Heurísticas de Nielsen – Integrando Design de Interface com SEO para otimizar o seu projeto digital

A UX, a famosa Experiência de Usuário que os webdesigners e profissionais de desenvolvimento web tanto falam, é um elemento muito importante e que pode ser aplicado em várias áreas. E quando o assunto é UX, entra em cena outro conceito muito importante: as Heurísticas de Nielsen.

A criação de uma landing page para viabilizar a conversão de leads, o desenvolvimento de um aplicativo, a elaboração de um site institucional para uma organização, essas e muitas outras ações levam em conta a Experiência de Usuário.

Dessa forma, as Heurísticas de Nielsen hoje em dia são utilizadas em vários contextos, especialmente por profissionais do Marketing Digital, por designers e também por desenvolvedores de interfaces digitais.

A razão para esse conceito ser tão relevante e presente nas empresas atuais tem um propósito muito claro: consolidar uma jornada do usuário bem trabalhada, permitindo que o público navegue ou use uma ferramenta de modo intuitivo e rápido, sem espaço para dúvidas.

Mas, afinal, o que são exatamente as Heurísticas de Nielsen? Como ela surgiu e foi desenvolvida? Como assegurar que um projeto seja desenvolvido levando em conta os principais aspectos dessas heurísticas? O que ela tem a ver com SEO?

Para ficar por dentro de tudo isso. Dê uma conferida em nosso artigo e saiba mais a respeito desse conceito.

Neste artigo, você poderá encontrar:


    Heurísticas de Nielsen – A história por trás do conceito

    De uma forma geral, uma heurística consiste basicamente em um método de investigação baseado na aproximação progressiva de um dado problema.

    Em outras palavras, ela é uma prática que reduz o tempo de tomada de decisão de uma pessoa, permitindo que ela não precise pensar muito na realização de uma tarefa. As heurísticas são úteis em muitas situações, inclusive no segmento da tecnologia.

    Fonte/Reprodução: original

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    Sendo assim, o surgimento das Heurísticas de Nielsen possui uma forte ligação com o desenvolvimento da computação e das ferramentas digitais.

    Para operar os computadores nas empresas, especialmente os mais antigos, que normalmente eram enormes máquinas, foram surgindo vários estudos a respeito disso ao longo do tempo.

    Entre os estudos de usabilidade que mais se destacam e auxiliam a viabilizar uma boa experiência de usuário estão as heurísticas de Nielsen.

    Em 1990, o cientista da computação Jakob Nielsen, ao lado do colega Rolf Molich, estabeleceu heurísticas de usabilidade com o intuito de facilitar o desenvolvimento de interfaces.

    SEO e as heurísticas de Nielsen

    Acredite: muitas das facilidades que encontramos hoje em dia ao manusear dispositivos móveis, acessar aplicativos e navegar em sites, é tudo culpa de anos e métodos de estudo da Heurísticas de Nielsen.

    Além disso, o conceito das heurísticas de Nielsen pode render bons frutos também quando o assunto abrange as famosas técnicas de SEO, também conhecidas como as Técnicas de Otimização para Sites de Busca.

    Pense o seguinte: ao desenvolver um projeto digital, seja ele um site, um blog, uma loja virtual, é fundamental ter em mente as técnicas de SEO. Na prática elas consistem em algumas ações que envolvem o uso correto de imagens, textos, palavras-chaves e links.

    Use as heading tags corretamente;

    No caso de interfaces e SEO, é importante cria-las com uma arquitetura de informação bem definida, contendo as devidas heading tags como:

    • H1
    • H2
    • H3
    • H4
    • etc.

    Não se esqueça de otimizar as imagens;

    Outro ponto importante para as interfaces estarem bem relacionadas com o SEO está na otimização de imagens leves e que possuem palavras-chaves em suas descrições.

    Conteúdo textual e SEO;


    O elemento mais otimizável em questões de SEO certamente é o texto. É por meio dele que os buscadores apresentam as respostas aos usuários na maioria das vezes. Por conta disso, capriche no seu conteúdo sempre levando em conta o comportamento de busca do seu público-alvo e as devidas palavras-chaves.

    Linkagem interna;

    A questão dos links é muito importante para impulsionar os resultados de SEO onpage, pois essa troca de links gera mais interação e permanência em um site ou qualquer outro canal digital.

    No caso de interfaces, é importante entender quais páginas são as mais importantes de um canal e assim direcionar a maior parte do tráfego para elas.

    Crie interfaces pensadas no usuário;

    A organização do design de interface e dos elementos das páginas, tudo isso gera engajamento e influencia de forma positiva os seus resultados orgânicos.

    Sendo assim, a integração das práticas das heurísticas com as técnicas de SEO não pode ser descartada em todos os elementos que compõem uma interface, unindo aí títulos, textos, imagens e comportamento de busca.

    Conheça os benefícios que uma avaliação heurística proporciona para um projeto digital;

    Uma interface, para ser considerada boa, deve apresentar um aspecto estético agradável, ao mesmo tempo que permite ao usuário uma interação fácil e rápida, realizando todas as tarefas que desejar de forma simples e direta.

    O conceito das Heurísticas de Nielsen proporciona uma excelente experiência de usuário, trazendo informações realmente relevantes, sendo de fácil assimilação, com uma interação simples e com um design minimalista, resultando em um bom engajamento ao seu projeto digital.

    Diante disso, é importante ficar a par também de alguns benefícios que as heurísticas proporcionam, aliadas ao um bom trabalho de SEO.

    Boa experiência de usuário

    Ao adotar as Heurísticas de Nielsen, é possível estabelecer uma boa UX, que é o alicerce para que qualquer projeto digital tenha o êxito esperado.

    Otimização do SEO

    O Google, de uns tempos para cá, está cada vez mais exigente com a questão da experiência de usuário. Diante disso, as heurísticas permitem a criação de design com interfaces responsivas e intuitivas.

    Isso já é um passo importante para melhorar o ranqueamento do seu projeto online e obter bons resultados, pois navegação e layouts agradáveis promovem a permanência do usuário em um canal digital.

    Isso envolve desenvolvimento de conteúdo relevante, bem estruturado e que respondem as principais questões-chaves dos usuários.

    Facilidade de uso

    Não há grandes dificuldades na aplicação e nas análises das Heurísticas de Nielsen. Elas podem ser aplicadas em diversas etapas do projeto digital.

    Caso o projeto tenha o objetivo de redesign de uma interface, uma análise heurística pode ser feita na fase inicial do projeto, permitindo visualizar onde estão os erros, os problemas de design e usabilidade.

    Isso auxilia o restante da equipe a não repetir equívocos anteriores na elaboração desse novo design.

    A análise heurística também pode ser feita nas fases mais avançadas do projeto, com o objetivo de avaliar, ou ainda para analisar a experiência do usuário.

    As 10 Heurísticas de Nielsen

    Agora que sabemos os benefícios e o quanto as heurísticas são importantes para as técnicas de SEO e o design de interface, é importante saber quais são elas. Ao todo são 10, portanto, confira!

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    1 – Visibilidade do status do sistema

    Segundo as Heurísticas de Nielsen, essa heurística está relacionada com um dos sentidos fundamentais dos usuários: a visão. É por meio dela que os usuários terão um primeiro contato com a interface.

    Por isso, essa heurística vai fornecer ao usuário onde ele está dentro do sistema, o informando sobre o ambiente e os pontos onde pode ir.

    Um exemplo disso pode ser a interface de algum streaming, como a Netflix ou a Amazon Prime. Estabelecer uma interface de fácil e rápida navegação é proporcionar uma boa visibilidade do status do sistema.

    2 – Semelhança entre o sistema e o mundo real

    Essa heurística determina que uma interface deve falar a mesma linguagem do usuário, ou seja, palavras e conceitos usados pelo design no projeto online devem ser facilmente identificados e compreendidos pelo usuário.

    Os ícones, nesse caso, são um atalho fundamental para estabelecer essa compatibilidade com o mundo real e facilitar a compreensão.

    3 – Liberdade e controle de usuário

    O projeto digital deve ser desenvolvido pensando em maneiras que permitam ao usuário tomar decisões rápidas. Sendo assim, uma interface bem projetada apresenta opções.

    Um exemplo disso é quando o usuário toma uma decisão errada e acessa um ambiente indesejado ou deleta um elemento por engano. Por isso, ações de retorno e alternativas que permitem desfazer determinada ação são fundamentais.

    4 – Padronização e consistência

    Ter um padrão é fundamental para que um projeto digital ofereça uma boa UX. Uma padronização evita confusões. Isso vale para vários elementos na interface, desde a fonte usada no texto, nas cores utilizadas e na disposição dos ícones. 

    Em muitos casos, o que espanta os usuários de uma determinada página ou aplicativo é essa falta de padronização e consistência.

    5 – Prevenção de erros

    É graças a essa heurística que muitos sistemas e interfaces exibem mensagens perguntando se o usuário tem certeza que quer realizar alguma determinada ação.

    A vantagem disso é prevenir ações equivocadas que atrapalham a interação e a experiência com o projeto.

    6 – Reconhecimento sim, não memorização

    O cérebro humano tem facilidade em reconhecer padrões e não memorizá-los. O reconhecimento de padrões para realizar uma ação é muito mais eficiente do que tentar lembrar.

    7 – Uso eficiente e flexível

    Qualquer interface ou projeto deve ser capaz de proporcionar uma boa experiência tanto para usuários leigos quanto para os mais experientes. Para as Heurísticas de Nielsen, à medida que os usuários vão utilizando a interface, a familiarização com ela ganha mais qualidade e eficiência, o que aumenta o tempo de permanência na página e a chance do usuário retornar em um outro momento.

    8 – Minimalismo

    Em termos de valores, para as Heurísticas de Nielsen, uma interface deve ser minimalista. O menos é mais quando o assunto é proporcionar uma boa experiência de usuário.

    Lembre-se que quanto mais elementos, maior a quantidade de informação para o usuário, o obrigando a tomar muito mais decisões e comprometendo a qualidade da navegação. 

    9 – Ajuda na recuperação de erros e diagnósticos

    Caso ocorra um erro ou um imprevisto durante a experiência de um usuário, é fundamental que ele tenha condições de compreender o problema que ocorreu, além de contar com informações para poder sanar o mais rápido possível.

    Por isso as mensagens de erro devem apresentar uma linguagem de fácil compreensão, desprovida de códigos complexos, apontando o problema e sugerindo uma solução.

    O texto é importante e por essa razão, um trabalho de UX Writing pode ser de grande ajuda para essa parte do projeto.

    10 – Ajuda e documentação

    Uma boa UX oferece para o usuário várias possibilidades de ação. Devido a isso, seções que auxiliam a obter respostas rápidas, como os FAQs, são úteis em muitos sites e outros projetos online.

    Segundo a Heurísticas de Nielsen, essas possibilidades de ação permitem que o desenvolvedor possa aprimorar o seu sistema para entregar versões cada vez mais assertivas do projeto.

    Conclusão

    A integração de um bom design de interface com as técnicas de SEO faz toda a diferença para que um projeto seja bem sucedido e, para isso, estudar as Heurísticas de Nielsen pode ser decisivo para o sucesso do seu projeto. O SEO não se restringe apenas ao uso adequado de links e de palavras-chaves. Ele abrange a experiência de usuário como um todo.

    Sendo assim, promover para os usuários uma experiência com o seu projeto online ajuda o posicionamento do site nas páginas de resultados.

    Por isso, ficar a par das Heurísticas de Nielsen, compreender quais são elas e como usá-las, é parte essencial para otimizar um projeto digital.

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