3 passos para a escrita de textos digitais persuasivos

Os textos digitais persuasivos são partes importantes da produção de conteúdo na área de marketing digital, pois é através da escrita que chegamos às emoções e desejos dos nossos clientes. Ao usar técnicas, estratégias e gatilhos que atinjam as pessoas que procuram o seu negócio, você pode trabalhar com um determinado comportamento para esperar que a pessoa tome uma ação desejada.

Todo negócio pode se aproveitar dos benefícios que a escrita de textos digitais persuasivos podem trazer para o faturamento de projetos. Até mesmo um negócio físico como as empresas que fazem vendas de divisória com porta de correr pode usar esse tipo de tática. O marketing das empresas podem usar várias técnicas de persuasão nos textos digitais persuasivos para vendas e fazer, dessa forma, com que a taxa de conversão aumente de forma muito considerável.

Neste artigo, você poderá encontrar:

    Há diversos modos de usar a persuasão em um texto para campanhas comerciais na internet, ainda mais em um texto de vendas no qual um banner para barbearia, ao oferecer esse produto pondo gatilhos mentais, pode fazem com que a pessoa que veja esse conteúdo se sinta instigada a comprar um produto para atingir determinado padrão de beleza estabelecido no anúncio.

    Os textos têm vários objetivos e, no marketing, a escrita tem como meta central conversão, ou seja, vender um produto, um serviço ou mesmo uma ideia. Todas as empresas precisam utilizar a escrita para vender hoje em dia. Até mesmo uma empresa de zeladoria especializada pode aproveitar a escrita para vender seus serviços utilizando textos digitais persuasivos nos anúncios do Google, por exemplo.

    Fazer textos digitais persuasivos não é só vender algo ao seu público, mas também convencê-lo de que o que se diz é verdadeiro, que a empresa é uma especialista no seu ramo de mercado, e que ele pode levar em conta todas as suas instruções para chegar a resultados.

    Por exemplo, uma corporação que faça limpeza de cadeira dobrável almofadada, pode fazer um texto convencendo seu público-alvo a considerá-los sempre que for indicar uma empresa que seja confiável para esse tipo de serviço com cadeiras dobráveis.

    Isso dá garantia que o leitor volte ao seu site e leia sua versão dos fatos, em vez da versão de outra pessoa. Isso mostra que eles vão monitorar o seu blog e partilhar seu conteúdo, isso tudo, pois creem realmente que é uma autoridade grande em um certo assunto.

    As empresas podem usar textos digitais persuasivos sem restrição, para sempre convencer os clientes a realizarem algum tipo de ação esperada por eles e aumentar a suas vendas.

    Além disso, todo tipo de negócio pode fazer uso dessa tática de vendas. Até um que faz projeto de fundação residencial, afinal, é o melhor ramo para atingir o desejo que as pessoas têm de conseguir a sua casa própria, onde possam desfrutar da vida e relaxar.

    Em suma, os textos digitais persuasivos têm a capacidade de atingir o interior das pessoas, a ponto de elas tomarem uma decisão certa e ainda mais se for um bom texto. Mas, para que a persuasão faça sentido, é extremamente importante que você cumpra com o que você prometeu, tanto quando ao produto quanto com a experiência. A boa persuasão não busca só vender, procura também despertar sentimentos bons e reais para que as pessoas testem o seu produto/serviço e se convençam de que o que você diz é verdade.

    Quando um profissional de marketing escreve um tipo de conteúdo, ele está vendendo algo, nem que seja só uma ideia. Mas, ele precisa fazer isso de modo convincente. Se é para vender um material gráfico para escritório, é preciso fazer isso de forma tentadora.

    Quando as pessoas vão até o site ou a landing page para ter dicas e soluções para as questões pessoais delas. Elas se inspiram ao procurar informações importantes e se motivam. E esse é o objetivo de quaisquer textos digitais persuasivos, convencer e motivar.

    Se a empresa não obteve muito sucesso tentando cativar o seu leitor, pode acabar o perdendo. Então, ela precisa usar mais da sua persuasão, enquanto ainda permanecer recente em sua memória. O time de marketing precisa ser muito rápido no momento.

    É como fazer impressão de revistas pequenas tiragens, pois quanto maior o número de clientes, maior precisa ser a persuasão. Afinal, as pessoas têm emoções, como se fossem cópias uma das outras quando se trata de vendas.

    Conceito de persuasão

    Em primeiro lugar, não se pode confundir persuasão com a manipulação. É necessário destacar isso neste artigo, mostrando, principalmente, que a persuasão não é algo ruim ou que seja errado e imoral usar a persuasão com alguém.

    Pela definição, persuasão tem significado de convencer, ou persuadir uma pessoa a realizar algo, crer ou aceitar uma certa ideia que trará benefício para a sua vida e, dentro da internet, vemos que os textos digitais persuasivos são utilizados com o objetivo de vender

    Porém, a essa altura, alguém pode acabar se perguntando se isso não é o que define a manipulação também. E, é nesse ponto que se deve trabalhar. Existe uma grande diferença entre as habilidades de persuadir e manipular e é justamente a intenção por trás disso.

    A manipulação, como é conhecida pela grande maioria das pessoas, é aquela em que uma pessoa utiliza manhas, palavras ou atos, para forçar que alguém faça ou acredite em algo que vai trazer com que a vítima se prejudique e o manipulador se beneficie. A diferença é clara, mas a linha que separa os dois conceitos é muito tênue. Então, é necessário prestar muita atenção se as suas campanhas comerciais estão sendo persuasivas ou manipuladoras.

    A vontade e intenção do manipulador sempre é fazer com que valha suas próprias vontades e interesses, independentemente de como isso vai afetar as outras pessoas.

    A função da persuasão, elemento muito usado por profissionais de marketing, vendas, redatores e anunciantes, é como se fosse um farol implantado no litoral que auxilia os navios a se guiarem no meio da noite.

    Dentro do marketing, a persuasão é utilizada com a intenção de fazer com que o indivíduo enxergue soluções para problemas que eles não entendem como solucionar ou que, várias vezes, nem se deram conta que possuem.

    Os textos digitais persuasivos fazem a conexão das pessoas, com a solução de problemas reais que as afligem. E isso é muito importante em uma campanha de vendas, pois é o que os estudiosos dessa área chamam de educar os leads.

    Os aspectos dos textos digitais persuasivos

    A escrita de textos digitais persuasivos se difere de uma redação comum. Um artigo científico ou uma algum tipo de matéria jornalística. Isso porque ele não se limita a dar dados, informações, narrar fatos, entretenimento ou só mostrar argumentos para defender uma tese.

    A meta de textos digitais persuasivos é fazer com que os leitores comprem um produto, serviço ou ideia. Por isso, a característica central dos textos digitais persuasivos é que eles levem o leitos a realizar uma ação. E essa ação pode ser qualquer coisa (literalmente qualquer coisa), o que vai variar de acordo com o seu objetivo ou criatividade.

    Você pode seguir algumas das ações mais utilizadas hoje em dia na internet, que são:

    1. Comprar um produto;
    2. Cadastrar-se em um formulário;
    3. Interagir com o conteúdo nas redes sociais;
    4. Realizar uma inscrição no site/canal de comunicação;

    Desse modo, o texto persuasivo, também denominado como Copy, usa de técnicas do Copywriting para guiar as pessoas pelo por todo o funil de vendas de uma campanha de vendas, como o de uma campanha para vender produtos/serviços.

    Quanto mais especializado for o seu produto, melhor. Pois assim você sabe as características específicas que tornam o seu produto para o público-alvo do seu negócio. Por exemplo, ao oferecer um pendrive personalizado para fotógrafos, você tem que saber exatamente quais são os costumes e as ideias de um fotografo que vai precisar usar um pendrive personalizado no seu dia a dia.

    Importância dos textos digitais persuasivos para as campanhas comerciais

    Se a pessoa não entende pelo menos o básico sobre a força da persuasão em vendas e marketing, ela estará passiva a ser manipulada por alguém, por mais que ela não se considere influenciável. Se a empresa tem um produto, serviço ou ideia, a empresa consequentemente vai precisar vendê-lo.

    Não há problema algum em ser persuadido, até porque nos somos persuadidos constantemente no nosso dia a dia. Pessoas que nos amam e possuem carinho por nós nos persuadem constantemente para nos ajudar a tomar melhores decisões para solucionar problemas do cotidiano. O problema é que em um mundo com 6 bilhões de pessoas, é comum encontrar algumas delas defendendo seus próprios interesses e egoísmos.

    Portanto, estudar sobre técnicas de persuasão é importante para nos defendermos de ideias manipuladoras de pessoas más intencionadas. Além disso, se não soubermos como usar a persuasão, estaremos em desvantagem diante de outras empresas e pessoas, correndo o risco de nunca conseguir passar adiante uma ideia simplesmente porque as pessoas não acreditam em você.

    Há uma máxima no mundo das vendas que se a pessoa tem um produto muito bom, ela tem uma obrigação moral de pôr ele à venda. Se não, comete um grande erro. Afinal, se o produto é bom e você sabe que ele pode resolver problemas de muitas pessoas, porque você não o anunciaria como tal? Seria egoísmo se você não apresentasse o produto e privasse a solução apenas para si mesmo.

    O problema é que, no meio disso tudo, existem produtos bons oferecidos para pessoas erradas e produtos ruins oferecidos para as pessoas certos, o que resulta em más experiências todos dias de pessoas frustradas a procura de algo que possa mudar a vida delas.

    Você vê como a escrita de textos digitais persuasivos vai muito mais além do que convencer alguém a fazer algo, certo?! Porque, se você não fizer o que você prometeu e para quem você prometeu, as pessoas não vão mais confiar no seu discurso e, provavelmente, nunca mais comprarão com você quando descobrirem a verdade, o que vai ao contrário do seu objetivo em escrever textos digitais persuasivos para campanhas comerciais.

    Por isso, é preciso tomar muito cuidado ao usar a persuasão em campanhas comerciais na internet e, para resolver esse problema, é necessário muito estudo técnico de conceitos de marketing e estudos práticos de mercado e comportamento dos clientes para realizar campanhas assertivas.

    3 Dicas para fazer textos digitais persuasivos

    A seguir serão apresentados três passos essenciais, para que você possa fazer textos digitais persuasivos sem muita dificuldade com isso.

    Tenha boa escrita para persuadir seu leitor

    O primeiro ponto sobre como realizar um texto persuasivo é realizar uma escrita clara e objetiva para ser transparente com a ideia que você quer transmitir para o seu público. Além disso, lembre-se: ninguém quer ler um texto recheado de erros de ortografia, pontuação, concordância ou erros de acentos.

    Se o leitor precisar subconscientemente fazer a correção dos erros de gramática ou ortografia no decorrer da leitura, ele não irá dar a credibilidade devida no seu conteúdo, não vai prestar atenção na sua ideia e não será persuadido pelo seu texto.

    As pessoas leem revistas e livros por terem uma escrita fácil e agradável. Por outro lado, elas vão ler o site para conseguir informações mais profundas ou técnicas para obterem algum auxílio.

    Por outro lado, uma linguagem extremamente rebuscada e difícil vai acabar retardando seus leitores no processo de convencimento e se ela não tiver uma compreensão fácil e rápida, o leitor irá se distrair rapidamente por uma das milhares outras informações que estão ao seu redor.

    Seja sempre honesto ao persuadir

    Não tenha afirmações no título ou na introdução que a empresa não vá cumprir no decorrer do artigo. Esse tipo de desonestidade pode incomodar o leitor e levá-lo a uma má experiência, além de que não promover nenhuma utilidade para o processo comercial de longo prazo na empresa. Dê sempre informações verdadeiras e valiosas aos seus leitores para que eles confiem em você.

    Faça textos digitais persuasivos originais

    A última coisa que os leitores de hoje em dia querem é ver uma cópia de material ou tema já conhecido na internet.

    Lembre-se: se eles estão no seu site, eles querem consumir algo inovador e de valor.

    Além disso, há também uma série de argumentos técnicos dentro do SEO que justificam a produção de conteúdos personalizados e especializados em textos digitais persuasivos. Se você ainda não os conhece, acesse o blog do Guest Posts e conheça mais sobre essa área tão importante para o mundo do Marketing Digital.

    Considerações finais

    Textos digitais persuasivos são táticas importantes para as vendas da empresa, sempre que for pôr uma campanha no ar, utilizar a persuasão como um meio para chamar a atenção e fazer o convencimento dos clientes é uma boa maneira de aumentar as vendas.

    Mas, sempre tomando cuidado para que o seu texto contenha informações verdadeiras que busquem sempre fazer com que as pessoas reconheçam que tem um problema que precisa ser resolvido. A persuasão serve justamente para esse tipo de ação. Assim, espero que tenha ficado claro os passos iniciais para a escrita de textos digitais persuasivos para campanhas comerciais.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    © Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

    Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas