Métricas de SEO: como fazer o monitoramento de desempenho do meu site?

Além de uma boa estruturação, conhecer as métricas de SEO e como monitorar o desempenho da sua página é essencial se você quer fazer a sua página crescer na internet!

Apresentar uma alta taxa de tráfego orgânico é fundamental para manter qualquer página da internet no ar. Por mais que seja importante investir em um bom design ou em um marketing rico em conteúdo, compreender e saber como interpretar as métricas de SEO é o ponto-chave para se ter sucesso e resultados excelentes.

Dessa maneira, assim que você decide usar os programas gratuitos para verificar esses fatores, como o Google Analytics ou o AdWords, diversas métricas de SEO surgem e são apresentadas para você. Por mais que tenham várias disponíveis, poucas de fato são relevantes e devem ser monitoradas constantemente.

Enfim, as métricas de SEO que são vistas através desses programas ou aplicativos são fundamentais para analisar o desempenho do seu site e a sua taxa de tráfego orgânico. Quer saber como monitorar a situação da sua página na web? Vem com a gente e saiba como avaliar esses fatores cruciais para o nosso crescimento.

Neste artigo, você poderá encontrar:

    O que são as métricas de SEO e para que servem?

    É claro que, para crescer na internet, é necessário apresentar um marketing de conteúdo rico e um bom ranqueamento — notamos isso na prática, afinal, o próprio algoritmo do Google leva isso em consideração. Entretanto, isso de nada vai valer sem uma boa estruturação e análise das métricas de SEO.

    Mas, afinal, o que são essas métricas? São todos os diferentes dados presentes nos aplicativos e programas e que, quando coletados, revelam quais foram os comportamentos dos usuários em determinada página. Alguns exemplos são as sessões, os tipos de visitantes e as visualizações de cada página.

    O que são as métricas de SEO e para que servem
    Fonte/Reprodução: original

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    Todas essas métricas são quantificáveis e podem ser utilizadas para avaliar os resultados obtidos, analisar determinadas ações e estabelecer estratégias para o crescimento do seu site. De forma resumida, podemos definir as métricas de SEO como valores de desempenho.

    Por fim, todos esses valores coletados são utilizados para nos auxiliar diariamente na análise do que acontece dentro da página e, com esses resultados, podemos estabelecer estratégias para estruturar o SEO da mesma.

    O que são as métricas da Vaidade e como podem impactar?

    As métricas de vaidade são um excelente exemplo para saber que há medidas que, após analisadas, devem ser levadas mais em consideração do que outras.

    Resumidamente, essas métricas são valores de média relacionados com as redes sociais da sua página, mas que na prática não impactam em nada no seu negócio. Geralmente, a métrica da vaidade é a contagem de curtidas, seguidores, compartilhamentos e tráfego em página.

    Ainda que sejam valores altos, eles não causam nenhum impacto ou resultado notável, afinal, não é porque você tem um alto número de curtidas que vai aumentar seu número de vendas ou ganhar mais dinheiro com isso.

    Vamos elaborar um exemplo para tornar essa definição mais didática: imagine que você tem uma página de Ecommerce no Instagram, com 750 mil seguidores e milhares de curtidas em todas as suas postagens. Podemos dizer, então, que suas métricas de vaidade são bem elevadas, não é mesmo?

    Mas isso não significa que esses 750 mil usuários, que acompanham o seu negócio, vão realizar a compra dos seus produtos ou serviços. Ou seja, por mais que seja um valor alto, não terá nenhum resultado se não houver venda.

    Logo, dentro das métricas de SEO, a de vaidade não traz nenhum impacto direto ao seu negócio e tampouco aumenta o número de vendas. No máximo, você vai gerar leads qualificados e vai precisar elaborar estratégias com esse valor em mente para realizar a conversão desses mesmos leads em clientes.

    Conversões: qual motivo desta métrica ser uma tão importante?

    Já as métricas de conversão definem como está o retorno da sua empresa, ou seja, quantos visitantes se tornaram clientes da sua marca. Ela é calculada por meio de uma fórmula simples, que pega o número total de vendas e divide pelo tráfego da sua página.

