Entenda como fazer a otimização de imagens para SEO: 6 dicas para potencializar suas pesquisas

Otimizar imagens para SEO faz total sentido quando paramos para refletir que o conteúdo online é feito de imagens e textos. Mesmo em casos de busca onde mais de 90% do conteúdo é texto, as imagens podem pretender a atenção do usuário mais rápido e convertê-lo em um lead para o seu negócio.

Por que a otimização de imagens para SEO tem tanto valor? Porque uma foto providencia um auxílio visual durante a leitura. Na internet, especialmente, é necessário dar atenção a isso, uma vez que a quantidade de informações é exagerada.

É preciso chamar atenção do leitor e oferecer-lhe a melhor experiência possível. Uma imagem que combina diretamente com o texto no formato da publicação pode proporcionar uma experiência diferenciada durante o consumo de conteúdo do público.

Mas, o apelo da imagem não deve ser pensado somente apenas pela a ótica do usuário de um site ou blog, é preciso considerar os buscadores. O Google oferece conteúdos de diversas naturezas em sua página de resultados, dentre os quais imagens.

De fato, em alguns casos de pesquisa por palavra-chave, o Google já mostra na mesma página de resultados tradicional algumas imagens.

As vezes, uma palavra-chave gera um resultado que “combina” mais com uma imagem do que um site com conteúdo escrito propriamente dito. Por isso, o Google já mostra imagens nas primeiras página de resultados.

Veja a seguir em detalhes o que é otimização de imagens para SEO e por que fazê-la. Veja se essa prática vale a pena e confira as dicas para otimizar as suas imagens de acordo com as técnicas de SEO corretamente.

O que é otimização de imagens para SEO?

Assim como a otimização de páginas para SEO trabalha a parte textual dos conteúdos em sites e blogs, a otimização de imagens para SEO também faz isso, mas com as fotos.

O que é otimização de imagens para SEO
Fonte/Reprodução: original

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O objetivo é o mesmo: adaptar o conteúdo aos critérios do algoritmo do Google. Mas, é possível ir além no conceito da otimização de imagens para SEO se pensarmos nele não só como um detalhe, mas como um adicional de técnicas que podem decidir o ranqueamento de uma página.

Há uma série de detalhes, técnicas, que podem ser usadas para facilitar o uso das imagens nos textos, tais quais o redimensionamento de imagens, a redução do tamanho dos arquivos, o atributo alt, entre outros.

O que é Atributo Alt?

O atributo alt é uma das técnicas de otimização de imagens para SEO. Na prática, significa usar um pequeno texto que demonstra tudo o que acontece é uma imagem.

Vista a forma que o algoritmo do Google funciona, descrever as imagens com texto ajuda o mecanismo a capta-la e colocá-la em um banco, de forma que um site ou blog possa ser encontrado não apenas através do ranking de sites no resultado, mas também por conta das imagens.

Por que fazer a otimização de imagens para SEO?

Basta pensar em como o algoritmo funciona. Por mais avançado que seja, o algoritmo do Google ainda não é capaz de processar as imagens com a mesma precisão que faz com os textos. Por isso, a otimização de imagens para SEO “facilita” para que o Google identifique as imagens e para estas entrem melhor ranqueadas no buscador dedicado a elas.

Por que otimizar imagens para SEO
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A otimização de imagens para SEO possui outro objetivo, que é melhorar a experiência do usuário. Imagens mal colocadas, sem padronização, tornam a leitura de um artigo confusa e desagradável. Imagens que correspondem a arquivos muito pesados podem fazer com que uma página fique lenta para carregar, o que também atrapalha a experiência do usuário.

Portanto, os motivos para fazer otimização de imagens para SEO são vários, e cada um deles aponta para os dois lados desta técnica: produzir um site de muita qualidade para seus visitantes e frequentadores, bem como visível nos buscadores.

Vale a pena fazer a otimização de imagens para SEO?

O crescimento de um site ou blog é determinado pela sua qualidade e popularidade. Em outras palavras, na profundidade e valor de seu conteúdo em paralelo com a sua autoridade. Neste caso, uma chama o outro em um casamento perfeito.

Primeiro, é preciso criar conteúdo de valor, através de extensa pesquisa e um planejamento de publicações por data, tema, dentre outros fatores.

Depois, é necessário aplicar as técnicas de SEO em cada texto e no site inteiro. Perceba que deixar de fazer a otimização de imagens para SEO causa um baita desequilíbrio no conteúdo. Pode ser um detalhe pequeno que determinará a desistência de um usuário por um blog, por exemplo.

Os dois primeiros fatores dizem respeito à qualidade, à experiência do usuário, mas é preciso mencionar o fator ligado à “máquina”, ou seja, ao ranking do Google. Um site ou blog bem posicionado com certeza aplica as técnicas de SEO em todos os aspectos, e isso inclui imagens.

6 Dicas para realizar a otimização de imagens para SEO corretamente

Agora que você já sabe o que é otimização de imagens para SEO, veja como aplicar essas técnicas simples na prática e observe os resultados no crescimento de seu site.

Usar o alt text

Seja conciso e específico. Use uma imagem que se encaixa perfeitamente ao contexto do artigo. De outra forma, você será obrigado a “empurrar palavras à força” na descrição alt text.

Quanto mais descritivo o texto, melhor, mas não se exceda na quantidade de palavras.
Por fim, não use palavras-chave aqui, pois isso também ficará forçado, e atenha-se a descrever a imagem perfeitamente.

Dê nomes para cada imagem

Normalmente, quando fazemos o download de uma imagem, o nome do arquivo é mais um código do que outra coisa. Quando colocar uma imagem em sua publicação, dê-lhe um nome. Por exemplo, se você tem a imagem de uma casal escreva: “casal-abraçado-noite.jpg”. Dessa forma você também auxilia o banco de imagens do Google.

Redimensionamento

O tamanho das imagens é maior originalmente. Em um site ou blog, elas devem se adequar ao texto, por isso são menores. Não deixe de redimensionar, para criar uma proporção entre a foto e o texto, de forma que não atrapalhe o leitor.

Use um CDN

O CDN serve para hospedar as imagens em vários servidores por diferentes localidades do mundo. Dessa forma, mesmo que o seu site seja brasileiro, um usuário na Austrália receberá a imagem de um servidor perto dele, o que fará com o que o carregamento da página inteira seja mais rápido.

Mapa do site das imagens

É um trabalho a mais, porém isso garante que suas imagens serão encontradas e relacionadas na página de resultado de imagens do Google. A tática consiste em fazer um mapa com as URLs de cada uma das imagens.

Você pode até usar um mapa já existente, mas é melhor criar um exclusivo, para que assim o Google o use.

Diminuir o tamanho dos arquivos

Só de redimensionar já é possível que você reduza o arquivo de alguma imagem. Mesmo que a qualidade seja reduzida, isso não prejudicará a experiência do usuário, pois o que importa é a adequação da imagem ao site. Duas soluções rápidas são as ferramentas online: Smush e Optimizilla.

Conclusão

E você, achou que a otimização de imagens é uma estratégia que vale a pena para SEO? Responda nos comentários ou entre em contato conosco para tirar suas dúvidas. Será um prazer te atender 🙂

Até mais!

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