Outbound Marketing X Inbound Marketing Marketing: conheça as diferenças!

É fundamental que um negócio que deseja melhorar os resultados da empresa entenda não só as características, mas também as diferenças do inbound para o outbound marketing.

No entanto, mesmo que eles contem com as suas diferenças, podem muito bem acabar sendo uma ótima estratégia em conjunto sempre se complementando.

Ter uma boa ideia do que é cada um deles e saber explorar cada uma das suas vertentes pode ajudar muito a trazer um público maior a marca e melhorar sua imagem.

Mesmo que esse assunto pareça complexo é perfeitamente possível entendê-lo por quem deseja melhorar as estratégias da empresa que vende sistemas de controle de acesso.

E, para ajudar nisso, este artigo abordará o que é Inbound Marketing, o que é Outbound Marketing, como eles funcionam, exemplos de cada um e suas principais diferenças.

Neste artigo, você poderá encontrar:

    Conceito de Inbound Marketing

    O Inbound Marketing, ou marketing de atração, em português, conta com um objetivo importante: a atração e fidelização de clientes. Isso significa que a ideia inicial não é apenas ir atrás das pessoas, mas sim despertar o interesse desses clientes em potencial para que eles busquem a marca e conheçam o que ela está oferecendo.

    Essa atração ocorre através da divulgação de conteúdos de alta qualidade para o público do negócio, convencendo que está interessado em determinado produto ou serviço a consumir conteúdos que induzam a compra. Nesse sentido, se você trabalha com camuflagem de estrias na barriga, por exemplo, faz sentido você produzir voltar conteúdos voltados para padrões de beleza para apresentar o seu produto para quem procurar pela sua linha de conteúdo.

    O conteúdo deve ser de qualidade e falar direto com a pessoa, até porque a produção de um bom conteúdo é o maior diferencial do Inbound Marketing. Para atingir esse o objetivo de atrair mais pessoas e garantir que o interesse delas pela marca, é fundamental conhecer o público para se comunicar adequadamente com ele.

    Por isso, conheça seus interesses, as suas dúvidas e até os seus desafios, pois isso ajudará a produzir conteúdos que os ajudem a resolver problemas. A solução de um problema para um serviço ou produto, muitas vezes, pode ser dada pelo próprio cliente e muitas marcas não têm noção disso.

    Conceito de Outbound Marketing

    O Outbound Marketing, ou marketing tradicional, como é chamado em português, tem o objetivo de trazer clientes através do oferecimento direto de produtos ou serviços.

    A ideia não é gerar um interesse totalmente real do cliente em potencial na empresa de serviços, mas sim ir atrás dele de maneira ativa. Por exemplo, se a sua empresa oferece o serviço de cílios clássico fio a fio, faz sentido você entrar em contato diretamente com as pessoas que se interessariam por esse serviço para realizar uma oferta de venda.

    Esse marketing cresceu muito há alguns anos com a ajuda de uma série de canais de comunicação tradicionais da publicidade, como:

    • Rádio;
    • Televisão;
    • Revistas;
    • Jornais;
    • Outdoors.

    Entretanto, mesmo que ele tenha feito sucesso antigamente pelas mídias tradicionais, o Outbound também ganhou o seu espaço nos meios digitais.

    Todo mundo já foi interrompido por algum anúncio ao assistir um vídeo na internet, jogar um jogo ou fazer uma pesquisa, e os pop-ups assim como os e-mails marketing são os tipos de publicidade do Outbound Marketing no meio digital.

    As mídias onde se investe no Outbound costumam ser bem mais caras do que no Inbound, se a empresa não puder arcar com os custos de divulgação ela sumirá dos canais digitais.

    Diferente do Inbound, que permite que os conteúdos sejam fixos nos canais e sejam acessados por qualquer público que se interesse pelo assunto a qualquer momento.

    Exemplos de Inbound e Outbound Marketing 

    Depois de entender melhor o que são e como funcionam as duas estratégias, é importante conhecer alguns exemplos que ajudarão a intensificar esse entendimento.

    Inbound Marketing

    Mesmo que muitas pessoas achem que o Inbound Marketing só funciona para o meio tecnológico, fazendo o processo e a decisão de compra ser mais demorado, isso não é verdade.

    O Inbound Marketing pode ser uma estratégia aplicada para qualquer tipo de segmento, seja os de pet shop perto de mim ou qualquer outro.

    Antes de tudo, é essencial contar com um site com estratégias de SEO e com foco total na experiência do público, pode até ser um blog que será outro canal para atração de clientes.

    Nele, é possível usar uma série de temáticas que sejam do interesse da persona do negócio, que vão desde como manter os pelos do pet saudável, garantir seu bem-estar e os benefícios de brincar com o pet, por exemplo.

    No entanto, sempre levando em conta qual a etapa de funil e qual está sendo a jornada de compras de cada cliente.

    Depois que os leads foram atraídos e capturados, é hora de nutrir a relação com eles e também manter os antigos relacionamentos ainda mais nutridos.

    Nessa etapa, é possível criar campanhas de e-mails que forneçam dados como indicação de produtos para o pet, ofertas de pet shop, e muitas outras coisas.

    Outbound Marketing

    Assim como no Inbound, muitas pessoas tomam conclusões precipitadas sobre o Outbound Marketing, o rotulando como uma estratégia antiquada, mas ela também pode ser aplicada por uma série de segmentos.

    Nesse caso, uma empresa que vende móvel sob medida, por exemplo, também pode se beneficiar muito do Outbound Marketing.

    Uma série de ações dele ajudariam a atrair novos clientes para o negócio, seja uma divulgação na rádio, a distribuição de panfletos com exemplos de móveis e muito mais.

    Porém, com a chegada da pandemia em 2020, muitas dessas técnicas não puderam mais ser usadas e, por isso, o Outbound Marketing teve que se encontrar no mundo digital também.

    Então pensando no digital, essa loja de móveis poderia começar a investir em conteúdos de mídia paga, onde esses conteúdos seriam exibidos somente para pessoas específicas.

    Com a ajuda de anúncios mais tradicionais, a empresa não vai somente atingir as pessoas interessadas em comprar móveis sob medida.

    Porém, as pessoas para quem os anúncios aparecerão podem na hora se sentir atraídas pela oferta que está sendo feita e acabar virando um consumidor da marca.

    Diferenças entre as estratégias

    Ambas as táticas podem ser muito efetivas, tanto juntas quanto separadas, mas elas contam com algumas diferenças realmente notáveis, são exemplos:

    • A comunicação;
    • A abordagem;
    • O custo;
    • O retorno sobre investimentos.

    Cada uma das estratégias será responsável pela abordagem dos clientes em potencial, que poderá ser diferentes em muitos casos. A prospecção B2B costuma ser completamente diferente da prospecção B2C, já que prospectar uma empresas de sinalização rodoviária requer um processo diferente da prospecção de um consumidor físico comum.

    Por trabalhar com anúncios diretos, o Outbound conta com uma estratégia de comunicação um pouco mais interruptiva em TV, rádios, jornais e até mesmo e-mails.

    Já o Inbound trabalha com um tipo de contato mais indireto, preparando conteúdos específicos para atrair o público e fazê-los procurarem a marca.

    A abordagem de ambos também costuma ser bem distinta, até porque como já mencionado, no Inbound as estratégias fazem com que o cliente procure pela empresa e no Outbound é a empresa quem faz isso.

    Nele, a empresa é quem vai atrás dos contatos de clientes em potencial através de ligações, e-mails e por várias outras maneiras.

    E, para o negócio de ensaio gestante que está atrás da melhor estratégia tanto em custo quanto em vantagem, é fácil entender o motivo de ser indicado trabalhar com as duas opções.

    Até porque, com o mesmo material, é possível trabalhar com as duas opções e se comunicar com um grande número de clientes, melhorando as oportunidades que o negócio tem.

    Porém, de forma para se basear em números é evidente que os gastos com o Inbound Marketing são muito mais inferiores do que os gastos com os gatos com o Outbound Marketing.

    Entretanto, mesmo que o Inbound possa contar com estratégias muito mais baratas, os retornos sobre esses investimentos são muito mais demorados do que no Outbound.

    O Outbound, mesmo que seja um investimento muito maior, consegue gerar ótimos resultados e melhor ainda, muito mais rápidos.

    E, para quem ainda acha que o Outbound não conta com bons conteúdos por se tratar de uma estratégia mais focada na interrupção, está totalmente enganado.

    Assim como no Inbound, é fundamental que ele aguce a curiosidade dos espectadores para que eles queiram continuar sendo atraídos.

    Por isso, seja escolhendo o Inbound ou o Outbound, ou os dois juntos, o foco mais importante é o valor que será passado para os clientes em potencial. Assim, com um tráfego maior e com mais oportunidades, você tem a chance de aumentar progressivamente o preço do seu produto/serviço de acordo com a demanda.

    Vamos tomar como exemplo uma sala comercial para alugar. Se apenas uma pessoa está procurando pela sala, é comum que o preço seja reduzido e flexível para a conversão seja realizada. Mas, se há muitas pessoas dispostas a alugarem a mesma sala, é comum que o preço seja aumentado e inflexível para garantir o acordo com a melhor oferta.

    O real segredo para o sucesso de uma estratégia é se basear em mensagens únicas, nas dores dos clientes e na atenção que eles têm ao entrarem em contato com a marca.

    Considerações finais

    Em suma, mesmo que o Inbound e o Outbound contem com uma série de diferenças como as que foram mencionadas neste artigo, elas podem muito bem se complementar.

    Inclusive muitos negócios já fizeram isso e decidiram aproveitar a utilidade e as vantagens das duas estratégias criando o Inbound Marketing.

    Mesmo que tudo indique que o Inbound seja o futuro do marketing, por se mostrar cada dia mais relevante e com melhores resultados, o Outbound não fica para trás.

    Ele continuará presente por muito tempo, pois, além das mídias tradicionais, ele está se adaptando também ao meio digital. O sucesso de ambas seguirá contanto que a empresa siga inovando e sendo criativa assim como em qualquer estratégia que existe.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    banner guestposts
    banner guestposts

    © Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

    Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas