Como monitorar backlinks e avaliar a qualidade do seu site?

Monitorar backlinks é parte essencial de todo planejamento SEO. Com a popularização das práticas de SEO, backlinks passaram a ser procurados por donos de site interessados em alavancar seus resultados.

Acontece que essas estratégias pedem dedicação, e sua mera aplicação ainda não é o suficiente. Backlinks, por exemplo, após utilizados devem ser monitorados. Também é comum que existam artigos e conteúdos com backlinks que deixaram de funcionar, apresentando links quebrados que não direcionam a lugar algum.

Esta é uma oportunidade de ouro para um desenvolvedor atento capitalizar com um backlink para seu site. Mas para isso é necessária uma ótima ferramenta de monitoramento, capaz de identificar essas oportunidades na Web.

Portanto, monitorar backlinks é uma forma de deixar suas estratégias SEO ainda mais efetivas, capazes de alcançar os melhores resultados nos mecanismos de buscas. Se você quer entender tudo sobre essa prática, o que são e qual a necessidade de utilizá-los em seu site, confira nosso artigo!

Como funciona uma estratégia de backlinks?

Backlinks fazem parte de um conjunto de práticas, estratégias e ações chamadas SEO. A sigla SEO significa “Search Engine Optimization” ou em português: otimização para os mecanismos de busca.

Você já teve a experiência de navegar em um site que fornece um link que leva para outra página? Este link é o que chamamos de backlink, uma referência a outro site. A estratégia é uma tentativa de aumentar o número de backlinks que levam para sua página.

Como funciona uma estratégia de backlinks
Fonte/Reprodução: original

Para entender melhor essa prática, vamos compreender de modo mais profundo o que é SEO e sua importância. Os backlinks não seriam tão apreciados se a otimização para mecanismos de busca — SEO — não existisse. Essa prática é o que fundamenta os backlinks e o que justifica o seu apelo na web.

O Google é uma autoridade na internet. Uma espécie de estante digital onde sites são entregues para bilhões de usuários diários que pesquisam na plataforma. Mesmo com sua concorrência crescendo, em especial nos últimos anos, o Google ainda se conserva no topo, monopolizando o prestígio dos mecanismos de busca — por dia, mais de 3 bilhões de pesquisas são realizadas na plataforma.

E aqui vai uma pergunta: você se lembra quantas vezes foi até a página 2 do Google a procura de um resultado? Você como grande parte dos usuários da plataforma se contenta com os primeiros resultados, quando muito, olha toda primeira página.

Algo normal, mas isso mostra o quão importante é um site estar na primeira página do Google, ou melhor, entre os primeiros resultados para conseguir novos acessos. A plataforma garante isso por um mecanismo chamado indexação de sites, o qual é a forma do Google organizar seus resultados por assuntos em comum, a partir de palavras-chave.

Quando um site é criado, o Google trata logo de indexá-lo, colocá-lo entre seu acervo de resultados recomendados. Os mecanismos utilizados pela plataforma se baseiam, quase totalmente, nestas palavras e assuntos chave identificados pelos boots. A partir daí, o buscador começa a recomendar o site com os resultados referentes ao seu conteúdo.

No entanto, existe uma hierarquia para recomendar esses sites. E é preciso agir com inteligência para estar no topo. Aí entra a estratégia de backlinks! Todas as práticas SEO existem para um site estar entre os primeiros resultados do Google.

Os backlinks são parte de todo esse processo. As indicações feitas por outros sites a um site específico é para o Google um ótimo indicativo. A plataforma entende que esse site tem relevância, produz um bom conteúdo e funciona como uma autoridade no assunto.

Quanto mais recomendado por meio de backlinks, especialmente por outros sites que tratam do mesmo assunto, mais o próprio Google também recomenda o site. Isso sem contar outros benefícios diretos do backlinks, que são mais acessos dos próprios usuários que toparam com o seu backlink e passam a conhecer o seu blog.

São muitas as vantagens! Os backlinks são uma ótima ferramenta para qualquer página. Vamos conhecer os benefícios diretos de uma estratégia adequada de backlinks:

  • Uma rede de contato forte: com muitos backlinks não é apenas o Google que nota seu site, outros desenvolvedores e webmasters também irão prestar atenção em sua página. E caso seu conteúdo seja bom também vão referenciá-lo e realizar parcerias. Isso aumenta tanto a quantidade de backlinks quanto fortalece sua rede de contatos;
  • Melhora da autoridade: backlinks são ótimos para dar autoridade para um site, tanto para o Google quanto para o público e outros sites que tratam do mesmo assunto que o seu;
  • Aumento do tráfego: talvez o melhor benefício dos backlinks é que quanto mais e melhores mais tráfego o seu site irá conseguir na web;
  • Indexação ágil: lembra-se quando comentamos que o Google indexa sites quando são criados? Com bons backlinks seu site será indexado mais rápido, logo aparecerá com mais facilidade nos resultados do Google — um site sem indexação não aparece nos resultados;
  • Aumenta a força do backlinks: backlinks já são um benefício por si, mas os bons têm mais “força” para o Google. Quanto melhor, mais o Google irá dar valor para novos links que redirecionam para seu site. É um sistema de retroalimentação.

Viu quantos benefícios tem o udo de backlinks? Aumente as referências do Google ao seu site por meio de bons backlinks!

Qual a importância de monitorar backlinks?

Chegamos ao ponto-chave de nosso artigo. Por que monitorar backlinks? Agora que já entendemos bem o que são backlinks e qual seu uso, vamos para a importância de monitorá-los.

Monitorar backlinks tem dois principais objetivos: verificar se é de qualidade e procurar por oportunidades de backlinks na rede. Vamos tratar do primeiro benefício.

Avaliando backlinks

Práticas SEO são mais complexas do que parecem. E o próprio backlink vai muito além do que a simples referência que um site faz para o outro. Ou seja, eles também devem ter qualidade.

Nem todo backlink tem o mesmo peso. Alguns são bons, outros ruins. E essa avaliação também é feita pelo Google. Se muitos sites que não têm a menor relevância ou ligação com o seu começam a referenciá-lo, o Google identifica a prática como uma tentativa de manipular seu ranqueamento e começa a ignorar esses backlinks.

Parte da qualidade do backlinks vem da fonte que está gerando aquele link para seu site. O buscador utiliza esse sólido critério de avaliação, e entre seus métodos de avaliação podemos citar:

  • Autoridade: quem está citando o seu site já deve ter grau de ranqueamento dentro do Google. Assim, a plataforma irá dar mais valor para o backlinks e ele se tornará “melhor” que os outros;
  • Diversidade: quanto mais sites citarem o seu, maior vai ser o valor dos backlinks futuros;
  • Conteúdo: as ferramentas do Google conseguem perceber se o conteúdo linkado até seu site tem alguma relevância para o público do site que linkou. Caso não tenha, o link perde um pouco da sua qualidade;
  • Exclusividade: este é um critério que nem todos conhecem, mas se um site passa a te referenciar e não faz o mesmo com sites concorrentes, seus backlinks assumem mais peso;
  • Localização: o seu site estar linkado no topo ou no meio da página dá mais força para o backlink do que quando ele está no rodapé ou nas laterais.

Conhecer o que são bons ou maus backlinks é essencial para uma estratégia SEO. E monitorar se os links que levam ao seu site tem boa ou má qualidade é necessário.

Oportunidades de backlinks

Além de garantir o bom funcionamento da estratégia, monitorar backlinks também está ligado às oportunidades de links que o seu site pode estar perdendo. Algumas ferramentas na web identificam oportunidades vagas para backlinks que levam ao seu site.

Essas oportunidades estão em identificar sites que tem backlinks, mas estão quebrados ou não levam a site algum. Ou também sites com conteúdo que pode ser linkado ao seu, mas que no momento não tem backlink ativos.

Algumas ferramentas usadas para monitorar backlinks podem ser utilizadas para identificar essas oportunidades. Os aplicativos reconhecem essas situações na web e então fornecem o site que pode gerar um backlink para o seu.

Após isso, basta que você entre em contato com o webmaster do site oferecendo uma oportunidade de parcerias de backlinks.

Como a Guest Posts ajuda a monitorar backlinks?

Guest posts é o nome de uma parceria entre páginas na web dedicadas a alavancar o site uma das outras por meio de backlinks. No entanto, essa não é uma prática fácil de ser feita.

É difícil encontrar bons parceiros que façam um bom conteúdo e sejam relevantes para seu site.

Como a Guest Posts ajuda a monitorar backlinks
Fonte/Reprodução: original

Mas por meio da Guest Posts você não precisa mais ficar buscando por parceiros na web para realizar troca de backlinks. Ela é a primeira plataforma do Brasil dedicada à realização de guests posts de qualidade com parceiros relevantes.

Por meio da plataforma, seu site pode atingir um nível de ranqueamento muito melhor e mais rápido, sendo colocado nos primeiros resultados do Google e adquirindo autoridade no mercado. Tudo isso com as melhores parcerias possíveis na web, e o suporte da Guest Post, que também realiza consultoria para outras práticas SEO.

Com a Guest Post seu site pode conquistar backlinks que só trarão benefícios para sua página. Não deixe de conferir no site da empresa e contratar os seus serviços.

Plataforma de monitoramento de links limitado e ilimitado

Falamos bastante sobre backlinks e o ato de monitorar backlinks, e você deve estar se perguntando: “como fazer isso?”.

Para monitorar backlinks é necessário ter alguma ferramenta digital. Separamos 5 dessas ferramentas, algumas com recursos ilimitados e outras com recursos pagos para você conhecer e tentar utilizar em sua estratégia SEO. Confira!

  • Ubersuggest: referência no monitoramento de backlinks e tem um funcionamento abrangente. O Ubersuggest é útil e tem um sistema próprio de ranqueamento de backlinks que dá nota para os sites que te referenciam na Web;
  • Ahrefs: uma ferramenta mais ilimitada, muito utilizada por profissionais e com funções avançadas. Fornece informações muito precisas, um diferencial do aplicativo. Seu período de teste é de 14 dias, dando tempo o suficiente para entender a plataforma de ver se vale a pena pagar sua versão ilimitada;
  • cognitiveSEO: conta com diversos recursos, sendo que monitorar backlinks é apenas uma das suas funções. Pode ser um software bem útil para quem quer planejar e promover mais práticas SEO que vão além de backlinks;
  • LinkResearchTools: fornece 47 métricas para analisar um link. Uma ferramenta referência na área que sempre fornece dados atualizados 24 horas;
  • Monitor backlinks: o nome diz tudo! Com esta ferramenta você pode monitorar seus backlinks mas também de seus concorrentes. Identificar novas oportunidades para realizar parcerias e também ficar de olho no que os outros sites estão planejando na rede.

Veja quantas funções essas ferramentas apresentam. Não deixe de inserir elas em sua estratégia para conseguir bons backlinks e ótimos resultados no ranqueamento do Google!

Vale a pena fazer estratégia de backlinks em 2023?

Mas nos dias de hoje, será que vale a pena apostar em backlinks? Com certeza sim! As práticas SEO estão longe de estarem desatualizadas no mercado. Backlinks continuam gerando ranqueamento do Google, e a plataforma continua sendo líder de mercado.

Ter seu site sendo recomendado logo nos primeiros resultados significa ter mais prestígio na plataforma, ser levado para mais pessoas e conseguir uma ótima retenção de usuários. Não deixe de utilizar backlinks em sua estratégia SEO e consiga cada vez mais resultados interessantes no buscador!

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