O que não pode faltar na sua campanha de SEO! [9 dicas para otimizar os resultados de SEO do seu site]

Uma campanha de SEO é ideal para quem busca atrair mais visitantes e converter novos clientes para seu site. Por meio dela, é possível impulsionar a sua página e aumentar o seu alcance nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo. Assim, se você quer mudar radicalmente a situação do seu site, investir numa campanha de SEO pode ser a solução.

Se você opera um site há algum tempo, sabe o quanto é importante impulsionar o seu alcance de maneira orgânica e conseguir mais visibilidade, principalmente se o seu negócio envolve infoprodutos e e-commerce. Pensando em você, separamos 9 dicas que vão te ajudar a otimizar o SEO do seu site, continue lendo para saber mais!

Neste artigo, você poderá encontrar:

    Como começar corretamente uma campanha de SEO para seu site?

    Os primeiros passos para começar corretamente uma campanha de SEO são: definir qual público-alvo você deseja atingir, e produzir conteúdo de autoridade voltado para ele. O conteúdo é a base de um site e é essencial para que as outras estratégias funcionem corretamente.

    O que é o SEO?

    A sigla SEO significa, quando traduzida: Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de uma série de estratégias que têm como objetivo atingir as primeiras posições nos mecanismos de busca, principalmente no Google — o mais famoso deles. As técnicas seguem o algoritmo dos buscadores e o que eles valorizam na hora de classificar os sites.

    O que é o SEO
    Fonte/Reprodução: original

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    Uma boa campanha de SEO garante mais visualizações na página e, consequentemente, mais credibilidade e vendas do produto ou serviço que você oferece.

    Quem é seu público-alvo?

    Definir o seu público-alvo é a primeira etapa para começar uma campanha de SEO. O público-alvo se refere ao grupo de pessoas com características em comum, o qual se deseja atingir com determinado conteúdo.

    Para definir o público-alvo, primeiro é necessário fazer a segmentação de mercado. Para isso, deve-se analisar algumas variáveis. São elas:

    • Geográfica: país, região, estado, cidade.
    • Demográfica: idade, gênero, escolaridade, ocupação, condição socioeconômica.
    • Psicográfica: estilo de vida (saudável, criativo, minimalista), interesses, preocupações.
    • Comportamental: estágio de propensão, sensibilidade ao marketing, motivação.

    Essas variáveis podem ser diferentes, a depender do segmento. Por exemplo, se você deseja produzir conteúdo voltado para empresas, as variáveis a serem analisadas podem ser informações como o faturamento da empresa e o seu porte.

    Criação de conteúdos

    A criação de conteúdo é o segundo passo para uma boa campanha de SEO. O conteúdo deve ser produzido baseado no público-alvo que você deseja atingir, com relevância e sempre com informações que agreguem valor ao conteúdo e, consequentemente, sejam de valor para o visitante.

    A criação de conteúdo passa por três etapas:

    • Elaboração da pauta: a pauta define qual assunto será tratado no texto. Nela deve-se identificar o objetivo que será atingido, e como desenvolver o conteúdo com o uso de palavras-chave.
    • Rascunho: com a pauta em mãos, é hora de escrever o texto, de forma que as informações fiquem organizadas e coerentes.
    • Revisão: por fim, uma revisão rigorosa deve ser feita para eliminar quaisquer erros de gramática e ortografia.

    Com esses três passos, é possível produzir um conteúdo de qualidade e relevância.

    Como utilizar o SEO para campanha do seu site?

    São várias as estratégias de SEO que podem ser utilizadas para a campanha de um site. Dentre elas, podemos citar o uso de palavras-chave com grande motor das buscas, além de título e meta-descrição atrativos, produção de textos alternativos, obtenção de links internos e externos e responsividade. Para que não restem dúvidas, vamos tratar um pouco melhor desses pontos abaixo:

    9 dicas para otimizar a campanha de SEO para seu site

    Agora que você já entendeu como começar uma campanha de SEO, é importante aprender a otimizá-la, para obter melhores resultados.

    9 dicas para otimizar a campanha de SEO para seu site
    Fonte/Reprodução: original

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    Confira abaixo 9 dicas para otimizar a sua campanha de SEO.

    Pesquise palavras-chave

    Com a pesquisa de palavras-chave, é possível produzir o conteúdo certo voltado para o seu público-alvo. O uso correto de palavras-chave com um grande volume de buscas garante um bom posicionamento no Google, por isso, é um dos pontos de maior importância na hora de fazer uma boa campanha de SEO.

    Algumas ferramentas podem ajudar nesse momento, inclusive uma do próprio Google: a Google Keyword Planner. Mas além dela, temos também a Ubersuggest, a Semrush e a Moz Keyword Explorer, que dispõem tanto de planos pagos quanto gratuitos.

    É por meio das palavras-chaves que o leitor encontra o conteúdo que está buscando, então é a melhor forma atraí-lo para o seu site.

    Título e Meta Description

    O título e a meta-descrição são dois pontos importantes, que atraem os leitores para o site. Ambos precisam ser claros e objetivos, e de preferência conter as palavras-chave pesquisadas anteriormente.

    A meta descrição é o texto que aparece na parte abaixo do título nos mecanismos de busca, que identifica o assunto tratado no texto e convida o leitor para clicar e ler todo o conteúdo.

    Vale destacar que o limite recomendado de caracteres para o título é 60, e para a meta descrição, 160.

    Texto alternativo descritivo das imagens

    O texto alternativo, chamado de “alt text”, é o texto que acompanha as imagens e ajuda a identificá-las. Além de auxiliar pessoas com deficiência visual, já que esse texto é lido em voz alta por meio dos leitores de tela, o texto alternativo também serve para atrair leitores.

    Muitas pessoas esquecem que os buscadores fazem a leitura de imagens na hora de identificar um conteúdo, por isso é importante incluir as palavras-chaves no texto alternativo para uma boa campanha de SEO.

    Links internos e externos

    Uma campanha de SEO de qualidade também inclui as técnicas de link building, já que ajudam na formação da autoridade de um site.

    Os links internos servem para fazer o leitor navegar por mais tempo dentro do seu site, além de mostrar relevância ao buscador. Isso ajuda também o leitor a encontrar conteúdos relacionados com mais facilidade.

    Temos também os links externos, que são links que direcionam para o seu site em outros domínios. Essa é uma das melhores formas de conseguir autoridade, já que os buscadores passam a entender que o seu conteúdo é tão bom que está sendo recomendado por outros sites.

    Quando o link tem origem em um site com grande autoridade, essa relevância se torna ainda maior. Para obter mais links externos é importante produzir um conteúdo de qualidade, de modo que outras pessoas do mesmo nicho sintam a necessidade de recomendar o seu conteúdo aos usuários.

    Responsividade

    É fundamental que a experiência do usuário seja a mesma ao acessar o seu site pelo computador ou pelo celular, por isso, a responsividade faz parte de uma boa campanha de SEO.

    Um site responsivo tem um design que, além de intuitivo, se adapta à dimensão da tela na qual está sendo exibido. O leitor, ao acessar a página por um dispositivo móvel, não pode encontrar dificuldade em visualizar o conteúdo. Isso garante que ele tenha uma boa experiência e passe mais tempo navegando no site.

    O carregamento também é um ponto que deve ser levado em consideração: um site muito pesado faz com que o leitor desista de acessar, o que aumenta a taxa de rejeição — que avalia se o usuário acessa o site e sai logo em seguida, sem interagir.

    Atualizar conteúdos existentes

    Se você criou o seu site sem planejamento e sem conhecer as estratégias para uma boa campanha de SEO, mas já tem uma grande quantidade de conteúdos publicados, saiba que não é preciso deletá-los. Você pode apenas atualizar os conteúdos já existentes, e trabalhar no SEO deles.

    Essa técnica garante que o seu conteúdo continue relevante dentro dos mecanismos de busca, sendo encontradocom mais facilidade pelos leitores ao buscar pelas palavras-chaves. Aplique as dicas que você já aprendeu aqui para atualizar suas páginas antigas, além de complementá-las com informações atuais.

    Invista em landing page

    Investir em landing pages é uma estratégia comprovada, tanto para conseguir mais acessos, quanto para divulgar o que você produz — como um e-book por exemplo. As landing pages nada mais são que páginas de conversão, que levam o usuário a comprar ou baixar um material gratuito.

    Dentro desse material pode estar o link para o seu site, dessa maneira, você consegue redirecionar o leitor. Uma boa landing precisa conter:

    • Título e subtítulo;
    • Imagens;
    • Descrição do produto ofertado;
    • Formulário;
    • Botão de CTA (chamada para ação).

    Além disso, você também pode incluir provas sociais e gerar senso de urgência. Essa última técnica pode ser feita ao incluir um cronômetro, por exemplo, que mostra quanto tempo falta para a oferta terminar. Já a prova social é importante para gerar valor, visto que as pessoas sentem mais segurança em comprar o que é recomendado por outras.

    Auditoria SEO

    Uma auditoria de SEO possui o objetivo identificar os problemas e erros que fazem com que o seu site não seja bem posicionado no Google. Por mais que você tenha experiência, alguns pontos podem passar despercebidos, e são esses que podem prejudicar o SEO do seu site.

    Existem algumas ferramentas que fazem auditoria SEO, como a QuickSprout, a Ubersuggest e a Semrush. Uma auditoria de SEO analisa:

    • Se o seu site está sendo rastreado, indexado e renderizado;
    • Problemas de SEO na página;
    • Problemas de SEO fora da página (de sites que vinculam de volta ao seu site);
    • Se o seu site oferece uma boa experiência ao usuário;
    • Uso de palavras-chave;
    • Conteúdo duplicado e/ou de baixa qualidade.

    Depois de analisar todos esses pontos, é criado um relatório para acompanhar todo o desempenho do site.

    Utilize ferramentas SEO

    As ferramentas de SEO oferecem recursos como auditoria e pesquisas de palavras-chave que, aliados às dicas que você aprendeu até aqui, com certeza vão levar o seu site às melhores posições do Google. Conheça algumas ferramentas de SEO abaixo:

    • Planejador de palavra-chave (Keyword Planner): essa é uma ferramenta do Google Adsense, mais focada para campanha de anúncios. Ela funciona de maneira muito simples, basta digitar palavras relacionadas ao seu conteúdo e logo serão sugeridas palavras mais adequadas, com maior volume de buscas;
    • Keyword Magic Tool: ferramenta da Semrush que funciona de maneira semelhante à anterior. Um diferencial é que ela encontra as palavras-chave que classificam os concorrentes, então é possível disputar as melhores posições;
    • Answer The Public: além de palavras-chave, a Answer The Public cria frases, tópicos e perguntas relacionadas ao que os usuários estão buscando no Google.

    Essas três ferramentas podem ser grandes aliadas à sua campanha de SEO.

    Benefícios na prática da otimização SEO

    A aplicação das técnicas para otimizar uma campanha de SEO traz um conjunto de benefícios para o site. Conheça-os abaixo:

    Maior número de acessos e credibilidade

    Uma boa campanha de SEO garante mais acessos ao seu site, já que ele passa a ocupar as primeiras posições do Google. Isso consequentemente gera mais credibilidade, já que marcas que são vistas primeiro costumam ser referência e, geralmente, são a primeira escolha dos usuários ao fazerem suas buscas.

    Aumento nas vendas

    Com uma campanha de SEO bem estruturada, o aumento nas vendas tende a ocorrer com um maior número de acessos e mais credibilidade. Essa diferença costuma ser bem expressiva, e pode ser acompanhada por meio das métricas.

    Sendo assim, uma boa campanha de SEO é capaz de gerar mais visibilidade para o seu site e, para isso, é preciso aplicar as técnicas da maneira certa para obter os melhores resultados.

    Após definir seu público-alvo e começar a produzir conteúdo de valor, basta seguir o restante das nossas dicas para alcançar as melhores classificações nos mecanismos de busca e impulsionar a sua página!

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