    Dentre as métricas de SEO, a de conversão é fundamental para o seu negócio. Afinal, ela pode ser usada para avaliar o desempenho da empresa, analisar se as estratégias de marketing estão gerando resultados positivos ou, até mesmo, para estabelecer metas dentro das equipes de vendas. Quando bem utilizada, essa métrica vai direcionar sua empresa ao sucesso.

    Além disso, você pode usar a métrica de conversão também para analisar quais são os produtos mais vendidos do seu site. Para isso, basta ver a taxa de cada um e sua posição dentro do mecanismo de busca.

    Ao saber quais apresentam valores altos, é possível elaborar estratégias para melhorar o SEO desses produtos e, consequentemente, o seu ranqueamento dentro do Google para atrair mais leads qualificados e conversão de clientes.

    Número de acessos, a veia do tráfego orgânico

    O tráfego é uma das métricas de SEO mais analisadas em qualquer página. Isso porque todo mundo deseja saber como está sua geração em leads qualificados e o número de usuários que visitam o site, não é mesmo?

    Sabemos que o número de acessos em uma determinada página é a base para um bom tráfego orgânico. A questão é: você sabe como avaliar essa métrica e como utilizá-la ao seu dispor?

    Avaliar a taxa de tráfego orgânico do seu site é importante para determinar quantos usuários visitam a sua página diariamente. Mas, muito além disso, as métricas de SEO no tráfego orgânico também pode ser usada como base para analisar diversos outros pontos, em especial quais pontos que precisam ser melhorados dentro da estrutura SEO da sua página.

    A Origem do Tráfego

    Por meio do Google Analytics e da métrica de tráfego, podemos descobrir sua origem e usar essa informação a nosso favor, tanto para otimizar o ranqueamento nos mecanismos de busca como, também, para aumentar a conversão de leads qualificados em clientes.

    É justamente através dessa ferramenta que podemos analisar a localização dos nossos visitantes para colher as métricas de SEO que são importantes para as suas campanhas. Quando vemos a geração de leads e onde cada um deles se encontra ao redor do mundo, podemos trabalhar melhor as estratégias em SEO e direcioná-las para maior ranqueamento local de acordo com país, cidade ou estado que essa maior taxa de leads se encontra.

    O que procurar no Google Analytics?

    A verdade é que, dentro das métricas de SEO, a taxa de tráfego é a mais desejada por todos os empreendedores. Segundo o pensamento popular, quanto maior for o número de visitas, maior será o lucro. Mas isso está errado!

    Do que adianta ter uma métrica de tráfego elevada se esses usuários não foram convertidos em clientes? Se eles não fecharam a compra do seu produto? Nada! Analisar apenas as métricas de SEO relacionadas ao tráfego não vão ajudar no crescimento do seu negócio, afinal, eles sozinhos não revelam nada.

    Então, o que procurar dentro do Google Analytics? Simples, além de ver a métrica relacionada ao tráfego, devemos sempre, em conjunto, avaliar a conversão e o número de vendas. Devemos sempre procurar ver um todo com as métricas de SEO, para saber quais pontos melhorar e quais devem ser mantidos.

    Taxa de Rejeição

    A taxa de rejeição é uma das métricas de SEO que aponta quantos usuários decidiram largar o seu site depois de acessarem somente a primeira página dele. Como exemplo prático: se um visitante pesquisa algo no Google e chega até seu site, fica apenas uns 15 segundos com ela aberta e depois fecha, temos +1 na taxa de rejeição.

    Infelizmente, essa se trata de uma métrica bastante superficial e não significa nada, uma vez que tempos de acesso superiores a esse também podem ser indicativos de rejeição. É importante, então, compreender que cada página terá um tipo de rejeição diferente.

    O bom é que, através desta métrica, você pode otimizar determinadas estratégias de marketing e focar em algo que prenda o visitante na sua página.

    Além disso, podemos analisar também o que provoca a rejeição do usuário ao site: será o carregamento da página, sua otimização no mobile, seu design? Enfim, sabendo disso, podemos melhorar determinados pontos e ganhar a autoridade que desejamos na rede.

    Backlinks

    Diversos estudos de marketing ainda demonstram que manter backlinks de qualidade dentro do seu site é a forma mais eficaz de garantir um excelente ranqueamento dentro dos mecanismos de busca. Assim, inseri-lo como uma de suas métricas de SEO é de extrema importância para o desempenho da sua página na internet.

    Muitos ainda confundem que, quanto mais backlinks, melhor será a qualidade e o ranqueamento. Esse pensamento leva muitas páginas ao erro e promovem uma queda em sua autoridade dentro dos mecanismos de busca. Mas, porque será?

    Links: Qualidade ou quantidade?

    Dentro desse pensamento confuso de que a página deve ter uma maior quantidade de links para se sobressair pelo algoritmo, muitos caem no erro e prejudicam os seus resultados. A verdade é que o backlink precisa ter qualidade. Quantidade nunca foi a questão.

    Não é a presença de muitos backlinks que irá garantir autoridade e ranqueamento, mas sim a variedade e a qualidade deles. O algoritmo do Google sabe diferenciar bem quantidade de qualidade, e sempre vai optar por dar ranqueamento para a página que tem links poderosos, ao invés da que tem maior número.

    Por isso, como empreendedor, você deve focar no objetivo de conseguir atrair links de sites que apresentam grande qualidade em seu conteúdo e maior autoridade nos mecanismos. Sabe como? Através de guest posts!

    Investir na prática de guest post é a melhor forma de se adquirir backlinks de qualidade para o seu site. Como consequência, seu ranqueamento aumenta e o algoritmo consegue te ver como alguém com autoridade dentro dos mecanismos de busca.

    Geração de leads, custo benefício

    A métrica de geração de leads, de fato, pode ser importante para o seu site, afinal, eles são a base para se conquistar um cliente. Para isso, precisamos avaliar duas métricas de SEO presentes no Analytics: a origem dos usuários e sua página de entrada.

    Enquanto a primeira representa a localização geográfica de onde surge a maior quantidade de leads gerados, a segunda representa quais foram as páginas do seu site que os usuários encontraram em sua pesquisa. Quando combinadas as análises dessas métricas de SEO, você poderá investir tanto na arquitetura do SEO como na página mais prevalente.

    Porém, antes de mais nada, precisamos analisar o custo benefício dessa geração de leads. O cálculo é bem simples, basta analisar tanto quantas visitas sua página teve, como o número de leads gerados no período desejado.

    Quando observamos um alto custo por cada lead, precisamos alterar a estratégia para reduzir esse valor. Afinal, ele representa o quanto gastamos em cada conversão realizada, e muitas vezes não compensa em relação ao lucro.

    Duração média de sessão

    Sabia que através das métricas de SEO podemos avaliar, também, quanto tempo cada visitante passou em nosso site? Pois é! Através da duração média da sessão, podemos analisar quantos minutos, segundos ou horas que os leads passaram com as páginas abertas.

    Isso é importante pois, ao observarmos a duração média de sessão do usuário em cada página, compreendemos qual é a relevância que o conteúdo apresentado tem pra ele — isso pode ser tanto positivo como, também, negativo.

    Quais foram suas Páginas Mais Visitadas!

    Já que estamos falando do comportamento do usuário, que tal levantarmos também sobre as páginas mais visitadas por eles? Pois bem, assim como a duração média da sessão, saber quais são as abas mais abertas é fundamental para o investimento, tanto em SEO como no seu ranqueamento dentro dos mecanismos de busca.

    No próprio Analytics podemos observar quais foram as páginas mais frequentadas, isso tudo em forma de ranking, onde podemos ver a taxa de visualizações, a de rejeição e o tempo médio do usuário na página.

    Crescer na internet realmente é um trabalho complicado! Mas, quando se analisa as métricas de SEO e se elabora as estratégias definitivas para ganhar maior autoridade na rede, essa tarefa se torna bem fácil. Monitore diariamente o desempenho do seu site e veja excelentes resultados surgirem!

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