Como colocar meu site no topo do Google sem pagar por campanhas?

como-colocar-meu-site-no-topo-do-google

Aposto que você já se perguntou “Como colocar meu site no topo do Google”, e acredite, com as estratégias corretas é possível, e sem a necessidade de investir em campanhas pagas!

Quando utilizadas corretamente, um conjunto de estratégias pode agregar, além de garantir seu site no topo do Google, maximiza seu escopo de negócios.

Pesquisas apontam que mais da metade dos cliquem ficam entre os primeiros colocados no topo das pesquisas, o que significa que ter um site bem posicionado, é de extrema importância.

Para ajudar nessa tarefa criamos um pequeno guia de como colocar seu site no topo do Google de maneira consistente e que gere um tráfego orgânico de qualidade. Continue a leitura para saber mais!

Entenda porquê colocar seu site no topo do Google 

Quando você pesquisa por um determinado assunto, é mais provável que abra os links que aparecem na primeira página, principalmente aqueles que aparecem nas primeiras posições, certo? 

As chances de encontrar um conteúdo que contenha tudo o que você precisa saber logo de cara pode ser alta principalmente a partir dos primeiros links. 

Ou seja, os links das páginas seguintes possuem menos acesso e quanto mais distante da primeira página maior a possibilidade de nem ser acessado. 

Logo, é uma constante a concorrência de sites para ficarem no topo do ranqueamento no Google e outros dispositivos de busca. 

Contudo, dentre os buscadores o Google corresponde mensalmente cerca de 4 bilhões de acessos só no Brasil. São muitos acessos e, consequentemente, um potencial imenso para influenciar o tráfego orgânico de qualquer conteúdo na internet. 

Justamente por isso, ter seu site no topo da plataforma é benéfico para seus negócios. 

Robôs do Google: Entenda como funcionam

Para entender como ocorre o ranqueamento dos sites, é importante saber como o Google funciona de maneira breve. 

Basicamente, a base de dados contém as cópias dos sites adquiridas por robôs virtuais da plataforma, que estão sempre classificando e ranqueando os conteúdos mais relevantes. 

Quando os robôs se deparam com uma boa estruturação e conteúdo, eles fazem essa cópia do site e enviam a essa base de dados, que trata de ranqueá-los. 

A partir disso, existem diversas formas de fazer com que um site seja notado, como: 

  • Boa organização estrutural (SEO) e conteúdo de qualidade apresentados pelo site. 
  • Por meio da citação do link do conteúdo em outros sites relacionados já indexados anteriormente no Google (backlinks) que aumentam a autoridade do site;
  • Através do envio de sitemap ao Google Search Console
  • Via Google Ads, que são conteúdos pagos;

Dentre eles, o primeiro é um recurso basal que se bem utilizado, pode angariar diversos benefícios a médio e longo prazo para quem trabalha online. 

Como ocorre o posicionamento de pesquisas? 

O posicionamento nas pesquisas é influenciado, principalmente, pela já mencionada qualidade de conteúdo, estruturação, autoridade e navegabilidade do site, além do volume de visualizações que aquele site adquiriu com o tempo. 

Se um site possui esse combo, ele está apto a preencher os critérios de qualidade do robô do Google, agradar o seu algoritmo e começar – ou permanecer – a compor a primeira página do buscador. 

É importante ressaltar que originalidade e informações completas ajudam bastante nesse quesito. 

É necessário pagar para colocar meu site no topo do Google? 

Como mencionado anteriormente, pagar para receber tráfego é uma opção válida, conhecida como Tráfego Pago, mas atente-se, não é o fator decisivo!

Contudo, esse tipo de tráfego só funciona enquanto o anunciante mantiver um pagamento, ou seja, sua visibilidade depende do quanto ele pode pagar por ela. 

site-no-topo-do-google

Apesar disso, é possível colocar um site no topo do Google de forma gratuita: basta apenas conhecer a estruturação eficiente dos conteúdos e as ferramentas certas para isso.

Assim, você atrairá maior tráfego orgânico e, consequentemente, aumentará o nível de importância do seu site. 

Estruturar bem essa base é mais importante no início do que pagar por publicidade. 

O que é necessário para colocar meu site no topo do Google? 

Recentemente o Google apresentou um conjunto de métricas essenciais para o ranqueamento no Google.

Essas métricas são chamadas de Core Web Vitals e são basicamente representada pelas métricas de: LCP, CLS e FID.

Entender como funcionam essas métricas é de extrema importância para colocar seu site no topo do Google, e caso queira se aprofundar no assunto confira sobre Core Web Vitals o que é e como medir suas métricas?

Além de otimizar a experiência ao usuário, algumas estratégias são necessárias para alcançar o topo do Google, confira elas quais são.

Crie estratégias de SEO para o seu site

O SEO é, em seu resumo, uma a principal estratégia para o ranqueamento no Google, no qual busca por sites otimizados e com conteúdos de alta qualidade para exibir como primeiros resultados de pesquisa. 

Como explicamos sobre o funcionamento do Google acima, é importante frisar que é o SEO que faz com que esses sites sejam exibidos justamente por sua influência e importância e, principalmente, por sua otimização bem aplicada. 

Por isso, não hesite em otimizar o SEO de seu site na hora de produzir e upar conteúdos, pois, dessa forma, eles serão mais vistos, atrairão mais leads e transformarão seu negócio em algo relevante. 

Para te ajudar na otimização do seu site ou blog, a Plataforma Guest Posts preparou um checklist passo a passo para sua Estratégia de SEO. Clique no link e comece a otimizar o seu website agora mesmo! 

Para entender como funciona o uso de SEO na prática para colocar seu site no topo do Google – e melhor, sem precisar pagar por isso – é necessário destrinchar alguns tópicos isoladamente e entender que cada partícula do que se faz na internet tem seu valor. 

Abaixo, saiba como cada um desses aspectos funciona e como elevá-los para conseguir reconhecimento dos algoritmos e do público.  

Otimize o seu site

Uma página bem organizada, fácil de navegar e que seja eficiente é mais bem ranqueada pelos algoritmos do Google. 

Além disso, o caráter responsivo do conteúdo, bem como sua relevância, fazem com que o conteúdo produzido se destaque em meio a tantos outros na internet. 

Assim, o objetivo do Google é proporcionar aos seus usuários experiências incríveis, que tenham relação direta com a navegabilidade do site, é importante lembrar que seu conteúdo é feito para pessoas, não somente para algoritmos. 

Uso correto de palavras-chave

Geralmente, quando procuramos alguma coisa bem específica nos buscadores, tendemos a colocar mais de uma palavra na busca: três, quatro palavras ou mais são as maiores incidências. 

Isso porquê, teoricamente, os filtros funcionarão melhor e nos entregarão resultados mais aproximados do nosso objetivo, certo? 

Saiba que isso não é só teoria. Por isso, trabalhar palavras-chave de cauda longa é uma boa estratégia para ranquear um texto no Google sem fazer com que ele compita com conteúdos semelhantes, mas que não dizem a mesma coisa. 

Principalmente quando se está construindo a base do site. 

Posteriormente, ao conseguir autoridade pode-se começar a brigar pelas buscas mais concorridas com uma e duas palavras, uma vez que o seu espaço no nicho escolhido está estabelecido com as palavras de cauda longa.

Por exemplo, se alguém pesquisar “SEO” se deparará com um mar de resultados com todos os tipos de assuntos desenvolvidos. Entretanto, se pesquisar “como otimizar o SEO” os resultados serão mais afunilados. 

Aposte nessa estratégia para atrair mais tráfego orgânico e colocar seu site no topo do Google!

Aposte em Link Building

O Link Building é uma tática importante quando alguém pensa “quero colocar meu site no topo do Google!”, isso porque a estratégia utilizada aqui é a de fomentação de backlinks, ou seja, trabalho com bastante links externos. 

Quanto mais seu site é falado e, principalmente, recomendado, melhor. 

Ainda, quanto maior a relevância dos sites que linkam o seu em seus próprios conteúdos, mais o Google verá seu conteúdo com bons olhos. 

A dica é fazer com que seus clientes ou parceiros linkem seu site. Além disso, quando clientes comentam em outros lugares sobre seu serviço também é um força a mais. 

A referenciação do site em outros de baixa qualidade podem diminuir a autoridade do site, principalmente de quem se aventura pelo caminho mais fácil de comprar pacotes de backlinks tóxicos. 

Por isso, muito cuidado onde seu site vai ser linkado!

Amplie seus conhecimentos e entenda melhor sobre: “Backlinks de qualidade ou quantidade?”

Utilize corretamente sua palavra-chave

Os títulos são de suma importância para uma boa constituição do SEO e, consequentemente, colocar sites no topo do Google. 

Assim, um título precisa ser atraente para o público, como também para o algoritmo. 

O ponto base para construir um bom título é escolher bem a palavra chave do conteúdo a ser construído e que também aparecerá no título. 

Colocá-la logo no início do título é essencial para o texto ganhar ainda mais destaque. Assim, a máquina do buscador notará seu texto e o colocará em evidência em relação aos concorrentes de mesma qualidade. 

Dessa forma, ele terá maior possibilidade de estar no topo das buscas do Google da palavra chave escolhida e, em consequência, os clientes o acessarão na busca mais facilmente.

Estruture ordenadamente o seu site

Estruturar de maneira ordenada o seu site, além de auxiliar positivamente para os mecanismos do Google o classificarem, auxilia na visibilidade de seus usuários.

A topicalização dos artigos – caso tenha blog – é de extrema importância para mostrar ao Google o que você pretende entregar exatamente aos leitores, assim como auxiliar qualquer leitor a se encontrar dentro do texto. 

Além de ser uma forma de colocar em evidência para o robô do Google e para os leitores palavras chave relacionadas e assim, gerar um texto mais bem estruturado ainda.

É comum, por exemplo, que um leitor procure um assunto específico, caia no seu texto e, ao invés de ler tudo, procure por um tópico específico que responda às suas perguntas. 

Por isso a topicalização é importante. Além disso, é importante se lembrar de colocar a palavra-chave em, pelo menos, 75% dos títulos internos do texto para ranqueá-lo. 

Atenção ao alt das imagens

O alt das imagens é, comumente, uma ferramenta que pode ser esquecida, mas que garante ranqueamento para as páginas se utilizado com sabedoria. 

Por exemplo, caso você coloque a imagem de uma cola para vedação, é importante colocar no título alt da imagem o que ele é: “cola de silicone para vedação impermeável”. 

Assim, não somente você facilitará o acesso das pessoas à informação obstruída, como também ranqueará esse título na imagem, caso ela seja pesquisada no Google. 

Isso fará com que futuros usuários acessem sua página através de uma movimentação do tráfego orgânico ao utilizar esse recurso de pesquisa. 

Além disso, o alt é muito útil para a manutenção do site quando os links das imagens quebram ou se corrompem, pois quando uma imagem não é carregada, por exemplo, ela necessita de uma descrição que explique o que ela era de início. 

Crie uma boa meta description

A meta description ou, em tradução literal, meta descrição, é, basicamente, a vitrine dos artigos, que vai atrair um leitor para seu conteúdo. 

Pois é o que aparece logo abaixo do título nas pesquisas dos buscadores e é uma oportunidade além do título de cativar o leitor para o seu site.

Assim como o título, ela também possui um número limitado de caracteres, portanto, o desafio é fazer com que a descrição do conteúdo seja atrativa e concisa. 

Além disso, quando um leitor consome um conteúdo, a prospecção de novos leads se torna maior, já que o ranqueamento também aumenta e, dessa forma, ‘suba’ no conceito do Google. 

Otimize as URLs

Apesar de não parecer importante, a URL é outra ferramenta que pode ser trabalhada a seu favor para deixar seu site no topo do Google. 

Uma URL curta e objetiva, mas que, principalmente, contenha a palavra-chave do texto é a melhor maneira de posicionar um texto na primeira página do buscador. 

Como o algoritmo prioriza conteúdos bem estruturados, ao ler uma URL que contenha o que vai ser falado no decorrer do texto, ele entrega mais facilmente. 

Construa links

Links externos são importantes para validar a confiabilidade de seu conteúdo, desde que não sejam de conteúdos diretamente concorrentes. Já os internos também são muito importantes para a boa estruturação do site! 

O Google entende que, se o site possui um grande número de links internos, ele é consistente e relevante para os demais usuários da plataforma. 

Ainda, inserir links internos faz com que um usuário consuma muito mais do seu conteúdo, já que ele pode se interessar por outras páginas feitas por você e, assim, se manter mais tempo no seu site, outro critério de qualidade rankeamento levado em conta pelo robô do Google.

Aposte em canais de mídia digital

Ler textos extensos de texto corrido pode ser cansativo muitas vezes, até porque muitas pessoas já acessam a internet diariamente, por muitas horas, o que faz com que a leitura excessiva canse os olhos, o corpo e até a mente. 

Por isso, utilizar mídias e elementos textuais diferentes como vídeos, listas e imagens pode ser um bom recurso para ajudar o leitor a descansar ou encontrar respostas práticas, além de ter a vantagem do atributo alt. 

Quanto a imagens e vídeos, é preciso ter cuidado com o tamanho deles. Se poderem utilizar imagens de formatos mais leves e vídeos linkados ao invés de upados diretamente, o site ficará mais leve e rápido para o leitor, sem perder atratividade.

Uma outra dica é: se o vídeo postado não pertencer ao seu site, coloque para que ele seja aberto em outra aba. Assim o leitor continuará no seu site e poderá consumir outros conteúdos tranquilamente. 

Marketing de Conteúdo é sempre bem-vindo

É sempre importante ressaltar que, apesar de agradar os robôs, é importante fazer com que o conteúdo produzido seja interessante e importante para os leitores, que são pessoas de verdade. 

