6 dicas para otimizar o SEO do seu site com a Plataforma Guest Posts!

Se você trabalha com internet ou já possui uma página online, sabe o quão importante é otimizar o SEO do seu site. Não adianta ter um site incrível, bem navegável, com ótimo conteúdo, se quase ninguém sabe que ele existe. Essa é a definição de um esforço inútil, aliás. Por isso muitas pessoas se frustram com os maus resultados de seus sites, que podem ser de boa qualidade, mas não chegam longe.

Uma coisa podemos afirmar: otimizar o SEO do seu site é a única forma de obter mais tráfego de maneira orgânica. Isso quer dizer que o tráfego vem de cada busca feita pelos usuários em ferramentas como o Google, ao invés de simples anúncios. Mas como as pessoas chegam até os sites? Como eles aparecem na página dos resultados de busca? Tudo isso é respondido por como funciona a otimização do SEO.

Para as empresas, é essencial que um site esteja bem visível e se torne conhecido por um público qualificado. Afinal de contas, as pessoas usam a internet o todo tempo para consumir e para descobrir informações acerca do universo que envolve os produtos ou serviços que elas desejam adquirir. É uma questão de ter uma forte presença online para marcar a mente do público e tornar sua marca confiável.

Veja a seguir o que é e como otimizar o SEO do seu site, e qual ferramenta pode ser usada para executar sua estratégia com mais eficácia!

O que é a otimização do SEO de um site?

Todos os sites que existem podem entrar para o grandioso banco de dados do Google, ou de outros mecanismos de busca. Para efeitos didáticos, vamos continuar com o exemplo do Google. O mais popular mecanismo de busca funciona ao indexar todas as páginas possíveis, no mundo todo.

Quando uma pessoa faz a busca por palavras-chave, o Google mostra uma gigantesca página de resultados, também conhecida como SERP. Nessa página, os sites que possivelmente despertarão o interesse do usuário, com base nas palavras-chave usadas, aparecem em uma ordem, de cima para baixo, em centenas ou milhares de páginas.

O que é a otimização do SEO de um site
Fonte/Reprodução: original

Leia também: O que é SEO técnico? [15 fatores para você aplicar no seu site]

Agora, basta pensar nos hábitos dos usuários: em qual site eles clicaram primeiro? Obviamente, no primeiro que aparece, ou nos primeiros. De acordo com pesquisas, 80% dos usuários sequer clica na página 2 do SERP, quem dirá nas próximas.

Por isso, para que um site seja descoberto nas buscas orgânicas, ele precisa estar bem ranqueado. E para uma página ranquear bem, é necessário utilizar o SEO, de modo que ela seja adequada aos padrões de ranqueamento do Google.

Como funciona a otimização de um site?

Otimizar o SEO do seu site demonstra a importância desse método para tornar o sua página visível no Google. A otimização de um site funciona quando as técnicas de SEO são aplicadas em cada página, de forma que sejam bem ranqueadas pelo algoritmo do Google.

O mais importante do SEO é nunca dar prioridade a uma técnica em detrimento de outra. Cada uma tem o seu peso e todas são importantes.

Conheça a seguir cada uma delas de forma detalhada.

Produção de conteúdos

O que faz o seu site aparecer na lista de sites da página de resultados do Google é o conteúdo que você entrega. Basta pensar que, quando o usuário faz a busca, os sites listados vêm de acordo com o assunto de seu interesse.

Logo, quanto melhor for a qualidade do seu conteúdo, quanto mais alinhado estiver com as demandas dos usuários, melhor será colocado no ranking e, com isso, mais chances seu site terá de obter mais usuários.

Para isso, vale a pena você estudar conceitos sobre Marketing de Conteúdo. Tenho certeza que irá te ajudar muito na sua jornada na internet!

Palavras-chave

Para otimizar o SEO do seu site, é preciso dar muita atenção ao uso correto das palavras-chave. Além de tudo, um dos principais critérios que o Google usa para ranquear os sites são as próprias palavras-chave.

Basicamente, a palavra-chave usada em meio a um texto, como um artigo de blog, deve coincidir com as palavras mais usadas pelas pessoas no mecanismo de busca. Essa convergência demonstra o quanto um site é adequado para as intenções de quem buscou pelo assunto de seu interesse.

Uso correto de imagens

Outro fator importante ao otimizar o SEO do seu site é ter certeza de que a boa experiência do usuário está garantida. A velocidade de navegação caracteriza as melhores experiências. Quando um site usa imagens inadequadas ou muito pesadas, isso pode comprometer a velocidade.

Usar uma imagem ruim pode colocar todo o esforço de otimizar o SEO de seu site a perder, portanto, dê atenção a isso!

O que são guest posts?

Outra forma de otimizar o SEO de seu site é o Guest Post, ainda que isso seja feito de maneira indireta. Essa prática consiste em fazer um post, como você faria em seu blog, e publicá-lo no site de outra pessoa, como um convidado. Inclusive, é daí que vem o nome ‘guest’ post.

Com o guest post, você tem a oportunidade de expor seu site a um novo público e, ainda por cima, como uma fonte de informação confiável. Geralmente, os guest posts são escritos por especialistas em um determinado tema. Assim, você pode conseguir backlinks através disso, o que reforça ainda mais a sua estratégia SEO ao construir uma estratégia de link building eficaz.

Como a Plataforma Guest Post ajuda a otimização do SEO de seu site?

Conseguir uma parceria de guest posts para otimizar o SEO de seu site não é tão fácil. Afinal de contas, esse processo envolve conhecer pessoas e entrar em contato com os sites de maior expressão e, ainda por cima, dentro do seu nicho.

Como a Plataforma Guest Post ajuda a otimização do SEO de seu site
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Leia também: Como fazer Link Building com a Plataforma Guest Posts?

Para acelerar e facilitar esse processo, você pode usar a Plataforma Guest Posts, que é especialista em intermediar o contato entre os sites, para que possam trocar guest posts de altíssima qualidade para públicos bem segmentados.

Além da possibilidade de fazer mais guest posts em bons sites, você também conta com ferramentas que servem para monitorar os sites e os backlinks, vitais para otimizar o SEO do seu site.

6 Dicas para criar um guest post de qualidade e otimizar SEO de seu site?

Depois de conhecer cada um dos elementos para otimizar o SEO de site e o porquê dessa técnica ser tão importante, vale a pena saber algumas dicas práticas para fazer o guest post perfeito! Assim, você irá causar uma boa impressão em um público novo e vai construir autoridade para o seu site — consequentemente, para sua marca.

Definição de palavras-chave primárias e secundárias

Se as palavras-chave são os termos que ligam o conteúdo da sua página à atividade de busca dos usuários, obviamente essas palavras devem ser muito bem escolhidas. O ideal é fazer uma busca online e usar softwares específicos para isso, a fim de encontrar as palavras-chaves mais usadas.

As palavras-chave primárias são aquelas mais repetidas ao longo do texto, já as secundárias são menos usadas. Quanto mais generalizado for um termo, mais difícil é ranquear um site. Termos bem específicos podem atrair um público extremamente qualificado.

Entre as palavras-chave, existem as de cauda curta, que possuem menos palavras e são mais generalizadas, e as de cauda longa, que contém mais palavras e são mais específicas. Para usar uma e outra é necessário pesquisar como os usuários fazem as buscas orgânicas antes.

Links internos e backlink para sua URL

Em um mesmo conteúdo, é possível colocar dois tipos de links: internos ou externos. Esses últimos também são chamados de backlinks. A diferença entre eles é somente uma. Enquanto o link interno é colocado em sua própria página e aponta para qualquer outra página de seu site, o link externo é colocado em página de site alheio e aponta para a sua URL.

Para fazer Link Building, o que também vale para otimizar o SEO do seu site, é preciso construir uma rede de links internos e externos que direcionam o usuário para a sua URL. Os links internos você cria com seus próprios conteúdos. Já os externos, você obtém com parcerias, como as de guest post.

Meta description

Quando uma pessoa se vê diante da página de resultados do Google, logo abaixo dos títulos das páginas ranqueadas aparece um pequeno texto, que sumariza aquilo que a página trata: essa é a chamada Meta Description (Meta Descrição).

O poder desse pequeno texto é de convencer a pessoa a clicar no link da sua página. Quanto mais clara for a meta description, mais chances você terá de obter o clique. Além disso, também é possível — e altamente recomendado —, usar a palavra-chave nesse pequeno texto.

Estruturação do texto

Que um bom texto deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão de qualidade já não é novidade. No entanto, para a internet e, principalmente para o Google, o texto deve obedecer uma estrutura específica de assuntos, temas, tópicos e subtópicos, de forma que o bot do buscador possa “entender” a lógica do texto.

Além do bot, o próprio leitor de textos de sites e blogs também busca maior dinamismo em suas leituras. Ele quer uma informação rápida, precisa, na qual os assuntos se desdobram naturalmente.

Técnicas de SEO para estruturação do texto

Para que um texto fique ainda mais estruturado, é possível usar o SEO nesse caso também. Basta escrever bem em períodos frequentes, estruturar as páginas, seguir as diretrizes para webmaster e classificar todas as publicações e postagens.

Além disso, também é necessário verificar se é fácil encontrar o seu site no Google, utilizar palavras-chave na meta description e também saber usá-las ao longo do texto.

Desenvolva uma experiência ao leitor

Além de otimizar o SEO do seu site, você também precisa dar atenção à experiência do usuário, pois esse também é um critério de ranqueamento. Quando uma pessoa tem uma boa experiência ao navegar no seu site, mais provável é o seu retorno.

Para isso, observe o quão rápido o seu site é. A velocidade de navegação é importantíssima. Muitas pessoas simplesmente abandonam uma página que demora para carregar ou que trava constantemente. E podem nunca mais voltar! Portanto, otimize sua página, use imagens adequadas e verifique como anda a velocidade.

Outro fator é que as pessoas usam muito os dispositivos móveis, especialmente os smartphones, para ver sites e blogs online. Seu site deve ser otimizado para que a navegação seja agradável em um dispositivo móvel.

A arquitetura do site deve ser simples para o usuário, a ponto de tornar sua navegação mais intuitiva. Confundir as pessoas com um site complicado atrapalha a experiência do usuário também.

Com todas as dicas de como otimizar o SEO do seu site, agora é a sua vez de botar tudo em prática! Verifique como anda a experiência dos usuários do seu site, quais são os tipos de conteúdo e que palavras-chave você deve usar. Veja também o que você pode fazer para conseguir guest posts e mais backlinks.

Uma a uma, implante as técnicas para otimizar o SEO do seu site e, rapidamente, você verá os números de visitas e tráfego orgânico subirem cada dia mais!

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