O Poder das Rich Snippets: O Que São e Como Utilizá-las

O conceito de rich snippets é muito importante e é uma pena que produtores de conteúdo, desenvolvedores de sites e até mesmo profissionais que trabalham com SEO muitas vezes não o levem em conta. Ter um bom uso de rich snippets em seu site, ou melhor, nos seus resultados de pesquisa, pode ser primordial para conquistar o clique dos milhões de usuários que utilizam o Google e outros buscadores diariamente.

Por isso é fundamental entender melhor o que é a prática e como utilizá-la de maneira estratégica em seu site. Com essa ferramenta seus resultados serão otimizados, poderão se conectar com o público de maneira eficiente e conquistar mais cliques. Se você ainda não utiliza rich snippets entre suas estratégias de SEO, saiba que perde um recurso formidável. Entenda!

O que são Rich Snippets e sua importância em SEO

A tradução literal para rich snippets é “ricos fragmentos” e esse são um dos recursos mais importantes para chamar um clique para sua página. Esses fragmentos estão presentes logo abaixo do link que leva para o site, como uma espécie de antecipação do que o usuário irá encontrar se clicar no site oferecido pelo buscador.

Esses fragmentos aparecem frequentemente como descrições do site – ou do link específico. Servem para que o usuário possa entender melhor o que vai encontrar, principais produtos de um e-commerce ou mesmo uma prévia de determinado assunto ou conteúdo.

O que são Rich Snippets e sua importância em SEO
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Essa descrição da Amazon é um bom exemplo de fragmento, ou snippets em linguagem técnica. Já os rich snippets são fragmentos ricos, onde há muito mais detalhes e enriquecimento nesses dados que antecipam o resultado. Com isso o usuário que busca por resultados tem à sua disposição mais recursos e ferramentas dentro do próprio site e pode escolher com mais propriedade aquilo que precisa.

O que são Rich Snippets sua importância em SEO
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Acima podemos ver como o site da USP consegue entregar rich snippets interessantes onde várias seções do site são divididas em links diferentes. Há uma área destinada aos cursos EAD, portal, sistemas e até mesmo jornal que recebem o leitor de maneira muito mais convidativa e mostra as principais áreas disponíveis.

Existem várias formas de criar esses fragmentos e todas elas são muito benéficas para o ranqueamento do seu site, também para conseguir receber o cliente de maneira inteligente. Com esses fragmentos ricos o usuário já tem um norte antes de acessar a página e pode se sentir muito menos confuso ao conseguir navegar.

Benefícios do rich snippets

Existem vários benefícios em conseguir implementar os rich snippets em sua página e receber seus leitores de maneira inteligente. Os principais se relacionam com a forma como o site é capaz de reter esses novos leitores e auxiliá-los a navegar na página e, com isso, melhorar o desempenho nas métricas. Os seus principais benefícios são:

  • Auxilia a reter clientes;
  • Mostra exatamente o que os clientes irão encontrar no site;
  • Responde perguntas e dúvidas de maneira direta;
  • Passa confiabilidade;
  • Mostra autoridade na internet.

Com o rich snippets você pode ter certeza de que o seu site irá chamar atenção daqueles que mais interessam e conseguir cada vez mais cliques e visualizações. A retenção do seu site também melhora bastante, afinal todo leitor que acessar a página já saberá o que encontrar e não se sentirá frustrado.

Duas métricas importantes tem resultados muito mais positivos com o rich snippets: a taxa de rejeição, pois permite que apenas interessados acessem seu site, e o CTR – Click Through Rate -, o número de cliques que a página recebe comparado ao número de exibições.

Como implementar Rich Snippets no seu site?

Entendido como o rich snippets funciona, passamos para a sua aplicação nas páginas. Para conseguir implementar é necessário acessar o HTML do site e então, por meio dos dados estruturados, classificar e organizar o conteúdo exibido na página. Os fragmentos ricos já são captados pelo bot do Google, mas os dados estruturados auxiliam muito para colocar os fragmentos mais importantes na SERP.

Quando você estrutura os dados, o algoritmo dos buscadores faz a leitura e é capaz de selecionar os mais importantes. Um grande exemplo são os rich snippets para sites de receita, onde os ingredientes são lidos e disponibilizados para o usuário abaixo do nome do site.

Como implementar Rich Snippets no seu site
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Tendo estruturado os dados, é necessário realizar algumas atividades para garantir que essa estrutura seja lida corretamente. Acessar o schema e inserir as marcações de maneira manual no código-fonte da página ajuda bastante a ter bons rich snippets.

A utilização da ferramenta Google Search Console também é fundamental para mostrar o caminho que o algoritmo do Google deve realizar. Lá é possível mostrar para o bot o que ele deve ler, qual a relativa hierarquia das informações e gerenciar outras funções.

Mas note que essas atividades são consideradas de alto nível por profissionais de SEO. Portanto, para conseguir um melhor aproveitamento é bem possível que necessite do auxílio de um desenvolvedor Web que irá mostrar como realizar essas atividades.

Utilização da plataforma Guest Posts para complementar sua estratégia de SEO

E para melhorar de vez a sua estratégia de SEO e enriquecer não só os fragmentos, mas os seus resultados no Google e autoridade na internet, a Guest Posts é uma ferramenta fundamental! A plataforma é a primeira do Brasil focada na criação de guest posts, posts de convidados e troca de backlinks.

O ato de criar artigos e posts em sites de parceiros é vista com bons olhos pelos buscadores, principalmente o Google, que leva em consideração esse fator para ranquear seu site. Assim, com os backlinks certos você pode conseguir conquistar cada vez mais resultados interessantes no buscador, além de aumentar seu tráfego orgânico, pois os leitores do site do parceiro poderão clicar no link e acessar seu site.

São inúmeros os benefícios que você conquista ao criar guest posts, mas eles ficam ainda melhores quando criados na plataforma Guest Posts, focada nesse serviço e que coloca centenas de sites e criadores de conteúdo em contato para a troca de backlinks.

Na Guest Posts você disponibiliza o conteúdo e artigo que deseja criar para seus parceiros que podem escolher se desejam ou não postar em seu site. A postagem é acompanhada com um backlink que leva direto para a página do autor e então uma parceria de sucesso é estabelecida. Além da facilidade em oferecer parceiros, como também segurança e suporte oferecido pela plataforma, você também recebe métricas para analisar os resultados.

Com a Guest Posts você tem a oportunidade de ficar de olho em métricas avançadas para identificar as melhores oportunidades. Verifique quais backlinks deram mais resultados e desempenho e com isso priorize e foque em parceiros estratégicos.

link building

Quais os tipos de rich snippets?

Não existe apenas um tipo de rich snippets e ao longo do artigo já mostramos ou demos alguns exemplos diferentes. Os de receita, por exemplo, são bastante tradicionais, mas completamente distintos daquele mostrado no site da faculdade USP.

Vamos conhecer mais variedade de fragmentos ricos, como eles podem auxiliar seu site e como cada um desses tipos diz respeito a uma categoria de página. E-commerces vão preferir uma modalidade, já outras páginas podem focar em enriquecimentos diferentes. Vejamos quais podem te interessar.

Sitelinks

Vamos começar com um exemplo que já fornecemos, como o caso da USP. Esse tipo de enriquecimento de fragmentos separa a página por diferentes seções com seus respectivos links. Repare na imagem como o site disponibiliza em seções com seus links as áreas úteis e provavelmente mais acessadas da página.

Sitelinks
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Como podemos ver, esse é um caso muito comum e útil para faculdades, mas também pode ocorrer em repartições públicas, sites que disponibilizam serviços que dependem da administração de uma conta e outros sites que fazem uso de diferentes regiões no domínio. No geral, a melhor ideia é colocar os links mais acessados.

Avaliações

Não é de hoje que as avaliações do Google são conhecidas por auxiliar sites a conseguirem melhores resultados não só no buscador como nas vendas. Esta também é uma maneira legítima e bastante inteligente de conseguir fragmentos enriquecidos, pois o cliente pode verificar o quão útil é seu site antes de clicar nele.

Avaliações
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Essa é uma tática bem-vinda para sites populares na internet, como e-commerces ou hotéis. Por meio dela o usuário do Google navega pelos resultados e pode escolher aquele com as melhores notas e ter uma perspectiva completa sobre o mercado.

Breadcrumbs

O termo breadcrumbs se traduzido significa “migalhas de pães”. Este termo faz referência à história infantil de João e Maria onde os pedacinhos de pães levam para o caminho correto, e é exatamente assim que funcionam esses rich snippets, pois criam caminhos para o leitor. Geralmente o caminho é dado por meio de classificações e categorias.

Breadcrumbs
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Acima vemos como o produto pesquisado está na categoria “controles de Xbox”, que por sua vez está na classificação gamer. É uma forma intuitiva de dividir seu site e informar para o leitor como os produtos podem estar divididos e separados em sua estrutura interna. Ideal para conseguir prender tráfego de pessoas que desejam algo que vá direto ao ponto.

Logo e presença visual da marca

Em muitos casos, ao pesquisar por uma marca ou empresa específica no Google, além dos resultados, o buscador mostra o logo da empresa na SERP. Esta é uma forma de enriquecimento que traz o consumidor para mais perto de sua empresa, ideal para quem deseja vender e ter autoridade na internet.

Logo e presença visual da marca
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Para conseguir esse rich snippets é necessário organizar os dados estruturados como já mencionamos, ou muitas vezes basta ter uma página na rede Google Plus, pois de lá o buscador irá agregar as imagens. O segundo método, no entanto, não é muito confiável e o ideal é sempre ter um desenvolvedor para conseguir colocar a imagem no lugar.

Contato

Muitas empresas recebem diariamente inúmeras ligações dos seus clientes, portanto ter uma via rápida para entrar em contato com elas é ótimo. Esse é um método muito bom de ter rich snippets pronto para atender os usuários dos buscadores, pois fornece o e-mail ou telefone para contato da sua empresa.

Contato
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É uma forma de enriquecimento de fragmentos que conta bastante se você quer ter uma empresa com autoridade na web. E também é uma forma de atender bem seus clientes com a entrega de um dado importante sem maiores esforços.

Receitas

Receitas são um método clássico de conseguir bons rich snippets para seu site. Por meio delas você coloca seu site no topo dos resultados de maneira mais eficiente. Deste modo, uma miniatura da receita ou até mesmo uma prévia de seus ingredientes podem ser disponibilizados para o público de maneira prática.

Receitas
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Se você sente dificuldades em fazer seu site de receitas crescer, tente apostar nesse formato. É ótimo para conquistar novos cliques e chamar a atenção, mas não se esqueça de colocar uma imagem bonita da receita que seja ilustrativa e atraia ainda mais cliques.

Com esses métodos de rich snippets você tem tudo o que precisa para alavancar o SEO do seu site. Combinada com a plataforma Guest Posts a estratégia que enriquece seus fragmentos pode mudar a história do seu site e alavancar seus resultados com o público que deseja.

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