir o leitor sobre fatos que o levem a acreditar que o problema abordado é muito recorrente, e acontece também com outras pessoas, através de uma série de dados reais e relevantes.

Características dos White Papers
Fonte/Reprodução: original

Após persuadir o leitor, o White Paper traz soluções técnicas para esse problema, que não necessariamente levam a compra de um produto da empresa.

Um fator importante para esse tipo de material é o visual, que deve ser agradável para o leitor. Um layout intuitivo, com imagens e informações bem organizadas, é essencial para que o conteúdo prenda a atenção de quem o lê e seja de fácil compreensão.

Quais vantagens em criar um White paper?

O White Paper é um material importante no marketing de conteúdo, pois leva a audiência até as últimas etapas do funil. Quando feito de forma estratégica, ele traz uma série de vantagens para a empresa, as quais listamos abaixo:

Tomada de decisões

Quando o conteúdo dos White Papers é qualificado e persuasivo, o leitor se torna mais propenso a adquirir um produto ou serviço da empresa que o produziu, porque é um material feito para conscientizar o público sobre a causa da empresa.

Dessa forma, os White Papers desempenham um papel importante na tomada de decisões, pois são muito valorizados quando o usuário encontra uma solução para o seu problema.

Autoridade

Como o White Paper é um conteúdo mais técnico, com informações baseadas em estudos e pesquisas, ele dá credibilidade à empresa e gera mais autoridade para o seu negócio, o que dá aumento de visibilidade ao produto ou serviço oferecido.

Aumento na captação de leads

Para obter os White Papers, geralmente o usuário preenche um formulário com informações como nome e e-mail. A partir dos dados coletados com o formulário, é possível encaminhar e-mails marketing, que podem ser com a oferta de um conteúdo relevante, detalhes sobre o produto ou serviço oferecido pela empresa, ou até mesmo feedbacks de quem já os adquiriu.

Mas para que essa captação de leads gere resultados, é importante que o material seja relevante e interessante para a persona, para que o usuário consiga ser convertido em cliente.

Crescimento no tráfego do site

Muitas pessoas que adquiriram o material passam a se interessar em saber mais sobre a empresa, assim como outros produtos e serviços que são oferecidos pela mesma. Isso resulta em um aumento no tráfego do site, mas para isso, é importante ter boas estratégias de SEO e um site com visual agradável.

Engajamento dos colaboradores

Quando se produz um conteúdo diferente e complexo, as pessoas se tornam mais propensas a divulgar para os amigos e familiares em suas redes sociais, o que garante a promoção orgânica do material.

Promoção de outros conteúdos

Uma forma de promover outros conteúdos com o White Paper, é incluir links que direcionem o leitor para as redes sociais da empresa, e-books ou até mesmo blog posts. Mas é importante que o link complemente o conteúdo do material, para que o leitor tenha interesse em clicá-lo.

O que difere o White Paper dos E-books?

As principais diferenças entre os White Papers e um E-book, é a apresentação feita e o formato do documento utilizado. Um White Paper sintetiza estudos avançados em um documento que represente o conteúdo de forma rápida e visual, a fim de persuadir o leitor a tomar uma ação; enquanto que o E-book visa produzir um documento que levante uma discussão profunda, complexa e demorada, a fim de instruir o leitor sobre o assunto.

Como realizar a elaboração dos White Papers?

Se você se interessou pelos White Papers e deseja começar a produzi-lo, confira o passo a passo abaixo que vai lhe auxiliar no processo.

Público-alvo

Defina quem você quer atingir com o conteúdo dos White Papers, do modo mais detalhado possível, para que de fato o material atinja sua finalidade.

Seleção do Conteúdo

Busque um conteúdo que seja relevante para o público-alvo escolhido. Ele precisa trazer uma solução para um problema comum da audiência.

Agrupamento de informações relevantes

Agora é hora de reunir informações importantes. Elas precisam vir de fontes confiáveis, como livros, artigos científicos, e entrevistas com especialistas no assunto. Para isso, é interessante utilizar a ferramenta Google Acadêmico para selecionar os melhores estudos científicos do seu ramo.

Desenvolvimento do conteúdo

Estruture todos os tópicos que você pretende escrever, e que são relevantes para a audiência.

Escreve todo material assertivamente

A estrutura editorial de um White Paper é a seguinte:

  • Mínimo de 6 páginas e máximo de 50;
  • Deve conter título, sumário, resumo, introdução, conteúdo com a apresentação do problema, solução para o problema, exemplos de cases de sucesso e conclusão;
  • A linguagem deve ser mais complexa e formal.

Essa estrutura facilita a compreensão do tema pelo leitor.

Inclusão de material gráfico

Separe todo o material gráfico que auxilie na compreensão do tema, como imagens, gráficos e ilustrações. Mas lembre-se que o material deve ser exclusivo, ou com autorização para uso.

Designer e formato

O design não precisa ser muito elaborado, mas sim organizado e com a presença da identidade visual da empresa. As fontes devem ser legíveis, com cores que não dificultem a leitura e sem muitos efeitos.

Landing Page divulgativa

Para divulgar o White Paper, crie uma landing page com formulário, CTA e informações sobre o conteúdo do material.

Utilize banners

Coloque banners bem posicionados em seu site, para auxiliar o visitante na divulgação do material.

Quais erros não cometer nos White Papers?

Um White Paper de qualidade não deve conter alguns erros comuns, que dificultam na hora de atrair clientes e gerar autoridade para a empresa. Confira abaixo que não podem ser cometidos:

Aparentar como material de vendas

O leitor pode pensar que se trata de um material apenas para a divulgação de um produto ou serviço oferecido pela empresa. Mas essa não é a proposta do White Paper: ele apresenta um problema e uma solução, e quando feito com estratégia, a citação do produto no final se torna natural e convincente.

Pesquisa fraca na elaboração de conteúdo

Os White Papers precisam de fontes confiáveis, que não deixem dúvidas em relação a sua veracidade. Dados superficiais podem diminuir a autoridade da empresa, que não terá mais tanta credibilidade.

Layout ruim e sem atrativos

Como dito anteriormente, o visual é muito importante na criação dos White Papers. Eles devem ser agradáveis e atrativos para o leitor, de acordo com o seu conteúdo.

Não usar o storytelling

O storytelling é o que mostra o surgimento do problema e a elaboração de uma solução, e é indispensável para prender a atenção do lead no conteúdo.

Os White Papers são um material estratégico, com grandes chances de gerar conversões e trazer autoridade para uma empresa. Para isso, é necessário produzi-lo da forma correta, seguindo as dicas aqui mencionadas. Faça o seu!

Conclusão

Espero que com o conteúdo desse artigo você possa produzir o White Paper do seu negócio e aumentar a sua autoridade com o nicho de mercado que você atua. Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco ou acompanhe semanalmente o canal para mais conteúdos. Blog!

Até mais!

guest-posts-newsletter

Insights relevantes para maximizar o posicionamento da sua marca na internet

    Deixe um comentário

    © Copyright GuestPosts 2019 - 2022. Todos direitos reservados.

    Desenvolvido por E-Inov, Layout by Agência WN