Por isso, um conteúdo completo e interessante de ler é um ‘plus’ para aumentar o tráfego orgânico e colocar seu site no topo do Google!

marketing-de-conteudo

💡 Confira sobre o que é Marketing de Conteúdo e como aplicar estratégias assertivas e direcionadas para o seu público ideal!

Guest Posts como estratégia para aumentar seu tráfego orgânico

Muitas vezes, escrever o próprio conteúdo de maneira regular pode ser complicado, ainda mais quando existem diversas outras tarefas das quais somos incumbidos diariamente, especialmente no que cerne o gerenciamento de sites. 

Quando não se consegue publicar com regularidade, o site perde ranqueamento e autoridade em relação a outros que sinalizam constantemente ao Google novos conteúdos. Assim, manter o site sempre alimentado é primordial para manter e aumentar o tráfego e saúde dele.

Para auxiliar nesse trabalho, existem empresas que disponibilizam serviços de Guest Posts, que servem justamente para produzir conteúdo de qualidade para alimentar o tráfego orgânico. 

Por isso, caso você precise de uma mãozinha, confira o que o Guest Posts pode fazer por você:

Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais

Lembra que dissemos lá em cima que as redes sociais podem ser grandes aliadas na alimentação de tráfego orgânico? 

Pois essa é uma das formas eficazes de conseguir aumentar o tráfego no site. A divulgação nas redes é importante para alcançar mais leads. 

Existem diversas plataformas, como o Instagram, Facebook e Twitter que podem ser úteis nesse tipo de prospecção. 

Aposte em um bom domínio para o site

O domínio do site é importante para que os leads memorizem o nome de sua marca e, consequentemente, ela seja mais sugerida pelo Google. 

Além de possibilitar que os leitores lembrem facilmente quando precisarem acessar novamente. 

Uma dica é fazer com que ele seja direto ao ponto, tenha a palavra chave principal relacionada ao seu nicho e seja um nome relacionado ou marcante, sem floreios e de forma que seja fácil de lembrar. 

ranquear-o-topo-do-google

O que pode atrapalhar ao tentar colocar meu site no topo do Google? 

Apesar de todas as dicas para ranqueamento de conteúdo, existem ainda algumas coisas que podem fazer com que colocar um site no topo do Google seja difícil.

A primeira, é claro, é deixar de seguir a estruturação correta de SEO e de táticas voltadas à prospecção de leads

A segunda tem a ver com algumas táticas proibidas que são utilizadas como tentativas para burlar o algoritmo, conhecidas como Black Hats. 

Black Hats: evite essa prática

Como falamos, as Black Hats são táticas que são antiéticas e que são passíveis de punição, além de manchar a imagem de sua empresa. De forma resumida, essas práticas incluem:

  • Utilizar palavras-chaves escondidas na mesma cor do fundo para serem imperceptíveis aos usuários, por dificuldade de acrescentá-las ao texto;
  • Criar diversas página com o mesmo conteúdo de forma duplicada;
  • Fazer uso de palavras-chaves repetidas vezes em rodapés ou locais concentrados do texto;
  • Apostar em descrições que não correspondam com o conteúdo verdadeiro do site;
  • Usar técnicas diferentes para agradar leads e robôs ao mesmo tempo; 
  • Encher o texto com palavras-chaves quebradas que acabam por ficar deslocadas; 
  • Gerar links tóxicos para prejudicar concorrentes. 

Mesmo na internet é importante ser honesto com seu conteúdo para passar uma boa impressão para seus usuários, da mesma forma que isso atrai bons frutos. 

Portanto, evite práticas imorais para crescer rápido e aposte em um serviço correto para colocar seu site no topo do Google. 

Conclusão

Agora que você já sabe como colocar seu site no topo do Google de maneira gratuita e sem muita dificuldade, basta treinar e seguir os passos corretamente para que alcançar a melhor posição no buscador seja possível o quanto antes. 

Aposte na Plataforma Guest Posts e potencialize os resultados do seu site!

Gostou do nosso conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Sinta-se à vontade para utilizar a caixa de comentário abaixo que logo responderemos. 

Confira todos os nossos insights em nosso blog.

Muito obrigado por nos acompanhar até aqui. Nos vemos no próximo artigo!

guest-posts-google-web-stories
Compartilhe:

2 comentários em “Como colocar meu site no topo do Google sem pagar por campanhas?”

    • Olá Márcio!

      É incrível receber boas novas de empreendedores que acompanham nosso blog!
      Obrigada pelo feedback 😄

      Ahhh! Se tiver alguma dica para que outras pessoas consigam ranquear palavras-chave, assim como você, somos todos ouvidos! 👀 rsrsrs
      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário