Mitos e Verdades sobre Backlinks: O que Você Precisa Saber

A internet é a maior fonte de informações nos dias de hoje, porém, é preciso tomar cuidado com as fontes – e, se você quer aprender SEO, deve dar uma atenção maior aos mitos e verdade sobre backlinks. Sem dúvidas, backlinks são uma porção fundamental do SEO e enriquecem estratégias de ranqueamento em buscadores como Google, Bing, Yahoo e muitos outros.

E embora seu conceito possa parecer simples, na prática o SEO com link building envolve uma série de cuidados que o torna um tanto complexo. Não à toa, surgem diversas informações incorretas – quando não falsas – a respeito dessa estratégia. Mas, para aqueles que desejam saber mais sobre o assunto, separamos aqui os mitos e verdades sobre backlinks mais populares.

Mitos comuns sobre backlinks e as verdades por trás deles

Para estruturar um bom SEO para qualquer site, os backlinks são indispensáveis. Essa prática é importante sob diversos aspectos, pois não só impactam os resultados que seu domínio tem na SERP, como também criam tráfego orgânico de qualidade. Mas, para saber usá-la, é preciso conhecer os mitos e verdade sobre backlinks.

Existem poucas estratégias mais ricas para um ranqueamento do que uma estratégia de link building, que nada mais são do que esforços coordenados para gerar linkagens externas. Na prática, esses links vêm na forma de recomendações, marketing de conteúdo e, principalmente, guest posts – posts de convidados onde links são trocados.

Mitos comuns sobre backlinks e as verdades por trás deles
Fonte/Reprodução: original

Todos esses fatos mostram de maneira definitiva que os backlinks são fundamentais para o ranqueamento do seu site. No entanto, existem outras características que devem ser levadas em conta na hora de montar uma estratégia que insira bons backlinks para seu domínio.

Separamos aqui mitos e verdades sobre backlinks que se espalham na internet para que você possa estar muito mais consciente do que fazer ou não para crescer em seu site. Quanto mais clara for a sua estratégia para criar boas linkagens, mais oportunidade sua página terá para crescer, tanto em tráfego como, também, recomendações em buscadores.

Não faça parcerias com sites pequenos

Um conceito um tanto elitista que muitas vezes se dissemina entre desenvolvedores e donos de sites é que backlinks não devem ser trocados com sites menores. Na verdade, este é um dos grandes mitos da criação de backlinks. Quando sites menores linkam sua página, você também ganha pontos para o SEO.

É claro que, quanto maior e mais confiável o site que gerar o backlink, melhor será para a sua página ser ranqueada e mais tráfego orgânico será construído. Porém, sites menores não devem ser excluídos, tanto do ponto de vista ético quanto do ponto de vista prático, pois servem sim para o SEO.

Todo backlink é válido

Ainda sobre os mitos e verdades sobre backlinks, frequentemente vemos que todos os backlinks são válidos, algo quase contrário do ponto anterior. Este é mais um mito, pois certos sites quando linkam sua página podem gerar um efeito negativo com o buscador. Alguns tipos de links devem ser evitados ao máximo.

Aqui não nos referimos a um criador de conteúdo em particular, mas sim a práticas que não são bem-vindas pelo Google e seus algoritmos. Um deles é, por exemplo, links em spams em sites de comentários. Esses backlinks devem ser evitados, assim como linkagens em sites que já tiveram o seu domínio expirado ou sites que não são confiáveis e linkam praticamente qualquer coisa.

Mesmo sites que não se encaixam em características tão obviamente ruins podem ser más linkagens e, para identificá-los, é preciso ter métricas importantes de análise – e as melhores ferramentas de análise para backlinks você encontra na Guest Posts! Como primeira plataforma do Brasil dedicada a guest posts, o site oferece ferramentas importantes para você analisar linkagens externas.

Por meio da Guest Posts, você pode ficar de olho no quanto rende cada linkagem e quais seus benefícios para seu site, como quanto do SEO que foi impactado, o tráfego que foi gerado e muito mais. E o melhor: a Guest Posts é gratuita! Basta acessar o site e conferir os serviços incríveis que auxiliarão seu site a conquistar os melhores backlinks.

banner guestposts

Não aceite guest posts em sua página

Este é um mito sem igual. Receber guest posts em sua página é extremamente benéfico, não há qualquer problema em realizar parcerias inteligentes no mercado com sites que de fato trazem mais qualidade para seu público. Só é necessário tomar certo cuidado ao linkar um parceiro e ver se ele tem características, como:

  • É um site confiável;
  • Produz bom conteúdo;
  • Está de acordo com as características SEO básicas;
  • Interessa ao seu próprio público.

Esses detalhes garantem que o site parceiro reverenciado em sua página será de fato interessante para seus leitores. Lembre-se que, ao criar um backlink para outro criador de conteúdo, muito provavelmente seus leitores entrarão em contato com ele – então, é bom que se trate de um bom produtor que interesse ao seu público.

Apenas um backlink por site

Aqui temos um fato que faz parte dos mitos e verdades sobre backlinks ao mesmo tempo. De certa forma, sites que ranqueiam seu site apenas uma vez podem, sim, contribuir mais para seu ranqueamento. No entanto, se o site criar mais de uma linkagem, isso não significa que o Google penaliza seus resultados na SERP.

Na verdade, é muito bom que seu site receba mais de um backlink no site parceiro, desde que não seja nada exagerado e o parceiro de qualidade. É melhor mais de uma linkagem do que apenas um backlink isolado.

Para exemplificar melhor o valor dos backlinks nessa situação, digamos que apenas uma linkagem no site vale 10 pontos, enquanto 2 links valem 7 pontos cada um. De fato é menor, no entanto, somados, eles ainda valem 14, mais do que a linkagem isolada. Claro, SEO não se trata de matemática exata, mas ainda assim é uma forma válida de ver como os backlinks se comportam nesta situação.

Leitores não apreciam backlinks

Existem produtores de conteúdo que temem colocar backlinks em seu site, pois acham que isso irá atrapalhar a experiência do leitor. Muito pelo contrário, quando não feito de maneira exagerada, backlinks são um fator de enriquecimento da experiência, pois entregam um conteúdo de qualidade e que é acessível.

Pela forma como os sites funcionam hoje, o leitor pode analisar cada link de maneira individual antes de clicar, logo não é atrapalhado por um backlink se não quiser. E desde que os backlinks sejam interessantes, e bem posicionados de acordo com seu nicho no mercado, as linkagens não irão causar má impressão no público.

Seu site pode se posicionar bem na SERP sem backlinks

A página de resultados do Google, conhecida pela sigla SERP (Search Engine Results Page), ranqueia cada um dos sites com base nos mecanismos de SEO, do qual backlinks fazem parte. Como parte dos mitos e verdades sobre backlinks, muitos espalham que para crescer na SERP backlinks são desnecessários. Trata-se de um mito completo.

Nos últimos relatórios do Google, inclusive em seu Guia de SEO oficial encontrado na própria plataforma, ele recomenda o uso de backlinks como um dos principais meios para que uma página seja ranqueada no seu site. Isso reforça o poder de SEO que a linkagem tem.

Só é possível linkagens dentro do seu nicho

Recomenda-se que os backlinks sejam majoritariamente dentro do nicho do seu site. Porém, isso não é regra, é possível conseguir bons backlinks que de fato funcionam e terão impacto para o ranqueamento do seu site em páginas fora do nicho. Por exemplo, em um blog de um influencer que por acaso cita seu site.

Esses backlinks são muito interessantes quando bem feitos, pois trazem um público novo e podem apresentar seu trabalho para pessoas que definitivamente não conhecem. Além disso, há várias parcerias interessantes fora da sua “bolha” que valem a pena serem exploradas por meio de linkagens.

A importância de um perfil de backlink saudável para o SEO

‌Criar um link building é, sem dúvidas, fundamental – no entanto, cada um desses links não deve vir de qualquer fonte. Há parceiros bons e parceiros ruins no mercado e ter backlinks saudáveis é necessário na hora de montar sua estrutura de link building.

A importância de um perfil de backlink saudável para o SEO
Fonte/Reprodução: original

O ideal é procurar os melhores parceiros e evitar os piores. Para isso, existem certos cuidados que, ao adotar, podem evitar boa parte dos links que não são considerados interessantes. São eles:

  • Links como spams em comentários de fóruns e blogs;
  • Links em domínios que já estão expirados;
  • Links em sites privados;
  • Links em sites que apresentam várias linkagens sem contexto.

Com essas medidas parte dos links que são considerados péssimos podem ser evitados. Mas ainda assim existem backlinks que não se encaixam nessa situação e não são ideais para seu site. Para estes é necessário ter ferramentas de métricas avançadas para identificá-los.

E a Guest Posts pode te ajudar a evitar esses links não tão interessantes! Não é sempre que um backlink dá certo e por meio das ferramentas de métricas utilizadas pela Guest Posts seu site pode evitar os piores, afinal é possível saber exatamente quanto rende um link com a plataforma.

Assim você consegue focar seus esforços nos melhores parceiros e evitar aqueles que não trazem o resultado que você espera de fato. Utilize a plataforma Guest Posts e consiga otimizar sua estratégia de link building e não ser vítima dos mitos e verdades sobre backlinks.

Como usar a plataforma Guest Posts para monitoramento e construção de backlinks confiáveis?

‌A plataforma Guest Posts, como mencionamos, oferece métricas essenciais para você verificar quanto os backlinks rendem e com isso você fica de olho em cada um deles. Com a ferramenta você tem acesso a sites parceiros que são realmente confiáveis e pode ainda contar com ela para mediar relações.

Ao postar seu artigo que deseja oferecer como backlink no site parceiro, a plataforma seleciona as melhores oportunidades para postar seu guest post. Além disso, se houver qualquer problema em relação à falta de resposta da outra parte, a plataforma interfere para que seu backlink não fique a ver navios.

É muito mais praticidade, pois na Guest Posts você pode ter certeza de que não irá ser vítima das confusões relacionadas aos mitos e verdades sobre backlinks. A ferramenta permite que você encontre os parceiros certos com menos esforço e conquiste backlinks que podem ser monitorados.

Por que é importante você saber usar bem os backlinks?

Os backlinks são ferramentas essenciais para o ranqueamento do Google e se você quer atingir o topo das SERPs deve saber como utilizá-los. E uma das melhores formas de começar é conhecer quais são os mitos e verdades sobre backlinks e passar a encaixá-los de maneira correta em seu site.

Backlinks também são importantes para que você tenha autoridade diante do seu público, pois quanto mais sites de confiança recomendando sua página, mais os leitores e público tem a sensação de que podem confiar em seu conteúdo. Afinal, outros sites que também são autoridades reconhecem seu valor.

Tudo isso mostra como backlinks e link building são ferramentas incríveis. O ranqueamento do seu site precisa deles, assim como sua autoridade e tráfego orgânico construído ao redor de sua página. Por meio dessas parcerias na produção de conteúdo, você pode otimizar seus resultados e trazer leitores novos para seu domínio.

link building

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas